Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 78 79 80 81 82 83 84 85 86 Próximos
Comentários dos leitores
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 20h50
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 20h50
Líderes da UE se reúnem em Bruxelas para discutir crise...
Alguém já ouviu alguma notícia da crise atingindo a Alemanha?
Fora esse negócio da Volks cortar 16.500 terceirizados no mundo todo?
Bom eu não tenho visto nada de especial sobre eles.
Parece até que apenas estão vendo os "vizinhos" pegar fogo...
A verdade, é que se alguns fortes parceiros da UE naufragarem, eles surgirão como a maior potência europeia, pós-crise.
Sobre esse prisma, não acho que estão muito interessados em ajudar os outros...
É bom acompanhar de perto.
sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 19h05
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 19h05
Papa pede prioridade para ajudar trabalhadores em tempos de crise...
É mesmo Sr. Papa?
Essa é a Igreja, como sempre distante e alheia ao que se passa no resto do mundo.
No caso do Vaticano expressando seu posicionamento, é uma nação falando.
E o que ela fala?
Nada de útil para variar...
Não é à toa, que estão "perdendo mercado" no mundo todo.
O conselho de "ajudar os trabalhadores" deve ter sido retirado da biografia de Henry Ford, quando ele disse que queria fabricar um carro que seus funcionários pudessem comprar.
E foi o que ele fez.
O Ford modelo T, ficou acessível porque Ford aumentou o salário de seus colaboradores.
Então, pedir para "ajudar os trabalhadores", é óbvio e nada original.
Espero que neste milênio, ao menos, a Igreja desça de seu pedestal e ajude mais as pessoas, ela própria, ao invés de sempre pedir para os OUTROS ajudarem.
Precisam dar algum exemplo, para variar...
3 opiniões
avalie fechar
Armando Pinheiro (42) 01/03/2009 16h33
Armando Pinheiro (42) 01/03/2009 16h33
O que eu ia dizer mesmo?
Lembrei.
Será que essa galera daqui que entende de tudo gostaria de fazer parte dos que decidem as coisas no país? ou será só que querem lá alguem que faça por eles? Conveniente e comodo.
Serão funcionários de empresas privadas ou donos delas? se funcionários não entendo o motivo de estarem reclamando de gente tentando manter os empregos deles. Aqui reclamam que o governo se mete nas empresas daqui. nos EEUU (por que se escreve assuim?) são obama se mete nas empresas do mundo todo, ou alguem acha que ele está brincando quando sugere que o aço usado lá seja comprado de empresas americanas ou que as contratações sejam preferencialmente de americanos? Só lembrando duas coisinhas que depois foram minimizadas por todo mundo como sendo forma de falar, alguem acha que eles vão comprar aço de outro canto ou deixar de demitir estrangeiros pra poupar americanos mesmo tendo diferença de produtividade contra?
Ledo engano, até aqui gringo tem preferencia. entre um nativo e um gringo vai o nativo que tem família perto e pode dar uma mãozinha ou alguem aqui acha que acontece o contrário. Se patrão duvido que não tenha dado essa desculpa se empregado já viu acontecer, já ouviu essa desculpa e concordou.
Me desmintam.
5 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (214) 01/03/2009 14h55
Julião Villas (214) 01/03/2009 14h55
Que me desculpem empresários envolvidos com essa crise e tudo mais, mas o fato de uma ação do Citibank valer 50 dolares em tempos "normais" e ter fechado sexta com valor de 1 dolar e 50 cents simplesmente põe um sorriso na minha cara! o Citibank vai mal das pernas mas ainda sugando o dinheiro dos ricos sem rumo. E o governo ainda quer ampliar sua participação no grupo de 8 pra 36%, muito bem Obama, mostrando a que veio... 4 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Fagundes (47) 01/03/2009 12h20
Rodrigo Fagundes (47) 01/03/2009 12h20
Bom, pelo o que sei o real está estável já um bom tempo mesmo com a piora da crise, a inflação esperada está convergindo para algo em torno de 4,6% e a taxa selic para cerca de 10,5% ao fim do ano, dando uma taxa real de 5,9%. Apesar de reclamarem que ainda assim seria alto, e concordo, essa taxa será baixa para o contexto do Brasil. Assim, não sei como alguém espera inflação altísssima e taxa selic a 50%, sempre querendo o pior para o país. sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 10h06
João Carlos Gagliardi (2328) 01/03/2009 10h06
Obama se diz determinado a aprovar medidas polêmicas do Orçamento?!
Um dos problema do Obama, é que para tudo, ele quer confete...
Se o plano de recuperação economica é dele, é o obvio ululante, que ele tem que estar mais do que "determinado" em aprová-lo.
Se ele não estiver quem vai estar?
Para com essa conversa mole e de querer ser o "Mister Holofote", Obama.
A coisa está feia demais, para isso...
2 opiniões
avalie fechar
Eden Bento Cusinato (1) 01/03/2009 07h34
Eden Bento Cusinato (1) 01/03/2009 07h34
Se a empresa que ele investiu perdeu 62%, e a que eu investi perdeu 20%, estou feliz demais só. Voltou a estaca zero provavelmente cairá no ranking dos bilionários. sem opinião
avalie fechar
mol 09 (37) 01/03/2009 02h36
mol 09 (37) 01/03/2009 02h36
GOVERNMENT IS NOT THE SOLUTION, GOVERNMENT IS THE PROBLEM !! ( FROM R.REGAN) 12 opiniões
avalie fechar
viva obama 2 opiniões
avalie fechar
norton araujo (2) 28/02/2009 17h56
norton araujo (2) 28/02/2009 17h56
é isto aí as pessoas e o que ela respondem tem todas as mais amplas condições de maxvalorizar seus negócios com certeza . 2 opiniões
avalie fechar
Lucas DeMesquita (3) 28/02/2009 17h49
Lucas DeMesquita (3) 28/02/2009 17h49
huahuhua, incrível. O mundo ainda acredita em super heróis. Tipo, o "Capitão Obama" vai salvar o planeta arruinado pela maléfico "Dr. Bush".
Esquecendo-se que que iniciou essa crise foi Clinton, ao autorizar as gigantes Fannie Mae e Freddie Mac a fazerem empréstimos quase sem garantias à pessoas que não podiam comprovar sua capacidade de paga-lo.
Por fim, o tal Obama, cria um plano ultra-protecionista esquecendo-se totalmente do famoso "Concenso de Washington" defendido pelos americanos por tantos e tantos anos.
Ou seja, o mundo está perdido. A mídia mostra o que convém, para uma legião de seguidores que não conseguem ver além da notícia.
Pavoroso...
3 opiniões
avalie fechar
clovis melo (100) 28/02/2009 16h08
clovis melo (100) 28/02/2009 16h08
Tonia, concordo plenamente contigo. Valeu. É ótimo sabermos que não estamos sozinhos nesta luta contra o anacronismo petista. 3 opiniões
avalie fechar
Aluizio goncalves (5) 28/02/2009 15h40
Aluizio goncalves (5) 28/02/2009 15h40
Certamente Obama resolvera os problemas dos Estados Unidos , a medio prazo.
O que ,também , nos importa é saber que :
1)Os dolares necessários á reconstrução da economia Americana , serão os aplicados nas letras do Tesouro Americano, inclusive os do Brasil, remunerados a baixíssimas ou tendendo a zero.
Com este procedimento o mundo continua financiando a "farra" americana.Antes nos deficits e no cinsumo, agora nos déficits e também no consumo.
2)Parte do problema será resolvido com emissões de moeda.Falamos do Dólar ,é claro.
Com estas emissões, haverá inflação .Nesta caso o dolar torna-se competitivo , até um limite e os investimentos internacionais no USA, depreciam-se .
3)Obama fala em energias alterativas e isto é bom.Enquanto aguarda a substituição de todo(?) petroleo que os USA consomem, vai usando petroleo a preços baixíssimos.Se e quando houver mudança na matriz energética dos USA, o petroleo sera um produto marginal na estrutura energética.
O mundo vive em função dos USA, as poupanças são canalizadas direta ou indiretamente para lá.As cadeias de suprimentos em grande parte para lá se dirigem e torcemos que eles voltem a seu consumo opulento, para que continuemos sobrevivendo.
Reforçar o nosso mercado interno é a saida, elevar as exportações, se possivel em numeros absolutos, porém não em frações do PIB.
Deus nos ajude
sem opinião
avalie fechar
Francisco Silva (371) 28/02/2009 13h57
Francisco Silva (371) 28/02/2009 13h57
VW demitindo 16.500 temporários?
Ah, esqueçam, é só uma marolinha...
5 opiniões
avalie fechar
Alfredo Sampaio (2) 28/02/2009 13h43
Alfredo Sampaio (2) 28/02/2009 13h43
Os comentários de dias atrás que a crise Mundial chegaria em forma de MAROLA, está se tornando
um TSUNAMI para os Brasileiros, fale menos lula,
e coloque uma EQUIPE COMPETENTE,para enfrentar
o que virá pela frente . Pare com as suas BRAVATAS,
os que estão lhe APLAUDINDO são os mesmos que
APLAUDEM qualquer PRESIDENTE DE PLANTÃO !
Sem falar na quebra de TRATADOS INTERNACIONAIS,
o qual o BRASIL é SIGNATÁRIO ( QUEBRA PATENTES )
estaremos em breve respondendo em CORTÊS INTERNACIONAIS, por mais estas LOUCURAS ...
CHEGA , não são todos os BRASILEIROS IDIOTAS...
Estaremos aqui para conferir tantas BESTEIRAS.
Seus DISCURSOS são um violento atentando a lingua PORTUGUESA, o resto nem se fala.
Só para entender a sua POLITICA ;
Pagamos a GASOLINA , a LUZ,etc..,mais exorbitantes do MUNDO .
Sem dúvida o POVO BRASILEIRO É BOM, para não dize-lo MANSO !!!!!!!
Inté....
4 opiniões
avalie fechar
José Alberto (357) 28/02/2009 12h24
José Alberto (357) 28/02/2009 12h24
Demitir tercerizados da volks pode e são mais de 5000 e cade o sindicato, não sei mas me parece que os comunistas de plantão querem controlar todas as empresas brasileiras como a Embraer e a volks nada ou tem medo,e vou fazer mais um comentario engraçado é a primeira vez que vejo o lulala falar bem de fhc na reportagem em SC quando disse que em governos anteriores os manda chuva estrangeiros pensavamos que eramos analfabetos...tai lula sem querer um reconhecimento e homenagem pois o psdb que o salvou da morolinha.... sem opinião
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 28/02/2009 12h10
Tonia MSantos (457) 28/02/2009 12h10
A inadimplencia aumentou de empresas e pessoas físicas. AI VEM O GRANDE MINISTRO DA FAZENDA E DIZ: CONTINUEM EMPRESTANDO ISSO É NATURAL NESTA ÉPOCA.
Meu, onde foram arrumar esse ministro? no mundo das fabulas?
O governo não quer ver que exste uma crise e fica inventando abobrinha. Ao invés de tomar alguma alternativa prática e objetiva para garantir o emprego dos trabalhadores, pois afinal de contas são eles que sustentam as mordomias dos palácios, congressos e assembleias, ficam falando para empresas não demitirem e para os bancos emprestarem para quem não tem condições de pagar. Foi exatamente isso que causou a crise.
Neste manancial de egolatria, fica dificil acreditar que esse governo conseguirá dominar a crise.
Vai ter um monte de portadores de bolsa-familia e petista pedindo esmola na rua logo, logo. A volta da inflação ou a selic na esfera do 50% ao ano, para poder garantir o pagamento das contas do governo, pois a arrecadação vai para o beleleu.
3 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 28/02/2009 11h11
João Carlos Gagliardi (2328) 28/02/2009 11h11
Orçamento muda rumo dos EUA, diz Nobel de economia....
Não precisa ser um ganhador de Prêmio Nobel da Economia, para saber que não dá para gastar mais do que se ganha.
As donas de casa, de qualquer canto do mundo sabem disso, melhor do que ninguém.
A principal mensagem que Paul Krugman deixa neste artigo é que para sair do atoleiro com um déficit de US$ 1,75 trilhão para 2009, será conseguido se Obama tirar as tropas do Iraque, mas sem entrar em outra roubada que seria o Afeganistão.
Guerras custam caro, muito caro!
A polícia do mundo está prestes a voltar para seus quartéis, e ficar lá, por um bom tempo ao que tudo indica...
1 opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 28/02/2009 10h52
João Carlos Gagliardi (2328) 28/02/2009 10h52
Volkswagen demitirá todos os 16,5 mil funcionários temporários...
E agora Lula?
Além de forçar nos bastidores, para que as empresas não demitam, como fizeram com a EMBRAER, o que mais será feito?
Será que tirar foto com prefeitos, pagas com dinheiro público, ajuda a espantar a crise?
A nossa carga de impostos diretos e indiretos, é talvez a maior do mundo.
Não há opção, ela TEM que ser reduzida, para dar fôlego às empresas e a população ter mais dinheiro em mãos também, para poder gastar.
Mas não vai sobrar grana para o programinha eleitoreiro, "bolsasvotaemmim"...
Problemão, não é???
5 opiniões
avalie fechar
flavio pierotti pe (11) 28/02/2009 09h26
flavio pierotti pe (11) 28/02/2009 09h26
Sem dúvida, estamos entrando em uma nova era. Mas vai depender de alguns, se vamos definitivamente nos tornar Homo Sapiens ou continuaremos sendo Homo Estupidos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 78 79 80 81 82 83 84 85 86 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página