Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos
Comentários dos leitores
Erika Wasconcellos (2) 13/03/2008 07h43
Erika Wasconcellos (2) 13/03/2008 07h43
Despertei hoje de manha com a noticia em questao desta vez no telediario. Falavam de que a resposta do Brasil veio depois de muitos episódios na Espanha e dava muita importancia aos efeitos diplomáticos consequentes.
Achei muito legal que o tema nao fosse tratado com ufanismo, sim como um problema de critério e procedimento. Demonstra preocupaçao com devolver a calma ao maremoto diplomático.
Gente, o Brasil exporta e consome, nossa relevancia econômica pode recuperar essa situaçao desagradavel.
Somente tenho uma pergunta: Antes de chegar ao episódio do Rio, qual foi a atuaçao do Itamaraty?
Podíamos ter evitado e resposta violenta con uma atitude diplomática correta? Vamos trabalhar para que revisem todas os acordos diplomáticos e publiquem claramente os resultados para que qualquer leigo possa consultar antes de viajar ao exterior. Evitaremos muitos problemas.
1 opinião
avalie fechar
ABRAS ABRAS (1) 13/03/2008 04h23
ABRAS ABRAS (1) 13/03/2008 04h23
Ao invés de tentar criar novas casas do cidadão do governo no exterior para gerar cabide de empregos que tal ouvir e apoiar (não apenas moralmente) quem já vem operando no exterior pela comunidade gratuitamente?
Talvez o dia que isso acontecer, o número de emigrantes aventureiros diminua e consequentemente os que vêm para o exterior gerem menos problemas para os Consulados e organizações como a nossa.
Carlos Mellinger
Presidente
Associação Brasileira no Reino Unido
sem opinião
avalie fechar
Jorge Pereira (1) 13/03/2008 00h57
Jorge Pereira (1) 13/03/2008 00h57
RIO DE JANEIRO / RJ
Xenofobia ou não, o fato é que não se deve questionar os critérios adotados por um país quanto a admissão de estrangeiros, mas pode-se exigir respeito a dignidade humana. Erram as autoridades brasileiras que há muito permitem a entrada de estrangeiros sem as condições necessárias, não se trata de retaliação apenas estão cumprindo a legislação inclusive com respeito aqueles que tiveram a entrada negada. Vejo que a essa situação deve adicionar uma parcela de culpa aos transportadores aereos que deveriam esclarecer os passageiros quanto as exigencias para entrada nos paises da UE. sem opinião
avalie fechar
Sandro A. (4) 13/03/2008 00h08
Sandro A. (4) 13/03/2008 00h08
Brasil! Lula! Por favor, leiam.
Nos todos crescemos juntos, sofremos juntos durante a ditadura, a hiper-inflacao, os pacotes, o confisco do Plano Collor. Porem aqui estamos, mais de pe' do que nunca. Acredito na duracao da boa fase e da volta (ou nascimento) do sentimento patriota. O mundo economico sabe que o Brasil vai muito bem, obrigado. O Brasil tem cacife, e muito hoje em dia. O mundo precisa do Brasil, das riquezas naturais, do petroleo, da formula do etanol, dos lucros do dinheiro aqui investido, ao invez de em outros mercados que ja tiveram dias melhores.
A presidencia da Espanha sabe muito bem disso, claro. Presidentes de qualquer pais sabem que o Brasil nao e mais aquele, a republica das bananas... e principalmente DOS bananas.
Brasil, nossa querida patria amada, nao mais tao sofrida, olhai pelos seus filhos que ja te ajudaram tanto e sofreram tanto com voce. Lembre-se das situacoes em que batalhamos tanto. Mostre ao mundo, a Espanha quem nao esta mais levando desaforo. Lula, devolva um espanhol para cada brasileiro deportado, nem mais, nem menos. Brasileiros, meus queridos irmaos: informe a imigracao do desfavor que eles estarao fazendo a um cidadao espanhol ao destrata-lo. Lula: Eu confio em voce.
sem opinião
avalie fechar
ronaldo moraes (5) 13/03/2008 00h01
ronaldo moraes (5) 13/03/2008 00h01
O Brasil precisa se firmar diante dessas nações que tanto mal fizeram à humanidade. Não só a Espanha que barra brasileiros, não. Portugal também barra muitos de nós. Mas uma grande forma de mostrar a nossa igualdade ou quem dirá um dia supremacia, é fazendo daqui um país melhor do qual possamos muito nos orgulhar, um país bom pra se viver, em qualquer um de seus cinco cantos; um país que protege a criança, que honra o idoso, que não prende menina menor de idade, sozinha, entre mais de uma dezena de presos perigosos etc. sem opinião
avalie fechar
Domingos Pimentel (1) 12/03/2008 23h07
Domingos Pimentel (1) 12/03/2008 23h07
SAO PAULO / SP
ÓTIMO POR EXPULSAR OS ESPANHOES MAS POR FAVOR,POR MISERICORDIA,EXPULSEM OS ESPANHOES DA TELEFONICA RSRSRS 2 opiniões
avalie fechar
Antonio Mendes (1) 12/03/2008 22h24
Antonio Mendes (1) 12/03/2008 22h24
Na maioria dos comentários o que se lê denota falta de informação e, principalmente, conhecimento da história; entretanto, aproveitando o que diz o poeta, aqui segue, como exemplo para os espanhóis que não têm mais terra a vista:
"e bem se diz que os melhores de portugal foram-se em boa hora, pois, se não, de aventureiros dos sete mares, a porteiros de uma única europa... ora pois, diriam os que ficaram, a um passado de glórias, mais vale um fututo no bolso, londres é mais próxima, não há tormentas, nem esperanças, Camões é morto no cais d'Oporto".
1 opinião
avalie fechar
Marisa Coan (44) 12/03/2008 22h20
Marisa Coan (44) 12/03/2008 22h20
Camila Borges ou Sra. Capinha Vermelha.
Prezada Capinha-O fato de ter um passaporte de capinha vermelha que o povinho tanto desejaria não torna você melhor do que ninguém.
Não sou a favor de revanchismo,mas também não concordo como os brasileiros são tratados aí na Europa.Já trabalhei numa empresa norte-americana,
morei no exterior,mas felizmente nunca me senti tão indesejada a ponto de ter que esconder minha nacionalidade.Isto deve ser muito triste.Ter de se esconder atrás de uma capa de passaporte.Viajo muito hoje a turismo e sempre volto para meu país de cabeça erguida.Agora uma coisa que me deixa curiosa.A maneira como falam de prostitutas e travestis por aí é impressionante.Veja só,se existe um programa apresentado por um travesti brasileiro
aí na Espanha é porque os espanhóis gostam dele,não é?Aliás parece que gostam mesmo da coisa para ter tantos exercendo a profissão por aí.
Buena sorte para ti.
4 opiniões
avalie fechar
Marisa Coan (44) 12/03/2008 21h43
Marisa Coan (44) 12/03/2008 21h43
Sérgio Carneiro-20:34-Parabéns pelas observações
para a Sra.Capinha Vermelha-ou Camila Borges
Gostei.
1 opinião
avalie fechar
K. Cruz (1) 12/03/2008 21h17
K. Cruz (1) 12/03/2008 21h17
BELEM / PA
Meu respeito e apoio à Polícia Federal!!! sem opinião
avalie fechar
Felipe Basso (3) 12/03/2008 21h16
Felipe Basso (3) 12/03/2008 21h16
FLORIANOPOLIS / SC
É lamentável que países tão proximos quanto a Espanha e o Brasil estejam se tratando dessa maneira. Muito infeliz, principalmente para o povo, qué, infelizmente, é o alvo desse desentendimento. O mundo só tem a perder com essa disputa.
Mas uma coisa deve ser deixada clara, não foi o Brasil que iniciou esse contra-senso, e é dever de nossas instituições defender os interesses da nação. Desse forma É SIM política de direito a reciprocidade aplicada pela PF na imigração de espanhóis.
Não considero justificativa o fato de muitos brasileiros entrarem na Espanha para exploração sexual. Isso explica a atitude mas não justifica.
Quanto aos pseudo-brasileiros que tão mal escreveram da terra onde nasceram, lamento muito que sejam incapazes de ver a grandeza dessa pátria e do seu povo, mas fico feliz que pessoas como vocês não entrem mais na expressão "povo brasileiro". Só assim para não considerar crime de lesa-pátria, porque vocês não tem mais pátria.
Batam na boca antes de falaram nesta Nação a partir de agora...
sem opinião
avalie fechar
sérgio carneiro (279) 12/03/2008 20h34
sérgio carneiro (279) 12/03/2008 20h34
Admitamos! Realmente "uma parte da Europa" foi berço que grandes: civilizações, cultura e pensadores. Para sabermos que "parte boa" estamos falando, basta analisarmos suas ex-colônias.
Se somos qualificados como "só tem prostituta, travesti, traficante, jogador de futebol e Maria Chuteira" postado em 12/03/2008 às14h36, acredito muito na influencia dos nossos colonizadores. Observem algumas ex-colônias como: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e comparem com Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Jamaica, Porto Rico, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua e o Brasil.

Na formação da UE alguns países foram "favorecidos a reboque" pela sua posição geográfica e somente após esta união consegui apontar como pais industrializado. Hoje aquela comunidade destaca-se no mundo, voltando a ser um norte, um centro cultural e possuidora de uma moeda forte, mas não existe homogeneidade nesta união.

Ter a " sorte de possuir um passaporte da UE (aquele da capinha vermelha, sabem?? Tao desejado pelo povinho...) " como foi bem dito, foi pura "sorte" mesmo. Condeno a quem quer que seja submeter-se a "qualquer coisa" somente para ter aquele passaporte da capinha vermelha.
Reciprocidade. É a palavra de ordem
19 opiniões
avalie fechar
Robson Andrade (2) 12/03/2008 20h31
Robson Andrade (2) 12/03/2008 20h31
BRASILIA / DF
Nenhuma notícia questionou o direto da Espanha deportar pessoas sem documentação ou que não cumpram os requisitos legais para entrada. O que foi posto em discussão foi o tratamento dado a essas pessoas e o fato de, até aqueles que cumprem os requisitos, serem deportados sem maiores esclarecimentos, fora a humilhação e maus tratos. Já presenciei algumas situações e já tive amigo que passou três dias em um presídio (isso mesmo) da Irlanda. O que você diria se um oficial dissesse para você: "Não existe qualquer motivo que impeça a sua entrada nesse país, o senhor cumpre todas a exigências, porém, caso o senhor entre no país vizinho teremos problemas, por isso não iremos permitir sua entrada". Daí te mandam para um presídio e te ficham. Detalhe, você divide a cela com dois detentos, um com três assassinatos e outro com (apenas) um. Por fim, a embaixada brasileira diz que não pode fazer nada (como sempre), alias, nem sei para que pagamos uma fortuna para manter essas instituições inúteis. Mas uma coisa é pior do que a falta de respeito com nossos compatriotas, são pessoas e comentários como os feitos por Renata Fabri, Fernando Moreno e Camila Borges. Estes sim deveriam ser expulsos do país por não ter honra suficiente para viver nele. A Sra. Camila deveria aproveitar que já tem cidadania sei lá de onde e que já esta fora do país, rasgar todos seus documentos brasileiros e nunca mais botar os pés por aqui e, por favor, nunca mais diga que é brasileira, por que você não é. 2 opiniões
avalie fechar
George Adriano Magalhaes (1) 12/03/2008 20h17
George Adriano Magalhaes (1) 12/03/2008 20h17
Vim para a Inglaterra no dia 18 de Dezembro com meus filhos brasileiros e minha esposa inglesa. Viajamos pela companhia aerea Iberia, via Madrid. Mesmo nao sabendo dos problemas que os brasileiros estavam sofrendo na Espanha, senti na pele que brasileiros nao eram benvindos ali no aeroporto. Para fazer a conexao para o voo para Londres tivemos que nos dirigir para um portao especiamente designado para brasileiros, depois de andar muito e perguntar em varios lugares onde era o tal portao,chegamos ali, onde brasileiros eram coletados por um onibus que nos levava direto ao embarque pela porta de tras de aeronave.
Penso que desta forma eles estavam tentando evitar que brasileiros ficassem na espanha. Quando pedimos informacoes, nao fomos bem tratados ali.
Retornaremos ao nosso querido e amado Brasil na semana que vem. Espero que no retorno passando pela Espanha, tudo ocorra bem.
Uma coisa que nao passa pela minha garganta ate hoje eh essa companhia Telefonica ( sem acento, o que afronta o nosso Portugues), que prejudicou tantos brasileiros, porem reina soberana em nossa Nacao. Quando eh que vamos repatria-la ?!!!
Que Deus abencoe o Brasil.
George.
1 opinião
avalie fechar
Jose Medeiros (13) 12/03/2008 19h46
Jose Medeiros (13) 12/03/2008 19h46
E chato so criticar, mas a reportagem deixa a entender, posso estar errado, que antes dessa crise diplomatica, permitia-se a entrada de turistas no nosso pais sem passagem de retorno. Se verdade, e um absurdo, e me obriga a criticar. O que tem que ser feito e cumprir a lei e pronto. Parece que nao e isto o que vem acontecendo, haja vista que a maior parte dos repatriados e Esponhol (clara retaliacao). Eu nao sou a favor de retaliacoes, mas se medidas mais energicas tiverem que ser tomadas, essas devem partir do Governo Brasileiro, e nao de funcionarios indignados (como eu), que fazem uso de suas funcoes para fazer revanchismo. Alias, revanchismo parece ser o que prega esse tal "principio da reciprocidade", o que nos faz tao baixos quanto eles. sem opinião
avalie fechar
Luiz mandelli (1) 12/03/2008 19h14
Luiz mandelli (1) 12/03/2008 19h14
SAO PAULO / SP
Achar que uma atitude como a de reciprocidade é uma ação do executivo e dizer que um presidente é o responsável por este tipo de atitude é no mínimo uma falta de conhecimento do funcionamento da máquina do Estado. A PF ainda é uma instituição ligada a um dos Poderes do Estado, ou seja, ainda é passível de "pressão", não é independente.
Temos sim que ser soberanos e independentes, as ações de hoje não são diferentes da de ontem, ou não se lembram qdo os americanos nos obrigaram a filas intermináveis e respondemos na mesma moeda? com isso concluo...são farinha do mesmo saco, tanto o "torneiro"( como disse um participante) quanto o "catedrático".
Só deixo algumas questões: alguém aqui acredita na "democracia" brasileira? alguém acredita em político brasileiro? porque gente decente não se candidata a cargo público? e antes que me perguntem 1) amo este pais, por isso contesto e não o deixo.2) só contestando vamos mudá-lo.3) o fim NÃO justifica o meio.
Só com memória e educação se constrói um pais, e não com demagogias de direita ou esquerda.
Abraços
sem opinião
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1712) 12/03/2008 18h40
Carlos Lobitsky (1712) 12/03/2008 18h40
No governo do PRESIDENTE PEDINTE, NOSSA PATRIA, ÉRA UM PIRES NA MÃO E NÓS BRASILEIROS, ÉRAMOS PÁRIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO.
Hoje com a Subprime, atacando os EUA E A EUROPA, ELES OLHAM PARA NÓS BRASIL LIDER DO G-20 COMO TABUA DE SALVAÇÃO.
Temos governo, não devemo nada para ai sim estes párias, que nos roubaram por muitissimo tempo.
Bastou um torneiro presidente para pagar a divida externa e ainda ter sobras, acabando com a dependencia desde Pedro Alvares Cabral.
Quem diria um torneiro presidente tão atacado, por aqueles que só sabiam pedir, e pedir e pedir, estes sim tambem verdadeiros párias.
Agóra com a atitude forte do TORNEIRO PRESIDENTE, A TÃO PODEROSA ESPANHA NOS CHAMA PARA CONVERSAR, PARA SENTAR E DIALOGAR.
ACREDITO MESMO QUE O TORNEIRO PRESIDENTE, VAI NOS COLOCAR ONDE MERECEMOS ESTAR, "NO TOPO DO MUNDO".
POIS ATÉ INGLESES, AMERICANOS ESTÃO SENDO DEPORTADO, "LEI DA RECIPROCIDADE, DE UM TORNEIRO PRESIDENTE, DONO DE HONRA RECONHECIADA NO MUNDO TODO, PELO MUNDO TODO".
125 opiniões
avalie fechar
Bravo, perfeita a atuação da Policia Federal. Digna de nota por adotar um belo procedimento, pois, muitas das instituições brasileiras costumam ter uma atitude de falta de dignidade e orgulho próprio em tais situações. sem opinião
avalie fechar
Luis Antonio Aragão (34) 12/03/2008 18h10
Luis Antonio Aragão (34) 12/03/2008 18h10
Lembro de quando era garôto,e via a Carmen Miranda,num espécie de sarongue com um cacho de banana na cabêça ao lado da bandeira nacional.Piegas,mas era assim,ela era um símbolo da nossa baiana.Hoje,em qualquer "!folder" cartaz ou panfleto turístico,lá está uma bunda de fora,dizendo subliminarmente;vem que aqui tem.Como então é a nossa imagem diante do estangeiro?A imagem da mídia que fatura milhões com a pornografia,e os turistas verdadeiros entram na generalização.Outra coisa,não adianta querer reprimir os turistas estrangeiros como represália pura e simples.Todo o complexo turistico vai arcar.Imaginem se o Brasil tivesse sido invadido como foi o Equador.Digam agora;"Porque non te calas Juan Carlos"Eu estou adorando... 2 opiniões
avalie fechar
Frank Martins (58) 12/03/2008 17h56
Frank Martins (58) 12/03/2008 17h56
SE EXISTE UMA INSTITUIÇÃO QUE NOS DÁ ORGULHO DE SER BRASILEIRO, ESSA INSTITUIÇÃO É A POLÍCIA FEDERAL.
ESTÁ CORRETÍSSIMA A ATITUDE DO OFICIAL QUE FEZ A REPATRIAÇÃO DOS ESTRANGEIROS QUE TENTARAM ENTRAR NO BRASIL SEM A EXIGÊNCIA NECESSÁRIA.
AFINAL NÃO SOMOS UM PAÍS DE FUNDO DE QUINTAL, SOMOS UMA DAS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO.
42 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página