Terminou na noite de quarta-feira (3) o prazo de inscrições para os interessados em trabalhar como voluntários durante os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O número de candidatos foi bem acima do esperado.
O comitê organizador espera contratar 45 mil voluntários para contribuir durante o evento. No entanto, segundo a entidade, após seis semanas de inscrições, mais de 300 mil candidaturas foram registradas.
O Cojo (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos) comemorou esse "entusiasmo em torno de seu programa". Um terço dos candidatos tem menos de 25 anos, segundo um comunicado do comitê, e 55% são mulheres.
De acordo com o Cojo, 30 mil voluntários devem atuar nos Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto) e 15 mil nos Jogos Paralímpicos (28 de agosto a 8 de setembro). Metade dos candidatos afirma querer participar dos dois eventos.
Para se inscrever na lista, os interessados devem ser maiores de 18 anos (em 1° de janeiro de 2024), falar francês e/ou inglês e estar disponíveis pelo menos dez dias durante a realização do evento.
Nessa primeira fase de recrutamento, eles responderam a cerca de 200 perguntas em forma de teste de personalidade. Questões como esta faziam parte da lista: "Prefiro pensar fora da caixa para encontrar novas soluções ou trabalhar para uma organização que ajuda a tornar o mundo um lugar melhor?".
Os candidatos —que devem ser os "rostos dos Jogos", como insiste o presidente do comitê, Tony Estanguet— passarão agora por uma nova fase de seleção. Alguns deles "receberão propostas de entrevistas ou testes complementares, especialmente quando as missões confiadas exigirem competências específicas (linguística, conhecimento de uma disciplina desportiva...)", explicou o comitê.
Os candidatos serão selecionados até o final de 2023.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.