Enquanto artistas como Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Olodum colocavam 80 mil pessoas para ferver no Festival de Verão de Salvador, uma equipe de 60 catadores de materiais recicláveis fazia outro show ao vivo: coletaram e separaram mais de duas toneladas de resíduos durante o evento.
A ação foi operacionalizada pela Coca-Cola, patrocinadora do festival, que montou um stand de triagem de materiais aberto ao público nos dias 28 e 29 de janeiro. A ação trouxe protagonismo aos trabalhadores essenciais para a redução do impacto ambiental.
Metade dos reciclados era composta por metal (1.293 kg), seguido de plástico (594,8 kg), papel e papelão (164 kg), vidro (158 kg) e materiais orgânicos (51 kg).
Os resíduos prensados serão comprados pela Recicla Solar, iniciativa da Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola que estimula a cadeia de reciclagem por meio de centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores de PET em Pernambuco, Ceará e Bahia.
"Apoiamos iniciativas de coleta e reciclagem em grande escala, como essa, pois entendemos que é a base para criação de uma economia circular genuína, além de promover educação ambiental e gerar impacto social positivo", diz Katielle Haffner, head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.
A iniciativa reforça a visão de "Mundo Sem Resíduos" da Coca-Cola Company, no qual a empresa tem a meta de, até 2025, ter 50% de material reciclado nas embalagens e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que a companhia coloca no mercado.
O Festival de Verão de Salvador, que aconteceu no Parque de Exposições, voltou ao formato presencial neste ano após edições canceladas devido à pandemia.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.