Criolo e Assucena levam brasilidade à cerimônia do Empreendedor Social 2022

Com apresentação de Suzana Pires e performance de Lucas Afonso, evento nesta segunda (19) reconhece lideranças inovadoras com transmissão pela TV Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2022 volta ao presencial, após hiato de dois anos na pandemia, para reconhecer os finalistas e vencedores desta edição. Nesta segunda-feira (19), o público será recebido em um coquetel no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, a partir das 19h, enquanto a TV Folha faz a transmissão ao vivo pela internet, às 20h.

O rapper Criolo e a cantora Assucena farão pocket shows inspirados por temáticas que o prêmio deste ano levantou, como direitos humanos e meio ambiente.

O rapper Criolo e a cantora Assucena se apresentam na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2022
O rapper Criolo e a cantora Assucena se apresentam na cerimônia do Prêmio Empreendedor Social 2022 - Ricardo Borges / Fernanda Tiné

"Será sobretudo uma celebração dos sobreviventes", diz Criolo. "Pessoas que dedicam suas vidas à construção de uma sociedade menos desigual vêm sendo perseguidas, então vamos fazer um samba em agradecimento às suas trajetórias inspiradoras."

O músico incorpora acordes do trambone e do violoncelo ao ritmo brasileiro. "O samba, essa nossa música tão única, vai levar energia boa neste dia especial", diz ele.

De Assucena, cantora trans que integrou a banda "As Baías", indicada duas vezes ao Grammy Latino (2019 e 2020), a plateia pode esperar uma apresentação que resgata brasilidade e representatividade.

"O prêmio expõe instituições que estão resgatando sonhos e criado oportunidades, que é o que nós, minorias, precisamos", diz ela. No repertório, uma homenagem a Luiz Melodia e "Parti do Alto", música autoral que a lançou como artista solo.

E o poeta e MC Lucas Afonso reforça o rol de artistas, com sua poesia falada para anunciar as categorias do concurso.

MC, de camiseta amarela e preta, canta em palco com microfone em mãos
O MC e poeta Lucas Afonso usa sua voz para fazer poesia na quebrada - Sérgio Silva

"Não é todo dia que tem alguém da quebrada em um evento dessa dimensão, que reúne tantos fazedores e fazedoras do nosso país", diz ele. "Levo uma voz que não é só minha, subirei ao palco coletivamente, assim como os empreendedores que concorrem ao prêmio."

O evento terá a atriz Suzana Pires como apresentadora, em papel dividido em vários momentos com a cantora Assucena. Elas conduzirão o roteiro pontuado por minidocumentários dos projetos, gravados em locais como Pantanal e Complexo do Alemão.

"É uma honra indescritível estar nesse prêmio porque o empreendedorismo social mudou a minha vida", afirma Suzana, que lidera o Instituto Dona de Si, participou de novelas da Globo como Sol Nascente e Fina Estampa e lançou, em 2020, a comédia "De Perto Ela Não é Normal".

"Acredito em mudança real quando é de sociedade civil para sociedade civil, quando estamos perto, e os finalistas desta edição cumprem esse papel", diz ela, que foi uma das juradas no concurso neste ano.

mulher veste preto e sorri com nome do instituto dona de si atrás
Criado em 2018 por Suzana Pires, Instituto Dona de Si acelera talentos femininos para o mercado de trabalho - Divulgação/Instituto Dona De Si

A disputa se dará entre seis mulheres e dez homens, cinco deles autodeclarados negros, à frente de 12 iniciativas que atuam em causas que vão da inclusão de pessoas com deficiência a afroturismo, passando por educação política e cidadã e gastronomia social.

Os finalistas foram avaliados por um júri formado por especialistas e personalidades. Serão quatro premiados, um por categoria —Inovação em Meio Ambiente, Direitos Humanos, Destaques na Pandemia e Soluções Comunitárias— além dos vencedores em número de votos e volume de doações na Escolha do Leitor.

Os finalistas de 2022 estarão em São Paulo para receber as homenagens, em uma noite para reafirmar o quão fundamental é o trabalho de inovadores sociais no país.

Durante o dia, serão recepcionados em um almoço oferecido pelo Eataly no Brace Bar e Griglia. Antes da cerimônia, participam de um coquetel no foyer do teatro oferecido em parceria com a importadora Casa Flora e vinhos de João Portugal Ramos.

O reconhecimento no palco também se estenderá aos empreendedores sociais laureados nas edições especiais de 2020 e 2021, que tiveram suas cerimônias virtuais em função da pandemia.

A premiação tem direção artística de Erika Brandão, que tem 12 anos de experiência em televisão e é ex-MTV, e produção-executiva de Juliana Borgez, diretora audiovisual e roteirista desde 2007. E conta com curadoria de Jeff Ares, fundador da consultoria de comunicação e responsabilidade social Pedra.

"Participar da jornada do prêmio foi uma alegria", diz Jeff. "E uma responsabilidade grande, na medida em que este tempo do Brasil exige uma atenção para que todas as vozes sejam ouvidas. Que a beleza da diversidade seja contemplada."

O Prêmio Empreendedor Social 2022 é realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab. Tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. Conta com apoio de Porto Seguro e Eataly e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.