Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 Governo Lula

'Somos muito amigas', diz Brigitte Macron sobre Janja, que representará Lula nos Jogos de Paris

Primeira-dama da França diz à Folha que 'Janja pode fazer tudo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

"Janja pode fazer tudo". Para a primeira-dama da França, Brigitte Macron, sua colega brasileira não terá dificuldade em desempenhar dois papéis —representante do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e esposa de chefe de Estado— em sua visita à França para as Olimpíadas.

Brigitte disse à Folha que Janja deve participar do almoço oferecido aos cônjuges de chefes de Estado e governo que vêm para os Jogos, nesta quinta-feira (25), no Palácio do Eliseu, residência e local de trabalho do presidente e da esposa. Brigitte tem um escritório próprio no local.

"On est très copines" (somos muito amigas), disse Brigitte sobre Janja.

Emmanuel e Brigitte Macron recebem Lula e Janja para um jantar no Palácio do Eliseu, em Paris, em junho do ano passado
Emmanuel e Brigitte Macron recebem Lula e Janja para um jantar no Palácio do Eliseu, em Paris, em junho do ano passado - Ludovic Marin - 22.jun.2023/AFP

Embora Janja vá à França na condição de representante de chefe de Estado, será convidada ao almoço por também ser primeira-dama. Também aguardada em Paris para a cerimônia de abertura, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não participará do almoço com Brigitte Macron, por ser chefe de governo.

Como revelou a colunista Mônica Bergamo, Janja pediu ingressos para algumas competições dos Jogos. A Folha apurou que a primeira-dama ainda estaria em dúvida em relação a assistir ao jogo de futebol feminino entre Brasil e Japão, no domingo (28), em Paris, temendo ficar com fama de pé-frio em caso de derrota brasileira.

Acompanhada de seus cachorros, Jules, Jeanne e Nemo, que brincavam nos jardins do palácio, Brigitte participou, ao lado do marido, da recepção organizada para a imprensa que vai cobrir os Jogos.

Ela disse que pretende assistir às provas de equitação, seu esporte favorito, no Palácio de Versalhes. Uma das filhas do primeiro casamento de Brigitte, Tiphaine, é boa amazona, embora não de nível olímpico.

A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, também estará em Paris para o almoço. Brigitte elogiou a decisão de Joe Biden de desistir da reeleição, anunciada neste domingo (21).

Ela ainda elogiou a vice-presidente Kamala Harris, endossada por Biden para a disputa com Donald Trump, mas ressalvou que o Partido Democrata ainda não escolheu o nome para a eleição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.