Descrição de chapéu Tóquio 2020

Chinesa leva, no tiro esportivo, primeira medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio

Em edição que propõe igualdade de gênero, mulheres inauguram as premiações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 251,8 pontos, Yang Qian, da China, ficou na primeira colocação do tiro esportivo na carabina à distância de 10 m e, assim, conquistou a primeira medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio. Ela ainda quebrou o recorde olímpico da prova.

Anastasiia Galashina, que representa o Comitê Olímpico Russo, ficou com a prata, com 251,1 pontos. A suíça Nina Christen, com 230,6, levou o bronze. Foram elas as responsáveis por inaugurar os pódios desta edição.

Yang Qian, da China, ouro no tiro esportivo, em ação
Yang Qian, da China, ouro no tiro esportivo - Ann Wang/Reuters

Galashina liderava a prova até o último tiro, quando levou a virada de Yang. A Rússia está proibida de competir nos principais eventos esportivo do mundo em decorrência do escândalo de doping no esporte do país. Por isso, os atletas russos representam o seu comitê olímpico.

As primeiras medalhas de Tóquio, entregues no Asaka Shooting Range, saíram em um dos esportes mais masculinos e tradicionais das Olimpíadas. O tiro esportivo só não esteve no programa olímpico em dois Jogos, St. Louis-1904 e Amsterdã-1928, e apenas permitiu a competição feminina em Los Angeles-1984.​

A medalha feminina vem na sequência de protestos contra uniformes sensuais e no dia seguinte à cerimônia de abertura, que, em momento histórico, teve uma mulher acendendo a pira olímpica. A tenista japonesa Naomi Osaka foi a escolhida, e sua imagem rodou o mundo.

Diversidade e inclusão foram destaques do evento, assim como o tema da igualdade de gênero.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.