Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos
Comentários dos leitores
edson sarmento (1) 05/08/2009 12h10
edson sarmento (1) 05/08/2009 12h10
A violência chegou aonde está , pois, tudo começa com : "um tapinha não dói". As drogas chegaram neste ponto, pois , cigarro e álcool não são considerados drogas.Ou seja, no país do 'faz de conta' , tudo é liberado, tudo é tolerado. Aquí às vezes a lei pega e às vezes não pega.Veja o caso da lei anti-fumo, é uma lei que só beneficia a não fumantes e a fumantes também.Mas, como tudo na vida ninguém está satisfeito, sempre haverá os 'contras' de plantão. Sorry! 2 opiniões
avalie fechar
Pablo Lopes (12) 05/08/2009 11h43
Pablo Lopes (12) 05/08/2009 11h43
Moro em Ribeirão Preto, e frequento todos os lugares acima. Não sou fumante, mas não concordo com a lei. Acho invasiva e arbitrária. Seria melhor que o cliente decidisse se deseja ou não frequentar um local que o avisasse que ali se permite cigarro. 10 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (332) 05/08/2009 11h34
MAC Castro (332) 05/08/2009 11h34
SOU FUMANTE E APOIO SERRA, ISSO MESMO FUMO NELES SERRA.
E SOU BASTANTE EDUCADO E INFORMADO TAMBEM QUE O FUMO FAZ MAL A SAÚDE E QUE OUTROS QUE NÃO FUMAM TEM QUE SER RESPEITADO.
10 opiniões
avalie fechar
Esse é o preço pelo voto incorreto. Vamos fazer o seguinte então, seguindo a linha de pensamento de nossos governantes desprovidos de conexões neurais, para resolver o problema da educação no pais, quando crianças de 8 série não sabem ler e muito menos escrever, vamos eliminar os professores e diretos das escolas onde eles estudaram. No ano que vem esse sr. Senha sairá candidato para Presidente, e caso esse MEQUETREFE ganhe a eleição, coisa que eu não acho muito difícil, o negócio e fazer as malas e mudar para um pais diferente ou ainda melhor vamos fazer igual o Raul falava "Vamos alugar o Brasil" 8 opiniões
avalie fechar
Mário Bernardes Junior (19) 04/08/2009 16h40
Mário Bernardes Junior (19) 04/08/2009 16h40
CONCORDO!!! Os fumantes que devem pagar pelo seu vício e deixar aqueles que não fumam em paz.....Respeito é bom e todo mundo gosta. 13 opiniões
avalie fechar
Felipe Teixeira (4) 04/08/2009 16h00
Felipe Teixeira (4) 04/08/2009 16h00
é Serra. perdeu o voto dos fumantes. 28 opiniões
avalie fechar
Andreia Torres (2) 04/08/2009 12h47
Andreia Torres (2) 04/08/2009 12h47
Concordo com o Jaime Luz, não temos que ser fiscais... Temos que trabalhar e muito... sem opinião
avalie fechar
vasco gama (1) 04/08/2009 12h20
vasco gama (1) 04/08/2009 12h20
gostaria de saber quais as areas de um clube que os fumantes poderao utilizar 2 opiniões
avalie fechar
Jaime Luz (1) 04/08/2009 12h08
Jaime Luz (1) 04/08/2009 12h08
Todos nós sabemos que o fumo faz mau para a saúde do fumante ativo e passivo. O ativo fuma porque quer, o passivo é obrigado.NÃO SERIA MAIS FÁCIL, criar uma Lei estabelecendo que quem fumar em lugares proíbidos será preso e pagará fiança para ser solto e tal multa ser dobrada em caso de reincidência? Pois só assim estariamos penalizando o verdadeiro culpado. Acho uma sacanagem essa lei que quer multar os estabelecimentos onde houver um irresponsável fumando lá. O estabelecimento comercial foi criado para dar emprego, pagar impostos ao governo e principalmente, para dar lucro ao seu dono e este não vai ganhar nada do governo para ser fiscal de fumante a não ser mais uma dor de cabeça e espantar seus clientes. 10 opiniões
avalie fechar
Carlos Ferreira (1) 04/08/2009 12h06
Carlos Ferreira (1) 04/08/2009 12h06
Só pra ilustrar ,a lei em si ja é errônea ,imaginem então as consequências. 6 opiniões
avalie fechar
Andreia Torres (2) 04/08/2009 12h04
Andreia Torres (2) 04/08/2009 12h04
Como cidadã, apoio a lei. Não sou obrigada a fumar cigarro dos outros. Minha familia tem uma padaria e o que vemos é que o fumante não tem educação mesmo. Eles fumam e soltam fumaça na sua cara. pior é ver pessoas vindo , reclamando do preço do pão, não comprando alguma coisa que o filho quer,mas levando o seu maço de cigarro. Tenho rinite, bronquite, e só eu sei como me sinto quando trabalho principalmente na parte da tarde e noite, pois é o momento que mais tem fumantes.... eu e meu marido somos ex fumantes, e paramos quando fiquei gravida, por amor e respeito ao nosso filho.... Ao contrario de reclamar, os fumantes deveriam aproveitar o momento e parar de fumar... Mas tenho que dizer que como comerciante não concordo com a punição ao comercio e não ao fumante.... Eles estão descumprindo a lei, não nós.... Este ponto deverá ser repensado de maneira racional. 9 opiniões
avalie fechar
Luciano Silva Prates (38) 04/08/2009 11h06
Luciano Silva Prates (38) 04/08/2009 11h06
E os botecos de esquinas que ficam escondidos nos cantos das cidades, que na maioria das vezes são pequenos e não contam com espaços e muito menos com seguranças? Eu frequento um que é assim e não sei se a lei vai "pegar" lá!! E olha que sou fumante... 1 opinião
avalie fechar
Linda Dias (17) 04/08/2009 11h02
Linda Dias (17) 04/08/2009 11h02
Certissimo! Em caso de escolas não se pode deixar por conta do estabelecimento, até pq ninguém respeitaria. Quando o indivíduo sente no bolso o peso da responsabilidade, ele aprende. 9 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Gimenes (2) 04/08/2009 10h14
Reinaldo Gimenes (2) 04/08/2009 10h14
Se houver previsão legal, está correto - caso contrário será medida autoritária e injusta. O que as pessoas precisam se conscientizar é que tem que existir respeito ao próximo e bom senso. Fumar não faz bem à saúde de ninguém e até mesmo o próprio fumante sabe disso! Nem precisaria de lei para inibir/proibir o fumo em lugres públicos! 2 opiniões
avalie fechar
fernando moriguchi (1) 04/08/2009 10h03
fernando moriguchi (1) 04/08/2009 10h03
realmente é engraçado esse negócio de terceirizar responsabilidades no país...
quando e como é que podemos mudar isto tudo?
já assisti a um garçon solicitando a uma senhora que apagasse o cigarro em um restaurante no DF e a mulher simplesmente ignorou o coitado... ainda bem que na época não rolava esse negócio de multa, senão quem pagaria seria o coitado do garçom, com certeza!
1 opinião
avalie fechar
Fabio Crochik (3) 04/08/2009 08h58
Fabio Crochik (3) 04/08/2009 08h58
Só no Brasil há terceirização de responsabilidades .
Observem que não são os condutires de veiculos , mas seus donos os que recebem as multas .
Quem fuma onde não é permitido é que tem que ser autuado .Não é o estabelecimento que fuma , é o individuo .
Chega de terceirizações comodas e lucrativas .
Quem precesa aprender a se civilizar é quem transgride , não o que for mais fácil e comodamente "responsabilizavel" pelos atos de outrem
15 opiniões
avalie fechar
Carolina Dzielinski (4) 04/08/2009 03h36
Carolina Dzielinski (4) 04/08/2009 03h36
Engraçado... sou fumante e respeito as pessoas. Não fumo do lado de não-fumantes, evito ficar contra o vento para não ir fumaça pras pessoas, não fumo nem em casa, entre outras coisas, pq a fumaça me incomoda tbm. É um vício desgraçado sim, que quero parar. Mas do mesmo jeito que os não fumantes não são obrigados a aturar minha fumaça, tbm não queria ser obrigada a parar. Se é tão nocivo, pq não proíbem a fabricação e comercialização do cigarro? Porque não proíbem as empresas de cigarro faturarem aqui, ao invés de multar os comerciantes? Porque também não proíbem o comércio de bebidas alcoólicas, que faz um mal muito pior, já que em muitos casos altera a consciência da pessoa gerando acidentes e violência? Ah não, estes pagam impostos né... a multa e a discriminação são os fumantes e comerciantes que pagam! Oferecer tratamento gratuito a quem quer parar não oferecem, propagandas para o fumante ser mais educado, isso custa caro. É mais fácil promover uma discriminação ao fumante como se fosse a um usuário de cocaína por exemplo! Sendo que um alcoolizado causa muito mais danos que a fumaça, que por sinal é bem menos nociva que a dos escapamentos dos carros, fábricas, etc. Mas tudo isso paga imposto, é mais fácil mesmo promover guerra entre fumantes e não-fumantes, como se esse vício fosse determinar quem presta ou não presta, generalizando todos os fumantes como mal-educados, idiotas, marginais, drogados, etc... Pra mim isso é fascismo SIM!!! 31 opiniões
avalie fechar
David Pimentel (1) 03/08/2009 22h08
David Pimentel (1) 03/08/2009 22h08
Como ficam os presos? Podem "ir lá fora" para fumar? Se fumarem nas celas, o responsável (governo?) será multado? Chamam a polícia? Tenham dó, legisladores oportunistas... 24 opiniões
avalie fechar
Marcio Bertti (2) 03/08/2009 18h29
Marcio Bertti (2) 03/08/2009 18h29
Quando a lei entrar em vigor, poderiam fazer uma matéria sobre a sua aplicação nos estabelecimentos prisionais e na tão respeitada Fundação Casa. Como são prédios públicos, completamente cercados e tendo sido proibidos os fumódromos, creio que o Tabagismo será banido desses espaços (lembrando que a Fundação Casa, atende a menores, assim o fumo deve ser proibido já nos dias em que essa lei nem existia).
O que quero dizer é que se o Estado não consegue impôr a "ordem" nem dentro das instituições que ele administra, como pode querer intervir em espaços de propriedade privada?
É nítido o caráter totalitário (ou seja para além de autoritário) dessa lei. Sem falar na demagogia que impera hoje nas chamadas ações "politicamente corretas", pois, se o cigarro é nocivo, proiba-se sua fabricação e comercialização.
Fascismo, Demagogia e Hipocrisia.
9 opiniões
avalie fechar
Rolando Silva Coelho (22) 03/08/2009 18h12
Rolando Silva Coelho (22) 03/08/2009 18h12
Tipico do Brasil, não irão punir os infratores mas sim os estabelecimentos. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página