Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Hugo Chávez

Hugo Chávez quer mediar conflito entre as Farc e o governo colombiano.
Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos
Comentários dos leitores
Jonathan Tarja Preta (36) 25/11/2008 00h45
Jonathan Tarja Preta (36) 25/11/2008 00h45
Esse Chavez representa um grande mal para a humanidade, mas tem gente que consegue ser pior que ele, uma determinada comentarista que por suas viagens a França de Cuba, se julga superior a todos aqui, e fica naquela de falar sempre a mesma coisa: CRITICAR A IMPRENSA E CRITICAR A CLASSE MÉDIA.
EITA DISCURSINHO MAIS RETRÓGRADO, JÁ PASSOU DA HORA DELA CRESCER AO MENOS NA FORMA DE PENSAR, PARECE QUE TODOS QUE VIAJAM PARA CUBA VOLTAM IDIOTIZADOS E DE METRALHADORAS NAS MÃOS PARA USAR CONTRA CLASSE MÉDIA E IMPRENSA.
Para quem vive viajando a Cuba a fim de espcialhizar-se em guerrilhas fica fácil criticar a imprensa e a classe média.
Quanta imbecilidade.
66 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 24/11/2008 15h21
Ellen . (223) 24/11/2008 15h21
Democracia no Brasil:Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula. Pode mudar a coleira, mas o adestrado é o mesmo, sempre à serviço das elites, nunca do povo.Como dizia o sábio Milton Santos, motivo de orgulho para nosso país em termos intelectuais, o Brasil se tornou presa fácil do que é construído lá fora, com obediência cega aos credos contruídos no exterior. Com as elites e o advento da classe média consumidora extinguiu-se a nocão de interesse nacional. Este passou a significar "crescimento economico" como se a riqueza de uma minoria beneficiasse o conjunto. A mídia teve um papel fundamental nessa farsa.
"A globalização mata a noção de solidariedade, devolve ohomem à condição primitiva do cada um por si, e como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada".
60 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 24/11/2008 08h58
João Carlos Gagliardi (2328) 24/11/2008 08h58
O fanfarrão ditador tropicaliano Chávez, principal financiador das FARC, só conseguiu chegar aonde chegou pelo discurso populista, alimentado pela generosa "bolsa-petróleo", fartamente distribuída aos fanáticos seguidores (qualquer semelhança com o que ocorre em nossa terra não é mera coincidência...).
A perseguição política é franca e descarada. Não existe como disfarçar nem justificar. A oposição é perseguida, espancada e muitas vezes, morta.
Tanto ele, como qualquer outro, que tenha como ídolos, assassinos assumidos como Fidel Castro ou Che Guevara, tão poeticamente chamados pela mídia como "mártires revolucionários(?)", ou ache possível explicar essas atrocidades deveria pegar seus livrinhos socialistas baratos junto com a falta de vergonha na cara, enfiar tudo debaixo do braço, por uma camisa e uma boina vermelha e mudar para aquele paraíso tropical, sem industrias, sem empregos e falido moralmente.
Sejam felizes, mas fiquem longe daqui!!!
26 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 24/11/2008 07h33
Ellen . (223) 24/11/2008 07h33
A vitória não é de Chavez, é do povo venezuelano. Sem o apoio da população Chavez já teria caído há muito tempo. Ele apenas permanece graças ao apoio do povo. Com Chavez ou sem, a população seguiria a luta, pois eles disseram basta à "democracia" das elites cujas eleições servem apenas como obra de manobra para legitimar uma farsa.
No Brasil o povo vota mas não é representado, isso não é democracia, caros senhores.
As mudanças na Venezuela já começaram; fim do analfabetismo segundo a ONU, mudanças significativas na educação, acesso da população à constituição, gente que nunca viu médico na vida agora tem atendimento personalizado, aumento do pib per capita, reconhecimento dos direitos indigenas, diminuição da mortalidade infantil e da exploração da mão de obra infantil, fim da entrega de graça dos recursos naturais aos EUA, em 8 anos triplicaram a linha do metro em Caracas, enquanto em São Paulo os problemas só aumentam!
O que era a população pobre na "democracia das elites"?Nada!Eram jogados como lixos enquanto as elites desfrutavam as riquezas do petróleo.
Quem sabe daqui alguns séculos o povo brasileiro acorda....
As pessoas que escrevem aqui são capatazes do capitalismo. Classe média é tão explorada como qualquer trabalhador, mas só pq tem uma casinha melhor já se sente superior e defende com garras os ideais das elites. Enqto a elite desfruta o luxo de sua riquesa, a CM é sua capataz e em vez de defender os interesses do povo, defende a elite. É muito retrógrado...
62 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 23/11/2008 20h17
Ellen . (223) 23/11/2008 20h17
O que é ditadura?
Poderia escrever uma tese sobre esse tema que parece tão claro e óbvio, mas que na verdade traz tanta confusão nas pessoas.
A ditadura só existe quando alguém a acusa. Por exemplo, neste exato momento existe diversas ditaduras no mundo apoiadas pelos EUA, mas ninguém sabe que existe, ou seja, um fato só existe quando passa a ser relatado, ou melhor, quando a mídia diz tal regime é ditatorial. A mídia mundial é controlada por 6 grandes empresas, que atendem aos interesses dos que estão no topo do poder.
A mídia relatou demasiadamente que no Iraque havia armas nucleares. Em questão de dias todos passaram a acreditar nisso. Resultado?Predomínio dos interesses dos EUA.
Nos EUA, a ditadura não é arma do governo, mas das empresas que controlam o povo, transformando os consumidores no lugar de cidadãos. Bom, mas isso a mídia não vai falar....
A mídia é hoje tão poderosa, tão dominadora e tão ditatorial quanto os Estados. Ela representa interesses da minoria, assim como todas as ditaduras, que sempre foram usadas pelas direitas para do dominar de forma repressiva grande parte do povo.
Não é o povo venezuelano que é manipulado. Nas favelas da Venezuela as pessoas lêem Sartre e hoje todos têm acesso à constituição.
Manipulados são aqueles que acreditam na mídia como se esta fosse um livro sagrado!!!
49 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 23/11/2008 19h53
Ellen . (223) 23/11/2008 19h53
Prezados brasileiros,
Tenho certeza que grande parte das pessoas deste fórum desconheciam a Venezuela antes de Chávez. Se eu pedisse para alguém citar ao menos o nome de três presidentes venezuelanos a resposta seria um silêncio permanente.
Da mesma forma, estou certa que grande parte das pessoas que aqui participam desconhecem totalmente a história da Venezuela, a realidade social, história e política deste país. Outra certeza: poucos aqui devem saber sobre o golpe contra Chavez em 2002, com apoio da CIA.
Enfim, as pessoas aqui repetem como papagaios aquilo que a mídia fala e repete. A repetição muitas vezes acaba se tornando uma verdade, por mais absurda que pareça.
Quem diz q verdade?Eu não fico nem com a visão veja, nem com a visão Chavez e muito menos com a visão norte-americana.Eu escolho a história, esta não mente, apenas relata os fatos como são.Portanto, lhes aconselho leituras mais ricas, que enriquecem e não que emburrecem ou os tornem máquinas de repetição sem cérebros.
49 opiniões
avalie fechar
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 10/11/2008 20h08
Ronan Aguiar Cordeiro (175) 10/11/2008 20h08
O Canastrão, falastrão do Chavez começa a sentir que a terra lhe escapa sobre os pés. Não há como manter uma anta desta indefinidamente. Já esta falando em utilizar tanques. Quer levar no grito. Essa gentalha de esquerda é mesmo uma "mierda". 20 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (190) 29/10/2008 12h53
Haremhab Hassan (190) 29/10/2008 12h53
Sr.Bolivarianos e admiradores do comunismo:podem torcer, praguejar e amaldiçoar, mas o capitalismo não morrerá;os ditos "países do norte", farão de tudo para salvá-lo, mesmo que "fiquem mais pobres" momentaneamente. 10 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 29/10/2008 09h09
João Carlos Gagliardi (2328) 29/10/2008 09h09
BOLIVARIANOS DESGARRADOS.
Incrível como o discurso dos bolivarianos, perdidos no tempo e no espaço, se aproxima dos nossos queridos petralhas locais.
Palavrinhas chave são encontradas aqui neste fórum facilmente, tipo: colonizadores, império, burguesia dominante e outras baboseiras, tão características destes cidadãos pré-históricos, que se sentiriam melhor se vivessem na época anterior a queda do muro de Berlim.
Cháves pede o enterro do capitalismo. Como? Como se a maior venda do petróleo, que é a ÚNICA grande riqueza da Venezuela é feita justamente para o "Império do Norte"? O preço do barril de petróleo caiu absurdamente nos últimos dias. Sem estas divisas, Chaves, só pode ficar rosnando mesmo. É o rato que ruge! Literalmente.
Sem o "Império", para quem ele vai vender o petróleo?
Rússia? É auto-suficiente.
Brasil? Não precisamos.
Bolívia? O Morales, não paga ninguém.
Equador? Outro amigão dele...mas não tem demanda.
Argentina? Até querem. Mas vão ter grana?
Então Sr. Fanfarrão, amigo das Farc e de outros presidentes dos trópicos, sugiro que se cale, como já lhe foi tão bem solicitado antes, e fique na sua, que o mundo todo tem coisas mais importantes para se preocupar.
24 opiniões
avalie fechar
Antonio Ribeiro (34) 25/07/2008 10h47
Antonio Ribeiro (34) 25/07/2008 10h47
O rei da Espanha que descuidamente mandou o presidente Chávez se calar, agora teve que ouví-lo. O hoem está montado em barrís de Petróleo, daí sua força. Engraçado são os fascistóides brasileiros, quando se referem a Chávez. O presidente venezuelano e é útil como contraponto ao império norte-americano na América Latina. Quanto à frase do rei, pode ser considerada ao resquício do fascismo franquista. Ele foi educado sob os preceitos da ditadura do sanguinário lider da direita radical espanhola.
ANTÔNIO RIBEIRO - escritor e tetrólogo
55 opiniões
avalie fechar
Sidnei Liberal (3) 25/07/2008 10h17
Sidnei Liberal (3) 25/07/2008 10h17
BRASILIA / DF
Que srá que o autor da matéria (ou da tradução) entende por verborragia de Chávez. será o fato de não se submeter aos colonizadores? 21 opiniões
avalie fechar
Alessandro Tadeu Perico (17) 06/03/2008 17h33
Alessandro Tadeu Perico (17) 06/03/2008 17h33
Chaves, Chaves, Chaves, todos ligados na TV (acho que é isso mesmo), esse pelo menos tem a sua graça.
Agora, muito próxima do Brasil temos um outro Chavez, este infelizmente assumiu a presidência de um País. Vejamos se podemos defini-lo:
Leopoldo Galtieri 1981-1982
Hugo Suárez 1971-1978
Emílio Garrastazu Médici 1969-1974
Augusto Pinochet 1973-1990
Fidel Castro 1959-2008
Rafael Trujillo 1930-1961
Maximiliano Martínez 1931-1944
Jean-Claude Duvalier ("Baby Doc") 1971-1986
Anastácio Somoza 1967-1979
Alfredo Stroessner 1954-1989
Mistura tudo e vai dar no que deu, esse arremedo de ditador. O problema foi com a Bolivia e a Colombia, dá para alguém explicar porque ele se meteu no meio, Chavez e sua agregados são um perigo real a democrácia na América latina, um câncer que se instalou e que vai ser dificil de extirpa-lo.
Pergunta: se fosse no nosso território (o que conforme reportagens acontece com certa frequência), o que fariamos? reagiriamos como reagimos com a Bolivia quando tomou a força os investimentos da Petrobras no País, e respondemos com mais investimentos da Petrobrás. Como reagiriamos com Chaves que fala, e muito mais grosso, que seu capacho Evo Morales?
Chaves é um perigo real e imediato, só não vê quem não quer.
A tempo, para todos os defensores do Fidel e seu pupilo Chaves, se lá é tão bom, vai morar lá, ou quando for sair de férias, em vez de Paris, visita a ilha e contribua com sua economia e alegre o pobre e bondoso coração de Fidel.
41 opiniões
avalie fechar
JOSE DANTAS (20) 06/03/2008 15h37
JOSE DANTAS (20) 06/03/2008 15h37
É preciso que os Paises da America do Sul continuem aparecendo no mapa com as suas cores oiginais, será que o Chaves não sonha em pintá-los todos de Vermelho? Acho que tão tando muita asa a cobra 16 opiniões
avalie fechar
Edie Meireles (23) 06/03/2008 14h06
Edie Meireles (23) 06/03/2008 14h06
LULA ESTÁ CRIANDO UMA COBRA QUE VAI MORDE-LO, É MELHOR FECHAR A PORTA PARA ESSE CHAVES, ele é uma ameaça apaz da America... Não é falando que vai ser o maioral que enfrentou os EUA, quer mudar, mude de planeta porque o império Americano acaba com ele num piscar de olhos, o ideal seria que ambos se explodissem junto com a Al Quaeda e FARC... 23 opiniões
avalie fechar
Bernardo de Lima (16) 06/03/2008 13h44
Bernardo de Lima (16) 06/03/2008 13h44
Não adianta mesmo, esse povo de esquerda só consegue escutar elogio. Pra essa galera, criticas só servem para os outros. Será que eles pensam que são especiais? Será qua a psicanalise explica ? Eles odeiam a Veja porque os critica mas, nunguém aqui cita a Carta Capital e outras revistas "pelegas" que . assim como nosso presidente, nunca vê nada. nunca sabe de nada... 20 opiniões
avalie fechar
e b (1) 06/03/2008 12h20
e b (1) 06/03/2008 12h20
Caro Mauro,
Acredito você está confundindo as coisas um pouco, liberdade de imprensa não quer dizer que a VEJA, ou o ESTADÃO, ou qualquer outro veículo de comunicação abra espaço em seu editorial para críticas, não. Nem muito menos que todos os meios sejam imparciais. Muito pelo contrário, a liberdade de imprensa defende que cada um possa publicar o que bem entenda, desde que não sejam mentiras, calúnias, etc. Nínguem pode obrigar a VEJA a ser imparcial. O que se pode fazer é NÃO LER esses e outros periódicos que sejam extremamente parciais. Ou contrabalanceá-los com outros periódicos também parciais, mas que defendam linhas opostas de pensamento. A liberdade de imprensa está aí para garantir a existência dessas possibilidades e não para regimentar o que cada um escreve, senão não seria chamada LIBERDADE de IMPRENSA e sim, CENSURA.
15 opiniões
avalie fechar
Estava sem entender porque as FARC,entregaram os reféns colombianos ao presidente da Venezuela (ávido de publicidade e querendo se firmar como o líder maior no continente da América do Sul). Agora com fatos recentes nos jornais, os mercenários e terroristas da FARC , receberam $ 300 milhoões de doláres do presidente Chavez. Desta forma é fácil fazer a foto de libertador, vendendo ao mundo uma mentira paga com dinheiro. Acontece que dinheiro não falta aos governos para libertarem os reféns, mas não é essa, a maneira adequada de proceder, no futuro estaremos estimulando mais sequestros de outros inocentes. O dinheiro recebido dessa forma , no curto prazo dá idéia de alívio para os familiares e os libertos e sem dúvida isso é verdade, acontece porém que no longo prazo estaremos aguardando quem serão as próximas vítimas. 24 opiniões
avalie fechar
Concordo com o sr. Mauro Rodrigues no que ele disse em relação à revista Veja. Realmente esta revista tem adotado uma visão unilateral dos fatos, não dando espaço a opiniões discordantes da sua linha editorial. Não concordo com a ditadura cubana, porém na matéria sobre Fidel Castro, não foi dado nenhum crédito às suas relizações nos campos da saúde e educação, nem foi entrevistada qualquer pessoa com pensamento de esquerda que pudesse defender seu governo. Acho importante o livre debate das idéias com direito de expressão, mesmo de quem concorda ou discorda de algum assunto. 38 opiniões
avalie fechar
Caue Rodrigues (2) 06/03/2008 11h50
Caue Rodrigues (2) 06/03/2008 11h50
SAO BERNARDO DO CAMPO / SP
O comentário do sr. José Lima é no mínimo infeliz. Esse tipo de discurso paternalista é um argumento primitivo principalmente num mundo aonde se tenta instalar regras e instituições internacionais para evitar os abusos dos governos. O anti americanismo gratuido por parte da mídia é condenável, mas o discurso estaduinidense não legitima sua conduta ilegal ( e imperialista porque não, apesar de ser um terreno de que cultiva acusações tão vagas)
Quanto ao Chavez, seu discurso é ideologia pura, e suas ações de um ditador de segunda categoria. Fala de quimeras socialistas, mas a sua via de ação é a preocupante, e esse caso demonstra bem essa faceta da política chavista.
9 opiniões
avalie fechar
Hugo Chaves ! Que fanfarrão ?!. Precisamos considerar que povo venezuelano não merecia esse apocalípse político. Mas tenham certeza de que o futuro não poderá ser pior. Hugo Chaves é sózinho um escremento da incopetência e do mau !
A Venezuela terá muito breve a chance de um futuro melhor. A situação atual servirá de aprendizado ao seu povo.
12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (829)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 25 26 27 28 29 30 31 32 33 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página