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Metodologia

Como foi feita a pesquisa

da Folha de S.Paulo

Entre 19 e 21 de agosto, o Datafolha ouviu 5.445 brasileiros em todos os Estados e o Distrito Federal para identificar as marcas mais lembradas. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos em 126 municípios, de todas as classes sociais e níveis de escolaridade.

Para as 35 categorias, de carro a desodorante, perguntava-se, por exemplo: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em aparelho de som: "No caso do Top of Top, o principal prêmio, a questão era mais genérica, solicitando a primeira lembrança de algum produto ou serviço, sem restrição. As respostas são espontâneas, ou seja, não são mostradas sugestões aos entrevistados.

Além da pergunta sobre a primeira marca lembrada, o Datafolha pediu aos entrevistados que dissessem quais as outras marcas que tinham em mente. Com essa segunda pergunta, chega-se ao "awareness", utilizado como critério de desempate. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

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