Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2003 - 17h55

Crescem denúncias de idosos agredidos

Publicidade

Giba Bergamim Jr.
do Agora

As pessoas estão denunciando mais os maus-tratos a idosos. A prova disso são os números do Disque-Denúncia. O órgão recebeu 624 denúncias sobre maus-tratos a idosos entre janeiro e o último dia 23 _85% mais do que no mesmo período de 2002, quando os casos estavam em 337.

A exposição excessiva do assunto na mídia pode ter ajudado no aumento das denúncias. A indignação popular causada pela maneira com que Dóris (Regiane Alves) trata seus avós _interpretados pelos atores Oswaldo Louzadinha e Carmen Silva_ nos episódios da novela "Mulheres Apaixonadas" incentivam as pessoas que passam pela mesma situação em suas casas a procurar ajuda. Para isso, muitas delas denunciam, anonimamente, por intermédio do Disque-Denúncia.



"Acho que realmente incentiva. A novela mostra uma situação grave e alerta as pessoas para denunciarem os problemas à sua volta", afirmou a delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher da capital, Maria Teresa Gonçalves Rosa.

"A grande exposição desses exemplos na mídia, incluindo o papel da imprensa, é importante para que as pessoas busquem ajuda e denunciem", disse o secretário-executivo do Instituto São Paulo Contra a Violência, Paulo de Mesquita.

O instituto alerta que, apesar do aumento das denúncias relacionadas a idosos, a capital paulista conta somente com uma única delegacia especializada em atendê-los (fica na estação República do metrô). Há uma outra em Guarulhos.

A delegacia tem apenas com oito investigadores e dois carros policiais. A Secretaria da Segurança estuda para o futuro que cada delegacia seccional tenha a sua unidade especializada em idosos. O telefone do Disque-Denúncia é 0800-156315 para a Grande SP e Jacareí. Para quem liga do interior de São Paulo, o telefone é 0/xx/ 11/3272-7373.

Leia mais
  • Estatuto do Idoso beneficia quem maltrata os idosos, diz promotor
  • Estatuto prevê direitos para quem tem mais de 60 anos
  • Entenda o que é crime a partir do Estatuto do Idoso
  • Transporte e planos de saúde são pontos polêmicos
  • Idosos devem cobrar seus direitos, diz geriatra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página