Augusto Melo toma posse no Corinthians, anuncia reforços e auditoria no clube

Presidente diz que situação do clube é pior do que esperava, mas não abre mão de 'time forte'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Augusto Pereira de Melo, 59, tomou posse nesta terça-feira (2) como novo presidente do Corinthians. Em cerimônia realizada no salão nobre do Parque São Jorge, ele assumiu o cargo que ocupará pelos próximos três anos e usou seu discurso para anunciar reforços para a equipe, além da contratação de uma empresa de auditoria.

Foram apresentados como novos jogadores do time o lateral esquerdo equatoriano Diego Palacios, 24, o meia argentino Rodrigo Garro, 25, e o volante Raniele, 27.

Inicialmente, o cartola havia afirmado que quatro nomes seriam divulgados. No entanto, como um desses atletas ainda não está com o contrato assinado, o nome dele não foi revelado.

De acordo com Melo, não se trata de Gabigol, do Flamengo. O cartola reafirmou o interesse em contar com o atleta, disse que já enviou uma proposta ao Flamengo, mas alertou que a "negociação é difícil", embora os dois clubes mantenham uma boa relação. "Esperamos uma resposta até o meio da próxima semana."

O vice-presidente do time carioca, Marcos Braz, inclusive, estava presente no Parque São Jorge nesta terça.

Posse do novo presidente do Corinthians, Augusto Melo, em cerimôniano no Parque São Jorge.
Posse do novo presidente do Corinthians, Augusto Melo, em cerimôniano no Parque São Jorge. - Zanone Fraissat/ Folhapress

Apesar de o clube ter uma dívida estimada em mais de R$ 900 milhões e, segundo Melo, "uma situação administrativa pior do que esperava", Augusto Melo voltou a afirmar que não vai "abrir mão de um time forte."

Ele também comunicou a contratação da EY (Ernst Young) para fazer uma auditoria no clube. "Isso não é uma caça às bruxas", ele avisou, apesar de usar parte de seu discurso para criticar a gestão anterior. "Mas, se alguém agiu de má-fé, vai responder por seus atos", acrescentou

Empresário do setor têxtil, o novo mandatário já teve um cargo nas categorias de base do clube durante o mandato de Roberto de Andrade (2015-2017).

Para chegar ao cargo, no entanto, ele se afastou do grupo que elegeu todos os presidentes corintianos desde 2007 e aproveitou justamente o desgaste da chapa Renovação e Transparência. O ciclo terminou com o fim do mandato de Duilio Monteiro Alves (2021-2023).

Escolhido pelo ex-presidente Andres Sanchez (2007-2011 e 2018 a 2021) para concorrer na última eleição, realizado no último mês de novembro, o candidato André Luiz Oliveira, conhecido no Parque São Jorge como André Negão, acabou derrotado por Augusto por uma ampla vantagem de votos: 2.771 contra 1.413.

A disputa foi marcada por uma série de ataques de ambas as campanhas. O novo presidente precisou responder por um histórico considerado problemático no União Barbarense, clube do interior do qual foi dirigente –e foi acusado de atuar como empresário de atletas, o que nega.

Há ainda uma condenação por crime contra a ordem tributária contra ele, que foi vista por membros da situação como uma brecha para impugnar sua candidatura, o que não foi aceito pela comissão eleitoral, permitindo que ele saísse vencedor do pleito com a missão de presidir o Corinthians.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.