Descrição de chapéu F1

Hamilton faz melhor volta e larga na pole da corrida sprint do GP de São Paulo

Corrida rápida deste sábado (13) definirá grid de domingo (14); inglês pode ter nova punição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O britânico Lewis Hamilton vai largar em primeiro na corrida sprint deste sábado (13), às 16h30, no autódromo de Interlagos, que vai definir o grid de largada para o GP de São Paulo no domingo (14), às 14h.

Vice-líder do Mundial de F1, o piloto da Mercedes fez o melhor tempo do treino classificatório nesta sexta-feira (12), com 1min7s934.

Líder da temporada, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, vai largar em segundo. O tempo dele foi de 1min8s372. Valteri Bottas, da Mercedes, larga em terceiro, e Sergio Pérez, da Red Bull, completa as duas primeiras filas, em quarto.

Hamilton foi muito aplaudido pelos torcedores presentes. E saiu satisfeito com o resultado conquistado.

"Estou muito feliz por estar de volta ao Brasil. Tem sido tão difícil ir de uma corrida para outra, mas hoje foi um dia de qualificação super bom, estou super feliz com isso. Nós temos uma penalidade, mas vamos dar tudo o que temos", afirmou Hamilton.

A penalidade a que ele se refere será a perda de cinco posições no grid para a corrida de domingo, após ter de trocar o motor de combustão de sua Mercedes.

Além dessa, o heptacampeão poderá sofrer outra punição. Horas após a disputa do treino classificatório nesta sexta, o delegado técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Joe Bauer, encontrou algo errado no sistema de redução de arrasto do carro de Hamilton.

Bauer encaminhou o assunto para os administradores, que farão um julgamento e aplicarão uma possível penalidade se necessário. Um representante da Mercedes foi chamado para ver os comissários às 19h.

Ciente da punição que o rival vai cumprir, Verstappen também ficou satisfeito com o segundo lugar na corrida sprint e disse que seu foco é vencer no domingo. "O segundo é uma boa posição para começar. Não há muitos pontos a ganhar no sprint, então eu apenas pretendo fazer uma boa primeira volta, e olho para o domingo."

Lewis Hamilton durante treino no circuito de Interlagos
Lewis Hamilton durante treino no circuito de Interlagos - Ricardo Moraes/Reuters

Este será o primeiro ano que a etapa brasileira vai receber o novo formato de definição do grid de largada. A ordem dos pilotos na pista será definida na corrida sprint —com cerca de 24 voltas— que acontecerá neste sábado (13). A prova completa será disputada no domingo, com transmissão da Band.

Em 2019, Max Verstappen fez a pole e venceu a corrida na cidade de São Paulo —em 2020 o Brasil acabou fora do calendário da F1 por causa da pandemia de Covid-19.

​O primeiro dia com carros na pista neste retorno da F1 ao país recebeu um bom público em Interlagos.

A organização do evento só divulgará o número total de presentes ao final dos três dias do GP de São Paulo, mas foi possível notar as arquibancadas cheias mesmo com o frio de 16º por volta das 16h, quando começou o treino classificatório para a corrida sprint —a capacidade total do autódromo é de 60 mil pessoas.

​Com o campeonato se aproximando do fim, cada vantagem em posições de largada faz a diferença. Por isso o público esteve presente para acompanhar mais uma disputa entre Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, líder e vice-líder do Mundial, respectivamente, separados por 19 pontos — (312,5 contra 293,5).

Depois do Brasil, o campeonato terá mais três provas: Qatar, Arábia Saudita e Abu Dhabi.

Na corrida sprint, somente os três primeiros colocados recebem pontos: o primeiro ganha três pontos, o segundo ganha dois e o terceiro obtém um ponto.

Além da Band, a F1 anunciou nesta sexta-feira (12) que a corida deste sábado (13) será transmitida pelo canal do streamer Gaules na Twitch.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.