Descrição de chapéu Ásia

Brasil tem 1º caso de Covid na delegação das Olimpíadas de Inverno de Pequim

Erick Vianna, da equipe de bobsled, está em isolamento na China após teste positivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) comunicou neste domingo (30) o primeiro caso de Covid-19 na delegação brasileira que está em Pequim para os Jogos de Inverno. O atleta Erick Vianna, 29, da equipe de bobsled, teve um teste positivo para o coronavírus no sábado (29), logo que desembarcou na capital chinesa.

Depois de realizar um novo teste neste domingo, o diagnóstico foi confirmado. Erick está assintomático e já cumpre isolamento em um hotel, conforme preveem os protocolos estabelecidos pelo Comitê Organizador Pequim 2022.

Equipe brasileira de bobsled, da qual Erick Vianna faz parte
Equipe brasileira de bobsled, da qual Erick Vianna faz parte - Arnd Wiegmann - 16.jan.22/Reuters

O atleta permanecerá isolado, sob a supervisão do departamento médico do COB, até apresentar dois testes negativos consecutivos em um intervalo de 24 horas.

De acordo com o comitê, o esportista também havia tido teste positivo no começo do mês, quando estava no Brasil, mas os exames realizados antes do embarque para a China foram negativos.

Os outros integrantes da equipe brasileira de bobsled estão liberados para treinar normalmente. A categoria com o trenó de duas pessoas terá a primeira competição no dia 14 de fevereiro. Já a prova do quarteto será no dia 19.

A equipe brasileira é formada por Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza, Jefferson Sabino, além de Erick. Sabino a princípio foi convocado como reserva justamente para imprevistos.

Nos últimos quatro dias, a China detectou 119 casos de Covid-19 entre atletas, treinadores, oficiais de delegação e outras pessoas ligadas aos Jogos. A contagem do fim de semana mostrou 37 novos casos no domingo e 34 no sábado, a maioria identificada no aeroporto.

Cerca de 3.000 atletas são esperados para o evento, que ocorrerá de 4 a 20 de fevereiro. O sistema de "circuito fechado" permitirá que eles se desloquem apenas entre a acomodação e as instalações olímpicas em transporte oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.