Torcedor do Napoli, promotor é afastado de investigação sobre a Juventus

Um dos três promotores deixou o caso após circular um vídeo em que ele diz: "odeia a Juventus"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emilio Parodi
Milão | Reuters

Um dos três promotores que acusam a Juventus, 36 vezes campeã italiana, de má conduta financeira deixou o caso após o surgimento de comentários depreciativos que ele fez sobre o time. A informação é de uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Em um vídeo gravado em uma conferência jurídica em Milão, em 2019, um ano antes da abertura do inquérito sobre a Juventus, o promotor Ciro Santoriello diz: "sou um grande fã do Napoli, odeio a Juventus".

"Como torcedor de futebol, me preocupo com o Napoli. Como promotor, sou contra a Juventus, contra roubos no campo", acrescentou.

Estádio da Juventus, em Turim; time perdeu 15 pontos por suposto envolvimento em irregularidades contábeis - Marco Bertorello - 12.fev.23/AFP

A Juventus, de Turim, foi rebaixada para a Série B em 2006 por sua participação em um escândalo de manipulação de resultados centrado na alocação de árbitros.

O vídeo com as falas do promotor, que circulou amplamente nas redes sociais nos últimos meses, irritou os torcedores do clube italiano e levantou questões sobre um possível viés na investigação do clube. Santoriello não questionou a autenticidade do vídeo.

Os promotores públicos de Turim solicitaram que o ex-presidente da Juventus Andrea Agnelli, outras 11 pessoas e o próprio clube sejam julgados por alegações de contabilidade falsa.

O clube negou irregularidades e disse que sua contabilidade estava de acordo com os padrões do setor.

Audiência

A fonte ouvida pela agência de notícias Reuters disse que o promotor Santoriello comunicou sua decisão ao procurador-chefe de Turim, dizendo que queria evitar possíveis pressões da mídia no julgamento depois que o vídeo ressurgiu.

Santoriello não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

Uma audiência preliminar está marcada para começar na segunda-feira (27) para decidir se enviará os réus a julgamento ou os absolverá. Essas audiências podem durar meses.

Ele contará com a presença dos outros dois promotores encarregados da investigação, disse a fonte.

A investigação de Turim desencadeou uma investigação separada sobre as finanças do clube pela autoridade esportiva da Itália, que resultou em uma perda de 15 pontos para a Juventus nesta temporada. A equipe é, atualmente, a sétima colocada com 41 pontos. O Napoli, time do promotor, lidera com 71 pontos.

A Juventus recorreu da decisão no Conselho de Garantia do Esporte da Itália. Uma audiência sobre o caso está marcada para 19 de abril.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.