Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 45 46 47 48 49 50 51 52 53 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Fouto Dias (3063) 10/05/2008 18h49
Antonio Fouto Dias (3063) 10/05/2008 18h49
Caro Pedro Negreiros de Andrade 18/05 - 06h04, e
Caro Leonardo S. 10/05 - 11h03
Os senhores colocaram muito bem vossas opiniões antropológicas, em relação aos indíginas, entretanto, foi perguntado a eles o que queriam como forma de vida, assim como onde preferiam viver?
Tentar simplesmente se basear na evolução e não respeitar as características de sua origem, pode ser superficial e conveniente, para quem quer impor novas formas de comportamento, mas para quem tem sua forma de vida estabelecida por séculos e quer manter suas orígens, quaisquer interferências, pode ser prejudicial a um povo.
Inclusive, dentro do que estou registrando, recentemente estamos vendo manifestações de indígenas querendo preservar os seus costumes e retoronando às suas orígens.
Entretanto, dentro do argumento da evolução, creio que nos dias de hoje, não há necessidade de destinação de grandes áreas para que poucos indígenas a habitem, o que deveria ser feito, seria um estudo de viabilidade e projeto com plantio de produtos que gerassem alimentos e a destinação sim, de áreas compatíves à necessidade dos mesmos.
Se isso ocorresse, não haveria necessidade de grande parte de um Estado, como ocorre em Roraima, ser destinado como reserva indígena.
6 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h05
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h05
(CONT....)
De acordo com a lei, é justamente isso que Trindade deveria fazer. Mas ele optou por outro caminho. "Sei das dificuldades econômicas de vocês e que vocês estão cansados de só ouvir promessas", diz ele, ao explicar por que deixava os suruís agir como criminosos. Ouvido por VEJA, Trindade nega que tenha chancelado acordos para exploração ilegal de diamantes ou madeira. As imagens obtidas pela reportagem revelam que ele não é o único a ser conivente com os índios. Representantes da Funai e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que têm a obrigação de proteger a floresta, também participaram dos encontros em que foi "aprovada" a exploração ilegal de madeira. Em um dos filmes, um líder suruí conta que eles aprenderam a explorar madeira ilegalmente em 1986 e que seu professor foi o atual líder do governo no Senado, Romero Jucá, na época presidente da Funai. Desde então, a atividade prosperou. Hoje, com a conivência das autoridades, os suruís vendem trinta caminhões de toras de madeira por dia.
REVISTA VEJA
Edição 2057
23 de abril de 2008
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h04
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h04
(CONT...)
O principal problema da Reserva Roosevelt é a extração ilegal de diamantes. Os cintas-largas trucidaram os 29 garimpeiros em 2004 porque suspeitaram que eles não estivessem pagando corretamente pelas pedras. Até hoje, ninguém foi punido pelos assassinatos. Um dos motivos da demora é o fato de o Ministério Público ter solicitado um laudo antropológico para atestar se os índios tinham consciência do que estavam fazendo. Mas, desde então, a Polícia Federal não sai dos limites da reserva. Para libertarem os reféns fajutos, os cintas-largas exigiram que os policiais deixassem suas fronteiras e que um de seus caciques fosse nomeado representante da Funai na região. Em janeiro, Márcio Meira, presidente da fundação, nomeou para o cargo o cacique Nacoça Cinta-Larga, um dos indiciados pelos assassinatos dos garimpeiros. Como se vê, esse Nacoça só não é paçoca porque as autoridades da região pouco fazem para impor o respeito às leis.
Um dos filmes obtidos por VEJA mostra o procurador Trindade, em 2005, em uma reunião com a etnia suruí, também de Rondônia. No encontro, ele diz que sabe que os cintas-largas exploram pedras preciosas e que os suruís extraem madeira ilegalmente. "Quem não sabe que nos cintas-largas está tendo garimpagem ilegal? Agora, eu tenho condição de ir à Justiça, conseguir uma ordem judicial, baixar o Exército e a Polícia Federal lá e botar tudo abaixo?"
CONT....
4 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h01
Gamarra R (114) 10/05/2008 18h01
(CONT....)
A declaração é amparada pelas imagens produzidas pelos cintas-largas nos quatro dias que durou o suposto seqüestro. Nelas, os reféns aparecem livres, leves e soltos. Numa das cenas, vê-se o funcionário da ONU, o espanhol David Martín Castro, muito satisfeito, tomando banho de rio com seus supostos carcereiros. No dia em que deixou a reserva, Martín Castro fez um discurso emocionado em homenagem a seus anfitriões. "Agradeço pelas 'picanha' e pela festa", disse. As "picanha" às quais ele se referiu vieram de bois abatidos - um por dia - pelos índios para comemorar sua "visita" à aldeia. Depois do discurso, ao som de palmas e brados de felicitação, os cintas-largas presentearam o espanhol com um colar. O procurador Reginaldo Trindade recebeu tratamento semelhante. Os cintas-largas o hospedaram, juntamente com sua mulher, em uma casa reservada apenas a caciques. Permitiram que ele se comunicasse com o mundo exterior e até deixaram à sua disposição um telefone celular Globalstar. Apesar da mordomia, Trindade nega que o suposto seqüestro tenha sido fruto de um complô. "Não sei dizer se foi seqüestro ou não. O fato é que tivemos nossa liberdade de ir e vir restringida", diz o procurador.
(CONT...)
5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 10/05/2008 17h59
Gamarra R (114) 10/05/2008 17h59
ESSES SÃO OS INDIOS DO PAÍS:
Os cintas-largas, de Rondônia, estão entre as etnias indígenas mais hostis do Brasil. Em 2004, eles massacraram 29 garimpeiros a tiros, flechadas e pauladas. Com esse histórico, não tiveram dificuldade em ganhar as páginas dos jornais do mundo inteiro, em dezembro do ano passado, quando anunciaram o seqüestro de um membro do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, um procurador da República e outras três pessoas. Para libertá-los, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, acorreu até a Reserva Roosevelt, onde ficam suas aldeias, e se comprometeu a atender às reivindicações dos cintas-largas. A Revista VEJA teve acesso a vídeos, fotos e documentos que mostram que o tal seqüestro não passou de uma farsa montada pelos índios com a conivência do procurador Reginaldo Trindade, um dos pretensos reféns. A maior parte do material foi produzida pelos índios. Nele, está uma declaração registrada em cartório pelo cacique Alzak Cinta-Larga, na qual relata que o procurador Trindade se dispôs a ir até a reserva "por sua livre e espontânea vontade" e a ficar lá "até o comparecimento do presidente da Funai".
(CONT.....)
4 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 10/05/2008 14h53
luiz dias (418) 10/05/2008 14h53
CAROS AMIGOS, ESPECIALMENTE WELTER - MG - PASSOS.
EU NÃO DISSE QUE O MINISTRO GILMAR MENDES FALOU BESTEIRA. DISSE QUE ELE COMETEU EQUÍVOCOS EM DIZER QUE A IMAGEM DO BRASIL FICOU ARRANHADA LÁ FORA, EXTERIOR, PELA ABSOLVIÇÃO DO BIDA.
DESTE JEITO, CARO MINEIRO, SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM O FHC, COM ZÉ DIRCEU, QUE ESTE PAÍS É REALMENTE ANALFABETO E VIVE DE FACTÓIDES.
FATOS VERDAEIROS OU NÃO, MAS, RECHEADOS DE SENSACIONALISMOS.
O SENHOR TEM IDÉIAS DE QUANTOS MIL JOVENS, TODOS, ATÉ 18 ANOS, MAIS DE 18 ANOS ATÉ 30 ANOS, MORREM NO BRASIL POR FALTA DE OPORTUNIDADES, METIDOS NO CRIME, NO TRÁFICO, LEVADOS A ISTO, PELA LEI DA SOBREVIVÊNCIA ?
SO EM SÃO PAULO, RIO, MINAS, BELO HORIZONTE, CAPITAL DO SEU, DO MEU ESTADO, DO NOSSO ESTADO QUERIDO MINEIRO, MORREM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS DIAS. NORTE, NORDESTE, SUL, OESTE, MULHERES ASSASSINADAS EM RECIFE, ENFIM, TUDO ISTO NÃO É MAIS VERGONHOSO, MILHÕES DE VEZES PIOR QUE UM SÓ FATO ?
POR QUE AO INVÉS DE CRITICAR, O MINISTRO PRES. STF, NÃO INDICA SOLUÇÃO DE MUDANÇA DESTE CÓDITO PENAL, PROCESSUAL, ARCAICO, ATRASADO, DOS TEMPOS DE D. JOÃO E D. PEDRO ?
MEU CARO,
A IMPUNIDADE É GERADA NESTE CASO, TRIBUNAL DO JÚRI, PELA FALTA DE EDUCAÇÃO, CANETA, LÁPIS, LIVROS, PEDAGOGIA NA MAMADEIRA DAS CRIANÇAS, O SENHOR ENTENDEU ? COM EDUCAÇÃO, MUDA-SE A CULTURA, A CIVILIZAÇÃO, MUDA-SE O CONHECIMENTO PARA MAIOR DE QUEM VAI JULGAR ASSASSINOS.
AGORA VOU ALÉM, O MIN. STF ESTÁ CRIANDO FACTÓIDE PARA JUSTIFICAR A FALÊNCIA DA JUSTIÇA NO BRASIL. CORRETO ?
5 opiniões
avalie fechar
nuccia farias (11) 10/05/2008 14h17
nuccia farias (11) 10/05/2008 14h17
CARTA ABERTA A QUEM INTERESSAR LER.
Como cidadã comum, inserida no meio de todos os brasileiros que não tiveram oportunidades, que não tiveram boa escola,boa comida, "papais e mamães que passam a mão na cabecinha e encobrem todos os errinhos dos bêbezões crescidos que mal-criaram",muito me admira a conduta do presidente de um órgão como o STF que,questiona a postura a respeito da mancha ou não em nosso país sobre o caso DOROTHY STANG, no qual faz um comparativo aos casos de JEAN CHARLES e MADELEINE.
Depois, questiona mais uma vez seus colegas ainda que indiretos da polícia, no caso ISABELLA.
Será que o ministro também não se excede nas declarações, sem respeitar a vontade da população que quer ver tudo o que acontece em nosso país às claras?
Será que nosso presidente eleito pelo voto direto, esquece que "PIROTECNIA" é a politicagem que vemos do planalto ao país afora, com cheques,cuecas,privilégios e etc.?
Por que será que tudo no judiciário e na política têm que se esconder atrás do FORO PRIVILEGIADO?
Independente de manchar dentro ou fora a imagem do nosso Brasil, o fato é que, se nosso país chega a esse ponto que estamos vendo, é em detrimento das desigualdades sociais promovidas por politiqueiros(que nunca deveriam ser POLÍTICOS)e endossadas por homens que deveriam ser da LEI e da justiça, e são "comprados" dia após dia, para absolver os ricos e jogar nos porões fétidos chamados PENITENCIÁRIAS, apenas os pobres!
A população de qualquer país, é vítima de homens que escondem a covardia e falta de moral por trás de seus cargos e com discursos impecáveis de falsa moralidade.
Tanto o presidente da república como do STF, acham desnecessário qualquer informação por parte das autoridades ao povo!
Senhores, porque deveriam as autoridades e a imprensa,esconder algum fato da população, qualquer que seja?
O fato é que para nós, "ESPETÁCULO DE PIROTECNIA" é ver na mídia, judiciário e politicário se enfrentarem frequentemente sem preocupar-se com questões que atingem a população com fome e miséria de tudo,muitas vezes,compelindo várias dessas vítimas à criminalidade.
Passo a questionar muito a civilidade de um país,qualquer que seja,cujas autoridades,conferem àqueles que aparecem na mídia para informar sobre qualquer assunto o título de "CELEBRIDADES"...
Obs: MÍDIA: Conjunto de meios para alcançar as massas.
Não sou técnica do assunto, não sou célebre, autoridade,tampouco tenho as "costas quentes" mas, sou povo, cidadã de um país DEMOCRÁTICO e peço encarecidamente que ocupem-se de suas verdadeiras funções com afinco, sem interferir nas funções alheias e assim nosso país será exemplo,prioritariamente para nós mesmos!
IRRITILDA IRRITADA.
5 opiniões
avalie fechar
Adei Louzada de Moura (51) 10/05/2008 12h21
Adei Louzada de Moura (51) 10/05/2008 12h21
Parabéns aos habitantes de Roraima que realizaram manifestação em Boa Vista contra a presença de forças federais no interior da área identificada como Raposa Serra do Sol. Sua motivação é procedente, adequada e elogiável, e deriva do fato de que essas forças estão passando para a sociedade brasileira uma imagem de parcialidade e racismo, exibindo e utilizando seus músculos somente contra os brasileiros não índios (estão inclusive se parecendo mais com forças estrangeiras do que com instituições brasileiras), praticando injustiças contra trabalhadores dedicados ao cultivo de arroz, seja na condição de patrões ou de empregados. Se leis ambientais deixaram de ser observadas, bem que poderia o IBAMA ter orientado e/ou autuado no decorrer dos anos durante os quais tal foi gradativamente acontecendo, não agora tão a destempo, em virtude do que resultam autuações com valores astronômicos, os quais, se amealhados, certamente serão repassados para ONGs provavelmente desejosas de diminuir o tamanho do Brasil, ainda que tal propósito seja inconfessável por ora. E razoável permitir que arroz continue a ser produzido na área atual utilizada para tal fim. Ao invéz de multar e levar à falência brasileiros trabalhadores, o razoável é que permitam a continuidade da produção, mas proibindo ampliações de áreas de cultivo, se tal for técnicamente justificável, bem como com orientação, fiscalização e termos de ajustamento de conduta adequados. Que tal passar a produzir arroz orgânico lá? 19 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 10/05/2008 11h03
Leonardo S. (120) 10/05/2008 11h03
Pedro Negreiros de Andrade: 10/05/2008 - Perfeito seu comentário.
Os antropólogos, sociólogos e sei lá mais o que ólogos querem que os índios vivam em 2008 como viviam antes de 1500.
O mundo mudou, as pessoas podem viver com mais conforto, com energia elétrica, chuveiro quente, camas confortáveis; e não em barracos de palha no meio do mato.
A diferença dos índios de hoje para os índios pré-Cabral é que agora eles tem TV, assistem novela e jogo de futebol, mas não caçam nem pescam, vivem de cestas básicas e salários mínimos que o governo manda. Mas o governo quer que eles continuem vivendo no meio do mato desse jeito.
Tem que ensinar esses índios a produzir, tecnologia de agricultura, escolas, computadores. Temos que inserí-los no mundo competitivo globalizado. Vamos continuar mais quantos séculos com civilizações pré-históricas vivendo no meio do mundo industrial globalizado?
Eles podem manter parte da sua cultura e desenvolver o seu meio. Mas a cultura dos povos é dinâmica, evolui junto com o mundo. Ou a cultura da sua bisavó era igual a sua?
7 opiniões
avalie fechar
Welther Vaz Martins (1) 10/05/2008 09h32
Welther Vaz Martins (1) 10/05/2008 09h32
PASSOS / MG
Amigo, dizer que o Min. Gilmar fala "besteria" ´de uma insanidade democrática terrível. Vivemos em um estado democrático de direito estruturado em uma norma hipotética fundamental que é nossa Constituição da República. E nossa Carta Magna reconhece a instituição do júri e assegura a soberania de seus veredictos. Chega de discursos populistas que so tende a levar o Brasil a uma ditadura popular. 15 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 10/05/2008 09h19
Eduardo Velasco (271) 10/05/2008 09h19
Li o Fernando Lobo e outros e fui ao Marcelo Leite. (já tinha ido e postei um comentário).
Ele respondeu c/ números. Parece-me certo, real/e ñ são 46%, mas pouco mais de 7% p/ a tal Raposa. O curioso é que ele antes colocou 1 mapa: área verde (reservas) e branca (não-reservas).
E aí? Bem, a verde é maior! Se vc quiser passar p/ outro estado vizinho, tem tanta reserva p/ atravessar que, perdõem o exagero de linguagem, parece os check-points impostos aos Palestinos!
Eu não quero me meter nessa questão de Exército Brasileiro, DEMOS, TUCANOS, se índio não sabe governar (lêem Mal. Rondon, sim o último livro sobre ele. Não dou de graça título! Vá pesquisar!), exageros de "...roubando, matando , estuprando..." e essa preciosidade, "... COMPREM TERRA , COMO TODO MUNDO FAZ!...", sobretudo quem está no Paraná c/ a turma de SP e MG (início século passado) indo plantar café. Compraram terras? De quem? Pagaram? Me poupe! E vcs do Paraná como eu uso produto de terras griladas tb aqui no Nordeste! Deixo isso p/ os acadêmicos de história.
Volto ao Marcelo. Ele tem razão: ñ são 46% (para a Raposa, bem entendido!). Mas dizer q o STF passou batido e coloca lá no blog 1 mapa "verdinho" e uma "branquinha" p/ o restante de Roraima, me pareceu dedução de ponta de lápis em gabinete de AC!
Indío é assunto ideologizado no Brasil, até o Marcelo Leite mordeu a mosca azul! Fico c/ o olho do Min. Ayres e dispenso a estatística corretiva do Marcelo. É zarolha!
Eduardo Velasco
Natal/RN
13 opiniões
avalie fechar
Em querendo dar uma ala de direito mostrou-se alienado: o caso do brasileiro morto na Inglaterra simplesmente reduziu a frangalhos o mito da justiça britânica! 13 opiniões
avalie fechar
Acho que os demais ministros do STF deveriam aconselhar o Presidente da Corte Ministro Gilmar Mendes a ser mais discreto. O Brasil inteiro sabe que ele é retrógredo, tem posições preconceituosas em relação aos movimentos sociais e seus últimos posicionamentos é claramente em defesa dos poderosos, mesmo que matem ou mande matar.
Por favor ministro deixe de falar tanta água, tanta besteira.
Assassinos tem que ir sim para a cadeia.
José Araújo
23 opiniões
avalie fechar
luiz dias (418) 10/05/2008 08h28
luiz dias (418) 10/05/2008 08h28
ABSOLVIÇÃO DE BIDA - BRASIL - TRIBUNAL JÚRI.
O SENHOR PRESIDENTE DO STF, DR. GILMAR MENDES, COMETE UM EQUÍVOCO QUANDO DIZ QUE A IMAGEM DO BRASIL SERÁ MANCHADA NO EXTERIOR PELA ABSOLVIÇÃO DE BIDA, ACUSADO DE MANDO DO ASSASSINATO DA QUERIDA IRMÃ DOROTHY.
A FOLHA NOS INFORMOU, COM LEVANTAMENTO OFICIAL, QUE DE 800 ASSASSINATOS REGISTRADOS NO PARÁ, TODOS FATOS DE POUCOS ANOS, ESMAGADORA MAIORIA DEVE-SE AO CONFLITO DA TERRA.
DESTES 800 MORTOS, VEJAM SÓ, 70%, OU 560 MORTES SEQUER FORAM INVESTIGADAS, APENAS REGISTRADAS PELA POLÍCIA.
OS 240 MORTOS RESTANTES, OU 240 INQUÉRITOS, OU PROCESSOS, PRECISAMOS DE SABER QUANTOS REALMENTE TIVERAM AUTORIA APONTADAS, CONCLUÍDOS COM ÊXITO, OU ARQUIVADOS, OU AGUARDANDO PROVAS QUE JAMAIS SERÃO COLHIDAS, E QUE JAMAIS CHEGARÃO AO TRIBUNAL DO JÚRI.
COM OUSADIA, DIGO QUE DESTES 240, DOS 800 MORTOS, OU 800 FATOS, UNS 10 A 15 CHEGARÃO AO TRIBUNAL DO JÚRI.
O RESTO VAI PARA O LIXO, ARQUIVO. ACABOU.
O PARÁ É APENAS UM EXEMPLO. ISTO É A REALIDADE DO BRASIL, EXCEÇÃO RELATIVA PARA O ESTADO S.PAULO, MG, RJ, PR, SC E RS.
A IMPUNIDADE IMPERA.
O QUE O SR. PRESIDENTE STF DIRIA DO MÉDICO QUE PICOU, ESTRAÇALHOU A AMANTE EM PEDAÇOS, E, DIAS ATRÁS A TV MOSTROU ELE CHEGANDO, COITADINHO, QUASE CAINDO, MAS, SOLTINHO, LIVRE, LÁ NO TRIBUNAL E "PEGANDO" PENINHA DE FAZER INVEJA PELO BÁRBARO ASSASSINATO DA MOÇA ? AINDA RECORRENDO EM LIBERDADE ?
ESTE É APENAS UM CASO. TEMOS MILHARES PELO PAÍS.
MORTANDADE DE JOVENS BRASIL INTEIRO.
ENTÃO, NÃO TEM MAIS O QUE MANCHAR NADA LÁ FORA
25 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 10/05/2008 08h26
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 10/05/2008 08h26
na verdade já se ve manifestações populares contra a presença da PF e IBAMA, em Roraima, aqui no mato grosso, existe apenas a revolta interna, VOU PREVER O DIA DE AMANHA, A AMAZONIA vai ser a proxima colombia, e aqui se fundarão muito mais FARCS, do que lá, é isso que planta a DITADURA DO MEIO AMBIENTE 14 opiniões
avalie fechar
Flavio Souza Jaspe (6) 10/05/2008 07h49
Flavio Souza Jaspe (6) 10/05/2008 07h49
SAO PAULO / SP
Se o Ministro não conhece os autos, como pode dizer que o resultado não mancha a imagem do Brasil, alias, não mancha. Já Manchou, pois a noticia já correu o Mundo todo. 13 opiniões
avalie fechar
nilce simonetti - vren (1) 10/05/2008 07h29
nilce simonetti - vren (1) 10/05/2008 07h29
senhor presidente do STF Gilmar MENDES.
E com pesar que li seu comentario na Folha comparando o caso da INGLATERRA COM O BRASIL.pois sao dois paises com passados e presentes tao diferentes que seria ignorancia compara-los. A inglaterra nao tem um passado de corrupcao, e nao imposicao da lei como o Brasil. E verdade que o Brasil esta mudando, o que nao faz com que o brasileiro sinta que a maioria dos crimes ficam impunes por uma serie de motivos, sendo um deles a corrupcao e a falta de atualizacao das leis. O senhor PRESIDENTE LULA tem razao , foi uma vergonha para o Brasil, soltar o mandante do crime. nao li o processo, apenas o que foi publicado nos jornais, mas nao precisa muita coisa para pelos menos nao inocentar o mandante.Quanto ao caso MENEZES, eu por estar morando na INGLATERRA 23 anos tenho certeza que foram percorridos todos os caminhos pela lei. E claro nao acho que foi muito justo mas a lei foi cumprida. Tambem nao estou pensando que no Brasil a lei nao foi cumprida, mas como repercussao foi pessimo. Como todo brasileiro , senti que mais um crime ficou impune. me desculpe se nao estou sendo justa, mas internacionalmente tambem foi o mesmo sentimento.
nilce simonetti vren
woking
INGLATERRA
4 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 10/05/2008 07h16
Sudeste/ sudestino (147) 10/05/2008 07h16
ESTAMOS NUM ESTADO DE DIREITO?
O Ibama multou o produtor rural Sr. Quartiero em R$30.000,00 trinta milhões de reais, como forma de pressão para desestruturar os produtores da região Raposa Serra do Sol.
O Ibama tá usando de golpe baixo, usando o poder do Estado para oprimir o povo, isso não é outra coisa senão ABUSO DE PODER, condenado pela Constituição Federal. O STF têm que tomar uma providência. A lei servindo de instrumento de opressão. Só não ver quem não quer. Meu repúdio ao uso da máquina estatal com ABUSO DE PODER E ABUSO DE AUTORIDADE para oprimir os PORDUTORES RURAL de Roraima.
15 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (855) 10/05/2008 07h02
Igor Bevilaqua (855) 10/05/2008 07h02
O ministro Gilmar Mendes tem razão, a imagem do país já está mais do que manchada, um caso de impunidade a mais ou a menos, não fará mais diferença..., o Lula não sabe nem o que está falando, já que não conhece mais o Brasil, pois vive só viajando, esses "MINISTROS" são "AUTORIDADES" que ultimamente só vem servindo para soltar bandidos presos pela Polícia Federal, é uma rotina, a polícia prende e o STF ou STJ solta(HABEAS CORPUS), esses dois órgãos estão sendo depois da câmara dos deputados os mais inúteis que temos no Brasil varonil, no Brasil se você tiver dinheiro, não ficará preso, a cadeia aquí foi feita só para gente pobre que não pode negociar a sua sentença, essa pessoa pode cometer crimes dos mais irrisórios que cumprirá pena na cadeia, já quem rouba milhões dos cofres da nação é imediatamente liberado pelos nossos digníssimos magistrados no poder..., porque será...???, asassino igual a esse fazendeiro também não fica preso, tem $$$meios$$$ para se livrar da cadeia, sem falar no mentiroso advogado de defesa que geralmente é uma pessoa sem o menor escrúpulo ou responsabilidade pelo bandido que coloca novamente nas ruas, ou para curtir produto do roubo ou para assassinar novamente pessoas inocentes. Os casos de impunidade no Brasil varonil já se tornaram normais e nosso judiciário é ultrapassado e não funciona, o fazendeiro Vitalmiro Moura ganhou a sua liberdade com aval da justiça para mandar matar outras pessoas..., a justiça no caso torna-se cúmplice de assassinato. 4 opiniões
avalie fechar
Pedro Negreiros de Andrade (2) 10/05/2008 06h04
Pedro Negreiros de Andrade (2) 10/05/2008 06h04
FORTALEZA / CE
Ãdmito que hajam reservas florestais, mas sou contra reservas indígenas. É uma ideia racista , dos que querem manter os NOSSOS indios no paleolítico, vivendo da caça e da pesca como se fossem animazinhos de estudo dE antropólogos DE formação norte-americana. Indios tem mais é que se misturar no grande amálgama que é o povo brasileiro. Devem receber terras sim. mas com título de propriedade e tudo, só que em um tamanho suficente ( ou talvez o dobro) para sobrevivencia de sua familia). Em duas gerações devem parar de ser chamados indios e serem educados exlusivamente na lingua portuguesa , pois é essa a lingua dos concursos públicos. O Brasil deve muito ao Marques de Pombal (ele proprio descendente em parte de uma india brasileira) que decretou no século XVIII que os indios não deveriam mais ser chamados\de indios. Passaram a ser chamados de "caboclos" e contribuiram assim com cerca de 30% do genoma brasileiro, sendo que na Amazonia essa cotribuição éde mais de 50% (nos não indios). Estou com o comandane militar da Amazônia. A politica indigenista brasileira é um grave equívoco, inspirada em ideias racistas e isolacionistas norte-americanas, e os conflitos só serem para confirmar o que ele disse. 5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 45 46 47 48 49 50 51 52 53 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página