Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Abertura da Copa terá artistas locais e estrela do BTS; saiba onde assistir

Segundo a Fifa, show de meia hora começará às 11h30 no horário brasileiro e destacará a inclusão e a diversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar, festa neste domingo (20) que servirá como cartão de visitas para o público interessado na competição no país, teve algumas de suas atrações divulgadas pela Fifa, a dona do Mundial.

O local da cerimônia é o estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil pessoas, na cidade de Al Khor, e a Fifa informa que o evento começará às 17h30 do Qatar (11h30 no horário de Brasília).

Uma hora e meia depois, a seleção anfitriã e a do Equador fazem a partida de abertura do primeiro Mundial no Oriente Médio.

Pessoa tira com celular foto do gramado e das arquibancadas do estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, que abrigará a cerimônia de abertura e também o primeiro jogo da Copa do Mundo do Qatar
O estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, abrigará a cerimônia de abertura e também o primeiro jogo da Copa do Mundo do Qatar - Kai Pfaffenbach - 17.dez.2019/Reuters

Segundo a Fifa, "o show de 30 minutos será cheio de surpresas, com o ato principal apresentando uma performance de 'Dreamers' –outro single de sucesso na trilha sonora oficial da Copa do Mundo–, do celebrado popstar sul-coreano Jung Kook, do BTS, e do cantor qatariano Fahad Al-Kubaisi".

Outra artista com presença confirmada é a cantora Dana, que, como Fahad, é nascida no Qatar. Em sua apresentação, ela incentivará o diálogo sobre a diversidade.

A cerimônia será dividida em sete atos e, de acordo com a Fifa, será "um encontro unindo diferenças através da humanidade, respeito e inclusão. O futebol permite que nos unamos como uma tribo, e a terra é a tenda em que todos vivemos".

Haverá também homenagens às 32 seleções participantes da Copa e a anfitriões anteriores do Mundial de futebol.

O comunicado oficial da Fifa serviu para reduzir dúvidas acerca de quais artistas participarão da festa de abertura.

Sites publicaram que estariam confirmadas as presenças do rapper americano Lil Baby e da atriz e cantora canadense Nora Fatehi, que se apresentaria ao som de "Light The Sky", uma das músicas temas da Copa deste ano.

Falou-se ainda no nigeriano Patoranking, no inglês Robbie Williams (que participou do show na Copa da Rússia-2018), no americano Jason Derulo, na libanesa Myriam Fares, nos colombianos J Balvin, Maluma e Shakira, na trinitária-tobagense Nicki Minaj e na banda americana Black Eyed Peas.

Considerava-se provável a presença do trio Maluma, Minaj e Fares, já que eles interpretam a canção oficial do Mundial, "Tukoh Taka", lançada na sexta-feira (18).

Certeza mesmo havia das ausências das estrelas pop Dua Lipa e Rod Stewart, ambos ingleses.

Eles citaram o desrespeito do Qatar aos temas relacionados a direitos humanos como razão para desconsiderar a participação em qualquer evento organizado pelo país.

Na TV

Os brasileiros poderão acompanhar ao vivo a cerimônia de abertura pela televisão.

Globo (TV aberta), SporTV (canal pago) e Globoplay (serviço de streaming) transmitirão o evento.

Com a informação da Fifa de que ele começará às 11h30, esse deve ser também o horário em que a festa irá ao ar para os espectadores –o horário anterior era meio-dia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.