Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 triatlo

Nível de poluição do rio Sena está acima do ideal, mas 'muito próximo', diz Paris-2024

Organizadores se disseram esperançosos em realizar o triatlo nesta quarta-feira (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

Os organizadores dos Jogos de Paris-2024 se disseram "esperançosos" de realizar, nesta quarta-feira (31), as provas do triatlo. A prova masculina, prevista para esta terça-feira (30) e que tem dois brasileiros na disputa, foi adiada por 24 horas devido à qualidade da água do rio Sena. Agora, a ideia é realizá-la logo após a prova feminina, que continua marcada para a manhã de quarta.

"A prioridade para o Comitê Olímpico Internacional, para a federação internacional de triatlo e para Paris-2024 é a saúde dos atletas", disse Aurélie Merle, diretora-executiva de competições esportivas dos Jogos.

Segundo Merle, o nível de contaminação, coletado em quatro pontos, ficou "entre 980 e 1.533 bactérias".

A imagem mostra uma vista do rio com vários barcos ancorados em primeiro plano. Há boias vermelhas e laranjas na margem do rio. Ao fundo, destaca-se uma ponte com torres douradas e bandeirinhas coloridas penduradas. O céu está parcialmente nublado, sugerindo um final de tarde.
Aparato das Olimpíadas no rio Sena, nos arredores da ponte Alexandre 3º - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O Brasil tem quatro atletas no triatlo das Olimpíadas: Manoel Messias e Miguel Hidalgo, no masculino, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, no feminino.

Merle não detalhou a que bactéria se referia, mas provavelmente falava da Escherichia coli, medida por 100 mililitros de água. O nível máximo aceitável, para as autoridades sanitárias francesas, é menor ou igual a 1.800 bactérias. Mas a federação internacional de triatlo (World Triathlon) exige um nível inferior a 1.000, o que explicaria o adiamento da prova.

Quando é feita uma medição de balneabilidade, a análise é mais voltada para a contaminação microbiológica, porque impacta a saúde. Há a preocupação de ter, por exemplo, contaminação fecal e animal, afirma a Maria Inês Zanoli Sato, biomédica e gerente do departamento de análises ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As pessoas que entrarem no rio podem ingerir a água e ter gastroenterites.

O agravante no triatlo, segundo Sato, é que se trata de uma prova intensa e exigente. "Eles podem ter a resistência diminuída porque estão em uma situação de estresse, então isso pode ser um agravante no desenvolvimento de quadro de infecção."

O fator chuva também impacta e é incontrolável. "Ali é um rio, tem a dinâmica da água. De qualquer forma tem que esperar essa poluição se dissipar", afirma Sato. Para tomar decisão, a especialista pontua que, além da análise microbiológica da água, é importante trabalhar com uma vistoria —olhando cor da água, transparência, cheiro e se está esverdeada, o que pode indicar presença de algas cianobactérias que podem produzir toxinas, extremamente tóxico para nadadores.

Merle, diretora-executiva de competições, disse que os níveis estão "muito próximos" do mínimo necessário. Como na véspera, a decisão sobre a realização ou não da competição será tomada por volta das 4h da manhã de Paris (23h em Brasília).

Portanto, as duas provas de triatlo estão marcadas para esta quarta-feira, a feminina às 8h locais (3h da manhã no Brasil) e a masculina às 10h45 (5h45 em Brasília). Isso cria outro problema: haverá dois grupos de torcedores com ingressos para a arquibancada montada sobre a ponte Alexandre 3º.

"Estamos discutindo como lidar com essas duas sessões amanhã. Claro que os ingressos são muito importante para nós", foi tudo o que Kit McConnell, diretor esportivo do Comitê Olímpico Internacional, pôde responder.

"Todos nós estamos muito desapontados, porque não fomos capazes de seguir o que foi planejado. Mas estamos todos em um bom estado de espírito e otimistas", disse Marisol Casado, presidente da World Triathlon.

Caso continue impossível realizar a prova de triatlo no Sena, o triatlo se transformará em duatlo, apenas com ciclismo e corrida. Para as provas feminina e masculina de maratona aquática, também previstas para o Sena, nos dias 8 e 9 de agosto, há um plano B, a sede olímpica do remo e da canoagem, em Vaires-sur-Marne, periferia de Paris.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.