Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 49 50 51 52 53 54 55 56 57 Próximos
Comentários dos leitores
Rodrigo S Cunha (1) 03/05/2008 15h52
Rodrigo S Cunha (1) 03/05/2008 15h52
Esta questão é complexa!
O que esta acontecendo é que indios e agricultores que tem uma produçao consideravel estao em conflito porcausa de terras que foram adquiridas pela reserva apos os anos 90.Contudo existem agricultores que estao sendo expulsos que ja estavam no lugar antes dos anos 90.Foi um erro de administraçao grave do estado que deve amparar tanto os indios quanto os agricultores.Para mim o que deve ser feito é separar os agricultores que ja estavam no local e separa-los dos que entraram apos os anos 90.Este é o primeiro passo,contudo para as terras produtuvas,pagar,o valor de mercado para que estes agricultores continuem produzindo,mesmo que em outras terras...ja os que ja estavam antes é direito deles permanecer no local.Penso que tambem deve-se levar em conta o volume de terras dos agricultores antes e depois dos anos 90.Para que sejam devidamente pagas(as terras produtivas),no valor de mercado para que sejam desapropriadas para os proximos 5 anos.
8 opiniões
avalie fechar
Pedro Moura (2) 03/05/2008 14h07
Pedro Moura (2) 03/05/2008 14h07
SALVADOR / BA
Se um índio brasileiro pode trabalhar fora da reserva indígena, o brasileiro não-índio deveria ter o mesmo direito. Mas não é somente isto: Há muito interesse estrangeiro envolvido na questão. O comandante da Amazônia disse duas coisas impressionantes: 1) A política indigenista é um "caos;" 2) Há "risco" para a soberania brasileira. Denúncia gravíssima!!! Por que o governo brasileiro está fazendo vista grossa a isso? Será que há interesse maior do que a nossa soberania? Se ONGs estrangeiras estão servindo ao impasse, que sejam IMEDIATAMENTE desautorizadas. 14 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 03/05/2008 13h42
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 03/05/2008 13h42
Bem o CIMI, de Roraima, recebeu sessenta e um milhões apenas em 2007, do governo federal, para ajudar os indios, os produtores receberem os noventa milhões, é mais barato que ficar bando tal conselho missionário, com todo respeito a minha fé católica, nas minhas crenças religiosas, mas está enriquecendo ilicitamente em roraima para lutar contra o próprio povo de sua fé, A indenização é mais que justa, mais que direito deles, é um dever da ´patria, mesmo assim sou contra essa reserva, é perigossima onde está sediada, e por quem é governada, todo mundo está de olho naquele pedacinho do mundo. GENERAL ALBERTO HELENO NELES 15 opiniões
avalie fechar
Lafayete dos Santos Luz (26) 03/05/2008 13h42
Lafayete dos Santos Luz (26) 03/05/2008 13h42
A quem interessa reservas indígenas tão grandes?
Os índios de hoje não são tão ingênuos. Eles negociam madeira-de-lei, exploram diamantes raros, andam de Pick-up Hilux.
É bem verdade que em outras regiões os índios foram dizimados por portugueses e espanhóis, e os que sobraram vivem marginalizados, na miséria. Porém, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
É importante um equilíbrio.
Não podemos permitir que as imenss reservas indígenas de hoje, principalmente as de áreas fronteiriças, sejam as reservas de países poderosos no futuro.
Os brasileiros precisam estar atento.
Por outro lado, as fronteiras agrícolas precisam se expandir para todos os lados, e o Brasil deve mostrar sua força, e valorizar os homens que vão além, com coragem e vontade de produzir.
Isso não significa uso criminoso do meio ambiente. Significa não dormir em berço explêndido, esperando que alguma "ONG" tome posse, em nome do meio ambiente e de reservas indígenas.
24 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1815) 03/05/2008 12h03
Carlos Lobitsky (1815) 03/05/2008 12h03
Eu acho correto, que recebam sim indenização.
Pois quando foram para lá no passado, deixaram ir.
Se o governo do passado no qual eles entraram na região permitiu e hoje não pode mais, tem que pagar indenização pelas terras produtivas sim, e pelas benfeitorias, se vale isto que seja, porem tem que se avaliar.
Direito é direito.
Agóra infelizmente é muita terra continua para os Indios, verdadeiros brasileiros.
Continuo afirmando o correto é 100 alqueires paulista para cada 10 indios, isto é 2% de toda a região devolvida a eles.
Tambem devastar a amazonia para cultivo não é coerente,
Mas ainda acredito que a briga é outra.
MINÉRIOS, POIS LÁ TEMOS DE TUDO, OURO, PETROLEO, E MINERAIS RICOS.
O governo tem sim que olhar com mais rigor, sou PTista, mais este negócio de agradar todas as ONGS, internacionais não é tão correto assim.
Eu penso assim.
O BRASIL É NOSSO E SÓ NOSSO, E OQUE POSSUIMOS É PARA O BEM DE TODOS, MAS TODOS NÓS BRASILEIROS, ATÉ MESMO PARA OS INDIOS E SÓ.
Nossa Ministra Marina Silva é competente, porem tem e necessita olhar melhor estas ONGs.
Não dá para agradar todo mundo,
149 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 02/05/2008 06h05
luiz dias (418) 02/05/2008 06h05
CARÍSSIMO HUMBERTO - JUAZEIRO NORTE - BAHIA.
NADA DO QUE VOCÊ INTERPRETOU, COM TODO RESPEITO.
NÓS, SEM EXCEÇÃO, DO SUL, SUDESTE, TEMOS UM AMOR E RESPEITO INFINITO PELA BAHIA E POVO BAIANO.
SÃO PAULO, É O QUE É, GRAÇAS AO POVO BAIANO.
CONSTRUÇÃO, CULTURA, UM POVO BELO, INVEJÁVEL DE HONESTIDADE E INTELIGÊNCIA.
NÃO É VERDADE QUE A IMPRENSA DAQUI DISCRIMINA A BAHIA, OU O NORTE, OU NORDESTE.
AO CONTRÁRIO. DIVULGA DIA E NOITE AS RIQUEZAS DESSAS REGIÕES EM FLORESTAS, MINÉRIOS, BIODIVERSIDADES, QUADRILÁTERO FERRO, USIMINAS, VALE, UM UNIVERSO DE TURISMO.
O QUE NÃO PRESTA AÍ, REPITO, SÃO POLÍTICOS ESPOLIADORES, PROSSEGUIDORES DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, OLIGARCAS COMO SARNEI, RENANS, CLÃ ACM, BARBALHOS, JUCÁS, SEVERINOS, GENTE METIDA EM CRIMES DE TODA A ORDEM DE BAIXO EM CIMA. INVASORES DE TERRAS E FLORESTAS SIM.
ESSA DEMARCAÇÃO DE RORAIMA TEM NOME SIM. OLIGARQUIA DAQUELA REGIÃO, INTERESSADA NA EXPLORAÇÃO DE LATIFÚNDIOS, QUE, SUPOSTAMENTE, FICARIAM COM DETERMINADAS FAMÍLIAS. REPITO, FAMÍLIAS OU COMUNIDADES, PORQUE DE ÍNDIO, LÁ NÃO TEM MAIS NADA. O PRÓPRIO GOVERNO RORAIMA JÁ DISSE NA MÍDIA QUE NÃO HÁ UMA PESSOA ANALFABETA NA ÁREA ALMEJADA PARA DEMARCAÇÃO.
ORA, QUE ÍNDIOS SÃO ESSES ?
E A SEGURANÇA NACIONAL ? ONDE FICA ? O SR. SABE QUE O DITADOR CHAVES ESTÁ DE OLHO EM RORAIMA ?
COMPROU MAIS DE CEM AVIÕES DE GUERRA, DEZENAS DE TANQUES, HELICÓPTEROS, 200 MIL FUZIS ? TUDO RECENTE, DA RÚSSIA ? E O BRASIL, ONDE FICA ?
MAIS. TEM AS MÃOS SIM, DESSE LULA, PT, PMDB.
15 opiniões
avalie fechar
ale ale (4) 02/05/2008 05h35
ale ale (4) 02/05/2008 05h35
Bom, sobre a questão da ' falta de soberania' que o Brasil teria com relação a demarcação das terras indígenas Raposa Serra do Sol, como disse o General Augusto Heleno, com todo o respeito, ele deveria visitar o Porta-Aviões estadunidense e também exigir que o comandante dessa canoa, fale sobre as armas que tem, e que possivelmente poderiam infringir nossa constituição. O Ministro da Justiça no programa da Band,Canal Livre disse que em território brasileiro o Ministério entra quando e onde quer. Então vai aí uma dica: que ambos visitem o George Washington. Resumo da ópera: afirmar isso ou aquilo contra índios é fácil. Quero ver a tal soberania ali com os norte-americanos. 24 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 15h52
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 15h52
Toda a pessoa tem direito a sonhos desde que não passe por cima do direito dos outros, mas parece que tem gente que não considera os índios como gente. É O CAOS FILOSÓFICO, CULTURAL, SOCIAL, GERADO PELA PREPOTÊNCIA E FALTA DE RESPEITO.Uma mentalidade injusta dos que mantém a mesma idéia de hegemonia e imposição sobre as populações autóctenes, coisa que vem da idade média... 26 opiniões
avalie fechar
Marcelo do Prado Pereira (2) 30/04/2008 14h55
Marcelo do Prado Pereira (2) 30/04/2008 14h55
É um erro enorme a demarcação da Reserve Raposa Serra do Sol. Nossos índios precisam é ser integrados e não apartados ! Eles precisam de amparo para ter educação, saúde, renda e condições de competir no mercado de trabalho. Se existe alguém neste país que precisa de cotas raciais, é o indígena. Sao eles o mais excluídos dentre o povo brasileiro. No mais, acho extremamente pertinente a posição do General Heleno, porém faço uma crítica ao exército por também não fazer um esforço maior para a ocupação do Norte do país. Pergunte a um militar se ele deseja morar com a família na Amazônia. A resposta com certeza será não ! Não os culpo, já que temos que desenvolver aquela região para que ela se torne mais atrativa para profissionais de diversas áreas. As empresas deveriam receber todas os incentivos possíveis para se mudarem para o Norte do país, só assim vamos realmente desenvolver e ocupar adequadamente a Amazônia, retirando a impressão de que alí é terra de ninguém, corredor de tráfico, garimpo ilegal, etc... No mais, acho uma inverdade atacar imprensa, políticos e autoridades do Sudeste com relação a discriminação dos povos do Norte e Nordeste. É preciso lembrar que a maioria populacional encontra-se nesta região, com maior poder econômico porque, como disse, o incentivo para as mesmas se deslocarem para o Norte não é atrativo o suficiente. Para finalizar, antes de ser do Sudeste, branco, preto, mulato, azul, roxo, eu sou BRASILEIRO e AMO O MEU PAÍS ! BRASIL ACIMA DE TUDO ! 25 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 30/04/2008 12h12
Humberto Alves de Souza (134) 30/04/2008 12h12
Sr. Luis Dias! O Sr. esqueceu que o PT é uma partido do Sudeste.
De onde vem os maiores sofismas contra a Região Norte, se não é da imprensa do Sudeste. Posso citar a Rede Globo que chama os madeireiros de bandidos e não tem um dia sequer que ela não faça uma reportagem instigando a perseguição aos trabalhadores da Região Norte, a Folha de São Paulo, o jornal O Estado de São Paulo etc. etc.
Toda campanha contra a integração nacional parte da imprensa do Sudeste que não querem o desenvolvimento do resto do Brasil.
Concordo com o que o Sr. falou, menos em relação ao Nordeste que é vítima de uma campanha difamatória da imprensa do Sudeste que querem estereotipar o nordestino como preguiçoso, a Região como só tendo miseráveis e passa fome.
Essa imprensa do Sudeste que abrange todo território nacional é de uma perversidade sem limites.
35 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 30/04/2008 09h05
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 30/04/2008 09h05
TODO EXCESSO , deve ser reprimido, e louvado seja o senhor por conceder a JUSTIÇA no stf, AS PESSOAS EM DE TER DIREITO AO SONHOS, ninguém pode arranca las de casa, simplesmente para fazer bonito para gringo ver, nós temos que ter personalidade, chega de violência, contra os brasileiros que vivem na região amazonica, todo mundo aqui é suspeito, todo mundo é bandido, e bonzinho é o zé dirceu, o pessoal que matou o prefeito CELSO DANIEL, esses são os bonzinhos 27 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 30/04/2008 06h35
luiz dias (418) 30/04/2008 06h35
RAPOSA DO SOL. A MENTIRA DE LULA AO POVO.
COMO DISSERA O EXÉRCITO, ISTO REPRESENTA O MAIOR PERIGO À SEGURANÇA NACIONAL. PORQUE A ÁREA É MAIOR QUE MUITOS PAÍSES DO MUNDO. PORQUE ESTÁ AO LADO DE UM DITADOR. PORQUE DE ÍNDIO LÁ NÃO TEM NADA. SÃO COMUNIDADES, PEQUENOS VILAREJOS CHAMADOS DE TRIBOS POR TRADIÇÃO. PORQUE LÁ ESTÁ RESERVAS FLORESTAIS DE MADEIRAS NOBRES, MINÉRIOS, BIODIVERSIDADES JAMAIS VISTAS NO MUNDO. PORQUE LÁ SE APORTAM NARCOTRAFICANTES PARA ENTRADA NO BRASIL OU PASSAGEM PARA VENEZUELA, ETC. PORQUE EM TESE, DEMARCADO, O EXÉRCITO NÃO ENTRARIA, ETC. PORQUE ESTÁ AO LADO DE UM DITADOR, CHAVES, QUE ACABOU DE COMPRAR MAIS DE CEM AVIÕES DE GUERRA, CAÇAS, HELICÓPTEROS, 200 MIL FUZIS HK, 2 SUBMARINOS, DEZENAS DE TANQUES , ETC, TUDO EM PODER DO DITADOR QUE TEM PRETENSÕES CLARAS DE INVADIR TERRAS VIZINHAS E A RAPOSA SERIA UM DOCE PARA ELE.
PORTANTO, É MENTIRA QUE ESTA DEMARCAÇÃO OBJETIVA-SE A AMPARAR ÍNDIO. ISTO TEM INTERESSE, COM CERTEZA, DE OLIGARQUIAS DE POLÍTICOS DO NORTE, NORDESTE, DESTES ALIADOS DO LULA. COMO ?
LATIFÚNDIOS PARA SENADORES, DEPUTADOS, E OUTROS AMIGOS DO LULA, NA EFETIVAÇÃO DO GADO, DA SOJA, DA CANA, DA EXPLORAÇÃO DEGRADATÓRIA, ETC. ISTO TEM DEDO DOS JUCÁS, SARNEIS, BARBALHOS, O SENADOR DO NORTE DOS 27 MIL BOIS, DESSA GENTE TODA. PTZADA, PMDBZADA, NUM SÓ CONSÓRCIO DE DIVIDIR O BRASIL EM TERRAS, PODER E ATÉ RAÇAS E ETNIAS.
É O FIM.
VAMOS LÁ EXÉRCITO BRASILEIRO. NÃO ESMOREÇAM. FALEM A VERDADE AO POVO BRASILEIRO.
26 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1815) 27/04/2008 18h37
Carlos Lobitsky (1815) 27/04/2008 18h37
O importante neste conflito, é sempre o entendimento.
Os indios tem toda a razão, independente do tamanho da terra reconhecida pelo governo ou pelo povo brasileiro.
Todos de fato achamos que a demarcação continua é muitissimo grande.
Acredito que o correto é o equivalente a 100 alqueires paulista para cada 10 indios, oque já daria pela população que lá existe no maximo 2% de toda a terra doada pelo governo.
É de fato muitissima terra.
Quanto ao desmatamento para a agricultura, o correto ainda é o manejo tem que haver a sobrevivência da mata é necessario.
Agóra aceitar a politica indigenista de outras nações na nossa é equivoco, temos sim que reconhecer e devolver as terras, estrutura e condições aos indios pois eles são tão ou mais brasileiros que qualquer um de nós.
Entendimento todos possuimos.
Vamos achar.
Conflitos sempre demonstram quebra de interesse de alguem, e no caso o poder economico, seja de poucos, seja de muitos, mas esta evidente que tem.
Por isto o cuidado, na reestruturação de terras indigenas, lá há grandes riquezas minerais.
Gosto de LULA, e do PT, acredito, no bom senso.
236 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 26/04/2008 19h45
Humberto Alves de Souza (134) 26/04/2008 19h45
Errata: caboclo ao invés de cabloco. Erro de digitação. 35 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h35
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h35
Estabelecer a área contínua para a reserva Raposa/Serra do Sol corresponde, na prática, a abrir mão da soberania sobre um pedaço do território brasileiro. Os rizicultores serão expulsos de lá. E as ONGs? Também vão? Deixarão de usar o então ex-território brasileiro, entregue às ditas "nações indígenas", para produzir a sua droga ideológica?
a retirada dos não-índios do que se chama "reserva" está dependendo, agora, da Jutiça. Que importância tem produzir arroz? O negócio é produzir fotografias para correr o mundo.
As fotos que chegam dos "índios" da reserva dão conta de povos já aculturados, dependentes, hoje, da agricultura da região. Sem ela, consolidam-se o cultivo ilegal, a mineração clandestina, o corte indiscriminado de árvores. Tire-se da equação o onguismo do miolo mole e os picaretas interessados em que a reserva se transforme numa terra de ninguém, e a solução aparece. Em suma: mande-se para Roraima uma Organização Governamental e se tirem de lá as ONGs, quase todas estrangeiras.
14 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h29
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h29
A reserva de Raposa/Serra do Sol tem, aproximadamente, 90 mil km². É quase do tamanho de Santa Catarina, com 95.346,181 km², ou de um país como Portugal, com 92.391 km². Pois bem: no estado do Sul do Brasil, há perto de 6 milhões de habitantes. Na Terrinha, os irmãos somam 11 milhões. Na Raposa/Serra do Sol, os companheiros índios são, no máximo, 15 mil. Serão os maiores proprietários do planeta.
"Oh, lá vai Reinaldo misturando tudo... E desde quando se comparam índios com uma população não-índia, que tem outra cultura, outros hábitos, sei lá o quê?..." Aqueles índios que lá estão já não vivem isolados há muito tempo. Ao contrário: dependem das ações do estado brasileiro para sobreviver. Dependem também da atividade econômica que instalada ali. Se ela for eliminada, jamais recuperarão os hábitos originais, que só existem na cabeça de alguns antropólogos da Funai.
Um pedaço do território brasileiro estará sendo entregue à selvageria, sim - mas não aos bons selvagens idealizados pelo onguismo do miolo mole ou falsificados pelo onguismo picareta, a serviço sabe-se lá de quem. A economia paralela vai-se instalar na região, já que o estado brasileiro não dispõe de recursos e de homens para garantir que, afinal, aquilo tudo será preservado como um verdadeiro paraíso indígena.
Cadê os índios? Cadê aquela gente? O que eles querem? Quais são os seus anseios? Os que vão expulsar os "não-índios" de lá pretendem viver de quê?
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 26/04/2008 11h57
Gamarra R (114) 26/04/2008 11h57
A população deveria prestar atenção no que lêem, como diz o Governador de MT, em defender o direito ao desmatamento, desde que não ilegal. É fato, é Lei. Para os leigos é só ler a Medida Provisória 2166 de 24 de Agosto de 2001, onde:
Art. 16. As florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
I - oitenta por cento, na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal;
II - trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em área de cerrado localizado na Amazônia Legal. Ou seja, é direito por Lei desmatar 20% de área de floresta e 65% de área de cerrado.
Então que se cumpra a Lei e que se puna quem desmata de forma ilegal, mas que se mantenha direito de desmatar.
7 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 26/04/2008 08h19
Humberto Alves de Souza (134) 26/04/2008 08h19
O grande historiador, escritor e sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, nos diz em seu livro Casa Grande e Senzala que os portugueses escorregavam da prancha das naus e já caíam nos braços das indígenas. Isso foi o início da formação do povo brasileiro, depois veio a contribuiçao dos negros, alemães, espanhóis, italianos, árabes, japoneses etc.
Vamos relembrar um pouco de história do Brasil.
Branco+índio=cabloco
branco+negro=mulato
índio+negro=cafuso ou mameluco
Por isso o Brasil é chamdo de "a nação cabloca" por causa da miscigenação entre as diversas etnias. Esta é a alma brasileira: de integração, aculturação e de paz.
Agora vem uns gringos de ONGs internacionais querendo promover o etno-separatismo entre os brasileiros, com objetivo de fragmentar o território brasileiro.
35 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 25/04/2008 20h46
Saulo Mundim Lenza (679) 25/04/2008 20h46
Os índios do Brasil simplesmente foram eliminados pelos seringueiros, garimpeiros, grileiros, madereiros, religiosos de todas as religiões, ONG's, politicos principalmente, e outros interessados que tais. 36 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 25/04/2008 13h08
Humberto Alves de Souza (134) 25/04/2008 13h08
Já dizia o grande educador e escritor pernambucano e brasileiro Paulo Freire: Os portugueses escorregavam da prancha da nau e caíam direto nos braços das índias, o mesmo aconteceu com as escravas negras que os senhores de engenho tinham como concubinas.
Isto resultou na formação da raça brasileira que mais tarde recebeu a contribuição de alemães, espanhóis, italianos, árabes etc.etc.
Quem é o correspondente brasileiro do General Custer? Ninguém!
35 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 49 50 51 52 53 54 55 56 57 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página