Uma cidade que está sempre mudando de cara, numa aceleração constante que traz progresso e desigualdades. Imagens de cartão-postal e também flagrantes de cantos não tão conhecidos da metrópole estão reunidos no primeiro volume da nova coleção da Folha, que chega às bancas neste domingo (28).
“São Paulo: Uma Cidade em Transformação” abre a série de dez livros da Coleção 100 Anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha. Uma viagem nostálgica, desde a foto publicada na primeira edição da Folha, em 19 de fevereiro de 1921: uma cena bonita do largo São Bento, mesmo com as condições rudimentares de impressão da época.
Dona de um acervo com mais de 2,5 milhões de fotos, a Folha edita pela primeira vez uma coleção com imagens captadas exclusivamente por seus profissionais de fotojornalismo. Além de divertir e informar seus leitores, os volumes prestam uma homenagem a esses fotógrafos que ajudaram o jornal a criar uma linguagem visual própria.
Os volumes vão chegar às bancas semanalmente, todos os domingos, vendidos por R$ 24,90. Também é possível comprar no site. Clique aqui.
Cada livro vem acompanhado de um pôster impresso em papel especial, com uma foto icônica do tema tratado naquele volume.
O primeiro pôster da série traz uma imagem do viaduto Santa Ifigênia em maio de 1948. Finalizado em 1913, com estrutura em estilo art nouveau de 1.100 toneladas de metal importado da Bélgica, o viaduto passou a ser apenas passagem de pedestres no final dos anos 1970. No pôster, carros ainda circulam por ali, numa São Paulo tranquila.
No primeiro livro, assim como em todos os volumes da coleção, é fácil perceber que a série não se trata de uma simples reunião de belas imagens. Além do caráter nostálgico, que tocará a memória afetiva dos mais maduros e apresentará uma São Paulo muito diferente aos mais jovens, a quantidade de informações curiosas que acompanham as imagens traz revelações sobre a história da cidade.
Há também a preocupação de usar as fotos com caráter lúdico. No volume número um, a primeira imagem impressa exibe a Estação da Luz em novembro de 1946, durante a restauração após um incêndio naquele mesmo ano. Ela só reabriria em 1951.
Na última foto, que encerra o livro, a estação é fotografada em novembro de 2020, no mesmo enquadramento. Embora funcionando como terminal rodoviário e metroviário, também está em obras por causa de um incêndio em 2015.
Há mais fotos comparativas, como duas imagens do mesmo trecho do Minhocão, publicadas lado a lado. Na primeira, a via suspensa ainda com o nome elevado Costa e Silva, em maio de 1971. Na outra, já batizado elevado João Goulart, em abril de 2019.
Os temas de cada volume da coleção são complementares. Reunidos, erguem um mural do Brasil nos últimos 100 anos, em mais de 400 fotos que equilibram valor estético e peso histórico.
Os títulos da coleção e as datas
28.fev São Paulo
7.mar Transportes
14.mar Infância
21.mar Cotidiano
28.mar Comércio
4.abr Brasileiras
11.abr Trabalho
18.abr Manifestações
25.abr Imigrantes
2.mai Nostalgia
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.