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Dia 11/08/01

 

 


Promoções nas ligações DDI beneficiam fatia pequena de consumidores

Rodrigo Zavala
Equipe GD

As promoções lançadas pela Intelig e Embratel abrangem apenas ligações Internacionais (DDI) e não beneficiam o consumidor médio. Ë o que garante Maria Lumena Sampaio, diretora de Atendimento do Fundação Procon. Segundo ela, a medida favorece apenas uma pequena fatia da população, além de empresas e comércio.

Dados apresentados pela Embratel mostram que o volume de DDI representa apenas 25% das ligações fixas de longa distância (que incluem DDD e DDI), ao contrário das interurbanas (DDD) com 75%. "Seria mais conveniente baixar as tarifas DDD, uma das mais altas do mundo", acredita.

A Intelig alega que a cobrança do DDI difere do DDD, já que leva em conta o tráfego entrante (o americano ligando para o Brasil, onde a Intelig ou Embratel terminam a chamada), e o sainte (quando o brasileiro liga daqui para lá e alguma operadora internacional tem que completar a ligação). Como o tráfego entrante é maior do que sainte, a Intelig e a Embratel negociaram contratos melhores com as operadoras internacionais.

Segundo Kleber Meira, diretor de Marketing da Intelig, as operadoras de telefonia a distância estão tentando reduzir as tarifas de DDD, porém a tentativa esbarra nas operadoras locais (Brasil Telecom, Telemar e Telefônica).

"Elas se recusam a dar desconto na taxa de Interconexão, que representa mais de 60% do custo da ligação", explica.

 
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