Descrição de chapéu Futebol Internacional

Barcelona demite técnico Xavi Hernández

Treinador anunciou em janeiro a intenção de deixar o clube, mas havia revisto a própria decisão em abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Kallas
Madri | Reuters

Em uma nova reviravolta, o Barcelona anunciou nesta sexta-feira (24) a demissão do técnico Xavi Hernández. A saída era especulada há meses, mas, quatro semanas atrás, o clube havia confirmado que seu ex-meio-campista honraria o último ano de seu contrato e os lideraria na próxima temporada.

O ídolo do clube como jogador não conseguiu repetir o mesmo sucesso como treinador. "O presidente Joan Laporta comunicou a Xavi Hernández que ele não seguirá como técnico do time principal na próxima temporada. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, bem como pela sua incomparável carreira como jogador e capitão de equipa, e deseja-lhe todo o sucesso", disse a equipe em nota.

Xavi durante coletiva no Barcelona; ídolo como jogador não teve sucesso na função de treinador - Albert Gea - 18.mai.24/Folhapress

"Xavi Hernández treinará a equipe pela última vez no jogo de domingo contra o Sevilla. Durante os próximos dias, o Barcelona fará um anúncio sobre a nova estrutura do time principal", complementou o clube. De acordo com a imprensa espanhola, o sucessor de Xavi deve ser o alemão Hansi Flick, que comandou a seleção alemã e o Bayern de Munique.

A decisão encerrou meses de discussões entre o Barça e Xavi, que fez 767 aparições pelo clube ao longo de 17 temporadas e os ajudou a conquistar 25 troféus importantes.

O Barcelona terminará em segundo lugar na LaLiga, pelo menos nove pontos atrás do campeão Real Madrid, e Xavi havia anunciado em janeiro que renunciaria ao final desta temporada.

Após discussões em abril na casa de Laporta, no entanto, Xavi reverteu sua decisão e concordou em permanecer com uma série de condições não especificadas estabelecidas pelo clube.

Após vencer a LaLiga no ano passado em sua primeira temporada completa no comando, Xavi não conseguiu sobreviver a uma temporada vacilante, enquanto o rival Real Madrid se aproxima de uma possível dobradinha, com a conquista da LaLiga e da Liga dos Campeões.

O Barça foi massacrado pelo Real na final da Supercopa da Espanha em janeiro, eliminado nas quartas de final da Copa do Rei pelo Athletic Bilbao e eliminado da Liga dos Campeões pelo Paris St Germain nas quartas de final. Enquanto isso, o Real enfrentará o Borussia Dortmund na final da próxima semana em Wembley.

O Xavi de 44 anos chegou ao Barcelona em um contrato de três anos após a saída do holandês Ronald Koeman no final de 2021.

Xavi é um produto da famosa academia de jovens La Masia do Barcelona, à qual se juntou aos 11 anos.

Como jogador, ele conquistou 31 troféus pelo Barcelona e pela Espanha, incluindo a Copa do Mundo de 2010, duas Eurocopas, oito títulos da LaLiga e quatro da Liga dos Campeões.

Ele treinou o Barça em 141 jogos, com 89 vitórias, 23 empates e 29 derrotas, levando-os na última temporada ao seu 27º título da liga e o primeiro em quatro anos.

Nos últimos dias, o treinador abordou as dificuldades financeiras do clube que impediram reforçar o elenco, em contraste aos adversários da elite europeia, o que teria desagradado a diretoria do time catalão.

As lutas em campo do Barça refletem a turbulência fora de campo no clube, incluindo problemas financeiros crescentes e um escândalo de arbitragem que pode se arrastar por anos.

Em março de 2023, promotores espanhóis apresentaram uma queixa sobre pagamentos alegados pelo Barça de 2001 a 2018 totalizando mais de 7,3 milhões de euros (R$ 40,6 milhões) a empresas de propriedade do ex-oficial de arbitragem Jose Maria Enriquez Negreira.

Um tribunal de Barcelona concordou em assumir o caso.

O Barça também enfrenta enormes desafios financeiros relacionados ao seu grande gasto com salários e como resultado da pandemia de covid-19 e de um projeto de renovação de 1,6 bilhão de euros (R$ 8,9 bilhões) no estádio Camp Nou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.