Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
Rogério Athayde (181) 12/03/2008 08h57
Rogério Athayde (181) 12/03/2008 08h57
Muitos estrangeiros vieram para o Brasil e aqui se estabeleceram até hoje onde vivem muito bem. O problema da discriminação contra os brasileiros, não acontece só no exterior, por incrível que pareça, acontece dentro do nosso próprio País. Se for para eu numerar a nacionalidade de estrangeiros aqui, não dá para terminar esse texto. Somos discriminados sim, sempre fomos, desde quando o Brasil foi descoberto. O problema é que o Brasil a algum tempo atrás abriu as portas para os estrangeiros, os quais, como ja disse anteriormente em outros textos, tiveram facilidades enormes para montarem seus comércios e ou empresas, sendo que, o brasileiro se tornou empregado dos estrangeiros. Vejam os logistas, feirantes, empresários, comerciantes etc como tratam os brasileiros? Sabe o que acontece com grande parte de estrangeiros que moram aqui, eles engolem os brasileiros, toleram os brasileiros, mas no fundo amam seus próprios países, e ainda mandam seus lucros para o exterior. Não quero dizer aqui que devemos maltratar os estrangeiros, mas devemos tratá-los na mesma altura que eles nos tratam. O brasileiro tem que parar de ser muito bonzinho...ser bonzinho é uma coisa, mas ser passivo é outra. Temos que defender nossa pátria, temos que ser mais cidadãos patrióticos, temos que lutar sim pelo Brasil, amar nossa terra e deixar de sermos preguiçosos a fim de que possamos conquistar nosso próprio espaço. A PF agiu corretamente, pois está na hora de agir, quem não age não é...certo? 53 opiniões
avalie fechar
Euclydes Uchôa (5) 12/03/2008 08h35
Euclydes Uchôa (5) 12/03/2008 08h35
Pois é, tá na hora de se colocar os pontos nos is. Prá começar, apurar o estrupo e a morte do brasileiro no aeroporto não seria demais... 3 opiniões
avalie fechar
Romeu Ribeirinho Filho (1) 12/03/2008 08h23
Romeu Ribeirinho Filho (1) 12/03/2008 08h23
BRASILIA / DF
Quero deixar registrado meu apoio à reciprocidade de tratamento, e também minha concordância com os comentários do Sr. José Julián Toucheggs. sem opinião
avalie fechar
ADRIANO A BRUNO (27) 12/03/2008 02h37
ADRIANO A BRUNO (27) 12/03/2008 02h37
Esse embaixador espanhol acha que todos somos idiotas. Quem ele acha que vai convencer com essas lorotas?
Ninguém está querendo que ele peça desculpas por seus país não admitir imigrantes ilegais. Tem todo direito disso.
Queremos desculpas sim pelo tratamento infame e covarde, que nem os verdadeiros PERROS espanhóis recebem, aplicado pelos agentes da imigração espanhola.
Que razão existe para tratar uma mãe com um bebê da forma relatada? Parecem guardas de campo de concentração nazista!
Parece que não se fazem mais agentes de imigração e embaixadores como antigamente.
Mala educación.
50 opiniões
avalie fechar
Zeca Silva (7) 12/03/2008 02h18
Zeca Silva (7) 12/03/2008 02h18
Defendo o direito de reciprocidade a fundo. Sou residente legal Estados Unidos ha 5 anos. Ja viajei por muitos paises e lhes digo: Quando veem nosso passaporte logo comecam o interrogatorio. Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Portugal sao os campeaes em deportacao e mal tratos a Brasileiros. Acredito que cada pais tem o direito de defender seu territorio e evitar a imigracao ilegal, mas tratar como animal e lixo humano e violar os direitos humanos internacionais.
Mas todo cesto tem suas laranjas podres, e os Espanhois/Europeus pedofilos que vao a nosso pais abusar de nossas criancas? Isso acontece ha decadas e nimguem nunca fez nada, nosso governo ignora esse fato.
Nos imigrantes injetamos bilhoes na economia Brasileira e nao temos o tratamento devido, nao abandonamos nossa patria mas sim viemos em busca da oportunidade que nao nos foi dada no Brasil.
Basta!! e hora de cobrar acoes de nossos governantes, mesmo porque pessoas inocentes acabam pagando pelos erros cometidos por marginais. Mais uma vez digo nao defendo a imigracao ilegal mas esses paises nada seriam sem os emigrantes que fazem o trabalho sujo que eles nao querem fazer. A Imigracao acontece desde o principio da humanidade, quantos imigrantes nao colhemos? Quantos Espanhois recebemos de bracos abertos? Italianos, Alemaes, Americanos....
O mundo gira, e as coisas tomam rumo diferente a cada decada. Sonho com o dia de sermos uma nacao em que todos querem estar, e isso nao esta longe so depende de nos!
6 opiniões
avalie fechar
JOINVILLE / SC
Corroboro as congratulações à PF e a postura firme e rápida do Itamaraty.
Se Espanha ou outros países estão precavidos contra a alta incidência de aventureiros e garotas de programa brasileiros em seus territórios (que infelizmente existe mesmo), nós brasileiros tb estamos fartos de turistas sexuais em nossos terriórios. Que façam turismo sexual nas suas casas!
Barrem, mesmo, a entrada de extrangeiros que não comprovem rigorosamente os propósitos reais e sérios para entrar no Brasil. Chega de acolher bandidos, traficantes e malandros que vêm do exterior. Os países extrangeiros não estão errados no rigor, mas nas injustiças que estamos vendo ocorrer. Dêmo-lhes uma lição de civilidade e justiça!
4 opiniões
avalie fechar
Carlos Antônio (26) 12/03/2008 01h11
Carlos Antônio (26) 12/03/2008 01h11
Penso eu que o mundo é de todos nós e portanto, temos o direito de ir para onde quisermos desde que haja respeito para com todos. Não devemos tomar o espaço dos outros e sim compartilhá-los da melhor forma. Aqui no Brasil todos serão bem vindos desde que não nos tratem como índios ou que não cumpram com as nossas leis. Na minha opinião,as "pessoas irregulares" já deveriam ser barradas no próprio país de origem pelas autoridades locais para que outras "pessoas legais" não fossem prejudicas ao tentar entra em outros países.
Esta picuinha EspanhaxBrasil deve acabar logo por que muita gente está sendo prejudicada desnecessariamente. Volto a afirmar, "Ilegais não merecem chance não". Aqueles que não peenchem as exigências de cada país devem ser tratados com respeito e não como bandidos e não devem ser humilhados.
4 opiniões
avalie fechar
Hamilton Magalhaes (12) 12/03/2008 01h01
Hamilton Magalhaes (12) 12/03/2008 01h01
Eu e minha esposa estivemos em setembro em Madrid , entrei por Portugal pois tenho passaporte daquele país. Informo logo isso, para que não se tenha uma idéia errada do que vou dizer.
Dizem que os madrilhenhos são grossos. Não achei que fossem mais do que outros possam sê-lo. Mas isso não os credencia para tratar o turista mal.
A verdade é que essa grita toda começou porque barraram estudantes de classe média. Quanto aos imigrantes (ou outros 28 que ninguém se lembra deles), nada se fala. Mas acho que já se falou muito sobre o problema. A verdade é essa mesma. Existe um culto à Europa neste país. Muita gente de origem humilde acha que vai ter vida boa por lá. E normalmente não tem nem qualificação profissional. O que vão fazer então? Praticar crimes, prostituir-se? É a dura realidade. O Brasil não deveria permitir que pessoas que respondem crimes saíssem do país antes de um período mínimo após praticado algum delito. Mas podemos mudar um pouco o foco e falarmos da imagem que temos de paraguaios e bolivianos.
Nos julgamos perseguidos, mas os justos estão pagando pelos pecadores. E tem muito brasileiro lá fora fazendo bobagem. Inclusive muito brasileiro cumprindo pena. Não devemos aceitar aqui estrangeiros aventureiros que descem no país apenas para "gozar" a vida. O turista deve vir para contribuir para a economia, como no resto do mundo. De gente à tôa e maloqueiros, estamos cheios. Só não devemos ser rancorosos e simplesmente aplicar a lei que já é suficiente.
5 opiniões
avalie fechar
Gilberto Cunha (5) 12/03/2008 00h45
Gilberto Cunha (5) 12/03/2008 00h45
Quanto à questão diplomática, não há dúvidas: é aplicar o tratamento da reciprocidade e fim de conversa! Só não se pode é achar que o problema ocorre só com os espanhóis. É com toda a Europa, e com boa parte dos países ricos. Serve também para o povo brasileiro avaliar melhor como se deve tratar os estrangeiros aqui, especialmente, aqueles que vêm daqueles países em que não somos bem recebidos...! Mas serve também para uma reflexão dos nossos governantes: se o Brasil fosse uma "ilha de paz e tranqüilidade num mundo conturbado e sem amor", como disse nosso ex-ditador Médici, provavelmente, brasileiros que, inclusive, têm dinheiro para montar negócios e viver aqui, não estariam migrando para o exterior. Vivi alguns anos no exterior, e sempre tive a convicção de que boa parte dos brasileiros que migravam eram pessoas de alta escolaridade mal-sucedidas profissionalmente e de baixa escolaridade (essas, a esmagadora maioria). Mas há também aquelas que migram cansadas dos eternos problemas da falta de segurança e da impunidade judicial. Portanto, é necessário e justo darmos o tal tratamento de reciprocidade diplomática, mas não podemos deixar que isto oblitere a visão de que há muito a se corrigir no país, até para se evitar o fenômeno migratório. E a principal chave para a solução deste problema é a mesma de sempre: Educação!!! Quando, finalmente, o professor for valorizado e a Escola for prioridade, aí, sim, o Brasil encontrará a solução de grande parte dos seus problemas... 6 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Bele (1) 12/03/2008 00h11
Ronaldo Bele (1) 12/03/2008 00h11
A Espanha tem uma dívida eterna com a América Latina, exploraram, saquearam, mataram centenas milhares de pessoas nas Américas, e até os anos 70 ainda enviavam os seus pobres para as Américas. Sugiro um boicote contra o Governo Nazista Espanhol. Vamos gastar no nosso dinheirinho em um país mais civilizado. jejeje. 5 opiniões
avalie fechar
André Luis Nakamura (33) 11/03/2008 23h47
André Luis Nakamura (33) 11/03/2008 23h47
Congratulações à Polícia Federal e ao nosso governo, se há pressão sobre os brasileiros que chegam como turistas, ou por outro motivo que seja, na Espanha. Devemos também ser justos, porém linha dura com os Espanhois. Nada de preconceito, apenas reciprocidade diplomatica.
Qualquer país tem o direito de defender suas leis.
22 opiniões
avalie fechar
Antonio Martins (8) 11/03/2008 23h37
Antonio Martins (8) 11/03/2008 23h37
Acho que esse aparente "conflito" entre Brasil e Espanha serve apenas para esconder uma pergunta básica, que diz respeito a um assunto estritamente interno: Porquê tantos brasileiros estão deixando o nosso país ??? 1 opinião
avalie fechar
Gustavo CL (1) 11/03/2008 23h28
Gustavo CL (1) 11/03/2008 23h28
BELO HORIZONTE / MG
As pessoas neste fórum estão se desviando do problema. O problema não é como os brasileiros se comportam no exterior. O problema não é como vivem os brasileiros na Espanha. O problema não é as condições políticas, sociais e econômicas do Brasil. O problema aqui são dois:
1) A maneira totalmente arbitrária e excessivamente rígida com que a imigração espanhola detém os brasileiros em seus aeroportos.
2) O mal trato que estes sofrem por parte das autoridades espanholas.
Estes são os problemas que devem ser resolvidos pelo governo brasileiro inclusive tomando medidas hostis contra a Espanha e seus cidadãos se preciso. A informação "brasileiros se comportam mal na Europa" é totalmente irrelevante porque a única coisa que une o brasileiro bem-educado ao mal-educado é que ambos nasceram no Brasil e me recuso a pensar que o primeiro deveria ser punido pelo que faz o segundo.
2 opiniões
avalie fechar
Eduardo Lima (2) 11/03/2008 23h26
Eduardo Lima (2) 11/03/2008 23h26
CAMPO GRANDE / MS
Rosa María Ester, veo que as elegido a Brasil para ser su morada hasta la jubilación, veo que tienes fuertes críticas a la educación universitaria actual. Pero no veo imparcialidad y suficientes conocimientos en sus palabras como exigiste de la periodista, sabes. Porque vives en Brasil, lo amas pero no escribes en portugués yo entonces te escribo en castellano para preguntarte:
¿Te ves capaz de criticar el artículo y la periodista? ¿Estás segura de haberlo entendido?
Porque la cuestión es muy sencilla Dña. Rosa María: ¿Crees que las personas no puedan transitar por otros países porque quizá se queden y porque quizás traigan problemas en el futuro si se quedan? Son demasiados quizás, ¿verdad?
Saludos y un fuerte abrazo para usted.
Agora pros brasileiros que aqui escreveram sobre os traidores e etc. e tal. Leiam a materia, a questao está na entrada, mesmo que seja só de passagem pela Espanha e nada tem a ver com o habito dos brasileiro que vivem aquí ou ali. POR FAVOR LEIAM a materia com atençao e depois se manifestem!! Senao eu vou começar a pensar que a Dña. Rosa ñ entendeu a materia por estar vivendo no Brasil, rsss.
1 opinião
avalie fechar
Eduardo Lima (2) 11/03/2008 22h12
Eduardo Lima (2) 11/03/2008 22h12
CAMPO GRANDE / MS
Acredito na Xenofobia española, que o diga o episódio covarde que aconteceu no ano passado no metrô de Barcelona contra uma menina sulamericana menor de idade. Mas o acontecido no aeroporto de Barajas vem de um tipo de xenofobia classista, duvido que isso aconteça com um turista americano, inglês ou alemao. A questao está muito longe do patriotismo, a questao é o respeito, a tolerancia e o dinheiro, ñ somos livres para ir e vir, simplesmente porque originamos de um país pobre. Pobre porque continuamos permitindo que políticos corruptos continuem no poder, permitimos que empresas estrangeiras (incluindo espanholas) super explorem o mercado brasileiro, pobres porque alguns sentem vergonha de ser brasileiro e menosprezam o patriotismo. Eu tive problemas em entrar na Espanha mesmo tendo nacionalidade española, obtida por descendencia já que meu avô fugiu da fome e da guerra civil na Espanha, depois que fui liberado os agentes da imigraçao me explicaram que eu tive problemas por estar vindo de um país exportador de drogas e prostitutas. Pois bem, deveríamos analizar bem os passageiros provenientes da Espanha já que originam de uma país que exporta e importa terroristas de varias facçoes. APARTIR DE HOJE Ñ COMPRO PRODUTOS NEM SERVIÇOS ESPANHOIS DE NENHUMA CLASSE. ¡Gracias! 8 opiniões
avalie fechar
Andre de Sousa (2) 11/03/2008 22h02
Andre de Sousa (2) 11/03/2008 22h02
JUIZ DE FORA / MG
Não importa o tanto de gente que venha defender as autoridades espanholas,todos sabemos que isso é um absurdo que fazem com os brasileiros!O mínimo de respeito às pessoas é preciso!Proponho que ninguém viaje usando a companhia aérea IBERIA,nem qualquer outra que utilize a Espanha como conexão.Segundo,temos que incentivar as nossas autoridades a engrossarem o tom contra países que não são amigáveis no trato com brasileiros,haja vista a nossa tamanha paciência com povos que nos são intolerantes e barram cidadãos brasileiros por motivos frívolos.Estou de pleno acordo com um usuário que já comentou neste fórum,dizendo que deveríamos boicotar as empresas espanholas(tal como,Telefônica).
Sucito um outro ponto: as autoridades espanholas alegam prostituição brasileira em território espanhol,temos nossa parcela de culpa,mas e a deles?Não terão culpa também?Se pararmos para pensar,há grupos dentro da Espanha fomentando esse tipo de exploração sexual!Ou seja,se há oferta,é porque há demanda!Então o problema passa a não ser somente nosso,mas também deles.Por que é que não desmantelam as redes de prostituição na Espanha,hein?
4 opiniões
avalie fechar
Félix Lozano (4) 11/03/2008 21h51
Félix Lozano (4) 11/03/2008 21h51
penso que se está sacando de contexto o problema, não se pode julgar a um povo inteiro como o espanhol pela atitude de uns polícias no aeroporto de Baralhas. É fácil insultar e criticar sem conhecer, mas é melhor informar-se e depois opinar. Com isto não quero dizer que tenha tido brasileiros que tenham sofrido maus tratos nos aeroportos de Europa, bem como os espanhóis sofreram maus tratos durante muitos anos quando éramos imigrantes. Sou espanhol e brasileiro, atualmente vivo em Brasil, mas em meus anos em Espanha conheci muitos brasileiros, bons amigos, uns com mais sorte que outros, mas a nenhum tratei mau, nem tenho visto que um espanhol o fizesse. E por verdadeiro, sobre o trabalho ilegal em Espanha dizer-vos que a maioria dos donos de empresas que contratam brasileiros ilegais e os explodem, são também brasileiros. Amo Brasil, mas também amo Espanha, não rompamos uma relação de tantos anos e de bom trato. 3 opiniões
avalie fechar
Andre de Sousa (2) 11/03/2008 21h48
Andre de Sousa (2) 11/03/2008 21h48
JUIZ DE FORA / MG
A José Julián,
Primeiro,antes de vir a algum fórum dar a sua opinião,aprenda o PORTUGUÊS.Aqui não falamos espanhol.
1 opinião
avalie fechar
Pedro Innecco (1) 11/03/2008 21h35
Pedro Innecco (1) 11/03/2008 21h35
RIO DE JANEIRO / RJ
A los españoles que vienen al nuestro sítio a romper las bolas:
Uestedes son los que tienen la fama de Xenofobia por Europa, lo que es un tema muy comentado por los otros países del continente. Para mi, en realide me causa gracia... ¿Uds que creen que son 'arianos' o algo parecido? Cuándo me fuy a españa el año pasado, ingresé como Italiano y me aseguré de hablar con todos en Portugués, con un acento bien fuerte de Carioca.
Brasiles un país donde imigrantes italianos, alemanes, libaneses, japoneses, etc viven en harmonia. Sugerir que los brasileños sean xenofóbios es un comentário ridículo.
---
Aos espanhóis que vem ao nosso site a encher a nossa paciência:
Vocês são os que tem a fama de xenofóbicos pela Europa, o qual é um assunto muito discutido no moment pelos outros países do continente. Pra mim, na verdade isso chega a ser cômico. Vocês por acaso pensam que são arianos ou algo parecido? Quando eu fui pra Esanha no ano passado, entrei como italiano e fiz questão de falar com todo o mundo em Português, com um sotaque BEM carregado de carioca.
O Brasil é um país onde imigrantes italianos, alemães, libaneses, japoneses, etc vivem em harmonia. Sugerir que os Brasileiros são xenofóbicos é um comentário que beira o ridículo.
2 opiniões
avalie fechar
Marisa Coan (44) 11/03/2008 21h27
Marisa Coan (44) 11/03/2008 21h27
Todos os paises têm o direito de barrar ou deportar
pessoas que vivam ilegalmente no país ou que exerçam atividade ilegal.Se a Espanha não quer prostitutas brasileiras,por exemplo,que vá atrás de cidadãos de seu país e os prenda porque eles vêm para cá em busca de matéria-prima para suas atividades ilegais.Isto a nossa mídia também divulga.Semana passada,um jornalista da Folha entrou na Espanha sem nenhum problema,numa boa mesmo.Ele relatou sua viagem ontem na Folha,
podem conferir.Parece que talvez o problema seja de outra ordem.Parece racismo.Os espanhóis são famosos por tratarem os negros de maneira racista.Não digo que seja uma regra por lá,mas está
documentado pela mídia em jogos de futebol,agora
com Hamilton também.As pessoas barradas que foram notícia eram pesquisadores,estudantes,
padres,cientistas.Isto não é normal.Não é normal tratar ninguém como estas pessoas tem sido tratadas.Para os espanhóis talvez falte o que nos sobra que é a tolerância com o diferente.Afinal, convivemos com todos os tipos de povos vindos do mundo inteiro e convivemos muito bem.Se querem controlar quem entra lá que o façam com pessoas competentes e que saibam o que estão fazendo.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página