Catadores reciclam duas toneladas de resíduos durante Festival de Verão

Iniciativa da Coca-Cola Brasil reuniu 60 profissionais e promoveu reciclagem em tempo real durante shows em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto artistas como Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Olodum colocavam 80 mil pessoas para ferver no Festival de Verão de Salvador, uma equipe de 60 catadores de materiais recicláveis fazia outro show ao vivo: coletaram e separaram mais de duas toneladas de resíduos durante o evento.

A ação foi operacionalizada pela Coca-Cola, patrocinadora do festival, que montou um stand de triagem de materiais aberto ao público nos dias 28 e 29 de janeiro. A ação trouxe protagonismo aos trabalhadores essenciais para a redução do impacto ambiental.

Metade dos reciclados era composta por metal (1.293 kg), seguido de plástico (594,8 kg), papel e papelão (164 kg), vidro (158 kg) e materiais orgânicos (51 kg).

Duas toneladas de resíduos foram coletadas no Festival de Verão de Salvador neste ano
Duas toneladas de resíduos foram coletadas no Festival de Verão de Salvador neste ano - Divulgação

Os resíduos prensados serão comprados pela Recicla Solar, iniciativa da Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola que estimula a cadeia de reciclagem por meio de centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET em Pernambuco, Ceará e Bahia.

"Apoiamos iniciativas de coleta e reciclagem em grande escala, como essa, pois entendemos que é a base para criação de uma economia circular genuína, além de promover educação ambiental e gerar impacto social positivo", diz Katielle Haffner, head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.

A iniciativa reforça a visão de "Mundo Sem Resíduos" da Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de, até 2025, ter 50% de material reciclado nas embalagens e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado.

O Festival de Verão de Salvador, que aconteceu no Parque de Exposições, voltou ao formato presencial neste ano após edições canceladas devido à pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.