Descrição de chapéu Causas do Ano

Violência sexual contra criança é causa do ano

Ao longo de quatro meses, o problema ganhou visibilidade em todas as plataformas da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma série de 35 reportagens, ao longo de quatro meses, deu visibilidade para violência sexual contra crianças e adolescentes, problema que diz respeito a 1 entre cada 3 brasileiros, segundo pesquisa Datafolha.

Entre maio e agosto, a plataforma Folha Social+ abriu espaço para a temática eleita a primeira entre as Causas do Ano, em parceria com o Instituto Liberta. Além do site, o conteúdo multimídia ganhou espaço na edição impresso, na TV Folha e nas redes sociais do jornal para alavancar o movimento #AgoraVcSabe.

A administradora Roberta Belém, 49, foi vítima de violência sexual na adolescência ao ser abusada por médico dentro de consultório - Karime Xavier / Folhapress

A mobilização para romper o silêncio das vítimas contou com quatro passeatas virtuais, que se somaram a ações em escolas, poder público, presídios até no Vaticano.

"O movimento trouxe muita informação e, principalmente, reflexão sobre a urgência desse tema. Tive a oportunidade de ser convidada e falar em universidades, para médicos, em escritórios de advocacia e até dentro de presídios", diz Luciana Temer, presidente do Liberta, que foi recebida pelo papa Francisco no Vaticano em 24 de julho.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, o Liberta dava a largada ao levante virtual com o objetivo de viralizar uma voz coletiva contra esse tipo de violência silenciada.

De acordo com o Datafolha, somente 11% das vítimas denunciaram violência sexual sofrida na infância e apenas 26% falaram sobre o crime com alguém próximo.

Porta-vozes desses dramas ocultos, embaixadores da causa como a apresentadora Angélica e a influencer Valentina Schulz, vieram a público relatar experiências pessoais. Marcos Mion, Ivete Sangalo e Giovanna Ewbank também postaram sobre a importância da campanha.

Um chamado para a sociedade, o poder público e as famílias se mobilizarem em torno da prevenção de uma "epidemia". Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 4 meninas com menos de 13 anos são estupradas por hora no país.

A seguir, uma linha do tempo mostra esse engajamento em torno de uma problemática que ainda é tabu.

14 de julho
Papa Francisco pede tolerância zero contra abuso e pedofilia

20 de agosto
Datafolha mostra que problema afeta 68 milhões de brasileiros

28 de abril
Lançamento do movimento #AgoraVcSabe na Folha
Social +

16 de maio
Em live no Instagram da Folha, Luciana Temer, do Liberta; Valentina Schulz, ex-Masterchef; e o ativista Marcelo Ribeiro falam sobre romper o silêncio

18 de maio
No Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, sai a primeira passeata virtual

14 de junho
Saída da 2ª passeata virtual transmitida pelo canal do YouTube do Instituto Liberta

24 de junho
Papa Francisco recebe comitiva brasileira no Vaticano para falar do movimento #AgoraVcSabe

8 de julho
MC Balbuena adere ao movimento e lança videoclipe para mostrar importância de denunciar abusos dentro de casa

14 de julho
Papa Francisco pede tolerância zero contra abuso e pedofilia

20 de agosto
Datafolha mostra que problema afeta 68 milhões de brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.