São Paulo estreia no Paulista com vitória sobre o Santo André

Equipe de Thiago Carpini fez 3 a 1 jogando em casa; Santos derrotou o Botafogo-SP por 1 a 0 em Ribeirão Preto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo derrotou o Santo André por 3 a 1 na noite deste sábado (20), no Morumbi. Os gols foram de Lucas, Luciano e Diego Costa, para a equipe da casa; Cleo Silva fez o dos visitantes.

Jogando em casa, a equipe de Thiago Carpini foi para cima e conseguiu um pênalti logo no início da partida, aos 2 minutos, quando Lucas foi derrubado dentro da área. Ele mesmo bateu no canto direito do goleiro Luiz Daniel para abrir o placar. O time da capital era bem superior na partida.

Aos 22, porém, o Santo André empatou com Cléo Silva, que completou, de cabeça, cruzamento da direita.

Mas Luciano, aos 38, finalizando com força da entrada da área, após assistência de Lucas, e Diego Costa, aos 41, de cabeça após cobrança de escanteio, deram a vantagem de 3 a 1 para a equipe do Morumbi ainda no primeiro tempo. O placar parcial fez justiça ao desempenho.

.

Diego Costa comemora seu gol, o terceiro do São Paulo na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André neste sábado (20)
Diego Costa comemora seu gol, o terceiro do São Paulo na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André neste sábado (20) - Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress

O segundo tempo foi mais morno. O São Paulo, de novo, dominou as ações, mas criou menos que na primeira etapa. Caprini promoveu a estreia de Ferreirinha, Erick e Luiz Gustavo, contratados para esta temporada. O primeiro, aliás, teve a chance de fazer o quarto, já nos acréscimos, após grande passe de Galoppo, mas chutou para fora.

Com o resultado, a equipe do Morumbi lidera provisoriamente o Grupo D da competição, com 3 pontos. Também estão na chave Novorizontino, São Bernardo e Botafogo-SP.

As equipes de um mesmo grupo não se enfrentam na fórmula de disputa do Paulista. Ao final, as duas mais bem colocadas de cada uma das chaves avançam às quartas de final, onde se enfrentam. O São Paulo foi eliminado nas quartas no Paulista do ano passado, pelo Água Santa, nos pênaltis.

O São Paulo volta a campo na terça (23), às 21h30, quando visita o Mirassol, já o Santo André recebe o Novorizontino na quinta (25), às 21h.

Mais importante, o São Paulo tem a final da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, no dia 4 de fevereiro, daqui a duas semanas.

Santos estreia com vitória sobre o Botafogo-SP

O Santos também estreou com vitória no Paulista. Venceu o Botafogo-SP por 1 a 0 na noite deste sábado (20), em Ribeirão Preto. O gol foi de Rómulo Otero.

Com um time totalmente reformulado em relação ao que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro em dezembro —dentre os jogadores que atuavam frequentemente em 2023, só João Paulo, Joaquim e Furch começaram a partida—, o Santos encontrou um confronto equilibrado no primeiro tempo.

Otero comemora o gol da vitória do Santos contra o Botafogo-SP; equipe de Fábio Carille estreou com vitória
Otero comemora o gol da vitória do Santos contra o Botafogo-SP; equipe de Fábio Carille estreou com vitória - Guilherme Veiga/UAI Foto

Suas melhores chances vieram a partir de passes do estreante Giuliano, ex-Corinthians. Na primeira, Pedrinho chutou para fora, e na segunda, Guilherme parou no goleiro da equipe do interior, João Carlos.

O Botafogo, por sua vez, quase chegou ao gol com Leandro Pereira, ex-Palmeiras, que completou cruzamento da esquerda mas chutou para fora.

A equipe de Fábio Carille voltou para a segunda etapa buscando pressionar. Teve chances com Pituca e Julio Furch, ambas de cabeça de cabeça e defendidas por João Carlos.

O gol veio aos 26 minutos, a partir de uma mudança de Fabio Carille. O venezuelano Otero, que entrara havia pouco tempo, recebeu bom passe de Giuliano, dominou e, numa espécie de voleio, balançou as redes da equipe de Ribeirão Preto.

A equipe local até ensaiou uma pressão nos últimos minutos, com cruzamentos e escanteios, mas não conseguiu o empate.

O Santos agora lidera o Grupo A do Paulista, com três pontos. A chave tem ainda Ituano, Portuguesa e Santo André. A equipe do litoral paulista não consegue passar da primeira fase desde 2020.

O Santos volta a campo na quinta-feira (25), quando recebe a Ponte Preta, às 19h30. O Botafogo-SP enfrenta o Água Santa, fora de casa, na terça (23), às 21h30.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.