Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos
Comentários dos leitores
Luiz Carlos Pasquim (191) 16/09/2009 16h37
Luiz Carlos Pasquim (191) 16/09/2009 16h37
Mediocre, aquela paseata de "es tudante" ou melhor baderneiros no RS. Será que tinha umas 500 pessoas. UNE, UBES, IGREJA CATOLICA, e contra Sarney, Renam, nada, nadica de nada? Ahhh são da base corruPTa de Lulla, entendi. Obrigado pelos esclarecimentos. 1 opinião
avalie fechar
Cassio XF (50) 16/09/2009 16h35
Cassio XF (50) 16/09/2009 16h35
Caro Eduardo, entendo, na teoria, as empresas estrategicas na mao do governo seria o melhor, mas na pratica nao eh. As empresas publicas , nao tendo concorrencia e problema de cash, oferecem servicos caros, ineficientes e quem acaba pagando eh o contribuinte, alem do que favorecerem politicos e poderosos. O melhor eh termos um governo forte, enxuto e independente suficiente para fiscalizar as empresas ruins e incopetentes e incentivar o investimentos em infra estrutura e servicos . Por exemplo, se as firmas de celulares estivessem nas maos do gov, pode ter certeza que o celular seria apenas para os ricos, hoje qualquer jardineiro tem. Soh nao eh mais barato por que mesmo c/ toda a concorrencia, existe muita burocracia e regulamentacoes na area.
Com execao da telefonia celular, as privatizacoes no brazil foram feitas erroneamente e foram relamente "entregues" como disse o Ignacio , sem concorrecia clara e ainda sim c/ recursos do BNDS, ou seja, de forma ineficiente , cara paga pelo contribuinte. Essas empresas "privatizadas" mantem monopolios DADAS pelo governo e cobram o que quiser. Isso nao eh concorrencia, eh imposicao c/ carta branca e recusrsos do governo. Isso fez com que o termo privatizacao se desgastasse. Na verdade deveria se chamar Substituicao de poder publico pelo monopolio privado, sem concorrencia.
Ignacio , nao comparei HK c/ Brasil, pelo contrario, as duas economias nao tem nada a ver com a outra. Citei HK como exemplo a seguir em termos de uma economia livre
6 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (633) 16/09/2009 14h58
eduardo de souza (633) 16/09/2009 14h58
Bem colocado as palavras Cassio XF, o Brasil tem a muito tempo uma economia informal em torno de 30%, e é por isso que entra governo sai governo, continuamos a existir. Minha divergência é sobre a abertura de mercado, para mim as empresas privadas só visam lucros e isso, numa crise, gera desemprego, uma vez que abrir mão dos lucros não esta na forma de administração das privadas. Porém, estando as empresas estratégicas em mão do público, não vejo nehnum problema. Um abraço. 3 opiniões
avalie fechar
Ignacio Godoy Couto (32) 16/09/2009 14h54
Ignacio Godoy Couto (32) 16/09/2009 14h54
Cassio XF
Você está redondamente equivocado e confuso.
Quer comparar a economia de uma cidade como Hong Kong com a de um país como o Brasil, só por miopia e por ser incapaz de admitir que o atual governo é superior ao dos entreguistas FHC, Serra e PSDB?
Problema é seu. Quando FHC subir no palanque em 2010 pode dar adeus às pretensões da direita voltar ao poder.
6 opiniões
avalie fechar
Ignacio Godoy Couto (32) 16/09/2009 14h43
Ignacio Godoy Couto (32) 16/09/2009 14h43
Não vai ter palanque para o terceirizador prevaricador do Serra desse jeito, com tanta notícia boa!
242 mil empregos!
Só falta botar o FHC no palanque dos tucanos, e tá feito!
2 opiniões
avalie fechar
Cassio XF (50) 16/09/2009 14h35
Cassio XF (50) 16/09/2009 14h35
O Brasil continua crescendo devido ao povo criativo e trabalhador e sua grande economia informal. O potencial do Brasil eh tao grande que deveriamos ser hoje a 3 ou 4 potencia do mundo. No entanto nosso sistema de governo eh extremamente parasita e explorador. Os impostos cobrados sobre empresas e trabalhadores sao altissimos e os gastos do governo crescem cada vez . Aproveitam falencias de certas mega instituicoes privadas mal geridas elevando o governo ao papel de" Salvador da Patria", o que na verdade eh oportunismo para adquirir mais poder e controle.
Se os emprestimos publicos aumentaram, isso nao eh bom sinal, pelo contrario, eh maior endividamento da sociedade que perece em reservas pessoais e acabam buscando credito sem perceber que os juros que pagarao consumirao anos de trabalho para financiar seu governo parasita o qual cria esse credito do NADA, puro dinheiro impresso lastreado pela assinaturo do contratante . Mais dinheiro "vazio"injetado na economia, mais inflacao,ou enfraquecimento da moeda.
O que precisamos eh diminuir o estado desvinculando-o frente sua dependencia de cobranca de altos impostos necessarios para se auto manter, fincando ,assim independente de lobbies corporativos que o mantem vivo e por isso a existencia desse Corporativismo-"Facismo" existente na maioria dos paises no mundo.
Precisamos de um estado pequeno , independente, auto suficiente, limpo e fiscalizador junto com uma economia e sociedade aberta , livre e competitiva.
ex: Hong Kong
6 opiniões
avalie fechar
Brenno Ferrari Gontijo (61) 16/09/2009 12h06
Brenno Ferrari Gontijo (61) 16/09/2009 12h06
Onde estão os arautos da tragédia que não chegou, que ridicularizavam o Ministro do Trabalho Carlo Lupi, quando ele previu uma grande geração de empregos ainda este ano.
"O Lula errou!!!!!!!!!!!!!" KKKKKKKKKKKKK.
Não foram criados 150mil vagas, na realidade foram criadas 239.123. KKKKKKKKKKKKK
Chorem viuvinhas do FHC e vociferem lacerdistas/UDN enrustidos.
Sugiro ao Presidente Lula que depois que deixar o Governo tire uma férias e praticar surf e vez de jogar futebol.
Como jogador de futebol, podemos dizer que o Presidente Lula é um perna de pau, mas do jeito que ele surfou na "marolinha", podemos dizer que ele é um "as" do surf, vai se dar bem até nas ondas gigantes do Havaí. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
17 opiniões
avalie fechar
Caiudi Pirola Macieira (2) 16/09/2009 11h28
Caiudi Pirola Macieira (2) 16/09/2009 11h28
Notícia paga pelo PT. 27 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (633) 15/09/2009 21h15
eduardo de souza (633) 15/09/2009 21h15
Mesmo que a verdade esteja na frente do rosto, se fechamos os olhos nada se vê. Para quem não conhece esse sistema financeiro adotado pelos EUA aqui vai uma dica. ZEITGEIST, ótimo para começar. Irão descobrir como um grupo de "mágicos" do nada criam trilhões em dinheiro. Pode ter certeza que o modelo de lastro de qualquer moeda tem que ser em ouro. Hugo Chaves não esta mais aceitando o dolar americano, aceita o euro, o ouro, entre outras moedas com lastro.
Outra crítica interessante é a compra de navios pela Vale. Tudo bem que essa empresa foi entregue de mãos beijada a economia privada, mas daí para virar as costas ao crescimento e desenvolvimento do nosso país é mexer conosco. Quantos brasileiros terão oportunidade de emprego quando as estatais que foram privatizadas começarem a investir realmente em nosso país. Sugiro como brasileiro a estatização de empresas estratégicas: Mineradoras, Energéticas, Comunicação, Farmácia, Alimentícia, e assim por diante. Quem quiser adquirir nossos produtos que venham com ouro, troca de tecnologia, ciência e outros mais. Ah! Armamento bélico também considero bem aceito.
23 opiniões
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (329) 15/09/2009 17h56
Leucio Da Mota Barbosa (329) 15/09/2009 17h56
TORPEDOS ESCLARECEDORES
o Brasil está saindo da crise da cabeça erguida, sendo que entre os países do G20 ocupa a terceira posição em crescimento, atrás apenas de China e Coréia do Sul. "O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a sair da crise porque seu crescimento era sólido e estava combinado com sólidos fundamentos macroeconômicos. Além disso, é importante ressaltar que o crescimento brasileiro é do tipo que gera empregos , Outra medida considerada de vital importância para a superação da crise foi o aumento do crédito promovido pelos bancos públicos. Segundo o Ministro Mantega, os bancos públicos aumentaram o crédito em cerca de 25%, enquanto os bancos privados e estrangeiros aumentaram o crédito em cerca de 2%.
21 opiniões
avalie fechar
Cassio XF (50) 15/09/2009 14h37
Cassio XF (50) 15/09/2009 14h37
para:Bidão Lili-Lili
Como escrevi nossa moeda poderia ser lastreada em ouro ou EM OUTRO bem de valor ou emitida de acordo c/ riquezas geradas e nao por contracao de dividas. O que nao pode eh ser lastreada em nada . Li o artigo q mandou, sobre uma meda unica global. Isso eh o que a elite bancaria e governista quer, pois assim controlam o fluxo de dinheiro como queiram e alem disso controlam a riqueza que todos carregam. Isso eh um perigo. Isso eh controle total nas maos de poucos.
A circulação de moedas estrangeiras deveria ser liberada, assim como a circulação de moedas privadas, como ouro e prata. Os brasileiros deveriam poder transacionar na moeda que quiserem, fugindo daquelas que estejam se desvalorizando, inclusive a sua propria, forcando nosso governo a proteger ou lastrear a moeda que emite tonando-s um produto de valor real e nao especulativo. Os bancos, por sua vez, também deveriam estar livres para aceitar apenas as moedas que acharem melhor. A ameaça de uma corrida aos bancos forçaria-los a manterem algo próximo de 100% de reservas para os depósitos em conta-corrente, e um nível prudente de reservas para outros tipos de depósitos. Bancos à beira da falência não mais serão salvos pelo governo, à custa do contribuinte. Pela primeira vez na história brasileira, haveria concorrência no setor bancário. Os correntistas seriam aqueles que ficam com o charuto na boca, e os banqueiros seriam aqueles que servem o cafezinho.
35 opiniões
avalie fechar
Cassio XF (50) 15/09/2009 14h15
Cassio XF (50) 15/09/2009 14h15
Nao podemos nos iludir c/ o alivio momentaneo do mercado, consequencia dos trilhoes injetados artificilamente pelo FED e banco centrais mundiais. ISso foi como uma dose a mais num drogado, mas os efeitos maiores virao depois. Dinheiro impresso nao eh sinonimo de riqueza. Producao, livre mercado e corte de custos do estado geram riquezas. Que o Brazil tenha cautela e se prepare para o pior que poderah vir em um ou dois anos quando esse falso estimulo perder o folego. 37 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 15/09/2009 09h40
J. R. (1266) 15/09/2009 09h40
Vem aí a tal "onda de choque" no sistema bancário americano. A recapitalização dos grandes bancos leva inevitavelmente à quebra dos pequenos. Na grande depressão de 1929 mais de 5.000 foram à falência. Entretanto, não se pode enganar a todo mundo todo o tempo, a verdade desse grande golpe de "sumir" com dívidas terá seu preço dessa vez. Como não tenho bola de cristal, fica difícil saber o que ocorrerá na ira dos que vão ser passados para trás, os Xeques do petróleo, por exemplo. 55 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 15/09/2009 09h15
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 15/09/2009 09h15
SE OS EUA ,NÃO TIVESSEM A CAPACIDADE DE " EMITIR" PAPEL VERDE DIA e NOITE ,E A MOÇADA COMPRAR , JÁ TINHA FALIDO > QUANTOS TRILHÕES ???? 30 opiniões
avalie fechar
joao michelini (133) 14/09/2009 12h09
joao michelini (133) 14/09/2009 12h09
A partir da ANISTIA E DAS DIRETAS JA.
Surge uma NOVA CLASSE SOCIAL BRASILEIRA.. A DOS POLITICOS ...e que nos dias de hoje supera as demais classes. BAIXA, MEDIA E ALTA.
A CLASSE DOS POLITICOS PODE SER CONSIDERADA ALTA-ALTA - transferências de propriedades, sem exceção, foram conseguidas através de tácticas mafiosas, de assassinatos, de roubos generalizados, de apropriação de recursos do ESTADO, MUNICIPIOS, UNIAO E ESTATAIS,PRIVATIZAÇOES. Apropriadas pelas máfias privadas dirigidas por PARTIDARIOS ALIADOS com a corrupção. Esses novos multimilionários saqueam ESTADOS MUNICIPIOS A UNIAO E GRANDES EMPRESAS ESTATAIS em milhões de dólares.O MEXICO E O BRASIL, são os dois países que privatizaram os monopólios públicos mais lucrativos, os maiores e os mais eficientes. Do total de 157,2 mil milhões de dólares nas mãos de 38 multimilionários latino-americanos, 30 são brasileiros. Alguns acumularam suas fortunas obtendo contratos governamentais, e outros através DE INFLUENCIA POLITICA BENEFICIANDO-SE de relações políticas e suborno de empresas públicas.
E O RESTO É RESTO
Classe alta - Classe média - Classe baixa - Miseráveis
E a CLASSE DE OTARIOS COMO NOS ELEITORES, QUE PAGAMOS POR TUDO ISSO..., QUE SE LASQUE, RECORRER A QUEM SE DOMINARAO TUDO.
EXECUTICO - LEGISLATIVO E ATE O JUDICIARIO COM O STF DANDO LHES COBERTURA...
NAS PROXIMAS ELEIÇOES
----VOTO NULO NESSA CASTA--------
62 opiniões
avalie fechar
Domingos Aparecido (172) 14/09/2009 08h18
Domingos Aparecido (172) 14/09/2009 08h18
Dois jovens conversavam animadamente, um japonês e outro brasileiro. O japonês disse: O meu país foi devastado pela guerra, não sobrou quase nada, temos terremoto, furacões e muito frio com montanhas de neve. Graças aos políticos inteligentes temos um sistema tributário que nos permite ter uma vida de primeiro mundo. O brasileiro respondeu: Eu moro num país que não tem terremoto e furacões, tem as melhores terras para se plantar, tem rios, florestas e um povo trabalhador, mais na época da guerra que devastou o seu país, os políticos inventaram um sistema tributário que não deixa o meu país crescer. A nossa esperança é ir morar no Céu. O povo procura ler a Bíblia ( Carta Magna da Salvação) cada dia mais. Nunca se viu um crescimento da Igreja Evangélica tão grande como o que está acontecendo no meu país. Está escrito: " E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Marcos 16:15. Maranatha. 16 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (61) 14/09/2009 08h12
Robes Mendes (61) 14/09/2009 08h12
O Brasil cresceu nos últimos 6 anos em decorrência do crescimento da economia mundial- o que favoreceu muito todos os países emergentes- e do saneamento de nossa economia iniciado em 1994.
Beneficiado pela situação externa, o gov Lula em nenhum momento reconheceu isto. Agora, na crise externa, ele se lembra que existe influência externa em nossa economia.
Curioso, né?
9 opiniões
avalie fechar
Willian Goulart (1) 14/09/2009 08h10
Willian Goulart (1) 14/09/2009 08h10
Ainda vejo essa inAinda vejo um inveja classista por parte dos meios de comunicação "imparciais", que não conseguem compreender a real dimensão de um governo de benfeitorias e responsabilidade com seus governados.
Que tal contemplar o homem pobre que chegou ao poder por insistência e determinação?
E ainda afirmo que a mitificação de LUIZ INACIO L-U-L-A DA SILVA é conseqüência de seu prestigio pelo povo.
Nossa vitória não será por acidente...
8 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1595) 14/09/2009 08h08
Luís da Velosa (1595) 14/09/2009 08h08
O presidente Lula está certo. A culpa mais pesada sempre foi a dos poderosos. Pobre não faz mal a ninguém; os ricos, claro, todos sabem disso, são os que levam a humanidade - com esse sistema perverso de ganhar a todo o custo, inclusive com a insalubridade e destruição dos ecossistemas - à exaustão de sua vitalidade. Mas, eles desaparecerão primeiro, pelo que eu e ninguém ficaria satisfeito. 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Galego (1) 14/09/2009 07h28
Antonio Galego (1) 14/09/2009 07h28
Não sei como alguém de um dos países a quem Lula se refere não disse ainda: " por que não te calas"! 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página