Descrição de chapéu Folha, 100

André Liohn, fotógrafo premiado, estreia coluna sobre guerras e crises humanitárias

Fotojornalista especializado na cobertura de conflitos recebeu Robert Capa Gold Medal Award

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia na próxima terça-feira (25) uma coluna assinada pelo fotógrafo André Liohn, 47, e voltada para geopolítica, conflitos e questões humanitárias. Fotojornalista especializado na cobertura de guerras, o paulista foi o primeiro sul-americano a receber, em 2012, o Robert Capa Gold Medal Award, o mais importante prêmio internacional de fotografia para trabalhos realizados em zonas de conflito.

A série vencedora, "Quase Amanhecer", registrou o levante que derrubou o ditador líbio Muammar Gaddafi, ocasião em que ele levou um tiro. Em 2015, o fotojornalista passou a se concentrar, também, na violência urbana no Brasil. Com o projeto "Revogo", retratou ações policiais, enterros e cenas de assédio.

Liohn é coautor do livro "Correspondente de Guerra: os Perigos da Profissão que Se Tornou Alvo de Terroristas e Exércitos" (ed. Contexto), publicado em 2016, e tema do documentário "Você Não é Um Soldado", com estreia prevista para este ano. Dirigido por Maria Carolina Telles, o filme acompanha a vida do fotógrafo e busca as motivações dos que colocam a vida em risco para noticiar conflitos armados.

A coluna, semanal, vai discutir os temas mais caros ao fotógrafo. "Quero falar de conflitos militares, problemas sociais, questões humanitárias e de geopolítica, trazendo ao leitor algumas particularidades que nem sempre são noticiadas nas reportagens que fazemos, por falta de espaço ou tempo", afirma.

Fotografia do brasileiro André Liohn mostra rebelde líbio ferido em 2011
Fotografia do brasileiro André Liohn mostra rebelde líbio ferido em 2011 - Andre Liohn/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.