Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Próximos
Comentários dos leitores
Wagner Krohling (1) 20/04/2008 18h32
Wagner Krohling (1) 20/04/2008 18h32
VILA VELHA / ES
O General Heleno merece os parabéns por ter reaberto as discussões na sociedade brasileira sobre a realidade da política indianista nacional, quena minha opinião é um fracasso.
At.
Wagner Krohling, 35 anos, Brasileiro, casado, pai de 03 filhos, não filiado a nenhum partido político e empregado do setor privado.
6 opiniões
avalie fechar
CARLOS PERUFFO (12) 20/04/2008 18h29
CARLOS PERUFFO (12) 20/04/2008 18h29
O General está correto quando diz que a demarcação áreas imensas em nossa fronteiras nos deixa fragilizados como nação. É o prmeiro passo para que num futuro próximo, com apôio da ONU, estas áreas venham ser internacionalizada com o pretexto de "proteger os nativos que lá habitarm". Por outro lado, as plantações de arroz são uma ameaça real e com certeza vão transformar aquela região num cenário muito próximo ao atual Mato Grosso. Imensas áreas devastadas e poluídas com agrotóxico. Uma tristeza !!!. O governo deveria incentivar a exploração vegetal. Onde se retira uma árvore adulta, a natureza muito pródiga faz crescer 10 outras no mesmo local. A unica ameaça à floresta é o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio. 4 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h26
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h26
Há poucos dias vi num jornal uma publicação sobre a sogra do governador do Ceará e não vi este mesmo jornal comentar sobre os desvios do amigão do Tasso Jereissati no Ceará e o no Rio Grande do Norte; mostra a relação incestuosa entre a UnB e a Finatec, não mostra que a justiça bloqueou os bens do prefeito tucano de Canoas, não mostra que o Alkimim licitou pagou R$ 417 milhões para fundações sem licitação, inclusive a Finatec. Pergunto então: Se não é, de fato, cobrir apenas as irregularidades do governo por que dá mais audiência, então, qual o critério?

É por essas e outras que mostro a minha preocupação aqui, pois prefiro o PT no governo federal sendo investigado pela PF, oposição e a mídia, do que os tucanos deitando e rolando como se nada tivesse acontecendo. Tanto é verdade que é só observarmos as "trossentas" CPIs abafadas no governo FHC e as quase 80 no governo de São Paulo, inclusive esta ultima, envolvendo os cartões corporativos do SerraCard.

Um forte abraço a todos,
Pascoal Rabelo
Salvador - BA.
36 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h25
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h25
Baseado nisto, achei hilário o comentário de um colega que me disse que a Mídia só se interessa em publicar as irregularidades do governo, isto é, da situação e não da oposição, seja qual for o partido, pois, dá mais ibope, mais audiência. Se isso fosse verdade, por que Mídia esqueceu os maus feitos do governo Serra e enterraram de vez as contas suspeitas dos gastos com os cartões corporativos do governo de São Paulo? O governo tucano de São Paulo é situação no momento e não oposição. Portanto, desqualifica totalmente esta argumentação.

Outro dado interessante é perceber que o estado do Rio Grande do Sul parece não pertencer a unidade da federação. As noticias da CPI do Detran, instalada no governo gaúcho e tucano da Yêda (PSDB/RS) não estão disponíveis aqui na Folha, na revista Veja, nem nos jornais da rede Globo, bem como, em nenhum novo "paladino da moral e da ética". Estes novos baluartes da ética, que se intitulam a quarta coluna de sustentação da democracia, parecem não ter interesse para as noticias dos escândalos do governo tucano gaúcho. Porque não?

(continua)
49 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h25
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h25
Já quando foi o caseiro quem teve suas contas devassadas ou as do FHC, divulgadas pela mídia, quase que a República cai. Ninguém quis investigar, sequer questionaram o deposito na conta do caseiro. No dossiê do Serra queriam saber, apenas, de onde veio o dinheiro e nenhum interesse nas informações contidas no dossiê. O que evidencia ou fica claro e cristalino neste fato é que para a Mídia e alguns aqui somente os assuntos que podem ou venham a comprometer o atual governo e o PT é o que interessa. Mais nada.

Quanto à divulgação do dossiê ou dados secretos das contas tipo B para a revista Veja, o Fouto e mais alguns endossam, de forma consistente e sensata, que a constituição faculta aos senadores e deputados omitir as suas fontes. Concordo, mas, quando esta mesma Ordem protege o governo federal da divulgação pública dos seus gastos, a sensatez do Fouto e dos seus seguidores passam a ser "relativa".

(continua)
36 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h24
Pascoal Rabelo (612) 20/04/2008 17h24
Uma das anarquias mais absurdas, propostas pelo DEM e endossadas neste espaço, foi ler aqui algumas pessoas dando razão à insubordinação do general Heleno com o chefe das forças armadas, constituída na pessoa do presidente da república. Apoiar os lodos do DEM (a ARENA de pijamas), além de inconstitucional, denota de muita insensatez ou desespero de causa, pois esquecem estes "comentaristas" que o próprio Castelo Branco, costumava referir-se às "vivandeiras de quartéis", políticos da "sinistrose" que apregoavam golpes bajulando os militares. Nos quartéis os militares se deleitavam com estes bajuladores, embora na oficialidade, existisse um discreto, porém sólido, desprezo por essas "vivandeiras". Quanto desatino!

Observe outras inconsistências:
Existem aqueles que pregam a indisciplina ou a anarquia ao ordenamento jurídico, mas, apenas, quando a Ordem está do lado ou protege o presidente Lula. Estes acham um equivoco ou uma armação o presidente ter suas contas sob sigilo. Ninguém, em absoluto, tanto na oposição quanto na grande mídia, se pronunciaram da inconstitucionalidade em divulgar os gastos do presidente Lula. Querem por que querem e pronto. Nesta hora, querem que rasguem a constituição.

(continua)
36 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 20/04/2008 14h16
Saulo Mundim Lenza (679) 20/04/2008 14h16
Prezado Sr Marcos Muniz, o que o Brasil menos precisa no momento é de politicos.
Já temos politicoa de-mais, e o que é pior: incompetentes, corruptos, venais e iletrados.

O país precisa muito sim, - de pessoas com opiniões-corerentes, exequiveis, cordatas, inteligentes e não preconceituosas.
Não sou contra sua opinião, pois minha formação ensinou-me a respeitar todas as correntes de pensamento.
Pretendo apenas registrar meu pensamento sobre o assunto que esta sendo objeto de opiniões.
Obrigado.
49 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (328) 20/04/2008 13h55
Helio Figueirdo (328) 20/04/2008 13h55
SERGIO CARNEIRO- Concordo com você que o General Heleno não cometeu um ato de indisciplina. Mas seu comportamento estava sendo inadequado. Como ocorreria em qualquer organização, em casos semelhantes, seu superior hierarquico chamou-lhe a atenção para o fato de que sua conduta estava prejudicando o clima organizacional. Por exemplo, por mais que um funcionário esteja coberto de razão, não lhe compete ficar pelos corredores comentando a incompetência dos seus colegas. Há canais e formas adequadas de apontar os problemas a quem compete saná-los. O problema havido com o General Heleno não se deve ao conteúdo de seu discurso, mas à forma espalhafatosa como o fez e a exploração que parte da mídia e as vivandeiras de sempre, louquinhas por criar uma artificial crise institucional-militar, começaram a fazer disto. Por certo o Ministro Jobim recomendou-lhe que se aquietasse porque estava servindo de bucha de canhão para que os "sem voto" alimentassem uma irreal expectativa de chegar ao poder por um rompimento da ordem institucional e do Estado de Direito. 24 opiniões
avalie fechar
Ernesto Lancia Caldas (92) 20/04/2008 13h27
Ernesto Lancia Caldas (92) 20/04/2008 13h27
Stédile desacatou Lula abertamente, chamando seu governo de "sem-vergonha". Ele sabe bem o que fala, é cria petista. Não teve um Lulista/Petista sequer para defender seu "caudilho iluminado".
Não precisamos das FARCs, Temos o MST, a Fetagri e outros movimentos terroristas criados sob os auspícios do PT e patrocinados pelo Inércio e seu governicho. Concordo que o PT nunca atacou a corrupção, pelo contrário, a institucionalizou e a pratica como "nunca antes neste país". Concordo que peixes pequenos caíram nas malhas da PF, mas, os grandes, patrocinados pelo PT, Vejamos: Dirceu, Genuíno, Palocci, Duda, Delúbio, Renan, Severino, Gautama, Mendes Junior e afins; a lista é enorme, estão ao menos sendo investigados? Com que disposição? O PT nunca caçou marajás, é verdade concordo, apenas tornou-se um ávido utilizador dos meios. Vejamos: Cartões corporativos, despesas "sigilosas", remessas ilegais, dólares não declarados, licitações irregulares, cuecas, compras de dossiês, a lista também é enorme. Concordo que o que falta neste país são leis que sejam cumpridas pelo inepto congresso, afinal, mensalão e Valérioduto também são crias PeTista. Por fim, concordo que o PT sempre se aliou a ONGs sérias. Vejamos: As ligadas a Idelí e Berzoine? Sob fortes suspeitas de desvio de dinheiro publico?
E nós "golpistas e reacionários" é que somos desinformados.
PS: Perdoem-me os Petistas/Lulistas. O Valerioduto foi cria de Tucano, o PT apenas a aperfeiçoou e a levou para a esfera federal.
27 opiniões
avalie fechar
Marcos Muniz (145) 20/04/2008 12h43
Marcos Muniz (145) 20/04/2008 12h43
O que é um militar?um simples funcionario publico q tem seus superiores e tem q receber e executar as ordens ,ta achando ruim entrega a farda,.e se candidata a outro cargo por ex. politico!agora o que nao dá é;.palpite na qualidade ..q se encontra ....tenha paciencia seu gen... 48 opiniões
avalie fechar
Jaaziel Ferelli (69) 20/04/2008 12h21
Jaaziel Ferelli (69) 20/04/2008 12h21
Quem pesquisar um pouco mais, descobrirá que o currículo do General Heleno lhe daria cacife de sobra para ser um excelente, respeitado e atuante presidente da república. Portanto, senhores cidadãos brasileiros, porque não tiramos nesse momento o foco dos principais nomes presidenciáveis da atualidade, tanto do governo como da oposição, e busquemos valorizar pessoas que construiram uma carreira solida e digna através do seu esforço, dedicação e disciplina. Verão que temos no país, a exemplo do general Heleno, muitos exemplares, tais como o próprio vice presidente José Alencar, o ministro Nelson Jobim, o empresário Antônio Ermírio de Morais, e muitos outros a título de bons exemplos. 14 opiniões
avalie fechar
FRANCISCO COSTA (47) 20/04/2008 10h41
FRANCISCO COSTA (47) 20/04/2008 10h41
Até que enfim um militar apareceu para mostrar ao povo Brasileiro que apesar das FFAA estarem quase sucateadas a propositos, os Militares estão vigilantes por mais que crítiquem os comentários do
Comandante Heleno, o mesmo o fez em uma aula
não afrontou seu comandante em chefe pois se prontificou a colaborar com as entidades Brasileiras que trabalham com os Indios inclusive o Exercito Brasileiro por motivos desconhecidos não foi convidado por seu comandante em chefe para participar dessa demarcação dias atraz o Ministro da defesa Nelson Jobim e o Ministro Mangabera Unger
estiveram na região e não permitiram a presença de um comandante militar da região a uma dessa aldeias qual seria o motivo?
Quem está afrontando o comandante em chefe é o João Pedro Stedile com suas aberrações se essa corja se diz trabalhadores sem terra o que tem haver invadir bancos,praças de pedágio trilhos de trem invadem propriedades particulares poem fogo matam boi contra essas aberrações não se ver manifestações contrárias apenas os prejudicados, da mesma forma que o presidente Lula manda a Polícia Federal e a Força Nacional para expulsar esses baderneiros desses locais como está fazendo
com os Brasileiros não indios de Roraima o que não é possivel entender por quer não expulsar da região esssas ONG`S piratas por essa razão o comandante HELENO falou por todos os Brasileiros de BEM como dizem é do povo que emana o poder
5 opiniões
avalie fechar
Takanori Murata Hashimoto (7) 20/04/2008 09h25
Takanori Murata Hashimoto (7) 20/04/2008 09h25
Bom dia. Alguém ja leu isso? Blog do silva. Vejam que é interessante.
19/04/2008 18:48
REVISTA ISTO É INDEPENDENTE-ABIN DESMENTE O GOVERNO

EM ASSENTAMENTO EM RONDÔNIA MILITANTES TREINAM COM ARMAS EXCLUSIVAS DAS FORÇAS ARMADAS
A ABIN afirma que o Brasil tem guerrilha. Isso comprova o que a reportagem de ISTOÉ em sua edição de 26 de março deste ano, denunciou: homens estão sendo treinados no País para desfechar a luta armada. Agem sob o manto da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma organização radical de extrema-esquerda que adotou a "violência revolucionária" como estratégia para chegar ao poder. Com a omissão das autoridades federais brasileiras(leia-se o presidente Lula) e o silêncio do resto do Brasil, esse grupo domina mais de 500 mil hectares de terra, espalhados por três Estados, em 20 acampamentos de sem-terras. As fotografias dos guerrilheiros com os rostos encobertos em pleno treinamento militar com fuzis FAL, de uso exclusivo das Forças Armadas, fazem parte de um relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o governo federal. A data do registro das imagens é mantida em sigilo por uma questão de segurança.
4 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1815) 20/04/2008 09h08
Carlos Lobitsky (1815) 20/04/2008 09h08
Bom dia aos srs.moderadores e aos presentes, e aos que virão.
Não entendo certos comentaristas.
Sempre jogando contra o PT, todo e qualquer problema de terra.
ANTES DO PT, EXISTIA PROBLEMAS DE TERRA.
ANTES DO LULA NASCER, EXISTIA PROBLEMAS DE TERRA.
FARC É ATO SIM DO PSDB/DEM.
A tatica de Guerrilha que usam, ai sim, contra o PT, é impressionante.
Sempre culpar o PT.
Acredito que estas pessoas que tentam sempre culpar o PT em tudo, o fazem não por malidicencia, e sim por desinformação.
O PT, é um partido eminentemente social.
Nasceu em meio as dificuldades do povo.
E de seus anseios.
O PT, nunca fez campanha contra "MARAJAS", mas sempre os buscou eliminar.
O PT, nunca fez campanha contra "CORRUPÇÃO", mas esta atacando-a como nunca.
Oque não falta são operações de repressão e prisão.
Oque falta são leis deste CONGRESSO INEPTO, para manter estes CORRUPTOS E CORRUPTORES PRESOS.
O PT, é um partido que sempre se aliou a ONGs sérias, a Igreja Católica, e a todas as Igrejas do Brasil.
Porque?
Simples,
Como alcançar os mais póbres e miseraveis?
Facil, tambem pelas Igrejas e pelas Ongs.
Diziam que havia roubo nas Ongs.
Não provaram, mas incitaram contra, acharam na Ong deles, da Da.Ruth, bem, a imprensa achou, porque eles PSDB/DEM não falam nada de nada.
O General cumpriu e cumpre o papel de General, ele pode sim discordar, é próprio de um comandante, oque ele não póde é se insurgir.
A LEI, é boa, a demarcação é interessante.
Vamos sim achar o meio termo.
PT
197 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 20/04/2008 08h38
luiz dias (418) 20/04/2008 08h38
PRIMEIRO ESSE LULA E SEU BANDO DE 14 SUPOSTOS PARTIDOS, DE OLIGARCAS, DEVERIAM EXPLICAR AOS MILITARES DAS 3 ARMAS, MARINHA, AERONÁUTICA E EXÉRCITO, POR QUAL RAZÃO, ANOS E ANOS, OS SOLDOS DESSES HOMENS ESTÃO SEM QUALQUER REAJUSTE, NEM PELA INFLAÇÃO.
HOJE, UM GENERAL TEM UM SALÁRIO, MENOS DA METADE DE UM PROMOTOR OU JUIZ EM INÍCIO DE CARREIRA, GAROTOS RECÉM SAÍDOS DE FACULDADES.
DEDICAM-SE 24 HORAS POR DIA À PÁTRIA, AO´PAÍS.
DÉCADAS, TRABALHAM COM ARMAMENTO, SUCATEADOS QUE NEM FERRO VELHO ACEITA MAIS.
HOJE O BRASIL NÃO TERIA CONDIÇÕES DE ENFRENTAR NEM OS DESCAMISADOS DO EVO MORALES, BOLÍVIA.
CHAVES ENTÃO, NEM PENSAR. ESTE ACABOU DE COMPRAR CEM AVIÕES DE GUERRA, MAIS DE CEM TANQUES, 200 MIL FUZIS, DOIS SUBMARINOS DE GUERRA, TODOS DA RÚSSIA. A FOLHA DIVULGOU ISTO, ALIÁS, O MUNDO SABE DISSO.
E O BRASIL ?
AGORA ESTE GOVERNO COVARDE VEM A PÚBLICO E CANCELA O REAJUSTE DOS SOLDOS DOS MILITARES, ACERTADO RECENTEMENTE, JUSTIFICANDO-SE DECORRÊNCIA DO CONFLITO COM EXÉRCIO.
ENTENDO QUE O CONFRONTO ESTÁ ARMADO OU NÃO ?
ALIÁS, PASSOU DA HORA DE ALGUÉM, FORÇAS ARMADAS, INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE VERDADE, ACABAR COM ESTA FARRA DO LULA, DO SEU CONSÓRCIO DE PARTIDOS QUE A CADA DIA MAIS, JOGA O BRASIL DO MAR DE CORRUPÇÃO, COM ANUÊNCIA DO MAIOR ALIADO, CONGRESSO NACIONAL, DEPUTADOS E SENADORES QUE NADA FAZEM PARA DEBELAR ESTA SITUAÇÃO, ALIÁS, CONTRIBUI, ESTA SEMANA, AUMENTANDO INDIRETAMENTE SEUS SALÁRIOS, DE GABINETE DE 50 PARA 60 MIL.
VERGONHOSO. EXÉRCIO, AVANTE SEM MEDO.
14 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (289) 20/04/2008 06h42
sérgio carneiro (289) 20/04/2008 06h42
Ou carreira militar ou Lobotomia.

"Compete privativamente ao Presidente da República: Exercer o comando supremo das Forças Armadas... " (Constituição Democrática). Em muitos países esta e a regra básica e no Brasil este texto tem um outro caráter que seria de evitar um novo golpe militar. Nesta mesma "democrática" Constituição determina que todos tem direito de livre expressão, sendo vedado o anonimato.
Porque então um General devera dar explicações sobre suas opiniões?. Sera que por ser um General deixou de ser brasileiro e nossa Constituição não pode ser aplicada?. Onde foi ferida a disciplina e a hierarquia neste caso? Se de um lado temos um General que trabalha, conhece a região e convive com seus problemas do outro temos nosso "iluminado" que nem mesmo durante sua campanha passou por perto, mas por ser o "comandante supremo" das Forças Armadas nosso "Lula Chaves" pede esclarecimento.

Tenho um conselho para o nosso "iluminado". Quando escolher qualquer militar para assumir algum cargo ou o comando de uma região importante, exija que este seja lobotomizado, talvez assim possa exercer o seu "comando supremo" com mais tranqüilidade.
27 opiniões
avalie fechar
EDUARDO COSTA (27) 20/04/2008 05h02
EDUARDO COSTA (27) 20/04/2008 05h02
Toda essa polemica eh muito boa para os Brasileiros participarem mais de discussoes nacionais. 5 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 20h23
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 20h23
RUY DE OLIVEIRA SOUZA - Agradeço seu incentivo e apoio. Embora este espaço seja democrático o bastante para publicar até os mais estapafúrdios comentários, seus autores devem estar cientes que não poderão dar-se ao luxo do melindre quando forem contestados. Você citou o caso de um comentário que tratou do custo da festa de casamento da filha da Dilma. Alguém que assina seus comentários sob o nome de Marcelo Spencer de Paula afirmou que a tal festa estava orçada, segundo fontes oficiosas, em 200 milhões e que esta despesa seria paga pelo Lula ("ébrio-presidente" nas palavras dele), como presente de casamento, com recursos do erário público. Pergunto a você, Ruy: quem em pleno gozo de suas faculdades mentais faria um post com este conteúdo??? Perdi a paciência ante esta afronta a nossa inteligência e repliquei perguntando a ele se havia surtado e recomendei que buscasse ajuda médica especializada. Alguém que se diz +Brasil Brasil imediatamente endereçou-me comentário dizendo que meus comentários nunca tinham argumentos e só visavam ofender as pessoas. Disse ainda que eu havia chamado o Spencer de louco, mas que o louco era eu. Veja bem Ruy, o Spencer escreve que uma festa de casamento custaria 200 milhões e seria paga pelo Lula, mas o louco é quem o contesta estas "tão ponderadas" afirmações!!! Vi também que que o +Brasil Brasil tem criticado os seus comentários. Continue a discutir os assuntos em pauta com seu habitual brilhantismo e deixe-o falando sozinho. 60 opiniões
avalie fechar
Hamilton Magalhaes (17) 19/04/2008 20h22
Hamilton Magalhaes (17) 19/04/2008 20h22
Vamos parar de desviar o assunto e falar o que não interessa. Se existe lei autorizando esse absurdo, que se revogue imediatamente.
Em muito ultrapassa as barreiras do bom senso, a possibilidade de se permitir uma reserva indígena em área de fronteira. Ainda mais com estrangeiros circulando livremente dentro delas, enquanto que, brasileiros comuns estão proibidos. Ora, se a constituição é soberanda, que essa propriedade privada indígena também seja tutelada pela lei maior a que todos estamos sujeitos. Ainda agora este jornal publica que o Ministério da Justiça quer restringir a exploração mineral dentro dessas terras. E porque não para todas? Porque só os indigenas começam a gozar de determinados privilégios? Basta vermos os rostos de alguns que se apresentam como tal, devidamente fantasiados com cocares e pinturas sobre os corpos que, imediatamente identificamos os rostos tão comuns em nossas cidades. O indio está entre nós. Está como o negro e o colonizador, miscigenado na raça brasileira. Isso que andam propagando por ai é uma verdadeira peça de ficção e só interessa a interesses escusos.
Infelizmente teve que um general aparecer para dizer a verdade que muitos não querem ouvir. Mas seria melhor os senhores darem uma olhada na resolução da ONU que pretende autonomia para as terras indígenas, transformando-as em Estados independêntes. Por isso o genenal Heleno falou que isto aqui se transformará num Kosovo. Os EUA e Canadá negaram-se a assinar tal carta da ONU.Mas nós...
4 opiniões
avalie fechar
Francisco Moreira Guedis (8) 19/04/2008 19h31
Francisco Moreira Guedis (8) 19/04/2008 19h31
Se essa moda pega virá bagunça Lula tem razão esse generalzinho tem que falar e de suas ações não fazer critícas ao seu Comandante Maior se em outro País esse ia para na cadéia,Lula não deixe esses militares ganhar força se não eles tem apoio dos PSDB, E DEM são todos facistas o povo estar com contra tudo contra esses Militares....viva lula .. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página