A Folha, que acaba de completar 100 anos, é percebida pelo seu leitorado como um jornal que contempla a diversidade social brasileira no seu noticiário.
Foi o que apontou pesquisa telefônica em todo o país do Datafolha feita com 579 leitores, assinantes e secundários, de 2 a 4 de fevereiro. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.
Segundo 86% dos entrevistados, o jornal contempla temas ligados às mulheres, enquanto 10% acham que não e 4%, não souberam dizer.
Em relação a jovens, 80% disseram sim, 14%, não, e 6% não responderam. Acerca da comunidade LGBTQIA+, 78% afirmam que ela está contemplada, 16%, que não e 7% não souberam avaliar.
Já sobre negros, 76% os veem contemplados no noticiário, ante 19% que não os percebem assim e 5%, que não souberam dizer. Acreditam que idosos estão contemplados 68%, ante 24% que discordam e 8%, que não sabem.
Por fim, a temática religiosa está abordada de forma apropriada para 61%, ante 31% que não acham isso e 8%, que não sabem.
O leitorado também foi questionado sobre sua opinião acerca da distribuição de alguns grupos nas colunas e blogs das plataformas da Folha.
Para 52%, há menos negros do que o necessário no conjunto de colunistas e blogueiros, enquanto 21% consideram o número suficiente, 2%, mais que suficiente e 25%, não têm opinião.
Em relação a mulheres, 52% opinam que o quadro feminino é suficiente, enquanto 34% acham que não. Já 3% veem um número mais do que suficiente e 11%, não responderam.
Avaliam que há colunistas e blogueiros jovens o suficiente 47%, ante 26% que acham que são poucos e 4%, que são mais do que necessário —22% disseram não saber.
Já aqueles que veem um número suficiente de profissionais mais velhos são 64%, enquanto 14% gostariam de ver mais colunas e blogs feitos por essas pessoas. Para 7%, poderia haver mais e 16% não responderam.
Leitores aprovam podcast e plataformas digitais do jornal
A avaliação do leitorado da Folha é amplamente positiva sobre produtos digitais como o podcast Café da Manhã e a as plataformas de entrega de conteúdo do jornal.
O podcast, que comenta os assuntos mais relevantes do noticiário, tem 95% de avaliação positiva. O conjunto de newsletters da Folha é aprovado por 86%.
O site do jornal é visto como ótimo e bom por 91%, ante 8% que o acham regular e 1%, que o reprovam como ruim ou péssimo.
Já a versão digital da edição é aprovada por 89%, com 10% de avaliação regular e 1% de pessoas que não souberam dizer.
A 84% dizem que a versão impressa da Folha é ótima ou boa, 9% a veem como regular e 1%, não souberam dizer.
Entre os leitores ouvidos pelo Datafolha, 91% possuem ou têm acesso a smartphones e computadores domésticos. Nos dois grupos, 90% dizem ter acesso à internet, índice que se mantém entre os que o fazem por celular e cai a 59% no grupo que usa laptops ou desktops.
Os aplicativos do jornal causam boa impressão entre assinantes e leitores secundários. O app da Folha é aprovado por 95% dos usuários, enquanto o da versão impressa tem 97% de menções positivas.
Os leitores costumam checar as notícias que recebem por meio de redes sociais: 88% dizem ter o hábito, 58% desses sempre, 26%, às vezes e 4%, raramente. Não checam apenas 12%.
A confiança do leitorado nas notícias de redes sociais é de 72%—64% "só um pouco" e 9%, "muito". Não confiam nesses canais 28% dos entrevistados.
A confiabilidade da notícia recebida nas redes aumenta se houver um link da Folha para a informação divulgada para 79%, enquanto 19% se dizem indiferentes e 2%, que acham a associação pior para a confiança.
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