Paraisópolis inaugura polo de tecnologia para formar jovens

Capacitação gratuita é oferecida por meio de parceria entre G10 Favelas, Grupo UOL PagSeguro, Vai na Web e Agência Cria Brasil Comunicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um polo tecnológico em Paraisópolis (SP) vai capacitar moradores da comunidade para o mercado de trabalho. Jovens e mulheres terão prioridade na formação gratuita oferecida por empresas e iniciativas de impacto social, como G10 Favelas, Grupo UOL PagSeguro, Vai na Web e Agência Cria Brasil Comunicação.

Os estudantes terão aulas no G10 Tech, localizado no pavilhão onde são concentradas as ações sociais na favela. O curso terá sua primeira turma formada até o final de 2022, quando os profissionais serão contratados pelo Grupo UOL PagSeguro.

seis pessoas abraçadas
Parceria entre G10 Favelas, Grupo UOL PagSeguro, Vai na Web e Agência Cria Brasil Comunicação inaugura polo de tecnologia em Paraisópolis - Divulgação/G10 Favelas

"O curso de desenvolvimento de sistemas, oferecido pela PagSeguro, vai combinar fundamentos da programação com novas tecnologias, qualificando os alunos a fazerem parte de equipes de tecnologia, enfrentando os desafios da economia digital", diz Marden Neubert, do Grupo UOL PagSeguro.

Desenvolvido pelo Vai na Web, negócio social que desde 2017 capacita jovens e adultos em territórios de conflito armado e exclusão de direitos, o curso mescla programação com habilidades socioemocionais.

"Temos um mercado cheio de oportunidades e ansioso por novos talentos", disse Aline Fróes, presidente da Vai na Web, no lançamento do polo neste sábado (25), em Paraisópolis. "Vamos conectar essas pontes, fazer essa juventude alcançar os melhores empregos e uma carreira digna."

Estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que o setor tecnológico terá um déficit de quase 800 mil profissionais até 2025.

"A favela é fonte de grandes talentos em todas as áreas de conhecimento", diz Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas e líder de uma série de iniciativas de empreendedorismo na comunidade.

"Precisamos empoderar profissionais que saem das favelas e induzir cada vez mais o surgimento de cases de sucesso que inspiram mudanças", completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.