Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos
Comentários dos leitores
Ronaldo Vasconcelos (7) 07/03/2008 20h33
Ronaldo Vasconcelos (7) 07/03/2008 20h33
concordo com a reciprocidade sim e mais, a publicação das mepresas espanholas que hoje ganham fortunas no brasil, sabendo quais são podemos retaliar como aconteceu anos atras com o Canadá, outra opção e devolver a Espanha os seus patricios que moram aqui no Brasil e que durante o governo Franco mandavam até comida para os familiares espanhois que lá passavam fome e eram atrasados, portanto seria justo para cada brasileiro deportado que devolvessemos pelo menos 5 deles que apesar d emorarem no Brasil e de por muito tempo ter este país dado condição e dignidade dele sobreviver, que volte, expulso! sem opinião
avalie fechar
BELEM / PA
Caros internaltas, o que gostaria de comentar sobre a situação em questão é: Caso um brasileiro ao entrar em um outro pais ou mesmo apos estar dentro, desrespeite as leis e os costumes locais, estará cometendo um crime. Caso contrario, não deve sofrer discriminação, penalizando-o sem motivo aparente. O mesmo tratamento e condições devem ser aplicados ao extrangeiros que desejem vir ou estão no Brasil. sem opinião
avalie fechar
gilmar lima lima (1) 07/03/2008 20h25
gilmar lima lima (1) 07/03/2008 20h25
CURITIBA / PR
No tocante aos procedimentos espanhois, que certamente se alinham a uma politica internacional, cada vez mais acirrada e visivel de cerceamento migratorio... caberia reavaliar algumas de nossas posturas, que álias desenvolvemos ao longo destes ultimos cinco séculos... os fundamentos de nossa conduta tão "aberta" contribuiu para a rica escala etnica conquistada pelo Brasil, mas hoje, diante do panorama mundial, certos preceitos precisam ser reavaliados, não como "retaliações infantis" mas como uma firme forma de conduta capaz de inibir a entrada de individuos com intenções dubias ao nosso País, que certamente nada trazem de bom em sua "bagagem". Ao contrário, promovem muitas vezes o turismo selvagem, a prostituição, o trafico de drogas, a pobreza, a miséria e sugam o que melhor nós temos: a hospitalidade e a bondade, raramente sentida em outros países. BASTA!!! O Brasil precisa sim se alinhar - interna e externamente - a politicas migratorias que sejam beneficas ao seu desenvolvimento sustentavel, ao bem-estar de nossa população e ao futuro de nossa nação. Sem cercear os direitos e a ética humana, mas alinhado a firmes posições adotadas em Paises desenvolvidos que possuem uma firmeza invejavel neste tocante. Precisamos ter o turismo e o processo migratorio como forma positiva de contribuição aos valores humanos, não ao contrário. Precisamos acertar mais e para isso sair da zona de conforto "recebendo todo tipo de entulho" é fundamental! Com a Palavra o Governo Brasileiro! sem opinião
avalie fechar
Diego Piha (3) 07/03/2008 20h24
Diego Piha (3) 07/03/2008 20h24
CHAPECO / SC
Tá certo, não podemos esquecer que a má fama não vem de graça não, mas também não podemos agir como coitados e aceitar tudo, está certo que o brasileiro em sua maioria sai daqui para trabalhar ilegal na europa, mas não é porque os estrangeiros não saem de lá para vir trabalhar ou ficar aqui ilegal que devemos deixar virar bagunça. Se os espanhóis não tinham os documentos necessários para entrar no Brasil também, acho correto o impedimento deles, não vejo como uma represalia, mas o que sinto é que nunca se escuta isso, dai agora foram barrados, o Brasil tem que se dar mais valor, só isso. sem opinião
avalie fechar
Izaias Cardozo (9) 07/03/2008 20h22
Izaias Cardozo (9) 07/03/2008 20h22
Pelo visto, os brasileiros que foram barrados em algum aeroporto da Europa, não estiveram no aeroporto da Espanha, já que os barrados afirmam que estiveram em salas fechada tipo prisão, sem água, telefone, etc, e o embaixador espanhol alega que as salas tem aé ar condicionado com refeições, deve ser muito legal...
O questão é a seguinte, porquê o embaixador brasileiro lá na Espanha não verifica se esta informação é verdadeira, se a tal sala existe mesmo? Eu não posso ir lá conferir, pois posso ser preso na tal sala com ar condicionado, he he.
sem opinião
avalie fechar
Cassiano Fagundes (1) 07/03/2008 20h22
Cassiano Fagundes (1) 07/03/2008 20h22
A melhor solução seria extinguir todas as fronteiras. Por que o habitante de um país mais pobre não tem direito de usufruir das riquiezas do país mais rico, se essas próprias riquezas são em parte herança da apropriação das riquezas do mais pobre? meus bisavós chegaram ao Brasil passando fome e tiveram a chance de se erguerem aqui. Por que eu não teria agora o mesmo direito de ir lá e fazer o mesmo? O mais chocante é a desinformação e preconceito que os brasileiros tem acerca de si mesmos. Não somos tão mais mal educados do que os europeus ou do que outros povos. Cada povo tem um jeito de ser. Se somos mais barulhentos, também somos mais amistosos, o que no mundo de hoje só pode ser uma grande qualidade. Morei muito tempo fora do Brasil e posso afirmar que no quesito educação, a grande maioria dos brasileiros não deixa nada a dever aos americanos, espanhóis e portugueses. E lembrem-se: nos EUA do século 19, os imigrantes irlandeses eram vistos como bêbados e ignorantes. Os italianos no Brasil eram encrenqueiros, os espanhóis, grossos, e assim por diante. O preconceito é infelizmente parte de nosso mundo há séculos.
Se somos vistos como um país de prostitutas e delinquentes, lembremos que os que nos acusam também foram vistos assim, e que também passaram por isso.
Somos todos seres humanos. Abram as porteiras. Chega de fronteiras!
2 opiniões
avalie fechar
A diplomacia brasileira precisa deixar de ser capacho! Existe o princípio da reciprocidade e ele DEVE ser usado todas as vezes em que os tratados forem desrespeitados! Se somos mal educados, bagunceiros ou coisa que o valha, dane-se! Aqui em Natal temos espanhóis e italianos presos na panitenciária, não por bagunça, mas por crime mesmo!! Sem falar nos turistas grossos, mal educados, que vejo em todas as altas estações de turismo. Se tivéssemos sido mais exigentes na imigração talvez esses criminosos não tivessem entrado.
Somente quando o Brasil mostrar ao mundo que não é o quintal deles, exigindo documentos, prendendo e expulsando quem não os tem em ordem, será respeitado.
A Europa recebe de olhos fechados mafiosos russos, levas e levas de chineses, levas e levas de africanos de todos os países, outros latino-americanos; só os brasileiros são tratados como persona non grata??
81 opiniões
avalie fechar
Ademir Dalalibera (25) 07/03/2008 20h18
Ademir Dalalibera (25) 07/03/2008 20h18
Acredito sim que o Brasil deve implementar a reciprocidade, se existem brasileiros desordeiros como foi comentado por outros leitores, existem muito mais brasileiros ordeiros e cumpridores das leis sejam de quais país forem, que estão sendo tratados como animais como falou o padre na reportagem. Enquanto baixarmos a cabeça para todo estrangeiro vamos ser tratados assim, como país de 5.o mundo, como se todos fossemos ladrões. Existem muitas coisas erradas no nosso país, mas a culpa é de meio duzia de dirigentes e não do povo todo como sugere o nosso amigo que quer "indireitar" o país. 42 opiniões
avalie fechar
Helmut Werner (3) 07/03/2008 20h15
Helmut Werner (3) 07/03/2008 20h15
Sou residente (aleman) em este pais maravilhoso Mais que me faz mal : so escuto agora polémicas sobre Europa !
Mis amigos brasileiros me acompanham a Europa e soun bem vindo la - mesmo na entrada na Europa nunca tuvimos problemas ! Conheço muitos brasileiros em mia cidade - todos sou bem tratado. Mesmo quando falta algo: na prefeitura ajuda porque elos tenham as mesmos direitos como nos.
Isto eu não posso falar de aqui:
Depois de 3 meses aqui fue assaltado (com problemas de saude ate hoje - mesmo depois de 3 meses em uma clínica na alemanha), fue roubado, não podia entrar mais na mia probia casa e sem ajuda de uma amiga brasileira : eu ficava na rua !
Onde fue na justiça brasileira ? Uma ajuda ? Esquece !
Mais mesmo :
Não posso julgar mal o resto de cidadãos brasileiros !
Como residente tenho as mesmos direitos como um brasileiro - mais na fronteira, muitas vezes fue tratado como um criminoso - especialmente no SP !
Nunca escute ate hoje uma reportagem sobre essas coisas que acontecem aqui com nos ?
187 opiniões
avalie fechar
Willian Aparecido Martins (66) 07/03/2008 20h15
Willian Aparecido Martins (66) 07/03/2008 20h15
O problema é que os europeus fazem aqui no Brasil o que bem entendem, entram e saem de território nacional quando querem, e não são nenhum pouco discriminados ou maltratados aqui, o que falta mesmo é que o governo brasileiro se imponha a Espanha bem como a todos os demais países que discrimam os brasileiros, afinal de contas essa é a obrigação do Estado, selar pela integridade física e moral de seu cidadão, o que não acontece por parte da República Federativa do Brasil, então senhores ministros e senhor presidente, crie coragem e faça retalições ao governo espanhol, se brasileiros podem ser humilhados , maltratados e deportados, então os europeus terão o mesmo tratamento aqui no Brasil, que é a sexta maior economia do planeta e o páis mais rico da América Latina e Caribe. 24 opiniões
avalie fechar
Luis Nunez (4) 07/03/2008 20h13
Luis Nunez (4) 07/03/2008 20h13
SAO PAULO / SP
Vejo por obrigação responder a futiluidade escrita pelo senhor José manuel em que, os estrangeiros que chegaram ao Brasil no século passado, chegaram para organizar nosso país (um pouco) ao contrário que nossos irmãos fazem por ai fora. Os estrangeiros que aqui estão trabalharam e trabalham muito contribuindo para o bem do país, são mais patriotas que os natos, ao contrário o que passa fora. Para comentar essa infelicidade de palavras, ao mínimo não sabe da história e além do mais é preconceituoso, caso este por lei é inaceitável. A expressão livre é democrática, a repressão e preconceito não! Não admito as palavras ditas por esse leitor tão fora da atualidade. Para dizer suposições, deve-se haver constatações!!!!! Aí vamos comparar nossos irmãos nordestinos que saem do NE e vem para SP enobrecer nossa cidade!!!! 14 opiniões
avalie fechar
Gustavo Urbano Lopes Lopes (1) 07/03/2008 20h12
Gustavo Urbano Lopes Lopes (1) 07/03/2008 20h12
Não é consebivel que o Brasil mais uma vez baixe a cabeça, desta vez para os espanhois. Nós brasileiro que somos um povo alegre, acolhedor não podemos nos rebaixar pra niguem.
è precisso que o o governo Brasileiro tome medidas energicas contra o governo Espanhol e qualquer outro pais que trate mal este povo.
10 opiniões
avalie fechar
ADRIANO A BRUNO (27) 07/03/2008 20h11
ADRIANO A BRUNO (27) 07/03/2008 20h11
Vale lembrar um trecho do artigo de Elio Gaspari, intitulado "A ESPANHA ESQUECE QUE JÁ EXPORTOU POBRES":
"(...) Peidró Conde talvez possa contar à turma do aeroporto que, na história dos dois países, foi o Brasil quem mais acolheu miseráveis em busca de terra e trabalho. Foram 717 mil, desde o século 19, 128 mil entre 1948 e 1972. Depois de 1910, quando o governo espanhol dissociou-se da exportação de pobres para fazendeiros rapinadores, muitos deles foram contrabandeados por Gibraltar.
A onda migratória de brasileiros é coisa recente e tomara que acabe. Eles seriam 70 mil só na Espanha. A satanização dos passaportes nacionais é fruto do preconceito. Um preconceito igual ao que houve contra os espanhóis que, por pobres, eram vistos no Brasil como delinqüentes ou, por exaltados, como anarquistas. Entre 1915 e 1918, 403 espanhóis foram mandados às penitenciárias do Rio de Janeiro. (Ficam fora dessa conta os donos do Bateau Mouche que naufragou durante o Réveillon de 1988 no Rio de Janeiro, matando 55 pessoas.) Na cana de La Moraleja há apenas 40 brasileiros."
21 opiniões
avalie fechar
Luiz Cláudio Guimarães (2) 07/03/2008 20h06
Luiz Cláudio Guimarães (2) 07/03/2008 20h06
SALVADOR / BA
Ricardo Peidró;
A polícia de migração espanhola peidró;
A Espanha peidró;
Eles todos peidram em nós porque somos um povo bom...
9 opiniões
avalie fechar
Luis Nunez (4) 07/03/2008 20h06
Luis Nunez (4) 07/03/2008 20h06
SAO PAULO / SP
Concordo com o leitor Felipe. Os brasileiros não só são deportados de Madrid como diariamente de Londres e cidades dos EUA (mesmo com o visto). Vi coisas absurdas de brasileiros nas ruas da Europa e declarados pelas notícias, ou seja, comprovados que estão ilegais, são traficantes, prostitutas e afins e coloca infelizmente a prova nossa nacionalidade, em que ao contrário dos americanos, não nos valorizamos. A solução para este problema é sem dúvida, a obtenção de vistos. 11 opiniões
avalie fechar
Luiz Gonzaga Godoi Trigo (1) 07/03/2008 20h03
Luiz Gonzaga Godoi Trigo (1) 07/03/2008 20h03
SAO PAULO / SP
É preciso esclarecer os problemas: a) existem muitos brasileiros (as) ilegais na Europa e a porta prinmcipal de entrada é Espanha/Portugal, mas não as únicas; b) há um fluxo de turismo e profissionais bresileiros que se dirigem à Europa legalmente; c) aparentemente houve maus tratos às pessoas retidas, com ou sem razão, pelas autoridades espanholas. As autoridades de fronteiras internacionais precisam ser bem preparadas e atenciosas com TODAS as pessoas e tentar discernir ao máximo entre suas motivações de viagem. É errado maltratar pessoas de qualquer nacionalidade, cor, religião etc. e mais errado ainda dar tratamento degradante, humilhante ou constrangedor aos que serão deportados, de novo, com ou sem razão. Se houver crime fragrante é caso de polícia, senão é caso de respeitar as pessoas e lembrar que a hospitalidade é fundamental nas relações nacionais ou internacionais. O governo espanhol deve explicações sim ao Brasil, no mínimo por ser preconceituoso ou arrogante. E lembremos que um erro não justifica outro. Reciprocidade sim, retaliação nunca. 10 opiniões
avalie fechar
Augusto Moreira (1) 07/03/2008 20h01
Augusto Moreira (1) 07/03/2008 20h01
CURITIBA / PR
Minha cunhada foi barrada no aeroporto em Madri. Ela estava fazendo escala para a Italia. Os espanhois nao deixaram ela embarcar, ela estava com todos os documentos em ordem, dinheiro, etc... E ela estava indo para a Italia, nao espanha. Mas ficou retida por 3 dias, interrogada, insinuaram que ela estava indo como prostituta, uma falta de respeito incrivel. Moral da historia: ela perdeu tempo, o dinheiro da passagem, e ainda passou raiva e foi chamada de prostituta. Uma vergonha! Eu moro na Italia e digo para voces: europeu è invejoso, fofoqueiro, preguiçoso, racista(para eles somos "extra-comunitarios"). No Brasil todos pensam que europeu è grande coisa, mas que nada, nao tomam nem banho para começar... Chega de dar moral para esta gentalha, nao merecem. Viva o Brasil e o povo brasileiro, o resto è resto (claro tem as excessoes).
Abraços e atè breve...
21 opiniões
avalie fechar
Marcela Vasques (2) 07/03/2008 19h59
Marcela Vasques (2) 07/03/2008 19h59
NITEROI / RJ
Felipe
Onde vc foi na Europa? E ha quanto tempo atras? Talvez tenha ido so ao Vaticano ou a Monaco.......
Desculpa mas a visao atual podera te decepcionar e muito...
2 opiniões
avalie fechar
nelson tadeu godoy (38) 07/03/2008 19h58
nelson tadeu godoy (38) 07/03/2008 19h58
o senhor embaixador , o padre que foi detido na espanha é mentiroso ? 6 opiniões
avalie fechar
nelson tadeu godoy (38) 07/03/2008 19h57
nelson tadeu godoy (38) 07/03/2008 19h57
o governo brasileiro tem que agir forte , ja barraram oito espanhois , isto é pouco 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 35 36 37 38 39 40 41 42 43 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página