Finalistas do Empreendedor Social 2022 impactam 88 milhões de pessoas

Somados, projetos atuam em todas as regiões do Brasil contra efeitos da pandemia e problemas como fome e racismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O enfrentamento dos principais problemas em um mundo abalado pela pandemia marca a atuação dos 12 projetos finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022 em tempos de retomada.

São iniciativas que influenciam políticas públicas e deixam legados para a sociedade, como um fundo emergencial que se torna perene para levar crédito a pequenos negócios afetados pela crise.

Atuação que passa pela proteção de biomas ameaçados, como Pantanal e Amazônia, pela inclusão social e por duas questões que insistem em assombrar os brasileiros: fome e racismo.

Os 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social - Lições e Desafios da Era Covid
Os 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social - Lições e Desafios da Era Covid - Folhapress

Os projetos movimentaram R$ 348 milhões em recursos e ajudaram 88,8 milhões de pessoas vulneráveis, o que supera os beneficiados pelo auxílio emergencial do governo em 2021 —68,2 milhões.

Tão importante quanto as ações são os marcos que elas construíram, como os mapas que mostram o uso dos nossos recursos naturais e a aceleradora de startups para fomentar a bioeconomia.

Somam-se lutas contra racismo, por educação de qualidade, democracia e cultura de doação. Em um cenário em que o Brasil caiu dois postos —é o 87º— no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.