Tribunal mantém punição e Rússia está fora da repescagem da Copa do Mundo

Seleção não poderá disputar a repescagem contra a Polônia, no fim deste mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lausanne | AFP

A seleção russa seguirá excluída da repescagem europeia para a Copa do Mundo do Qatar-2022, depois que a Corte Arbitral de Esporte (CAS) rejeitou o recurso da Federação Russa de Futebol para suspender as sanções da Fifa.

A exclusão da seleção do torneio foi anunciada pela Fifa no fim de fevereiro, após pressão de federações e cartolas do futebol mundial, que exigiam uma posição mais drástica da entidade após a Rússia invadir a Ucrânia.

A decisão da CAS, similar à tomada na terça-feira (15) com relação às sanções da Uefa, não antecipa a futura decisão da justiça desportiva sobre o mérito do caso, que só será examinado após várias semanas.

"O processo arbitral continua. Um painel de juízes está sendo formado e as partes compartilharam suas observações escritas. Mas nenhuma audiência foi marcada", explicou o órgão com sede em Lausanne, na Suíça.

Russos não poderão buscar a classificação para o Mundial no Qatar
Russos não poderão buscar a classificação para o Mundial no Qatar - Antonio Bronic - 14.nov.2021/Reuters

A derrota do recurso da Federação Russa de Futebol impede a seleção do país de conseguir uma vaga na Copa do Mundo, que será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro, no Qatar.

Sede da Copa de 2018, onde sua seleção chegou às quartas de final, a Rússia teria que enfrentar a Polônia em 24 de março, em Moscou, nas semifinais de seu grupo na repescagem.

Mas a Fifa eliminou os russos, classificando a Polônia diretamente para a final de 29 de março, na qual enfrentará o vencedor de Suécia e República Tcheca.

O CAS poupa a Fifa de uma enorme dor de cabeça com a decisão, já que Polônia, Suécia e República Tcheca anunciaram que não enfrentariam a Rússia após a invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.