Congresso Gife discute importância do investimento social no combate às desigualdades

Maior evento de filantropia da América Latina acontece em SP e discute temas como fome e equidade racial e de gênero, entre outros desafios sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Congresso Gife, que acontece de 12 a 14 de abril em São Paulo, discutirá o papel do investimento social frente às desigualdades no Brasil. Em sua 12ª edição, o maior evento de filantropia da América Latina dará destaque aos direitos humanos, ao fortalecimento da democracia e à relação entre agenda climática e desigualdades.

Um dos destaques é o debate sobre os 35 anos do Artigo 5º da Constituição Federal, que estabelece direitos fundamentais. O trecho contrasta com o cenário onde 33 milhões de brasileiros passam fome e grupos minorizados não têm direitos plenamente garantidos.

Evento com centenas de pessoas; algumas sentadas em um palco, conversando com uso de microfone, enquanto a plateia ouve
O evento é realizado a cada dois anos e já reuniu mais de 6.700 participantes - Divulgação

"O congresso é uma oportunidade de discutir por que o país ainda mantém níveis de desigualdades sociais, raciais e ambientais inaceitáveis", diz Cassio França, secretário-geral do Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

As rodadas de discussão no Memorial da América Latina contarão com importantes lideranças do terceiro setor.

Entre eles, Douglas Belchior, cofundador da Coalizão Negra por Direitos e da Uneafro-Brasil; Giovanni Harvey, diretor-executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial; Ricardo Henriques, sociólogo e superintendente-executivo do Instituto Unibanco; e Paula Miraglia, cofundadora e diretora-geral do Nexo Jornal.

No primeiro dia do evento contará com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e trará temas como "Democracia em risco e o papel da sociedade civil", e "Filantropia na América Latina".

O evento segue com mais um dia de plenárias e atividades, com destaque para "O Investimento social está pronto para promover equidade racial?" e "Saúde mental na gestão e atuação da filantropia brasileira".

As atividades do terceiro dia do evento incluem debates como "Desafios regulatórios do financiamento e da participação da sociedade civil" e "Educação para a emergência climática: formando cidadãos para o desenvolvimento sustentável", entre outros.

A programação completa pode ser consultada no site do evento. Os ingressos podem ser adquiridos até segunda-feira (10) e custam a partir de R$ 1.650 para associados e R$ 2.145 para não associados.

Ao longo dos seus 20 anos de realização, o Congresso Gife reuniu 6.700 participantes e 780 palestrantes.

"A ideia é que as pessoas saiam desafiadas a descobrir novas alternativas para promover mais justiça social", completa França.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.