Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos
Comentários dos leitores
Dieter Altenburger (1) 08/03/2008 10h59
Dieter Altenburger (1) 08/03/2008 10h59
Conforme reportagens recentes na BBC, o mercado illegal de prostituição na Espanha é dominado por brasileiras e brasileiros. Por causa da situação socio-econômica no Brasil muitas Brasileiras e Brasileiros jovens se mudam para Europa para se prostituir, muitas vezes sendo vitimas de redes internacionais de tráfico humano. O combate ao tráfico humano deve ser o verdadeiro motivo porque tantos viajantes Brasileiors e outros Latinoamericanos estão sendo barrados. A solução á este problema é criar mais empregos aqui, e não a adoção de retaliações polêmicas. 8 opiniões
avalie fechar
Antonio de Carvalho Pereira (1) 08/03/2008 10h58
Antonio de Carvalho Pereira (1) 08/03/2008 10h58
PIRASSUNUNGA / SP
Estive em Janeiro na Espanha com destin à Paris; não houve quaisquer questionamentos na imigração espanhola. Apenas na Inglaterra, educadamente me foi perguntado quantos dias ficaria em Londres. Presenciei deportação de brasileiros na Unglaterra mas, eram visiveis as condições dos mesmo (busca de emprego). Sinceramente não fui destratado em nenhum país da Europa e estive em seis.
Nada de comprovação de renda, motivo da viagem ou qualquer outro possivel contrangimento. Antes de acusar, é preciso verificar com neutralidade. Os descumprimentos das leis locais, principalmente quanto a comportamento foi o que mais me chamou a atenção; como disse, um brasileiro, são os "emergentes financeiramente" mas totalmente destituidos de educação. O que escrevo presenciei e muitas vezes. Não precisa ir à Europa ou EUA, basta observar a conduta dos Catarinenses (por exemplo), fiquei encantado com a educação do povo daquele Estado!
6 opiniões
avalie fechar
Victor Medeiros (1) 08/03/2008 10h55
Victor Medeiros (1) 08/03/2008 10h55
Com relação ao tratamento inamistoso que brasileiros vêm recebendo ao chegar à Espanha, sugiro:
1.- Que o Brasil retire seu embaixador em Madrid até que as vítimas brasileiras sejam compensadas em seus danos materiais e morais.
2. - Que se retire a concessão de vôo da IBERIA a Madrid. Que também se suspendam os vôos de linhas nacionais a esse país. Quem quiser chegar a ese país hostil, que viaje por algum país vizinho.
3. - Que se vigie bem as atividades das companhias espanholas no Brasil, sancionando bem qualquer irregularidade. Os criminosos espanhois donos do Bâteau Mouche vão muito bem, obrigado, não saiu castigo nem indenizaçao aos prejudicados.
4. - Castela invadiu a Catalunha e o País Vasco, que até hoje lutam por sua independencia. Portugal, ao contrário do que dizem, mais esperto, se aliou à Inglaterra (Tratado de Metuen), e escapou da prepotência. Não está por demais que o Brasil desse apoio a esses movimentos libertários.
5. A Espanha tem agora um governo supostamente socialista. No tempo do ditador sanguinário Franco, não eramos tratados como cachorros.
10 opiniões
avalie fechar
Marcos de Almeida Damaceno (1) 08/03/2008 10h47
Marcos de Almeida Damaceno (1) 08/03/2008 10h47
Engraçado que a Espanha alega que um dos motivos para barrar brasileiras é que muitas prostitutas na Espanha são de origem brasilieira.
Ok, se a prostituição é o problema, então o Brasil deve começar a barrar os turistas sexuais estrangeiros que incentivam a prostituição no nosso país, muitas vezes envolvendo crianças.
5 opiniões
avalie fechar
Sras. e Srs., apreciei muito os comentários desta patriota a Sra. Marcela Vasques. Aquele tal senhor a quem ela se referiu está se achando o dono da verdade e haja a esculhambar a gente. Se ele mora no Brasil, por que não se muda para a espanhazinha querida dele? Se ele mora por lá, que esqueça o nosso país.
Apesar da nossa suposta falta de educação a maioria dos estrangeiros que se fixa aqui não quer mais voltar ao seu país de origem. Por que será?
Outra coisa muito verdadeira que disse a nossa defensora foi: A maior falta de educação é o RACISMO. E isso eles são, extremamente, racistas.
Além do mais eles nos devem muito, pois grande parte das riquezas de lá foram levadas daqui.
3 opiniões
avalie fechar
PAULO MENGALI (3) 08/03/2008 10h45
PAULO MENGALI (3) 08/03/2008 10h45
Esta terra chamada Brasil já recebeu, em época de insegurança mundial (guerras) vários extrangeiros, sendo estes, em sua grande maioria portugueses, italianos (incluo-me nessa descendência) e espanhóis. Um país ter como premissa sua segurança interna (o que ocorre na Espanha) é exercício de soberania, fundamento básico em países democrático. Porém, buscar esta segurança a qualquer custo, desrespeitando pessoas que ali chegam, é inaceitável. A luta da humanidade no séuculo XX foi para que se fossem alcançados mecanismos de controle sobre a arbitrariedade de certos governos, assim nasceram os DIREITOS HUMANOS. Somos um povo trabalhador, temos riquezas que nenhum país europeu tem. O século XXI mostrará quem é quem na nova era. O Brasil está crescendo, o números mostram, o mesmo não podemos dizer sobre a Espanha. Espero que o governo brasileiro celebre um acordo que garanta que brasileiros serão tratados como gente em terras espanholas. A América do Sul não é mais colônia de exploração. 5 opiniões
avalie fechar
Alexandre Perez (1) 08/03/2008 10h44
Alexandre Perez (1) 08/03/2008 10h44
OURINHOS / SP
O preço do orgulho
Infelizmente quem pode mais chora menos
Os espanhois e outros europeus quando vem para o Brasil, geralmente é para visitar e para aumentar o lucro do Brasil no setor de turismo pois quando aqui chegam, gastam e vão embora, já os brasileiros infelizmente vão atrás de condições de vida melhor, atrás de uma vida digna, coisa que aqui no Brasil é difícil de se conseguir. Tendo em vista que o desemprego na Espanha está um pouco alto com relação aos padrões europeus, isso faz com que as autoridas espanholas tendo ciencia da grande quantidade de brasileiros que lá vão para permanecer ilegalmente, além da pesquisa realizada no país constatando que quase 90 % das prostitutas e prostitutos na Espanha são brasileiros tomem essa atitude discriminatória contra nos brasileiros. No final das contas, a reciprocidade do governo brasileiros vai fazer com que O Brasil perca ainda mais pois há de se lembrar que a Espanha é um país de 40 milhoes de habitantes e recebe cerca de 55 milhoes de turistas por ano enquanto que o Brasil com 200 milhoes de habitantes e com toda essa beleza natural não recebe tantos turistas como deveria, cerca de 5 milhoes e agindo assim , vai fazer com que esse numero reduza ainda mais.
4 opiniões
avalie fechar
Alan Santos de Araújo (1) 08/03/2008 10h32
Alan Santos de Araújo (1) 08/03/2008 10h32
COTIA / SP
Bom dia!
Os depoimentos acima mencionados são verdadeiros e expressam a mais pura realidade. Um cenário triste e preconceituoso para uma nação tão gentil e acolhedora, que faz de seu país um reduto mundial para quem busca alegria, respeito e dignidade. Um constraste avassalador nos assola, importuna, incomoda. A recepção nacional em território nacional, aos brasileiros é péssima, qualquer estrangeiro é melhor recepcionado que nós. Montam aqui sua empresas, ganham seu dinheiro, e o brasileiro? Nativo, da terra, sua origem? Está perdida nas entre-linhas da língua-estrangeira, um estranho dentro de sua própria casa. O que acontece na Europa está longe de ser um exemplo para o Mundo, mas a realidade com os patriotas brasileiros também. Há de fato a necessidade de reformularmos nosso conceito sobre nós. A Europa, Asia, pouco me preocupa, obviamente espero uma resolução adequada para o caso, porém o cenário nacional sim é preocupante. O governo federal deu sinais de que temos honra e esta deve ser respeitada. Mas que devemos sim nos atentar a nossa nação, aos nossos valores e principalmente ao nosso povo. Razão pela qual o Estado foi criado, e deve sempre atender os anseios dos cidadãos de fato brasileiros, com dignidade, respeito. Eu sou brasileiro.
2 opiniões
avalie fechar
João Batista (104) 08/03/2008 10h31
João Batista (104) 08/03/2008 10h31
RIO DE JANEIRO / RJ
A atitude do Governo brasileiro está corretíssima, porque houve um "sério desrespeito" ao Brasil e aos seus cidadãos.

As medidas adotadas pelo Itamarati foram procedentes, e as justificativas apresentadas pelo embaixador espanhol no Brasil só fizeram "acirrar os ânimos", porque soaram como "deboche".

A chancelaria brasileira precisa adotar medidas semelhantes para outros países, especialmente a Inglaterra, que com frequência o pessoal de imigração "destrata" viajantes brasileiros quando tentam ingressar no país legalmente.

Outra medida importante é "aumentar as restrições" para o ingresso de americanos no país. É preciso aplicar o conceito de "reciprocidade" em toda a sua extensão. Se estamos reclamando dos europeus, os americanos, com a sua arrogância natural e o desprezo que têm pelo resto do mundo, são piores.
1 opinião
avalie fechar
Paulo Sérgio Loredo (26) 08/03/2008 10h31
Paulo Sérgio Loredo (26) 08/03/2008 10h31
O problema é que o brasileiro não se dá respeito e muitos querem aproveitar. Diz-se que um terço das prostitutas na europa são brasileiras e chegando lá mal vestida e com os seios à mostra, com certeza, serão mandadas de volta seja PhD indo à um congresso ou candidata à uma vaga de faxineira. Dizem que Lula é bem visto pelos governantes, mas nas mãos do PT, nosso Itamarati não tem a postura, as influências e o grande respeito que teve durante séculos. Infelizmente com comportamentos e culturas de guetos, os brasileiros nunca serão bem recebidos em lugar algum - tem que ter eduicação e finesse - nossos melhores representantes e referencias no exterior são jogadores de futebol. AQUE PAÍS É ESSE?! 2 opiniões
avalie fechar
Alexandre Calado (1) 08/03/2008 10h17
Alexandre Calado (1) 08/03/2008 10h17
O problema eh que o Brasil exporta miseria. Moro na Inglaterra ha 11 anos porque o Brasil nao da condicoes de ter um vida digna, alem da grande violencia. O Brasil esta crescendo, exportando, etc...mas continua uma madrasta para seu povo. Cresce a cada dia o numero de brasileiros que procuram uma vida melhor fora do pais. Estive na Espanha no mes de dezembro e fiquei impressionado com a quantidade de brasileiros por la, sem contar os que eu vejo na Inglaterra. Eh logico e evidente que nenhum pais gosta de ver seu terrritorio invadido por estrangeiros para tomar os empregos do seu povo, especialmente quando chegam aos milhares, como ocoore com os brasileiros. Eh triste um pais como o Brasil exportar seu povo porque os politicos, a grande maioria, sao ladroes e nao se preocupam com o bem estar do seu povo. O corpo diplomatico brasileiro eh de uma completa imcompetencia em qualquer lugar do mundo, nao se mistura com os cidadoes brasileiros quando esses precisam. Devemos deixar de achar ruim a atitude da Espanha e ter vergonha na cara e dar uma vida digna ao povo brasileiro para que esse deixe de procurar uma vida melhor em outro pais. E ainda tem um problema. A grande maioria dos que deixam o pais, o deixam muito endividados ou vende o que tem de valor, e quando sao barrados, voltam pior do que sairam. O Brasil pagou a divida externa. O Brasil esta exportando como nunca. O Brasil recebe recorde de investimentos. Nada disso esta indo para o povo. Vergonha Brasil! 8 opiniões
avalie fechar
Jailton Vieira Soares (3) 08/03/2008 10h15
Jailton Vieira Soares (3) 08/03/2008 10h15
O que não podemos apoiar é a forma aplicada pelas autoridades brasileiras, (repetindo com o mesmo erro) agindo desta forma estaremos agindo igualmente como as autoridades espanholas, devemos demonstrar respeito para com o (povo) espanhol, pois eles não têm culpa da ação de seus governantes. O que o Brasil tem de cobrar é mais respeito junto à embaixada espanhola. 1 opinião
avalie fechar
Alcides de Barros (8) 08/03/2008 10h13
Alcides de Barros (8) 08/03/2008 10h13
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Não é preciso muito. Basta tão somente passar a fazer as mesmas exigências, fiscalizar com o máximo rigor, e repatriar todos os espanhóis que não estiverem cumprindo com as determinações.
"PAU QUE DÓI EM CHICO DÓI EM FRANCISCO", e nada melhor que "chumbo trocado" para se chegar a um acordo que seja respeitado por ambos os lados.
A maioria dos países fazem exigências,as vezes exageradas, contra os sul americanos, mas quando aqui chegam são tratados com reis e príncipes por trazerem consigo alguns segredos chamados dólares e euros.
Embora o país precise do turismo e dos dólares/euros, tem que defender sua dignidade e se mostrar a altura das resoluções diplomáticas, nunca deixar-se atacar unilateralmente sem esboçar reação colocando-se numa condição submissa, e aceitando tudo passivamente.
Proposital ou não, a atitude da Polícia Federal foi como um tratamento de choque no sistema de fiscalização espanhol, e é assim que tem que continuar.
1 opinião
avalie fechar
Washington Dener (39) 08/03/2008 10h04
Washington Dener (39) 08/03/2008 10h04
Acertada decisão do Presidente Lula em autorizar o mesmo tratamento em relação à entrada dos espanhóis. Agora não entendo qual o objetivo deste jornal com a enxurrada de notícias de repatriações ... Seria mais uma atitude golpista deste jornaleco? sem opinião
avalie fechar
joão portugal (5) 08/03/2008 09h59
joão portugal (5) 08/03/2008 09h59
moro aqui em portugal e já morei em espanha 8 anos! sei que este problema só veio atona porque o número é alarmante!. todos os dia aqui em portugal são repatriado dezenas de brasileiros sem ném uma real justificativa. é preciso perceber que por mais que a união europeia não nos queira por que somos muito bonzinho com eles ai no brasil, não dá direito aos maus tratados.o nosso povo tens esta mania de achar que pelo facto de nós receber bém aos estrangeiros tanto para turismo como para morar, vamo ser bém recibido também! sito não existe1 enquanto prevalecer a falta de nacionalismo em nosso povo e o complexo de inferioridade e a rejeição que temos com o nosso propio povo, isto nunca vai acabar!. eu não sei o porque que o itamarati ainda não tomou medida de retalhão definitivas! vão espera acontecer de novo? afinal só este ano forão 450 brasileiro repatriados. aqui em portugal sempre que o sef( serviço de estrangeiro e fronteiras) faz a blitz é sempre em redoltos que estão brasileiros!. no verão passados els forão a zoo de lisboa em uma churrascaria braseleira búfalo gril e levarão centenas deles. acorda brasil esqueção este mal hábito de achar que o mundo nos quer em seus paises! aqui em portugal ele faz é diz na nossa cara que não quer brasileiros aqui! ms quando havia uma batatapra quato, forão pra o brasil sem opinião
avalie fechar
Antonio Carlos Ferreirq (1) 08/03/2008 09h52
Antonio Carlos Ferreirq (1) 08/03/2008 09h52
SAO PAULO / SP
A medida tomada pelo governo brasileiro é a que todos nós esperavamos, já que somos discriminados em outros países aqueles que aqui vem também devem sofrer as mesmas medidas. Agora na minha opinião só cabe a nós mostrarmos o nosso valor perante a comunidade internacional agindo com educação e civilidade para sermos respeitados. sem opinião
avalie fechar
nuruara osti (1) 08/03/2008 09h31
nuruara osti (1) 08/03/2008 09h31
SAO PAULO / SP
Creio que o episódio entre o Brasil e Espanha não seja tão simples de ser analisado e tampouco deve ser feito com tanta emoção.Em todos os países as leis existem e devem ser rigorosamente cumpridas pelas autoridades competentes.Isso tranquiliza e protege uma sociedade.Ocorre que a sociedade brasileira agredida ao longo de toda a sua história por todo o tipo de gente, sujeita às regras ditadas pelo narcotráfico, pelo capital estrangeiroe todo o tipo de banditismo possível(inclusive a prostituição de seus menores), desconhece esse tipo de ação das autoridades executivas. A repatriação de oito espanhóis é cômica e irônica, além de populista tão somente.Se nossas autoridades executassem as leis e nos protegessem não seriam 8 estrangeiros mas uns 800.000 ao ano, que veêm ao Brasil fazer turismo sexual por todo o Nordeste do Brasil.Se cada um de nós pudesse avaliar o que essa gente que entra no Brasil faz com a sociedade de cada cidade por onde passa, privando-a do uso sadio de suas praias urbanas, corrompendo seus menores e alimentando o trafico de drogas, entenderia como eu entendo que essa atitude de barrar 8 espanhóis foi hipócrita e será ignorada pela comunidade internacional.Prestem atenção, ouçam o que implora a sociedade desse país há anos e ensinem o povo brasileiro a obedecer leis, fazendo valer as leis desse país que já existem e simplesmente não são executadas. 6 opiniões
avalie fechar
Carlos Le-Fort (1) 08/03/2008 09h28
Carlos Le-Fort (1) 08/03/2008 09h28
Um boicote a empresas Espanholas não seria uma má idéia, afinal temos diversas empresas espanholas que atuam em nosso país e necessitam de nós. Vivo, Telefonica, Santander, Terra são exemplos. 3 opiniões
avalie fechar
Heitor Bonfim (16) 08/03/2008 09h09
Heitor Bonfim (16) 08/03/2008 09h09
O professor da unicamp vai para outro país com um produto químico na bagagem, sem o menor cuidado, e quer que os outros achem bonitinho. Anta 1. O Brasil apóia abertamente as FARC e quer ser bem recebido em outros países. anta 2. Um país de Antas. 1 opinião
avalie fechar
miguel de brito (1) 08/03/2008 08h14
miguel de brito (1) 08/03/2008 08h14
CURITIBA / PR
Sou Professor de Ingles e vive a metade da minha vida em New York, ultimamente tenho viajado muito pela Europa e sempre que me apresento como Americano as boas vindas sao invriveis, mas quando digo que sou Brasileiro encontro um vazio ou criticas ruim, estou de acordo que alguns Brasileiros sem culturas saem da linha e cometem crimes em outros paises, mas se for comparar as verdadeiras ameacas que afetam Governos hoje, nos os Brasileiros estamos bem embaixo da escada. sinto dizer isso mas voltando ao Brasil vou fazer a minha parte como Cidadao e convido a todos que queiram se juntar a mim e formar um time para fiscalizar se existem estrangeiros irregulares no Brasil, colocar na lista e exigir que o Governo Brasileiros tome alguma providencia, ( JA ESTA NA HORA DE COLOCAR UM POUCO DE AMOR E SER BRASILEIRO ALEM DA COPA DO MUNDO). 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 31 32 33 34 35 36 37 38 39 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página