Descrição de chapéu Olimpíadas

ONG alerta para estado da água do rio Sena a três meses dos Jogos de Paris-2024

Medições apontaram níveis de contaminação fecal acima do recomendável para banhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A quase cem dias dos Jogos Olímpicos de Paris, a ONG (Organização Não Governamental) Surfrider Foundation alertou nesta segunda-feira (8) sobre o estado "alarmante" das águas do rio Sena —onde devem ser disputadas diversas provas— com base em uma amostragem de seis meses.

Das 14 medições realizadas entre o final de setembro de 2023 e o fim de março de 2024 na altura das pontes Alexandre 3º e Alma, 13 ficaram "acima ou muito acima" dos limites recomendados para banhos.

Uma diretriz europeia de 2006 e as federações de natação e triatlo estabelecem limites máximos de concentração de duas bactérias indicativas de contaminação fecal, adequados para permitir o desenvolvimento das provas.

Lixos acumulados na margem do Rio Sena, em Paris
Lixos acumulados na margem do rio Sena, em Paris - Benoit Tessier - 11.mar.2024/Reuters

Os limites para estas bactérias não devem superar as mil unidades formadoras de colônias (UFC) por cada 100 ml no caso da Escherichia coli e das 400 UFC/100 ml para enterococos.

As análises realizadas pela Surfrider, em colaboração com o laboratório Eau de Paris e Analy-Co, mostram concentrações de E. coli superiores a mil UFC/100 ml e de enterococos, a 500 UFC/100 ml.

Ambas registraram um pico em 7 de fevereiro sob a ponte Alma, de 7.250 e 1.190, respectivamente. Contudo, o período analisado não faz parte do previsto para autorizar o banho no rio Sena, reservado aos meses de verão.

Outra análise enviada à AFP pela Prefeitura de Paris no início de 2024 também demonstrou que, entre junho e setembro de 2023, nesta estação autorizada, nenhum dos 14 pontos de teste atingiram o nível de qualidade suficiente.

Diante destes resultados "alarmantes", a Surfrider expressou sua "crescente preocupação a respeito da qualidade das águas do Sena" e ressaltou os "riscos" corridos pelos atletas e habitantes locais caso nadem na água contaminada.

Ana Marcela Cunha pede "plano B"

Em uma entrevista à AFP no início de março, a atual campeã olímpica em maratona aquática, Ana Marcela Cunha, defendeu um "plano B" que priorize a saúde dos atletas.

Em agosto de 2023, o ensaio geral da prova de maratona aquática precisou ser cancelado devido à má qualidade da água.

O rio Sena deve receber as provas de triatlo (30 e 31 de julho e 5 de agosto) e de maratona aquática (8 e 9 de agosto).

Mas a incerteza sobre sua realização neste canal emblemático permanece. Em caso de chuvas fortes, a qualidade da água pode ficar ainda mais comprometida, uma vez que arrastarão águas residuais.

A Câmara Municipal de Paris e a Prefeitura especificaram que cinco importantes infraestruturas para garantir a água potável do rio Sena no verão estarão operacionais "nas próximas semanas".

"A qualidade da água do Sena estará à altura dos Jogos Olímpicos", afirmou a Prefeitura regional, especificando que, em caso de "chuvas muito fortes", os testes poderão ser adiados "um ou dois dias".

Já a ONG Surfrider exigiu que as autoridades continuem realizando teste "antes e durante" os Jogos Olímpicos devido à "falta de visibilidade" e de comunicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.