Descrição de chapéu Deutsche Welle F1

Dois suspeitos de exigir dinheiro para não divulgar informações sobre Schumacher são presos

Promotores alemães afirmam que criminosos teriam exigido milhões de euros da família do ex-piloto heptacampeão mundial de Fórmula 1

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Promotores públicos da cidade de Wuppertal, no oeste da Alemanha, divulgaram nesta segunda-feira (24) que dois indivíduos foram presos no dia 19 de junho, suspeitos de tentar extorquir milhões de euros da família do ex-piloto Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1.

De acordo com os promotores, os suspeitos disseram a funcionários de familiares de Schumacher que possuíam informações que eles não gostariam que fossem divulgadas.

A imagem mostra um homem usando um boné branco com o logotipo da marca 'Mercedes-Benz' e a palavra 'Mercedes-Benz' escrita em vermelho. Ele está vestindo uma jaqueta branca e está apoiado em dois objetos acolchoados, um preto e um vermelho, com a palavra 'LEFT' escrita em vermelho no objeto preto.
Michael Schumacher durante o GP de Interlagos, em 2012; desde que sofreu acidente enquanto esquiava, em 2013, o heptacampeão de Fórmula 1 não foi mais visto em público - Orlando Kissner - 22.nov.12/AFP

"Eles exigiam um pagamento na casa dos milhões para impedir a publicação de dados na dark web. Como prova de que realmente possuíam as informações, eles enviaram arquivos individualmente para a família", explicaram os promotores.

Os investigadores usaram "recursos técnicos" para descobrir que os dois homens estavam atuando em Wuppertal. Com isso, promotores dessa cidade assumiram o caso no lugar dos colegas de Kassel quando isso se confirmou, um dia antes da prisão dos suspeitos, a partir de uma dica vinda de autoridades suíças.

Os suspeitos do crime são pai e filho, de 53 e 30 anos, que já estavam em liberdade condicional devido a outro crime e agora seguem em prisão preventiva desde quinta-feira da semana passada. Eles foram detidos em um supermercado.

Segundo os promotores, ao menos oito propriedades foram alvos de busca e apreensão no mesmo dia, a exemplo das residências principais e secundárias dos suspeitos, além do local de trabalho do homem mais velho.

Se forem julgados e posteriormente condenados, eles poderão cumprir pena de até cinco anos de prisão ou ter de pagar multas.

Reclusão após acidente

Desde que sofreu um acidente enquanto esquiava nos alpes franceses, em 29 de dezembro de 2013, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 não foi mais visto em público.

Schumacher teve graves ferimentos na cabeça, e o estado de saúde dele é um segredo guardado cuidadosamente pela família e por amigos próximos.

Esse caso de chantagem não é o primeiro envolvendo a família Schumacher. Em 2017, um homem de 25 anos foi condenado por tentar chantagear a esposa do ex-piloto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.