Folha Online dinheiro Top of Mind
Top of Mind

Planos de Saúde

Unimed continua líder

Maiores instituições financeiras são as mais citadas quando o assunto é banco, poupança, cartão de crédito e seguro

Sandro Macedo
free-lancer para a Folha de S.Paulo

"Lembro da Unimed porque é o meu plano. Propaganda mesmo só me recordo da Amil"
(Roberto Carlos da Silva, 37, pedreiro, SP)
A Unimed foi a marca mais lembrada entre os planos de saúde pela nona vez consecutiva. Obteve um recall de 34% dos pesquisados, assegurando uma tranquila vantagem sobre o segundo colocado, Amil, que atingiu 5%. O resultado foi semelhante ao de 2001, que apontou 36% a 5%.

Desde o ano passado, o marketing da empresa passou a ser unificado, mas ainda possui algumas iniciativas isoladas, como o patrocínio do Fluminense pela Unimed Rio, que possibilitou a contratação do atacante Romário. "A Unimed deve ser uma das maiores patrocinadoras de esporte do país", diz Almir Gentil, diretor de marketing da Unimed do Brasil.

Só com o Fluminense são R$ 200 mil por mês. "Também estamos com placas e ambulâncias em todos os estádios que tiverem jogos com transmissão pela Rede Globo neste Campeonato Brasileiro", diz Gentil. O diretor ainda cita investimentos em outros esportes como remo, tênis, basquete e até sumô.

O problema de várias praças com peças publicitárias diferentes foi resolvido com a contratação da agência J. Walter Thompson, que criou o slogan nacional "Seu plano, sua vida".

O diretor da Unimed do Brasil afirma que os custos para a primeira fase da campanha foram de R$ 2,5 milhões e que a próxima etapa será veiculada até dezembro deste ano.

Gentil acredita que o bom desempenho no Sul (53% contra média de 32% em outras regiões) tem relação com a cultura do cooperativismo, característica da região, inclusive em outros setores, como o agrícola.

A Unimed é mais lembrada também pelas pessoas de classe A/B e entre quem tem terceiro grau (completo ou imcompleto). Vale ainda destacar que 27% dos entrevistados não apontaram nenhum convênio médico.

Outras categorias

Metodologia | Apresentação | Top performance | Top do Top | Tops especiais | Finanças | Transporte | Alimentação | Compras | Som e Imagem | Saúde e higiene | Agência | Seminário |

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).