Festa da torcida do Boca em Copacabana acaba em pancadaria a dois dias da final

Grupo se concentrava em quiosque quando encontrou apoiadores do Fluminense, rival de decisão da Libertadores; três foram detidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A festa de torcedores do Boca Juniors na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (2) terminou em pancadaria com a chegada de organizadas do Fluminense. Os dois times se enfrentam no sábado (4) na final da Copa Libertadores, no Maracanã.

Os tricolores chegaram por volta das 17h ao local onde argentinos estenderam bandeiras e cantavam músicas de apoio ao clube. A Polícia Militar, que acompanhava a movimentação dos fãs do Boca, usou gás lacrimogêneo para tentar dispersar a confusão. Dois argentinos e um brasileiro foram detidos.

Torcida do Flu indo atrás da La 12, organizada do Boca, em Copacabana
Torcida do Flu indo atrás da La 12, organizada do Boca, em Copacabana - :Reprodução / ritmodetorcida no Instagram

A PM afirmou, em nota, que "a confusão teve início na área Fan Fest da Praia de Copacabana e os policiais presenciaram os ataques entre as torcidas". "De imediato, os agentes realizaram um cerco na área, controlaram a situação e dois homens, turistas argentinos, e um terceiro homem, brasileiro, foram conduzidos à 12ª DP."

Um homem foi preso após uma perseguição que chegou até o mar de Copacabana. Vídeo da PM mostra pessoas chamando-o de racista. A corporação não informou a razão da detenção deste e dos outros dois homens.

Os argentinos se concentravam no quiosque Buenos Aires, situado na altura da rua Xavier da Silveira, local que se tornou ponto de encontro dos argentinos na Copa de 2014. Redes sociais das organizadas do Fluminense mostram o grupo caminhando p elas ruas do bairro em direção ao local.

Está previsto para a tarde desta sexta-feira (3) um bandeiraço dos torcedores do Boca Juniors no local.

A Polícia Militar acompanhava o grupo. O governo divulgou na quarta-feira um plano montado para evitar conflitos entre torcedores até domingo (5), um dia após a partida decisiva. Estão escalados para a segurança de torcedores e delegações das equipes 2.400 agentes.

"Vale destacar que o policiamento no local está reforçado com policiais do batalhão do 19ºBPM, do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), do Batalhão de Polícia de Choque e com aeronaves fazendo patrulhamento aéreo. Toda a orla segue sendo monitorada para garantir a segurança dos moradores e turistas", afirmou a PM, em nota.

Torcedores do Boca Juniors se reúnem na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, dois dias antes da final da Libertadores contra o Fluminense, a ser disputada no Maracanã - Cléo Guimarães/Folhapress

A tensão já havia começado a subir na segunda (30), quando um grupo de torcedores argentinos foi agredido por tricolores na praia de Copacabana, segundo um deles, que publicou uma foto com a cabeça sangrando. "Nos espancaram. Roubaram meu celular. Éramos 30 e vieram com cadeiras à praia para nos atacar", escreveu Pablo Moulia, com quem a Folha não conseguiu contato.

A movimentação, contudo, também tem impacto positivo no turismo da cidade. A ocupação média dos hotéis já chegava a 87,57%, conforme balanço divulgado na terça-feira (31) pelo HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) e pela ABIH RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.