Série de vídeos sobre cidadania consciente será exibida em CEUs paulistanos

Projeto 'Nossa Casa, Nosso Planeta' deve chegar a 150 mil jovens da rede pública abordando temas como desperdício de alimentos, mudanças climáticas e desigualdade social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo vão exibir uma série audiovisual sobre cidadania consciente para alunos de 8 a 16 anos da rede pública de ensino. Os oito vídeos serão distribuídos em 58 centros a partir deste semestre, com expectativa de atingir 150 mil estudantes.

Entre os temas do projeto "Nossa Casa, Nosso Planeta", parceria da ONG Banco de Alimentos com a Prefeitura Municipal de São Paulo, estão aproveitamento integral dos alimentos, água, mudanças climáticas, reciclagem, desigualdade social e responsabilidades do governo.

Desperdício de alimentos é um dos temas da série audiovisual criada pela ONG Banco de Alimentos em parceria com a Prefeitura de São Paulo - Na Lata

O conteúdo é gratuito e foi elaborado a partir do livro "Inteligência Social – A Perspectiva de Um Mundo sem Fome(s)", de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG pioneira no combate ao desperdício de alimentos.

"Acredito que a transformação da sociedade se concretizará por meio de soluções inovadoras que integrem empresas, poder público e as camadas carentes da sociedade", diz a autora. "Neste sentido, levar estes conceitos para escolas é como uma semente plantada para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis."

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça anualmente 27 milhões de toneladas de alimentos.

Cuidar da água, reciclar, aproveitar integralmente os alimentos, combater a desigualdade e as mudanças climáticas seriam maneiras, segundo a ONG, de evitar este cenário.

Além dos vídeos, que têm apoio da VR por meio do Promac - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e realização da agência Donna Cultural, o projeto contempla palestras e oficinas ministradas pela Banco de Alimentos nos CEUs paulistanos.

"Conectar estudantes a uma experiência de conscientização sobre a importância do reaproveitamento integral dos alimentos e boas práticas que podem ser adaptadas no dia a dia é um orgulho para nós," afirma João Altman, diretor-executivo de Pessoas, Marca e Cultura da VR.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.