Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Hugo Chávez

Hugo Chávez quer mediar conflito entre as Farc e o governo colombiano.
Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos
Comentários dos leitores
luiz oliveira (7) 06/03/2008 11h26
luiz oliveira (7) 06/03/2008 11h26
Duas coisas estao claras em todo este negocio: primero, que Chavez realmente apoia y financía ás Farc, que sao consideradas terroristas por todo mundo, inclusive Venezuela; inclusive, estao identificados claramente os campamentos da guerrilha no territorio venezuelano. Segundo: tudo isso é um sofisma de distracao, dadas as enormes dificuldades de abastecimiento e controle da inflacao que está enfrentando Chavez. De qualquer maneira, acho que o mundo é mais seguro com a morte do Raul Reyes, e a Colombia vai ter menos sequestrados daqui pra diante. 3 opiniões
avalie fechar
José Lima (16) 06/03/2008 11h13
José Lima (16) 06/03/2008 11h13
e fazendo espetaculos em frente às cameras, saindo nas primeiras paginas de jornais, não quer dizer que o Brasil não exerça papel fundamental no mundo, muito pelo contrário, talvez o país que mais busca equilíbrio nas relações internacionais peitando grandes Estados serja a nossa pátria. Grandes acordos internacionais comerciais são encabeçados pelo Brasil em decisões que favorecem os países que não são tão poderosos, então pensar que Hugo Chaves faz alguma coisa pela America Latina além de bradar em frente à mídia parece ser um certo preciosismo ao nosso irmão vizinho. Vejamos, simples exemplo, se se importa tanto com a America latina onde vimos uma açao de baixar o preço do petroleo para os Países Latino Americanos menos favorecidos? Isso fica difícil né? e onde está a ajuda humanitária para paises que estáo em guerra civil? Também fica dificil... Muito lindo falar, olha lutem é um direito de vocês, mas muito difícil é ajudar os necessitados. Nossa nação não é perfeita e está longe disso, mas estou longe de ter vergonha do nosso Estado... temos muito pra melhorar, mas a mudança acontece internamente em cada um, afinal quem vota somos nós, quem luta pelos direitos, somos nós, se a naçao falha todos nós falhamos, se acham nossa nação subjulgada aos EUA é por que todos somos, de certa forma o Mundo é. Mas onde quero chegar é, nosso país nao é mais do que o reflexo do povo que nele habita. Quando tivermos essa consciencia talvez a realidade daqui mude. 2 opiniões
avalie fechar
José Lima (16) 06/03/2008 10h58
José Lima (16) 06/03/2008 10h58
Quanto as ações dos EUA creio que sejam totalmente cabíveis para um país que vive no medo, concordo que suas atitudes são drasticas e por vezes autoritarias, mas nem de longe estamos tão acima das atitudes como as dele. Quando pra protegermos nossos familiares usamos de todos os meios legitimos e ilegitimos não estamos fazendo diferente do que as ações dos EUA. Novamente não concordo com as ações dominadoras que ele exerce sobre os outros Estados, mas compreendo o lado bélico de ser um país sempre visado. (quanto a política ela é suja em todos os lugares) A verdade é que quem está no poder dificilmente se acostuma com o fato de não ter mais tanto poder.
Acreditar que o Hugo Chaves é o salvador da Pátria e que ele é que é o bonzinho e bom companheiro ao meu ponto de vista é um erro tão grosseiro quanto acreditar que os EUA são uma nação inimiga. Se o referido chefe de Estado fosse tão bom e correto em suas atitudes por que toma atitudes autoritárias julgando e condenando atitudes de outros estados sem ao menos tomar atitudes beneficas, ou seja, para mim, Hugo Chaves faz caridade com chapeu de outros. Assim é muito facil fazer caridade. Quais ações Humanitárias no mundo ele encabeça? Quando fala do nosso Brasil com desprezo desconhece a ajuda que prestamos para os Estados Africanos, da busca de ajudas humanitarias em Estados que estão em grandes conflitos, do esforço da busca da paz e equilibrio economico mundial, simplismente pq nao ficamos gritando nas reuniões...
38 opiniões
avalie fechar
MAURO SOARES RODRIGUES (4) 06/03/2008 10h54
MAURO SOARES RODRIGUES (4) 06/03/2008 10h54
GOSTARIA DE COLOCAR AOS LEITORES O SEGUINETE DEBATE: A MÍDIA CLAMA POR LIBERDADE DE IMPRENSA, MAS A PRÓPRIA MÍDIA PRATICA A CENSURA E O DESRESPEITO AOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA. exemplo: a revista VEJA e o jornal O ESTADÃO NÃO PUBLICAM CARTAS QUE CRITIQUEM SEUS CONTEÚDO. SÃO PARCIAIS - BASTA OBSERVAR AS CAPAS DE VEJA QUANDO FALAM DE FIDEL OU CHAVES, os ler as matérias que tratam do CARTÕES CORPORATIVOS DO GOVERNO SERRA E DO GOVERNO LULA. Será que só existe um lado, uma versão? O DIREITO DE OPINIÃO, DE CRITICAR É SAGRADO, mas o direito de ouvir ambos os lados é príncípio de um jornalismo ético. LAMENTAVELMENTE falar de ética para VEJA, o ESTADÃO e o DIOGO mainada, É QUERER INVERTER A ROTA DOS ASTRO. 39 opiniões
avalie fechar
Luis Antonio Aragão (44) 06/03/2008 10h53
Luis Antonio Aragão (44) 06/03/2008 10h53
Paz na América significa que todos concordam com a miséria pela qual passam os povos latinos?Paz.se as FARCS já estão em luta há mais de 40 anos.A sua paz talvez,a paz dos abastados,ou a subserviência incutida pelo mêdo e a propaganda capitalista.As riquezas desses povos nas mãos de uma elite predatória,que quer cada vez mais de quem não tem mais o que dar exangue.Críticas a Chavez,porque refuta com radicalismo outro radical.Amigo,outras gerações raciocinam de outra forma,não são mais adeptas da doutrina Monroe.Os EUA estão ensandecidos com a perda da hegemonia unilateral.A China,Índia e Rússia avançam sedentas de poder.Os recursos naturais estão na escassez,e a ciência nunca trabalhou tanto em prol de recursos enérgéticos.A água é uma cobiça americana que está na maior bacia hidrográfica do plâneta,e a paz só é paz se for justa 11 opiniões
avalie fechar
José Lima (16) 06/03/2008 10h41
José Lima (16) 06/03/2008 10h41
Bem, não concordo com a maioria das opniões declaradas em alguns aspectos.
Faço o curso de Direito. e sei um pouco sobre ataques à soberania de um Estado, pelo pouco que sei realmente é incontestável que fora uma afronta à soberania do referido Estado. Entretanto, hoje estamos caminhando para uma visão internacional de mundo. Não concordo com a atitude, mas seria uma hipocrisia acreditar que este ataque é comparável a um ataque direto a uma cidade ou à civis inocentes.´
É sabido que aquela que se intitula como Forças Revolucionárias da Colombia possuem metodos pouco ortodoxos de financimaneto de suas ações, que nem de longe podem ser chamadas de pacíficas.
Posto isto, suma importancia então uma análise sistemica tanto do fato quanto do direito em sí. A soberania sempre fica a frente de tudo? Inclusive de proteção a Terroristas? o mundo esta cada vez mais propenso a uma identidade mundial e não segregada a Estados.
Embora tenha acontecido uma nítida violação à soberania existem claros indícios de que aquilo era exatamente uma manobra dos guerrilheiros para evitar a punição, devemos nos ater que a forma pela forma nao faz direito, é claro que o constituinte no momento que determinou a soberania do Estado nem de longe imaginou que esta soberania poderia proteger membros de uma facção criminiosa como as FARC. Acredito que deva acontecer uma punição quanto a atitude Colombiana sendo um pedido de desculpas que o presidente do Equador exigiu estaria de bom tamanho.
7 opiniões
avalie fechar
ALAN LOMANTO (48) 06/03/2008 10h36
ALAN LOMANTO (48) 06/03/2008 10h36
Bush x Hugo
Prezados,
sem querer entrar no mérito da pessoa do Hugo Chávez, faço as seguintes indagações:
1 - É correto invadir um país soberano? É princípio do Direito Internacional a soberania dos Estados Independentes.
2 - É correto matar alguém sem julgamento? O membro das FARC foi morto sem ao menos ter um julgamento justo. Não houve defesa, não houve processo, não ouve oitiva de testemunhas. Um avião mandou bombas e morra quem estiver em baixo delas.
3 - Os Estados Unidos disseram que a colômbia agiu certo. Como pode o berço da democracia mundial defender isso? Já repararam que os Estados Unidos defendem o que interessa a eles. Sempre com dois pesos e duas medidas. Isso faz com que se perca credibilidade. O brasileiro que vai aos Estados Unidos pode ser deportado sem qualquer motivo pela autoridade alfandegária de lá. Aqui no Brasil, isso não ocorre.
Aqueles que condenam Hugo Chávez, agem igualzinho a eles. Não sou favorável ao presidente venezuelano, mas acho importante a presença dele na região para fazer uma oposição à influência americana. Lembrem-se que os Estados Unidos financiaram as ditaduras da América do Sul quando isso interessava a eles. Não se pode confiar totalmente no Tio SAM. Precisamos de uma oposição na América do Sul e este papel é do Hugo Chávez, mesmo com todos os erros que ele vem cometendo.
17 opiniões
avalie fechar
João Azeredo (3) 06/03/2008 10h31
João Azeredo (3) 06/03/2008 10h31
JACAREI / SP
INVASÃO AO TERRITÓRIO

O ser humano desde o primórdio de sua existência luta pelo seu espaço. Uma luta dura e agressiva. No início de tudo um espermatozóide luta com tantos outros para adentrar em um território fechado, e tenta obter a duros sacrifícios um espaço somente seu. Posteriormente no ventre materno as divisões celulares vão ganhando espaço e tirando da própria mãe. Quando não há mais espaço naquele território que lhe hospedou, dá início a outro momento onde continua a buscar espaços ainda tomando o espaço do outro. A força de ocupação e ousada e agressiva e os pais vão renunciando muitas vezes aos seus próprios espaços. A satisfação do invasor ainda não é plena. Nessa condição a criança quer conquistar a capital do país, quer ocupar o território mais restrito e protegido que é a cama dos pais. Numa guerra em que ela não mede conseqüências ali se instala. Mas não satisfeita com o espaço conquistado quer dar o golpe fatal. É necessário depor o então ocupante, pois não consegue suportar vê-lo por perto. Não há espaço para o outro, como desde o princípio. São os novos Adões, Abéis, Evas, Cains, Judas, Édipos e tantos outros que não souberam lidar com seus espaços e tiveram a necessidade de lançar mão no do outro. É necessário crescer em seus espaços porem não com o tirar do espaço do outro para isso. Essa é a questão e o grande desafio desde o princípio.
4 opiniões
avalie fechar
Luiz Baruck (35) 06/03/2008 10h30
Luiz Baruck (35) 06/03/2008 10h30
O problema do Chavez é que ele até diz as coisas certas, mas sempre da maneira errada e na hora errada. Ou seja, o que poderia ser proveitoso acaba se revertendo contra ele. O cara consegue quase sempre perder a razão, que seria dele se ele fosse um pouquinho mais sensato e menos precipitado. 20 opiniões
avalie fechar
julio andrade (81) 06/03/2008 10h27
julio andrade (81) 06/03/2008 10h27
O Chavez deveria parar de lutar contra um inimigo imaginário e cuidar do povo venezuelano que não tem a sua disposição alimentos para seu sustento, além de outros intens de primeira necessidade. A incompentencia escondida atrás de falácias.
Já pensou se ele aprende a uasar a bolsa família? Ele vai ficar impossível de aguentar.
Aí ele vai começar a dizer: "Nunca antes na história deste país".
21 opiniões
avalie fechar
Michael Wahrhaftig Filho (18) 06/03/2008 10h21
Michael Wahrhaftig Filho (18) 06/03/2008 10h21
Prezados
Este atrapalhado e incompetente chamado Hugo Chavez coloca em risco uma região que se tornou pacífica e sempre harmoniosa depois que os celerados sumiram. As Farcs são o que existe de pior no mundo, tendo como exemplo os terriristas do Oriente Médio. A Colômbia já estava farta de ver os terroristas (basta ver os depoimentos dos "anistiados") passarem menos de 2 Km no teritório vizinho, rindo após ações destrutivas. O que não se pode tolerar é um País, como o Equador e Venezuela dar abrigo a este tipo de gente que não tem escrúpulos, assassinos e traficantes de drogas e armas em nome de uma revolução utópica!!O que me preocupa é se o Brasil está sendo conivente e também fazendo vistas grossa para esta gente em nosso território. A;ém disso com os Petrodólares e sua pequena extensão territorial, a Venezuela deveria ser uma ilha de excelência para o mundo, mas o "grande" Hugo Chavez, mantém o povo com alto grau de miséria e necessidades. Isto mostra a sua incompetência e principalmente a má fé!!Brasil, abra o olho e diga "NÃO À HUGO CHÁVEZ". E parem com esta palhaçada que não está enganando ninguém!!!Hoje temos as informações on line!!
39 opiniões
avalie fechar
Antonio Paulo Valentim (1) 06/03/2008 10h09
Antonio Paulo Valentim (1) 06/03/2008 10h09
Está claro que o presidente "ditador" da Venezuela quer agora parecer "amistoso", pois a ligação dele com as FARC da Colômbia não são apenas de libertação de reféns, mas sim de um apoio amplo e irrestrito a tudo aquilo que o mundo democrata combate: terrorismo, ditatorialismo, opressão pela força, narcotráfico, etc...
Só os cegos não enxergam aonde Hugo Chavez quer chegar, por isto, o mundo e, em especial a América Latina que se cuide.
33 opiniões
avalie fechar
O que a Colômbia cometeu foi um crime hediondo, e este mesmo crime este país pode cometer com qualquer outro, inclusive com o Brasil, por acaso alguêm já pensou se tivesse sido a Venezuela ou mesmo o Equador que tivesse violado o território da Colômbia? certamente o desfecho seria outro, qualquer criança sabe que isto só está desta forma porque a Colômbia é serviçal dos Estados Unidos da América do Norte, um país que o mensageiro da morte, este país está destruindo as vidas terrestres, em troca do bem material, do capital e da guerra, é um intrumento do mau, que se volta contra tudo e todos, até mesmo contra as Organizações das Naçôes Unidas, ou esqueceram que sobre muitas mentiras, eles disseram que invadiriam o Iraq com ou sem o aval da ONU. Temos é nos preparar para enfrentar uma futura investida por parte do EUA em nosso país. Viva Lula, Viva Fidel, Viva Hugo Chaves, Viva Evo Morales, Viva Bin Ladem, Viva a soberania dos povos e nações. 49 opiniões
avalie fechar
SALVADOR / BA
A forma como a mídia trata o presidente Hugo Chaves, reflete o estado de total domínio do poder económico no Brasil. Caiu a ditadura, a ignóbil censura que analfabetizou a nação, retirando a capacidade de pensar,entrou a especulação e seus lacaios,alienando o povo, para continuar oprimindo por outros meios. Hoje somos consoiderado pela ONU, estado criminoso e racista! Sabemos que + de 50% de nossos estudantes não consegue interpretar simples carta. Se não fosse o líder latino-americano, a America do Sul estava de joelho diante de Bush, pois o nosso presidente, é uma vergonha, não respeita direitos humanos e é submisso as multinacionais e ao capital estrangeiro. O fato de Chaves respeitar as urnas e trabalhar para libertar reféns de um período onde Pinochet, Médici, Videla aterrorizava, poderia ainda lhe render mais prestigio, por isso que os EUA intervieram e a Colombia invadiu o Equador, país pobre mas soberano, provocando carnificina, para o presidente Chaves não conquistasse mais louros da paz, que o belicismo americano que que nunca aconteça. Penso que a mídia e mesmo jornais, internet estão substimando a inteligência das pessoas com a lavagem cerebral. Espero que o meu comentário saia, pois existem, numa democracia, pensamento pluralista. Triste Brasil!Miserável! Submisso!Corrupto!Um país ou governo que não respeita a vida humana não tem moral Obrigado. 18 opiniões
avalie fechar
O sr Hugo Chaves é uma piada, ele swe tornou a maior palhaçada que surgiu na america do sul nos ultimos 50 anos, e mais, ainda o mesmo tem simpatizantes aqui no Brasil, isto somento nos prova que com dirigentes como estes, a situação em nosso continente é somente piorar 12 opiniões
avalie fechar
Luiz Baruck (35) 06/03/2008 09h23
Luiz Baruck (35) 06/03/2008 09h23
Crianças, sejam sensatas. Gostando ou não de Chávez, o fato é que a Colômbia (fortemente amparada pelo aparato financeiro-militar norte-americano em nome da Guerra Contra as Drogas, que aliás nunca funcionou em lugar nenhum, nem mesmo conseguiu inflacionar o grama da cocaína) invadiu a soberania equatoriana para matar justamente o homem que estava negociando a libertação da principal refém das Farc e, coincidentemente, potencial candidata vencedora à presidência nas próximas eleições colombianas, Ingrid Bitencourt. Mas engraçado como tudo na imprensa sempre se reverte ao canastrão do Chavez. Tudo é culpa dele, sempre. É quase guerra? Culpa do Chavez, dizem os colunistas. Claro! O que ninguém menciona é que o maior interessado em uma conflagração bélica na região amazônica são os norte-americanos. Seria o pretexto perfeito. E guerras vivem de pretexto. Mas... afinal... o que é que o aposentado do Fidel tem a ver com isso? Por que tem gente colocando ele nos comentários. Como eu digo, ideologia é bom, mas não pode ser tapa-olho. Certas coisas devem ser analisadas como estão ocorrendo, e não em função de como eu gostaria que ocorressem. Estava na França até a semana passada e é impressionante como as análises lá são diferentes. Lá a mala é Uribe e não Chavez. É Uribe que está fazendo de tudo para atrapalhar a libertação negociada de reféns. Para ele, quanto mais bomba melhor. Assim a fumaça cobre os interesses sujos em nome da "paz". 11 opiniões
avalie fechar
Dik Chun kwai (1) 06/03/2008 08h54
Dik Chun kwai (1) 06/03/2008 08h54
SAO PAULO / SP
O Sr. Hugo Chavez quer ser o líder da América do Sul, a melhor coisa a fazer é ignora-lo que nem o fez o Sr. Uribe. 7 opiniões
avalie fechar
O "companheiro" HUGO chaves se envolveu em todo esse embroglio, agora quer sair de fininho; é demais para meu figado... 3 opiniões
avalie fechar
emilio abdala (1) 06/03/2008 08h44
emilio abdala (1) 06/03/2008 08h44
JUIZ DE FORA / MG
Até agora ninguém percebeu que tudo o que os EUA querem é um motivo para intervirem naquela regfião amazonica e, para isso, basta um pedido do presidente Uribe. Então, qual é o verdadeiro aliado dos norte americanos?
É o presidente Chavez.
Essa guerra seria um afago ao seu maior cliente de petroleo e que, na verdade, é quem sustenta a Venezuela.
Uribe e Correa são apenas coadjuvantes nessa estória, no popular... estão comendo corda...
5 opiniões
avalie fechar
Paulo de Campos Borges (6) 06/03/2008 08h35
Paulo de Campos Borges (6) 06/03/2008 08h35
O Capitão Nascimento diria de Chavez que ele é um fanfarrão. Com efeito, um abilolado desses deveria estar acorrentado em algum manicômio. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (829)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página