Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximos
Comentários dos leitores
Tafa Godoi (1) 11/03/2008 15h07
Tafa Godoi (1) 11/03/2008 15h07
Eu vivo atualmente en Barcelona-Es, è verdade que os brasileiros sao maltratados nao somente aqui mas em toda Europa tenho amigos que viveram em Alemanha em casas de intercambio estudantil e me contaram horrores e outros que viveram em França tambem passaram por muitas coisas desagradaveis.A grande maioria de europeus acreditam que nos saimos do pais simplesmente por comida igual acontece com muitos (SUDACAS) como somos chamados aqui. Enfim o que acontece que com tantas publicidades negativas relacionadas ao Brasil nòs mesmo acabamos aceitando os pontos negativos direto e concordando, hoje a Europa esta invadindo o Nordeste do pais e pregando que em todas partes do mesmo sao iguais sem infraestrutura com monte de gente que vive em casas conhecidas na Espanha como chabolas. Isso sem falar no turismo sexual que eles pregam por aqui acreditando que por menos 100 reais pode conseguir meninas menores de edade isso e uma vergonha porque aqui o Turismo e un dos carros que move a economia e vc nao encontra essas noticias em TV mas acontece como em todos Paises e os envolvidos sao punidos seja de onde seja.No Brasil eles acabam nao punindo a pessoa porque ela e estrangeira ISSO E 1 VERGONHA - BRASIL MOSTRA QUE TEMOS LEIES POR FAVOR,,,,Mudam os filmes mostram as MANSOES, OS LUJOS E OS RICOS QUE TEM NO BRASIL MUDA A NOSSA CARA DEIXAM DE SER COITDADINHOS SEJA IMPONENTE 7 opiniões
avalie fechar
Eme Mauricio (46) 11/03/2008 14h53
Eme Mauricio (46) 11/03/2008 14h53
O Estados Unidos acham que somos quintal da casa deles e que devemos fazer o que eles querem.
A Europa acha que ainda somos colônia deles e só se interessam pelo o que podem tirar de nós.
E os nossos governantes acham que somos apenas massa de manobra e pouco se interessam pelas nossas vidas, dores, angústias, esperanças, etc.
Enfim, o que podemos esperar quando nos chamam de brasileiros?
17 opiniões
avalie fechar
Gelson Moraes (4) 11/03/2008 14h43
Gelson Moraes (4) 11/03/2008 14h43
Do ponto de vista do direito internacional, qualquer país pode barrar a entrada de estrangeiro, memso que o motivo seja o mais ridículo possível. Contudo, há vários dispositivos legais internacionais que protegem qualquer cidadão contra abusos que configurem violação da dinigidade da pessoa humana, como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, nada justificando maus tratos, apenas por estar o cidadão sem algum dos requisitos exigidos pelo país de destino.
O que o governo brasileiro precisa fazer é aplicar o rigor da lei brasileira, que também existe, e em tempos normais é esquecida. É dever da Polícia Federal observar impreterivelmente todo e qualquer requisito, nos mínimos detalhes, para permitir a entrada de qualquer estrangeiro no país, e como forma de reciprocidade, apertar esse controle contra os espanhóis irregulares.
Podemos chamar de vingança, mas o fato é que, quando barrarmos a entrada de um espanhol de grosso calibre (do tipo alto executivo da Telefónica, por exemplo) aí sim eles irão sentir o problema.
1 opinião
avalie fechar
Michaela Amorim (11) 11/03/2008 14h34
Michaela Amorim (11) 11/03/2008 14h34
Verdades sejam ditas...a maioria que vai, é pra imigrar mesmo. Por que será?
Acho que a falta de respeito já começa aqui...nos hospitais públicos onde há pessoas morrendo na fila, deitadas em leitos pelos corredores, nos pais que enfrentam filas quilométricas para colocar as crianças nas escolas......a imigração é culpa de quem afinal?
Tem gente que vive a triste ilusão que o governo Lula vai muito bem..sim a classe miserável deixa de ser menos miserável mas continua sendo pobre. A classe média paga caro por isso sendo empurrada cada vez mais para baixo. Enquanto cresce o número de milhonários as disparidades continuam....
Vale lembrar que este Brasil que vai bem obrigado, já está sendo ultrapassado por muitos outros em desenvolvimento econômico...
E voltando na questão do turismo é lamentável sim um país com tamanha beleza e
Exuberância como esse não chegar nem na 30º posição dos países mais visitados do mundo...chegando a perder para seu hermano Argentino.....A retaliação é importante para quem afinal de contas, apenas para protestar por nosso orgulho ferido?
Acho que temos problemas maiores para ser resolvidos ao invés de ficar ai fazendo alardes por alguns casos que tornaram-se mediático agora, mas que já acontecia já faz um tempo....seja na Espanha, na Itália ou nos EUA.
4 opiniões
avalie fechar
Elza Miranda Cardoso (168) 11/03/2008 14h30
Elza Miranda Cardoso (168) 11/03/2008 14h30
O MELHOR QUE PODEMOS FAZER, UMA VEZ QUE NOSSO "GLORIOSO" GOVERNO NÃO TEM CORAGEM NEM DIGNIDADE PR DEFENDER A NOSSA CIDADANIA, É MANDARMOS -PESSOALMENTE - A ESPANHA À M@%**A.
AFINAL, NÃO PRECISAMOS DELA PARA NADA, NÃO É?
E, TAMBÉM, PRA QUE GASTARMOS OS NOSSOS "EUROS" , DEIXANDO COM QUEM NÃO MERECE???
3 opiniões
avalie fechar
djalma santos (36) 11/03/2008 14h13
djalma santos (36) 11/03/2008 14h13
Bem pessoal,parece que a discussao so esta iniciando creio ser importante para que os cidadaos brasileiros se conscientise desta discriminacao que certamente nao vem a troco de nada,tambem eh bom que fique claro que essa discriminacao nao vem somente da espanha,infelizmente ela se faz presente na comunidades Europeia com raras excessoes entretanto este momento eh bom para que o governo exiga mais respeito com brasileiros no esterior por ser esta tambem uma questao de cidadania,agora com relacao aqueles que cometem ilicito no esterior passa a ser outra questao e os mesmos devem responder pelos seus atos junto as autoridades dos locais onde estejam , o que se discute aqui pelo que entendo diz respeito a questao que brasileiros em viajem devem ter o mesmo tratamento de estrangeiros no Brasil. desculpas pela falta de acentos e cedilhas!! 4 opiniões
avalie fechar
Lais Oliveira (1) 11/03/2008 13h58
Lais Oliveira (1) 11/03/2008 13h58
RIO DE JANEIRO / RJ
Eu acho que, mesmo que uns ou outros brasileiros façam isso ou aquilo na Espanha, ou em qualquer outro país, não justifica essas atitudes. Sendo esses deportados Brasileiros ou não.
Soube dessa situação no ano passado, trabalhei com advogados, quando chegou um rapaz, que ia visitar um parente em Paris, mas tinha escala em Madrid, ficou num quarto minusculo, por horas, foi interrogado, e expulso, perdendo suas passagens que foi um presente, perdeu as malas, só as obteve 15 dias depois num passa-passa entre Air Europa e Air France. Dentre outros casos de preconceito em países como Itália e França.
Tenho passagens compradas para a Suíça com escala em Paris, este ano.
Vou à turismo visitar amigos e conhecer outros países e estou morrendo de medo de que isso aconteça. Estou dentro de todas as exigências, e ainda pretendo levar declaração de um cidadão europeu alegando que será responsável por minhas despesas e hospedagem, mas nada disso me deixa tranquila. Muitos já me disseram que apenas pelo fato de ser mulher, "estar numa idade apropriada para prostituição" e ser BRASILEIRA, já correria algum risco.
Essas atitudes não são justas e não existe lei que ajude contra.
E solução, existe? Ou o povo Brasileiro vai continuar á ser tratado dessa forma no exterior?
1 opinião
avalie fechar
Rogerio Rocha (658) 11/03/2008 13h54
Rogerio Rocha (658) 11/03/2008 13h54
Vejo em grande número de comentários postados aqui o que o Nélson Rodrigues chamou de complexo de vira-latas. O brasileiro tem que se fazer respeitar lá fora. E o governo brasileiro está certíssimo -a política externa é uma das poquíssimas coisas que aprovo neste governo- ao fazer uso da reciprocidade. Não é por causa de uma minoria da nossa população que devemos ser rotulados no exterior. Se assim fosse, qual é o rótulo que caberia aos europeus em geral, já que eles são os campeões do turismo sexual? Tarados? Desequilibrados mentais?
O fato é que se alguém não cumpre os requisitos necessários para entrar no país, então que seja repatriado mas também tratado com dignidade.
Infelizmente a política da reciprocidade só aumenta as injustiças cometidas, mas é a única forma civilizada de um país se fazer respeitar imediatamente quando se tratam de assuntos diplomáticos.
E é uma pena ver que a maioria dos nós brasileiros em vez de estarmos unidos contra mais este ato abuso e discriminação contra o nosso povo, estamos pré-julgando os nossos conterrâneos sem nem mesmo conhecermos os fatos de forma correta e imparcial.
Enquanto formos assim nunca teremos o respeito de outras pessoas.
15 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lopes (3) 11/03/2008 13h45
Guilherme Lopes (3) 11/03/2008 13h45
Anderson,
Talvez ai esteja a radical diferença entre nós e eles: nós somos tolerantes e temos mil 'jeitinhos', eles são rigorosos e corretos. Realmente acho um despropósito o que aconteceu recentemente com os deportados, mas estou entrando em outra discussão. Eles se "defenderm" de estrangeiros do chamado terceiro mundo, do mesmo modo que aqui no Brasil nos "defendemos" de estrangeiros e países que estão em pior situação que a nossa: ou alguem acha que a Polícia Federal recebe de braços abertos os imigrantes boliviamos e angolanos que chegam a São Paulo? Quanto a como tratar os europeus, não acho que trancar a unhas e dentes nossos aeroportos vá resolver grande coisa: possivelmente muitos deles, turistas, deixem de conhecer o Brasil para passar alguns dias em Cancun ou Cuba. Nosso pais deve agir com muita dipolomacia, e obviamente ser rigoroso com todos no controle de fronteiras. É assim que o mundo funciona hoje.
4 opiniões
avalie fechar
Thiago Ramos (1) 11/03/2008 13h44
Thiago Ramos (1) 11/03/2008 13h44
ARACAJU / SE
Isso è um assunto muito delicado. Pq muita gente da opniao sem nem mesmo saber o que realmente rola com os brasileiros nesses lugares.
Sim a imagem do brasileiro esta totalmente queimada no exterior(em especial europa). A midia que so mostra coisas ruins na televisao, o proprio brasileiro que quando chega no exterior que fazer do outro pais um novo brasil se esquecendo muitas vezes de que la nao è o brasil.
Atualmente resido na suiça e ja tive problemas de imigracao em portugual e londres(e olha que so estava de transito a caminho da suiça).
Mais nada justifica a maneira com que os espanhois tratam os brasileiros. Alias eu posso afirmar que eles fazem o mesmo com qualquer pessoa da america do sul, africa e mexico. Pq pra eles nos somos nada mais nada menos que um cancer na sociedade "perfeita" deles.
Alguem que more na europa pode confirmar a minha afirmação.
E o governo esta de parabens em fazer essa reciprocidade(alias ja estava a tempo de fazer isso). Europeu eh simplesmente LOUCO pelo brasil(Sol, praia, comida barata, diversao barata, ferias mais barata ainda).
Sinto muito pelos brasileiros que passaram por isso.
1 opinião
avalie fechar
Antonio Araujo (1) 11/03/2008 13h33
Antonio Araujo (1) 11/03/2008 13h33
Vivemos num mundo globalizada, em que todos dependem de todos. Se uns tem tecnologia , outros tem matéria prima e mercado consumidor. Somos s discriminados, mas nao podemos nos acusar de bárbarie e histeria transloucada de um inocente animal transpassada por uma espada e gritos delirantes do sangue espalhada numa arena. Acho que certos paises ainda vivem na idade média e se dissem primeiro mundo. Será isto pais de primeiro mundo? 3 opiniões
avalie fechar
C.G. Gama Filho (2) 11/03/2008 13h31
C.G. Gama Filho (2) 11/03/2008 13h31
MANAUS / AM
errado não é a Espanha ou qualquer outro país impor regra para que estrangeiros entrem em seu território. Errado, isso sim é o Brasil que não faz o minimo, não por reciprocidade ou retaliação, mas por se fazer impor, no sentido de deixar claro aos estrangeiros que aqui tambem há (ou deveria haver) regras a serem observadas. Sempre nos colocamos em posição de subserviência, de servilidade quase como se não nos conformassemos em não sermos mais escravos de europeus. Como dizia minha saudosa avó: que muito abaixa muito mostra. 2 opiniões
avalie fechar
Denise Santos (4) 11/03/2008 13h29
Denise Santos (4) 11/03/2008 13h29
A verdade e' que a Europa tornou-se o alvo mais facil para a imigracao ilegal. Por nao exigir visto de turismo, e a moeda ser mais forte, ficou muito facil para o imigrante ilegal entrar aqui. Eu sou expatriada e sei como os imigrantes ilegais fazem com que a minha vida (e a de todos brasileiros legais) fique muito mais dificil.
Acho ridicula essa reciprocidade "forcada" por parte do governo brasileiro. Nao faz sentido algum deportar turistas, enquanto a Uniao Europeia deporta potenciais imigrantes ilegais. Se essas pessoas tivessem viajado com a documentacao correta e completa nao teriam tido problemas.
Se voce nao esta viajando com o intuito de ser imigrante ilegal, e pode provar por isso, qual o problema em se provar?
8 opiniões
avalie fechar
Pedro Conceição (3) 11/03/2008 13h27
Pedro Conceição (3) 11/03/2008 13h27
TERESINA / PI
Boa tarde a todos,
Na verdade, por hoje já li bastantes disparates escritos por gente do norte ao sul do país.
As pessoas estão se esquecendo do cerne da questão - turismo, imigração legal e imigração ilegal.
Quem desembarca num país, por ex. da europa (e aqui nem interessa se é a espanha ou não) só c/ passagem de ida e pouco dinheiro no bolso está querendo dizer o quê p/ as autoridades??
Quem desembarca como turista, tem algum dinheiro e depois deixa expirar o prazo de turista, está querendo o quê?? - ficar ilegal e trabalhar em qualquer coisa, sem registro, sem regalias, com os salários que quem os emprega quer pagar e sujeitos a qualquer momento serem apanhados pelas autoridades e serem deportados por estarem ilegais.
Ora, além de tudo isto, existem muitos exemplos de brasileirospor esse mundo afora que parece que gostam de chamar as atenções e ainda se metem em encrencas de todo o tipo, ao invés de gastarem as energias para tentar ficarem legais no país onde estão trabalhando, p/ um dia poderem voltar para o Brasil com um bom pé de meia.
Afinal o que falta é Atitude de querer estar bem, lutar por seus ideais e conviver socialmente com civilidade.
6 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Ramos de oura (1) 11/03/2008 13h20
Paulo Roberto Ramos de oura (1) 11/03/2008 13h20
SAO PAULO / SP
SOMOS TÃO BONZINHOS(ESTAMOS PERDENDO A AMAZONIA...)
SOMOS TÃO BONZINHOS( PERDEMOS A PETROBRAS NA BOLIVIA )
SOMOS TÃO BONZINHOS ( A BANDIDAGEM TOMA CONTA DO BRASIL)
SOMOS TÃO BONZINHOS ( OS POLITICOS DESGRAÇAM E RIEM DA CARA DO POVO)
SOMOS TÃO BONZINHOS( CARTÃO CORPORATIVO...VC AINDA LEMBRA ???)
SOMOS TÃO BONZINHOS , ATÉ QDO ????
27 opiniões
avalie fechar
Anderson Taveira (3) 11/03/2008 13h19
Anderson Taveira (3) 11/03/2008 13h19
Infelizmente os relatos da Ana demonstram algo que é pratica nos paises considerados desenvolvidos, esses paises defendem suas condições internas com unhas e dentes, como é o caso dos EUA com as medidas rigorosas que tem na fronteira com o Mexico. É inaceitavél a condição de maus tratos que oferecem aos nossos compatriotas, em um comentario anterior, pude ver uma tentativa de justificar tal comportamento , argumentando que os jovens brasileiros nao são exemplo de comportamento em viagens ao exterior , é um comentario preconceituoso, ja que nenhum ser de qualquer nação e exemplo de comportamento, temos altos e baixos, alem do que nos somos muito mais tolerantes a eventuais ilicitudes de estrangeiros em nosso pais, não vamos nos esquecer do caso da menina americana que veio para intercambio e desapareceu por mera conveniencia, pedofilos de plantão, cafetões, narcotraficantes entre outros ...a reciprocidade nao e simplismente entre nossos governos, mas tambem no comportamento individual que foge a regra de convivio. 5 opiniões
avalie fechar
C. Flemes (2) 11/03/2008 13h11
C. Flemes (2) 11/03/2008 13h11
Sou brasileira e vivo em Portugal à 15 anos, já viajei para outros paises da Europa, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha etc...Fui muito bem tratada, não posso me queixar, mas por onde passei, vi muitos brasileiros como eu com comportamentos deploráveis, em bares a falar alto como se fosse tudo deles, prostitutas /os) travestis, então, páginas e páginas de anuncios em jornais, ladrões, etc. Francamente há muita gente boa que vem para trabalhar gente honesta, mas o que da na mais vista, são os outros. 11 opiniões
avalie fechar
Guilherme Lopes (3) 11/03/2008 12h58
Guilherme Lopes (3) 11/03/2008 12h58
Morei por 13 anos na Espanha (voltei em 2004) e discordo com a fonte em vários pontos. Primeiro, quanto à questão do nome: acredito quenão deveriam chamá-la de 'Dalba Díaz' para espanholiza-la. Acontece que os espanhóis têm o costume de traduzir os nomes. Deste jeito, a rainha Elizabeth da Inglaterra é chamada de Isabel e eu, Guilherme, era chamado de Guillermo. Além disso, em castelhano, não existe o som 'v' como em português, eles pronumciam igual ao nosso 'b'.
Por outro lado, eu (que não sou descendente de europeus, mas sim de árabes) me senti discriminado em pouquíssimas ocasiões neses 13 anos. E em todas elas não foi pelo fato de ser "brasileiro", mas sim por ser "estrangeiro", "mouro" ou "sulamericano". Grande parte dos espanhois que conheci, aliás, tinham realmente grande simpatia pelo Brasil: além do futebol e do carnaval (esta é a imagem que nós vendemos), muitos me perguntavam sobre o modo de vida, os costumes de nosso país. Infelizmente, isso sim, conheci muitos brasileiros que não se faziam respeitar: ou se consideravam estrelas pelo simples fato de ser brasileiros ou eram totalmente mal-educados e gostavam de agir com 'malandragem', algo que nenhum europeu suporta. Não são todos, mas há muitos assim por lá.
Devo recordar, aliás, que fui muito discriminado no Brasil ao meu retorno: muitos pensavam que, por eu ser 'gringo', era ou idiota ou rico, e não poucos quiseram se aproveitar. Acredito que este conflito entre os dois países deverá se resolver em pouco tempo.
8 opiniões
avalie fechar
Ana Rosales (5) 11/03/2008 12h58
Ana Rosales (5) 11/03/2008 12h58
SAO PAULO / SP
Caro Alexandre
Nao 'e uma questao de nos deixar inferiorizar. Pela terceira vez vou dizer que nao concordo com o maltrato seja ela em qualquer que seja a situacao. Ninguem deve ser inferiorizado, ridicularisado, ou envergonhado. 'E bonito ver todo esse patriotismo da galera (que pena que isso nao mude em nada o pais). Eu mesmo amo meu pais. O fato 'e que se eles investem milhoes no Brasil 'e pq o Brasil aceita a oferta. Como vc mesmo disse estamos em expansao. Precisamos de investimentos (ainda que eu nao concorde com isso plenamente).
Quando os europeus chegaram aqui so havia indios, 'e obvio que eles impuseram seus costumes (alguns positivos outros nem tanto), hoje somo o reflexo dessa mistura.
Agora, queria deixar aqui uma pergunta. o que vc quer dizer com " exigirmos respeito que merecemos"
Como fazer isso? Alguma ideia?
1 opinião
avalie fechar
Sylvio Truppel (6) 11/03/2008 12h58
Sylvio Truppel (6) 11/03/2008 12h58
Os Espanhois , saquearam da América do Norte a do sul em quase 400 anos de dominação. Exterminaram Incas , Maias, roubaram toneledas e toneladas de ouro, ....Agora, nos tratam como animais, e nós continuamos a trata-los com apreço indevido......Esta na hora de criarmos "vergonha nacara" , se quizermos ser reconhecidos como povo e seres humanos,. A reciprocidade em Dto. Internacional é legal e usada por governos de verdade. Esta mis que na hora do Governo mostrar que esta sim ao lado dos Brasileiros....e que representa os Brasileiros , indignados pelo tratamento dado somente a terroristas pelo Governo Espanhol. Afinal na atualidade eles precisam mais de nós do que precisamos deles. Mostremos brio, vergonha na cara que seremos respeitados la fora. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página