Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve da Polícia Civil

Policiais civis de São Paulo paralisaram as atividades para reivindicar, entre outros itens, aumento salarial de 15% neste ano e reajustes de 12% nos dois anos seguintes. A pauta de reivindicações inclui outros itens como a eleição direta para delegado-geral.


Mais resultados: Anteriores 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximos
Comentários dos leitores
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 10h41
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 10h41
Caríssimos:
Está claro que todo movimento reivindicatório é, por natureza, político. Se a Polícia Civil se aproveita do período eleitoral para pressionar ao Governador (que também tem interesses políticos, e por isso mesmo se sente mais pressionado), não significa a existência de forças infiltradas no movimento, mas o próprio movimento que ganha força devido à conjuntura.
Querer responsabilizar este ou aquele partido político, ditos de oposição, pelo ocorrido equivale a responsabilizá-los pela existência do segundo turno, pois é só isso que fizeram, chegaram ao segundo turno com o representante da situação.
E, isso é importante, o PSDB é o governo e como tal responsável pelas Polícias Civil e Militar, responsável pelo confronto entre elas, inclusive.
Não admitir essa responsabilidade é esquivar-se de ser Governo.
Se assim for, que peçam o pinico e saiam já!!!
25 opiniões
avalie fechar
Airton da Silva (2) 17/10/2008 10h39
Airton da Silva (2) 17/10/2008 10h39
PSDB -Pior Salário do Brasil!!!
Como a manutenção das viaturas são patrocinadas pelos próprios policiais (o governo é beneficiado) não há nada de errado também o uso destas para fins pessoais. Além disso o fato ocorrido foi previsto pelo Governador que se manteve indiferente.
18 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2077) 17/10/2008 10h37
João Carlos Gagliardi (2077) 17/10/2008 10h37
É perceptível a participação de policiais civis, neste fórum e é muito importante que eles saibam que a população (a grande maioria ao menos...) não está contra eles.
Acredito ser mais do que justo o desejo e o MERECIMENTO por melhores salários e condições de trabalho destes profissionais. Mas manifestações próximas ao Palácio do Bandeirantes são expressamente proibidas, para toda e qualquer categoria. E o comando de greve, sabe disso melhor do que ninguém... Então o que aconteceu ontem era mais do que possível, ERA ESPERADO!
Desejo, de verdade, que os policiais civis tenham uma remuneração justa, mas também espero que saibam que estão sendo manipulados, por forças mais do que conhecidas, que já perceberam que não terão em São Paulo o respaldo necessário para sua perpetuação no poder. É a turma do "eu não sabia..." e eles não conhecem limites.
5 opiniões
avalie fechar
marcos lara (1) 17/10/2008 10h33
marcos lara (1) 17/10/2008 10h33
Vi os ônibus que estavam levando os policiais civis a região do Morumbi e alguns eram da força sindical e da cut.
Os policiais civis tem o direito de aumento de salário não tenho duvida, porem fazer manifestação armado não dá e ainda usando a bens da cut e da força sindical é um absurdo.
Isso só mostra que o PT faz em épocas de eleições, me parece os sem terras que o PT, deu durante anos através da CUT a possibilidade de organizarem manifestações, e depois que entrou no poder não fez nada por eles e vão fazer a mesma coisa com a policia civil.
Usar e quando chegar ao poder esquecer.
4 opiniões
avalie fechar
Cida Warick (2) 17/10/2008 10h31
Cida Warick (2) 17/10/2008 10h31
Lamentável o ocorrido na tarde de ontem.
Governador o Sr. está coberto de razão. Se fosse uma passeata apenas com policiais civis com certeza seria tranquila, dentro da legalidade que uma greve exige e que todo trabalhor tem direito. Mas infelizmente quando CUT, Força Sindical e PT metem o bedelho a baderna se generaliza.
Se a Marta não estive atrás nas pesquisas e o governador fosse do PT, duvido que eles estariam preocupados com os salários dos grevistas.
Povo paulistano pensem bem antes de votar.
Quero deixar bem claro que não sou associada de nenhum partido político.
8 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h16
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h16
Greve e desordem.
Não há Estado com servidor onde às condições oferecidas a eles pelos governantes não se coadunam com o que eles percebem como possível. Ou o Estado nada faz,ou tudo furta e desvia e a violência incontrolável da desordem impera:seja pelo desserviço,desperdício ou precipício da insegurança jurídica e corrupção.
Não há sociedade satisfeita onde os serviços que paga e espera serem colocados à disposição pelo Estado não se coadunam com o que ela percebe como possível.Sem ficções e mitos.Nisto a equação:servidor=Estado.E o Estado está escrito na Lei, na Constituição:tanto ela é ele, quanto ele,o Estado, é ela;e nós, somente nós,enquanto povo e a democracia nos propicia, somos a vontade geral,os soberanos.
Estas assertivas somente apaixonados,ingênuos ou oportunistas desmentem com subterfúgios,escamoteações e tergiversações.
Única via para administrações saudáveis e que querem dispor do apoio social para suas intervenções e decisões é a Lei,a igualdade nela que a todos,inclusive ao Estado,se impõe.
Tudo o mais é o mais,é corolário às funções estatais,em especial a economia;mas nunca o objeto e objetivo.A economia é a vida,é o todo;o Estado é o modo como a sociedade a organiza e estrutura e que nada justifica,nem tem a natureza original de que iluminados a tomem de nossas mãos com propósitos e propostas que não se incluam nos desejos da sociedade exteriorizados na Lei,de origem moral,cujas conseqüências somente a ela interessa e responderá.
Sds. barata's
25 opiniões
avalie fechar
Carlos Ferreira (20) 17/10/2008 10h14
Carlos Ferreira (20) 17/10/2008 10h14
Ontem o que vimos foi uma brutal manipulação de policiais pelo bando do PT, CUT, Força, liderados pelo Paulinho (do empréstimo do BNDES e da casa na praia). O único intuito era o de usar os policiais como massa de manobra (confissão do próprio Paulinho) para alavancar a candidatura do PT, que está prestes a sofrer uma derrota humilhante.
Como se justifica o comentário do sindicalista a seguir: O presidente do Sindicato da Polícia Civil de Campinas e região, Aparecido de Carvalho, também acusou o governo estadual pelo confronto. "É uma irresponsabilidade sem tamanho um governador, que se diz democrático, sabendo que homens armados vêm reivindicar salários e dignidade, colocar a PM, que é uma co-irmã, armada, correndo todos os riscos. O saldo disso poderiam ser diversas mortes de policiais."
Quer dizer, que como os policiais estavam protestando armados então o governador tinha que ceder? O governador foi sim muito responsável em botar esse povo pra correr. E tem que punir a todos que estavam usando armas e outros bens do estado para gerar terror...e a punição tem que ser imediata.
Ontem os policiais se colocaram na posição de terroristas. Não se protesta armado! Isso é coisa de bandido!
14 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h12
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h12
"Sursum corda",ou seja, "Elevai os corações!".(I/III)
Com este rótulo iniciei mais um comentário ontem e antes de mais estes fatos públicos de violência extrema no Rio e São Paulo. Justo nos setores governamentais cuja função seria a repressão deles e a proteção da sociedade; que, atônita e confusa perambula e vagueia por discussões raivosas, efêmeras e circundantes aprofundando diferenças e desigualdades imanentes e exponencializadas pela disputa social "civilizada" abrindo, contraditoriamente, um fosso entre nacionais, cidadãos e mais, irmãos em espécie e destino. Qual?
Muitos que acompanham - de um modo ou outro - nossa história, brasileira ou universal, não desconhecem que sempre tivemos, e teremos (é próprio do homem), que lamentar conseqüências danosas, por vezes terríveis, da luta pela vida em sociedade sob o argumento auspicioso do:"progresso da mentira e mentira do progresso". Das tribais, das arenas lúdicas às guerras mundiais;das urbanas cínicas e hipócritas do Rio, São Paulo e outras megalópoles às descaradas e exterminadoras de minorias que são protagonizadas aqui e ali e por prejudicarem interesses político-econômicos de poderosos.(continuo)
36 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h12
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h12
"Sursum corda",ou seja, "Elevai os corações!".(II/III)
Estes são nossos trilhos: virtudes e vícios que a política sórdida usa e que entendo como arte sim, mas "arte de nos relacionarmos para o bem-comum" e nunca, jamais como nossos intelectuais, ingênuos ou aproveitadores pseudo-políticos declaram descaradamente: "conquista do poder pelo poder".Para alguns, infelizmente: "pudê", bem próximo mesmo em grafia e som de outra expressão chula imprópria, mas que, em ação, bem denota para onde o povo irá, iremos.
Polícias nas ruas, todavia, em luta à bala e corporal entre si!
E o cidadão ? Que se dane, que fique por aí...-Basta-nos que, obrigatoriamente, vote e faça "nossa democracia", de todos: "nossa"; do PT, PSDB, DEM, PLEM BELEM...e outras quadrilhas de mentirosos, indecorosos e impudicos.
O Haiti já é aqui.Bem aqui, ao nosso lado, encostado e assistimos estupefatos e envergonhados. Eles, os pseudo-políticos, contudo, na "Bolsa do Pudê" ganham e recebem dividendos e votos nas insanas políticas deles.(finalizo a seguir)
37 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h10
josé reis barata barata (3189) 17/10/2008 10h10
"Sursum corda",ou seja, "Elevai os corações!".(III/III)
A bandeira do Haiti nos ensina, tem por dístico: "A União Faz a Força" e a nossa nos alucina: "Ordem e Progresso"; ou, será "Desordem e Regresso"?
Proponho um "Sursum corda"! Uma barata "elevação de corações"!
Troquemos de bandeira e arregimentemos força, força para unir, unir na franqueza, no respeito e no direito de ter direito de dirigir, com a razão, nossos próprios destinos; sem tutela e sem curatela, sem a mentira prodigiosa do "progresso" particular, banindo todos os que se imaginam:
"deuses"
Com o egoísmo de cada um,
teríamos no mundo, caos profundo.
Para ter ordem na sociedade,
o poder é a única verdade.
Uns poucos é que o possuem,
dele, não abrem mão para ninguém.
São capazes de qualquer conflito,
não importa a dimensão do delito.
Com força, capital e política
são infalíveis personagens míticas.
Julgam-se deuses, julgam-se eternos,
em seus castelos vivem internos.
Sábios, vivem a posteridade,
são diferentes, são divindades.
Ao lado, gerações na miséria,
iludidas, tornam à matéria.
Sds. barata's
36 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Évora (32) 17/10/2008 10h05
Rodrigo Évora (32) 17/10/2008 10h05
Jogar Polícia contra Polícia?
Lutas fratricidas?!?
É esse o ápice da gestão tucana, há quinze anos no governo do estado mais rico da nação?
Antes de se recorrer à força, a última opção, será que o governador Serra esgotou todos os canais políticos, sindicais, administrativos e JURÍDICOS a fim de se obter um acordo para tamanha crise, posto que as reivindicações dos policiais não são recentes ??
Não é este o governo que quero para meu país em 2010 !
O que será que Serra teria feito na crise entre o Brasil e a Bolívia ? E na crise envolvendo o Paraguai acerca de Itaipú ?
Será que teria mandado tropas do exército para a fronteira dos países vizinhos e arriscado jogar o Brasil num abismo negro histórico ?
Sou paulista e paulistano. Não quero esse governador inábil e incapaz presidindo nosso país em 2010.
Será um retrocesso ?
26 opiniões
avalie fechar
sidnei santos (7) 17/10/2008 10h04
sidnei santos (7) 17/10/2008 10h04
Esta grava pode ou não ser justa, a posição do governador pode ou não ser justa, não entro neste mérito, porém deputados eleitos pelo povo, que ganham salário do povo "incitando violência", policiais com armas funcionais, com carros da polícia (ou seja, públicos , ou seja nosso) fazendo passeatas???? Sabe quem vai pagar essa gasolina, essas viaturas???? Nós . Já esta ficando sem graça o país do Lula ou de OZ! 2 opiniões
avalie fechar
Airton da Silva (2) 17/10/2008 09h58
Airton da Silva (2) 17/10/2008 09h58
A greve da Polícia de SP é legítima e é o último recurso a ser lançado após penosa de tentativa de negociação com o dono do cofre (chefe do Poder Executivo).
Quanto ao uso de viaturas do Estado pelos manifestantes, a população deve ser esclarecida que a manutenção dessas viaturas é feita por doações e pelo próprio bolso desses servidores públicos (o que jamais deveria ocorrer), causando expectativa aos mesmos de direito de uso particular quando necessitar. Fato esse conhecido pelo Governador (principal beneficiário) e ignorado pela população.
A previsão de confronto estava prevista pelo Governador, o qual agiu com indiferença a esse triste episódio (não quis receber representantes das entidades nem mesmo antes da greve). Tentando o mesmo se posicionar perante a opinião pública, após o ocorrido que deveria ser evitado por esse, como vítima de perseguição política.
Que motivação esses servidores públicos manifestantes terão, doravante, para continuar trbalhando???
E aos demais policiais civis que não entraram em greve o que pensam do Governo após esse tratamento cordial do mesmo aos colegas de trabalho??
Com a conclusão dessas respostas, será que haverá, daqui para frente, um trabalho de qualidade por policiais civis e militares (obrigados ao confronto)???????
2 opiniões
avalie fechar
O governador serra juntamente com seu secretário de segurança são extremamente incompetentes; é inadimissivel que um deputado estadual com benefícios receba R$ 130 mil reais, um promotor de justiça 20 mil reais; enquanto policiais civis, militares e agentes penitenciários ganhem em média 1800 reais. O Serra ainda deixa de pagar a milhares de servidores inúmeros benefícios e deve 20 bilhões em precatórios alimentares. O governador Serra possui um poder unilateral que ultrapassa os limites da legalidade somado a subserviência do Tribunal de Contas, Ministério Público, Legislativo e parte de judiciário, que não fiscalizam e não apuram absolutamente nada na Administração Pública Paulista. Acreditar que a ditadura no Brasil foi um marco histórico na violação de direitos individuais, no funcionamento do Estado, na independência dos poderes, é algo que deve ser discutido exaustivamente, porque um povo que possui como opositor de qualquer regime alguém como o Serra, deve rever seus conceitos culturais, reler todos os livros de história e vasculhar todo e qualquer documento sobre o regime militar, se não bastasse a sua incompetencia gerencial o governador Serra não possui o mínimo respeito com a dignidade das pessoas e tira proveito político há anos de uma batalha que participou apenas como figurante, motivado a proveito pessoal e bem longe do território de batalha.
luiz roberto pereira
5 opiniões
avalie fechar
Claudio Souza (1) 17/10/2008 09h48
Claudio Souza (1) 17/10/2008 09h48
É verdade Sr. Governador, reivindicação salarial não deixa de ser um ato político, e a PM sempre com excesso de uso da força que não leva a nada. O que aconteceria se o crime organizado resolve agir nesse momento em que o estado está de greve??? 2 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (659) 17/10/2008 09h37
Rogerio Rocha (659) 17/10/2008 09h37
Greve é uma coisa, baderna e desrespeito às leis é outra coisa.
O que vimos ontem foi a segunda opção. Se teve ou não motivação política compete a cada um tirar as próprias conclusões. Eu, particularmente, tenho certeza que a baderna de ontem teve motivação política.
A partir do momento que os manifestantes partiram para o desrespeito às leis, para o confronto e para a baderna eles perderam a razão.
A greve é um direito do trabalhador e, desde que respeite as leis vigentes, é uma arma legítima nas negociações salariais.
Uma pena que seja usada como arma política por todos os sindicatos.
3 opiniões
avalie fechar
Olavo Foloni (12) 17/10/2008 09h31
Olavo Foloni (12) 17/10/2008 09h31
Srs. Cesar Marcelo Oliveira Paiva e César Marcelo Oliveira Paiva. Respeito a opinião de vocês sobre o absurdo do confronto ocorrido entre as policias do Estado. Contudo, os Srs não têm a menor idéia de como começou toda essa confusão. As manifestações não começaram ontem, os policiais civis estão de greve a mais de 30 dias. E o por que dessa greve? Quem começou? Primeiro os Senhores tem que entender como funciona a forma o salário dos policias. Grosso modo, os policiais ganham soldo mais benefícios. Ultimamente os benefícios são quase o mesmo valor do soldo. Ocorre que os aposentados ganham em cima do soldo sem nenhum benefício. O salário já é baixo, quando o policial se aposenta cai pela metade. Nos últimos anos, até existiram certos aumentos, mas todos em cima dos benefícios, não do soldo. As manifestações sobre a atual situação começaram com a Associação dos Delegados de São Paulo, com o descontentamento dos delegados em fim de carreira. Eu precisaria de uma coluna inteira para explicar tudo, não há esse espaço. Se vocês pudessem ler os jornais da Associação dos Investigadores de São Paulo, saberiam que a atual situação não tem conotação política, ontem só foi o resultado de algo que começou lá trás. Na minha opinião o Governador foi covarde em tentar atribuir a confusão à movimentos políticos, se tiver algum, é ínfimo. Não é a primeira vez, que os policiais batem à porta do Governador, isso aconteceu anteriormente no Governo Covas, lembra? Não!!, o desfecho não foi esse. 7 opiniões
avalie fechar
MARCIO RICARDO (3) 17/10/2008 09h27
MARCIO RICARDO (3) 17/10/2008 09h27
há muito tempo os governos paulistas vem ignorando as reividicações dos policiais civis e militares, já passou o momento de haver uma real valorização destes profissionais que por culpa de seus dirigentes indicados como cargos de confiança nos governos do psdb vivem na penumbra salarial, sem representatividade seja na camara estadual, seja na federal e tão pouco no senado. Só que na hora de denegrir e mal dizer aparecem centenas de sabichões pra comentar. Valorizar as polícias é dar crédito a própria população. 4 opiniões
avalie fechar
Gabriella Frutuoso (1) 17/10/2008 09h27
Gabriella Frutuoso (1) 17/10/2008 09h27
Não sei, mas essa incitação contra a polícia civil me parece uma tentativa de colocar aqueles que arriscam suas vidas todos os dias para fazer com pouca ou nenhuma estrutura como bandidos, quando a polícia exige melhores salários a população tem que estar ao lado dos policiais, um policial bem pago tem motivação para fazer seu trabalho, e o faz bem feito, procurem saber, as cidades onde as polícias são bem pagas há uma confiança e respeito maior pelos policiais e índices de criminalidade mais baixos.
A melhoria da segurança pública parte da valorização dos policiais, valorizem seus policiais, o enfrentamento ontem não era necessário, mas a culpa não é dos manifestantes ou dos policiais militares, é do governo do estado, que de maneira intransigente não permitiu a passeata, é colocou duas forças para se enfrentar, e quanto ao uso de aparato do estado, foi usado pela polícia militar, os policiais do GOE estavam lá para dar segurança a manifestação, estavam em serviço e não "usando o aparato do estado como se fosse seu", foi o estado que os colocou lá.
6 opiniões
avalie fechar
Srs. Cesar M.O.Paiva e Claudio Maria, é simplesmente absurda as suas indagações, chega mesmo a estupidez. Concerteza, os Srs. São de dentro do Palácio, ou cupinchas e temem perderem a boquinha nas próximas eleições. Senhores os únicos infiltrados são o Proprio Serra e seus seguidores. É prática dos INCOMPETENTES, transferir para outros, a responsabilidade das suas atitudes. A Policia Civil ou Militar, tem seus próprios articuladores, e não precisam dos que voces chameam de "vermelhos". São Delegados renomados e concursados, assim como os policiais que estiveram naquela praça, que aliás é do Povo, que o PSDB/DEM quer privatizar tbém. Não me surpreendo com comentários tão ignóbio qto esses que os senhores e outros, inclusive o Governador fez, a voces, só tenho a dizer isso, já ao Governador, digo-lhe para tirar suas botinhas do tempo, pois jamais será Presidente da República, é muita responsabilidade, pelo o tamanha da INCOMPETENCIA que demonstrou nesse caso. 25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (808)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página