Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito em terra indígena

PF prende líder de agricultores dentro de terra indígena de Roraima


Mais resultados: Anteriores 53 54 55 56 57 58 59 60 61 Próximos
Comentários dos leitores
EDISON BITTENCOURT (38) 19/04/2008 19h16
EDISON BITTENCOURT (38) 19/04/2008 19h16
O Brasil encontra-se em uma situação de quese que total submissão a interesses estrangeiros e apátridas. O estabelecimento de reservas indígenas ( "povos") contínuas, eu entendo ter sido feito sem aprovação do Congresso, e sem parecer das Forças Armadas. País algum, certamente de nossas dimensões e importância, comete tamanho absurdo. A eleição não é um mandato para loucura, irresponsabilidade, e muito menos para a devassidão e decadência do nosso mundo político. Estamos cercados de bases americanas , e de paises instaveis politica e enonomicamente. Pelo seu juramento, o militar não pode cometer atos que vão contra a pátria. E mais :descobertas de reservas gigantes nos obrigam, sob pena de traição à pátria, a defender nossa soberania, asnossas plataformas. Os militares vão defender nossa soberania . Não vão recuar .Criado um impasse, a soberania dita a regra maior . Este movimento pela soberania recebeu a adesão da FIESP: ou seja, de nossas froças produtivas. Estão elas criteriosamente e abertamente empenhadas nesta missão. E o povo , uma vez consciente dos crimes lesa pátria cometidos após 89, virá como uma Tsunami contra a escória política presentemente no poder. 4 opiniões
avalie fechar
antonio santos aquino (3) 19/04/2008 19h14
antonio santos aquino (3) 19/04/2008 19h14
Acho que o general Heleno está procurando glória e notoriedade. Sabem porque? Porque ele tenta criar um novo tipo de militar: O MILITAR AUTÔNOMO. Ele diz que serve ao estado, não ao governo. NÃO EXISTE ESTADO SEM GOVERNO! E aí como fica? O general fala e age sem RESPEITAR O REGULAMENTO DISCIPLINAR E A CONSTITUIÇÃO? Ou ele acha que a Constituição nada vale e PODE SER RASGADA PARA ATENDER Paulo Cezar Quartieiro prefeito do PDT, grileiro que invadiu a Raposa Serra do Sol, desviou curso de rio para suas lavouras, é suspeito de mandar matar índios, queimar malocas ficando multimilionário. Agora encina os índios a fazerem bombas caseiras, destroi pontes, interdita estradas. Quando o presidente homologou a Reserva, conforme está previsto na Constituição, Quartieiro atravessou a divisa e foi convidar o prefeito venezuelano de Santa Helena para se levantarem defendendo suas terras. Gritava dizendo: SE O EXÉRCITO VIER VAI SER RECEBIDO À BALA. Não sei porque o general se posiciona de maneira a beneficiar o prefeito do PDT e seus asceclas. O povo sofreu durante 21 anos com o tacão militar durante a Ditadura. Foi dificil conseguir uma Constituição em 1988. Hoje não é 1964; O POVO NÃO VAI ACEITAR QUE LHE RASGEM SUA Constituição Cidadã. CUIDADO! 13 opiniões
avalie fechar
Marcos Serra (10) 19/04/2008 18h33
Marcos Serra (10) 19/04/2008 18h33
PORTO ALEGRE / RS
Sr. Hélio, boa noite. Talvez tenha lhe faltado um pouco mais de antenção na leitura dos termos empregados pelo General Heleno. Em momento algum ele falou em desobediência ou desacato. Dentro de suas atividades funcionais, colocou, de forma transparente, o que muitas vezes não é de conhecimento de todos. Tudo que falou o fez de forma desinteressada, dentro do que conhece e acredita ser interesse para os brasileiros. Trata-se de pessoa idônea e respeitada dentro e fora das Forças Armadas, com vida e passado impecáveis. Poucos, em nosso país, poderão ensinar-lhe algo sobre dever cívico ou patriotismo, pelo contrário. Por falar em cumprimento de leis, onde está o governo ao qual o Sr. referiu-se quanto às ilegais atividades do MST. Para eles as leis não são aplicáveis? Teria muita curiosidade em saber o que faria o Sr. Stédile se tivesse sua casa invadida. Abriria as portas para os transgressores ou buscaria manter sua propriedade? O "servir ao Estado" significa atender aos anseios da Nação, mesmo que o o Governo não o faça. O Brasil está cansado de assistir políticos que só governam em causa própria, corrompendo sem impunidade. Está na hora de demonstar que, como o General Heleno, deveriam servir ao Estado. 5 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 17h59
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 17h59
LEONARDO S. - Conforme disposto na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, o presidente da República é o Comandante em Chefe das Forças Armadas. Nenhum general tem a prerrogativa de desobedecer às ordens da presidência. Isto só seria legítimo em caso de afronta ao Estado de Direito, ou seja se a ordem presidencial fosse uma ordem ilegal. Lembro que as dimensões e características da Reserva Raposa do Sol decorrem de lei aprovada pelo Congresso. Assim como as leis que regem os direitos do indígenas. Enquanto forem LEIS, nem o presidente, nem as Forças Armadas podem deixar de cumprí-las. O respeito à ordem hierárquica é princípio basilar das forças de segurança. Assim sendo qualquer indisciplina neste quesito não pode passar em branco. O presidentes são eleitos para mandatos de 4 anos e os generais podem servir a diferentes presidentes, mas seu papel de guardião da ordem institucional não muda. Não cabe, por exemplo, a um general dizer "não cumprirei esta norma legal, porque acho que não é boa para o país". Que poder popular lhe atribuiu a condição de sábio de plantão? Quem define os caminhos que o país deve seguir é o povo por meio dos mecanismos democráticos. "Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido" diz cláusula pétrea da constituição. Espero que com uma reflexão sobre estes conceitos legais, o sr. venha a entender que as Forças Armadas servem ao Estado de Direito, devem obediência ao Presidente da República e têm a obrigação de garantir a ordem instucional. 124 opiniões
avalie fechar
celio de sousa (30) 19/04/2008 17h58
celio de sousa (30) 19/04/2008 17h58
Simples. Os caras que governam esse país não resovem nada e uma vez alojados em certas posições sociais e com altissimos salarios dados a si mesmos abandonam o resto dos Brasileiros(80%) a mercê da sorte. As ONGs internacionais se preocupam e agem para a proteção de um povo que deveria ser protegido pelo proprio governo desse país. O resultado são as aberrações tipo Raposa do Sol. Bem feito! 5 opiniões
avalie fechar
Raymundo Bruno (2) 19/04/2008 17h26
Raymundo Bruno (2) 19/04/2008 17h26
Com relação ao pronunciamento do Gen. Heleno, parece-me ser este o primeiro militar a ter espaço em grande rede de televisão para comentar assuntos de interesse nacional e que por razões obscuras vem sendo tratados como irrelevantes pelos representantes do povo. Será que investir seriamente em Educação atrapalha o caminho dos senhores do parlamento, e a quem interessa essa atuação distanciada dos interesses do povo?
A tarefa de renovar o nosso Congresso Nacional, a partir das próximas eleições, depende de nós!
4 opiniões
avalie fechar
Sergio Baracho (1) 19/04/2008 17h15
Sergio Baracho (1) 19/04/2008 17h15
GUARATINGUETA / SP
O general Heleno não deve aceitar reprimenda de ninguém do governo, nem de Jobim muito menos de Lula, uma vez que seu compromisso é com a soberania do Brasil e não com essa corja que assaltou o estado brasileiro!
Avante, general!!!!
15 opiniões
avalie fechar
jorge zavarize (5) 19/04/2008 16h58
jorge zavarize (5) 19/04/2008 16h58
BAGE / RS
Indio não é peça de museu praficar confinado, este goivernico que aí esta criou até um ministerio de integração racial, tem a funai, tem um monte de organismos que não funcionam, os indios estão morrendo de fome e de doença e tem gente ganhando horrores de salarios e pouco ou quyase nada fazem. sou catolico mas não concordo com a ação da igreja catolica entre os indios, deixem os indios com sua cultura e venham aqui para as cidades atenderem a nós o POVO DE DEUS, respeitem a culturta indigena e vamos integralos como são na nossa sociedade. Apoio o general Heleno Ao inves de descarregar a FORÇA NACIONAL para desalojar brasileiros que estão produzindo para matar a fome do mundo deveria usar a FORÇA NACIONAL para desalojar os delinquentes do MST que assaltam fazendas e atrapalham que esta trabaçlhando. 4 opiniões
avalie fechar
jorge zavarize (5) 19/04/2008 16h47
jorge zavarize (5) 19/04/2008 16h47
BAGE / RS
sem duvidas que o general heleno esta vendo aquilo que os quinta colunas teimam em não ver. todos sabemos que o mundo (G-8) esta aproximando-se cada vez mais da internacionalização da Amazonia. O pior é que estas terras não são reservas indigenas , são reservas a uma NAÇÃO INDIGENA , como a feita pelo senhor Collor uma reserva a NAÇÃO IANOMAMI, eles virão mais cedo do que muitos imaginam, para salvar estas NAÇÕES do descaso brasileiro, em contra partida ficaraõ com a infinita riqueza mineral. As ONG, internacionais devem estar trabaçlhando com algums corruptos dentro do governo pra fazerem estas concessões, sem duvidas.É sóesperar pra ver. 5 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (120) 19/04/2008 16h19
Leonardo S. (120) 19/04/2008 16h19
Concordo plenamente com o Gal. Heleno. As forças armadas não servem o governo, e sim o Estado. O Lula vai passar (apesar de estar querendo se perpetuar como o colega Hugo Chavez) e o general vai continuar.
Qual o futuro de um estado onde 50% da área é de terras indígenas? Então criemos uma nova nação, composta pelos índios, e lá eles fazem o que quiserem. É o país deles. Não precisaremos gastar dinheiro com cesta básica, bolsa esmola, exército e etc. Eles cuidam do jeito deles.
A demarcação desta reserva significará a abdicação desta área como parte do território brasileiro. Será uma terra de ninguém. Uma terra sem futuro e de pobreza perpétua.
28 opiniões
avalie fechar
marcelo couto santos (42) 19/04/2008 14h36
marcelo couto santos (42) 19/04/2008 14h36
Ler alguns destes posts é algo inacreditável ! Vários comentários defendem a DITADURA e os militares, que destroçaram nosso País... Incrível ! Hoje, que nosso País, Brasil, esta mais alinhado o possível, não próximo da Bolivia ou Venezuela e com boas relações com os demais (Colombia, Chile...) e como referencia na América, há imbecis que acham que as coisas devam mudar. BEM, minha opinião, claro, é que estes militares, filhotes da CIA 60/70 tem que entender, que hoje, nosso Brasil, DISPENSA-LHES, VÃO PARA ALGUM lugar tranquilo, viver a aposentadoria ! Nossa patria agradece a contribuição, mas hoje, os senhores são DISPENSÁVEIS... SÓ ISTO ! Vamos promover jovens Tenentes alinhados com o futuro, realinhar soldos etc... Mas para isto É NECESSÁRIO O FIM DA VELHA DITADURA, afinal, a América tamém já mudou e hoje, estas traças que ainda habitam os quarteis aindam não entenderam que estão prejudicando a nova geração ! O que voce s querem? aquela CIA que patrocinou voces (em 60/70) hoje patrocina outras idéias.... O nosso Brasil é o pais mais alinhado com com a América e voces querem destruir isto ????? Vão dormir, para a praia, ler livros..... Tudo mudou ! Vocês estão 30 anos atrasados e, principalmente, atrasando o futuro destes Tenenetes, Sargentos que tem futuro... VÃO DORMIR, peçam para sair.... DEIXEM O PAIS CRESCER ! CAIAM FORA, GERNERAIS DE PIJAMA !!!!! _Para não esquecer: Nosso Pais foi o único que não puniu os ASSASSINOS da ditadura!! 14 opiniões
avalie fechar
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 14h33
Helio Figueirdo (328) 19/04/2008 14h33
RUI RUZ CAPUTI - Agradeço sua resposta. Vejo que o sr. agiu de boa fé, mas os números que apresentou estão errados. O salário de um general é um pouco superior a 12 mil reais, mais moradia funcional e ajuda de custo. Um suboficial, que seja controlador de vôo, recebe hoje cerca de R$ 4.500,00, o que por si só invalida o número que o sr. apresentou. Quanto aos DAS6, não existem na estrutura do governo federal 25 mil cargos DAS6. Se o sr. dividir este número por dez, ainda assim estará acima da quantidade de cargos existentes. Concordo com o sr. que um senador da república deveria merecer crédito pelo que fala na tribuna. Porém não é o caso do senador que foi sua fonte de informações. Mão Santa, eleito governador do Piauí em 1998, FOI O PRIMEIRO GOVERNADOR DE NOSSA HISTÓRIA A TER O MANDATO CASSADO PELO POR DECISÃO DO TSE em 2001. O hoje senador e destacado membro do MSFP (Movimento dos Sem Futuro Político) faz parte de um clã político que por 40 anos governou o Piauí e transformou aquele estado no mais pobre e atrasado do país. Derrotado humilhantemente nas eleições para governador em 2006, com o irmão tendo o mandato de deputado federal cassado por crime eleitoral e abuso de poder econômico, com o filho perdendo as eleições perdendo as eleições de prefeito de Parnaíba e com a mulher Adalgisa tendo sido derrotada em 2 eleições seguidas para a prefeitura de Teresina, vê, com a ascensão do PT em se estado, seu clã à beira da extinção. Daí o vale tudo de quem nada + tem a perder. 60 opiniões
avalie fechar
Fernando Fenerich (472) 19/04/2008 13h12
Fernando Fenerich (472) 19/04/2008 13h12
Expresso meu total apoio ao Clube Militar, chega de bagunça. 5 opiniões
avalie fechar
BELEM / PA
Em primeiro lugar, me perdoe a franqueza, você não sabe nada sobre questões indígenas e muito menos sobre Raposa Serra do Sol.
Esta posição de que a demarcação não interessa aos índios, é uma grande balela e mistificação grosseira.
Se existe um grupo de índios, francamente minoritários, manipulados e pagos pelos arrozeiros e o governo do estado de Roraima, não significa nem de longe, que a retirada dos arrozeiros, não tenha que ser realizada e os índios que representam de fato os interesses da região, não tenham sus direitos garantidos e respeitados.
Este papo furado de índios treinado em guerrilhas por indivíduos venezuelanos, se você não sabe, foi um argumento usado pelo famigerado Quartiero, este sim um bandido na exata dimensão e acepção do termo, que representa os arrozeiros. Foi ele quem propagou a estória de que militares venezuelanos dissidentes de Hugo Chaves, treinavam índios contrários a retirada dos arrozeiros e resistiriam ao lado destes, contra os seus parentes que lutam pela garantia do seu território.
Os interesses do Brasil e da população de Roraima, passam pela pacificação da região e o respeito aos direitos dos povos indígenas. As mistificações feitas pelos generais (não todos) não levam em consideração, um princípio básico, as terras indígenas são patrimônio da união, e como tal sempre permanecerão sendo. Ninguém vai tomar estas terras do Brasil, e a presença do exército é livre e sempre bem vinda, no sentido de promover a segurança dos direitos nacion
14 opiniões
avalie fechar
Marcos Serra (10) 19/04/2008 12h32
Marcos Serra (10) 19/04/2008 12h32
PORTO ALEGRE / RS
A atitude do Sr. Lulla em cobrar explicações do General Heleno só encontra amparo nos livros de doenças mentais. Um governo que faz vistas grossas para o criminoso MST, que tem um ministro que publicamente declara apoiar o movimento dos depredadores, jamais poderá argumentar estar preocupado com o país ou ser patriota. Só governam preocupados em continuarem no poder, atendendo seus interesses pessoais e não os da Nação. Se houvesse um mínimo de humildade ao Sr.Lulla, ele solicitaria ao General Heleno aulas de como ser patriota e estar, realmente e sem interesses, preocupado com o Brasil. Não devemos esquecer que, há pouco tempo, nosso dito presidente não tinha sequer emprego, vivendo do partido (?) e estimulando a desordem pública, atrvés de greves desnecessárias. Em bom português, chama-se a isso oportunismo. Como o povo é manobrável e carente, acabou eleito. Falta-lhe ética, moral e passado para fazer qualquer cobrança a uma pessoa que ao longo de toda sua vida profissional realmente serviu à Nação. O desmembramento de qualquer território brasileiro afronta não só aos militares, encarregados que são de manter nossa soberanis, mas também a todos nós brasileiros. Sr. Lulla, tenha um poudo de humildade e coerência. Existem momentos em que é melhor ficar calado diante da verdade e dos interesses nacionais. 5 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 19/04/2008 11h50
Rubens Junior Moreno Rubio (88) 19/04/2008 11h50
já já, não nos restará outra coisa, senão defendermos o que plantamos, o que sonhamos, com nosso próprio sangue, A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, está plantando a guerra civil aqui, no mato grosso, no pará, na roraima, chega da ditadura do MEIO AMBIENTE, onde as ONGS governam 27 opiniões
avalie fechar
Ernesto Lancia Caldas (92) 19/04/2008 11h48
Ernesto Lancia Caldas (92) 19/04/2008 11h48
Gostaria de lembrar aos que gostam de revoluções, que o Congo é ainda muito distante. É melhor inscreverem-se nas FARCs aliando-se a narcotraficantes "patriotas", os revolucionários da "nova democracia bolivariana", tão bem defendida pelo Evo e pelo Chaves e por grande parte do PT. Mas o melhor mesmo é inscrever-se no MST, na FETAGRI ou em outra organização terrorista nacional para pisar com segurança na constituição e na ética. Seja patriota, como o General Heleno, ou como Ivan Frota e será chamado "golpista". Defenda a ética e a moral e será chamado "reacionário". É fácil enquadrar um militar cujo patriotismo está acima de qualquer suspeita. O difícil é "encarar" Rainhas e Stediles, cuja moral discutível é a mesma demonstrada pelo governo. 44 opiniões
avalie fechar
José Oliveira (2) 19/04/2008 11h26
José Oliveira (2) 19/04/2008 11h26
SALVADOR / BA
É lamentável como o nosso Governo recebe as opiniões em relação a sua política, buscando sempre uma forama de calar de uma forma ou de outra. Em se tratando dos militares ele claramente utiliza sua autoridade como chefe supremo, embora só se considere nestas circunstâncias, ou seja, quando se acha no direito de calar, punir, humilhar, em nome do poder. Nos momentos em que esses mesmos militares falam ou necessitam de apoio para com a política, fortalecer a soberania deste nosso solo, tão desejado pelas superpotências, ele se nega a deixar claro sua posição de chefe supremo. Que chefe é este que só desvaloriza os subalternos? Espero que estes politicos um dia despertem para o quão valioso este país o é. Eles ainda não perceberam que não existem soberania sem persuasão. As superpotências utilizam muitas formas de atingir seus objetivos. A falácia dos direitos humanos através das ONGs é uma delas. Aliás, o dito direitos humanos que só exigem que seja aplicados nos países dos outros, como se continuássemos sendo colônia. Eu só pesso uma coisa. A nação não deve ter medo de militares, eles são, hoje uns poucos brasileiros que defendem o nosso país, mesmo sendo achincalhado pela política de diversos governos. E concordo com o General. Os militares não servem a governo e sim a nação, ao Estado soberano. 6 opiniões
avalie fechar
adão nereu barbosa (206) 19/04/2008 10h46
adão nereu barbosa (206) 19/04/2008 10h46
Estes militares me trazem de volta o orgulho de ser brasileiro.... Há muito descobri que o Brasil não é um caso de esquerda ou direita... É sim uma nação para homens que tenham vergonha na cara.. para os quais os conceitos de moralidade, decência, honestidade, respeito, não se determinam pelo lado ou posição em que estou.... Há homens corajosos neste pais, sem serem bravateiros, isto de certo movo me traz um alento de que é possível construir um país mais justo, não apenas na distribuição de riquezas, mas sobretudoe na formação do caráter. Sonho que meus filhos ou netos, possam ainda viver num país assim 25 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 19/04/2008 10h05
Rui Ruz Caputi Caputi (1952) 19/04/2008 10h05
Helio Figueiredo, 1:45 hs,

Em resposta a sua cordata e educada réplica, digo minhas fontes:
TV Senado, semana passada, Senador Mão Santa, em um discurso na tribuna do senado Federal, mais precisamente na quarta feira, salvo ledo engano.
Uma fonte melhor doque um senador da república, é pedir demais....
Quanto ao livro didático, mandei um e.mail para meu parente, afim de que me envie o link se possivel, ou um scaneamento do referido.
Quem assisti a tv senado, e que parece não ser o seu caso, viu ao vivo e a cores o senador da republica fazer referencia a um amigo general que lhe mostrou até o contra cheque. Por isso eu pedi que me confirmassem o fato. Vejo que o senador não teria motivos para faltar com a verdade.
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1269)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 53 54 55 56 57 58 59 60 61 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página