Descrição de chapéu Causas do Ano

Passeata virtual contra violência sexual na infância sai nesta quinta (28)

Movimento #AgoraVcSabe, do Instituto Liberta, promove terceira edição do levante para tirar problema da invisibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh
São Paulo

A terceira passeata virtual do movimento #AgoraVcSabe sai nesta quinta-feira (28), a partir do meio-dia. O levante é proposto pelo Instituto Liberta, em uma iniciativa para que vítimas de violência sexual na infância e na adolescência rompam o silêncio.

Em mais uma edição transmitida pelo canal da organização no YouTube, a passeata reúne vozes e rostos que sobem simultaneamente na tela, como se estivessem caminhando em uma manifestação na rua.

Os participantes repetem a mesma frase: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe."

Passeata virtual #AgoraVcSabe deu a largada ao movimento de tirar a violência sexual contra crianças e adolescentes da invisibilidade
Passeata virtual #AgoraVcSabe deu largada o movimento para tirar a violência sexual contra crianças e adolescentes da invisibilidade - Divulgação/Instituto Liberta

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, diz que a ideia do movimento é mostrar que todos conhecem alguém que foi vítima e que esse assunto não pode mais ser um tabu.

"Ao dar visibilidade ao problema, conseguimos pressionar por políticas públicas neste assunto", afirma a advogada, que em junho encontrou o papa Francisco, em Roma, e enfatizou a importância de denunciar os casos.

A campanha #AgoraVcSabe tem como embaixadores a apresentadora Angélica, a empresária Luiza Brunet e a ex-masterchef Valentina Schulz, entre outros. Todas elas gravaram vídeos para a TV Folha no qual falam sobre seu engajamento na causa e como se reconheceram publicamente como vítimas de abusos.

A primeira passeata virtual saiu em 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e reuniu rostos e vozes de 2.400 vítimas. A segunda edição aconteceu em 14 de junho.

Ainda é possível participar enviando seu vídeo, pois a última passeata acontecerá no final de agosto.

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em 'Já fui vítima' para conhecer os tipos de violência

  3. Clique em 'Gravar', declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar

  6. Clique em 'Enviar'

  7. Deixe seu e-mail se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata virtual

A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.