Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Programa nuclear da Coreia do Norte

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
jose valias (339) 27/05/2009 15h49
jose valias (339) 27/05/2009 15h49
È difícil comentar esta reportagem, mesmo porque não se sabe o que passa na mente doentía deste coreano. Qual o lucro de uma guerra entre as Coreias ? Qual a finalidade preterida ? Não seria uma guerra ideológica, nem religiosa, não estão disputando dominio territorial abertamente, não existem razões econômicas lucrativas, o que é então ? Só aparecer ? Daí entram as especulações e tudo vira ficção. Não acredito que possa a Coréia declarar-se em guerra, mas tambem não acreditava que uma pessoa de origem africana e com nome arabe pudesse ser presidente dos EUA 43 opiniões
avalie fechar
walter cavalcante mendes (6) 27/05/2009 15h45
walter cavalcante mendes (6) 27/05/2009 15h45
É melhor uma Nação ser varrida do mapa do quê duas, qual será a bola da vez? a ONU comandada pelo USA?acredite em apenas 35% do que passa em jornais, os 65% é pra ti "marionetar". 20 opiniões
avalie fechar
Carlos Júnior (1) 27/05/2009 15h36
Carlos Júnior (1) 27/05/2009 15h36
No meu ponto de vista, com toda esta confusão, onde a Coréia do Norte, por possuir o maior exército do mundo, cerca de 1 milhão de soldados, e agora querendo expandir com armas nucleares, começando com a sua vizinha, a Coréia do Sul, aonde este ditador maníaco vai parar? Acho que todos os líderes de todos os países deveriam se unir para ver se chega à um boa solução, porque se demorar, jajá estará aqui no Brasil! Como Sun Tzu falou " um grande comandante para ter sucesso, não precisa invadir o território inimigo com seu exército, mas a segunda opção pode ser o massacre do inimigo". 2 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (252) 27/05/2009 15h36
caio bastos lucchesi (252) 27/05/2009 15h36
Socorro o piloto sumiu!A Coreia do Norte atravéz das
suas atitudes,demonstra que o mundo está a deriva,
resoluções condenatórias da ONU,sem medidas prá
ticas,são inócuas.A era Busch já deixa audades.
5 opiniões
avalie fechar
Luciano Pires (118) 27/05/2009 15h35
Luciano Pires (118) 27/05/2009 15h35
É notório a atitude gananciosa dos Estados Unidos no governo Bush que invadiu o Iraque alegando q o país tinha armas nucleares, como disculpa para roubar o petróleo daquele país. Eles sempre souberam que a Coréia do Norte era muito mais nociva ao mundo, mas fizeram vistas grossas pq o país é paupérrimo e não tem nada p se tirar vantagem. UMA VERGONHA, eles desafiam o mundo e ninguém toma uma atitude à altura. Pq não fazem o mesmo que fizeram no Iraque com Saddam a este ditador muito mais cruel e perigoso da Coréia do Norte? Chega de diálogo c quem não está disposto a dialogar.
Se nada for feito em breve, isso vai acabar mal.
5 opiniões
avalie fechar
eduardo gonçalves (7) 27/05/2009 15h17
eduardo gonçalves (7) 27/05/2009 15h17
Vejam que interessante. Nas guerras das malvivas um submarino nuclear afundou um navio argentino, e portava armas nucleares. Um pais que nao tiver armas nucleares nunca tera sua soberana garantida. Um pais fora da lei como os Estados Unidos mata milhares de pessoas num pais distante com motivos falsos .A coreia do norte esta agindo corretamente, pois só assim garantira a sua integridade de um ataque covarde com a destruiçao de sua população, como aconteceu no Iraque . 6 opiniões
avalie fechar
Heine Victal (2) 27/05/2009 14h58
Heine Victal (2) 27/05/2009 14h58
Boa tarde a todos, gostaria de enfatizar que essa crise realmente começou a mais tempo do que o citado, com o não cumprimento por parte dos EUA de acordos de ajuda (ACHO Q PETRÓLEO) em troca do fechamento das usinas nucleares norte coreanas antes da segunda guerra com o Iraque, os americanos afirmaram que tinham plenas condições operacionais de entrar em guerra com as 2 nações (Coréia do norte e Iraque) e depois voltaram atráz em relação a Coréia depois que esta comprovou que teria condições de atingir solo americano com ogivas nucleares.
Tendo exclarecido isso, somados a minhas lembranças da guerra fria acredito que o armamento nuclear no mundo por oponentes provoca tensão na mesma proporção que força a paz. Tendo por base que em um conflito nuclear com poderio semelhante dos oponentes não haveria vencedor e sim perdedores EUA e Rússia assim como Paquistão e Índia não entraram em combate, da mesma forma que a Coréia do Norte não foi atacada pelos EUA na época da segunda invasão do Iraque por ter também poderio nuclear.
Cabe então uma reflexão das últimas guerras e do poderio militar dos envolvidos para depois podermos tirar conclusões mais apuradas a respeito dos fatos que se apresentam hoje.
As 2 Coréias trocam farpas a tempos e o povo não deseja a guerra, então ficam os 2 governos arriando as calças e falando que o "seu" é maior. Se houver guerra certamente o real motivo não seria somente os últimos acontecimentos.
3 opiniões
avalie fechar
M Mig (2109) 27/05/2009 14h37
M Mig (2109) 27/05/2009 14h37
O mecanismo que deflagrou a intenção de guerra da Coréia do Norte foi o feto deles terem desenvolvidos armamento de longo alcance com potencial nuclear e não alguma "ofensa" externa, isso é mera desculpa.
Eu explico, esse desenvolvimento (armamento nuclear de longo alcance) é a conseqüência de um longo período de estudos e muito trabalho, o que significa que o plano de invasão à Coréia do Sul é antigo e foi longamente premeditado.
A agressão norte-coreana é gratuita e alem de tenta impor o regime socialista tem o objetivo de pilhar a riqueza acumulada pela Coréia do Sul. A Coréia do Sul é décima segunda maior economia do mundo, detentora de sucesso industrial invejável enquanto a Coréia do Norte é um país pobre, de economia estagnada, que depende de ajuda humanitária da ONU e que importa da China 80% da energia e 20% dos alimentos)
Duas conclusões:
1 - O regime socialista só é implementado a base da força bruta, o que revela como ele é prejudicial à população e só beneficia os membros do governo.
2 - A atitude norte-coreana é também um ato de pirataria em grande escala (para que adotar o capitalismo? Vamos saquear os vizinhos capitalistas que trabalharam duro anos a fio).
3 - Uma guerra já é ruim, uma guerra com uso de armamento nuclear foge ao escopo de apenas duas nações brigando entre si, ou seja, é uma tremenda irresponsabilidade.
4 - Quero ver a ONU suspender a ajuda humanitária como forma de pressão, a China não vai tirar da boca de sua enorme população.
6 opiniões
avalie fechar
Davi Rodney Silva (1) 27/05/2009 14h08
Davi Rodney Silva (1) 27/05/2009 14h08
Não sou de sair em defesa dos EUA, mas, creio, é necessário ser pragmático e admitir que as sanções impostas por esse país à Coreia do Norte, cujas quais formam a justificativa dada por Ki Jong pelos lançamentos de mísseis, são essenciais. Digo isto porque defendo, antes de tudo, a Democracia de Direito, longe de ser a forma de governo dos norte-coreanos. Veja-se: se, mesmo com toda a dificuldade que o país enfrenta diante das restrições impostas pelos norte-americanos, ainda assim o país pouco - ou nada - caminhou rumo à democracia, como seria sem tais embargos?
Acontece que o novo governo da Casa Branca, de ínicio, cedeu (e está cedendo) às antigas exigências de Cuba, outro país adverso à democracia, o que parece animar as reivindicações de mesmo cunho daquele país oriental. No entanto, não só a distância, mas também a circunstância que separa esses dois países de cunho socialista é enorme. A repulsa à essa forma de gorverno, bem como à guerra que dela pode advir, deve ser constante e com grande rigor!
sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (84) 27/05/2009 14h05
Juca Bala (84) 27/05/2009 14h05
Rodrigo Marcato, não esquenta a cabeça. nosso bom JR é craque em suas teorias da conspiração, provindas de fontes imaginárias. Eu aprecio o papel de Xerife do mundo dos EUA. Tem muito louco por aí... não dá para deixar livre, façam o que quiserem. Não dá para deixar armas perigosas na mão de qualquer um, em nome de soberania. Se Hitler tivesse tido armas nucleares, onde estariamos hoje? Se só a URSS tivesse tido armas nucleares, provavelmente eu e vc hoje estariamos não poderiamso estar publicando nossas ideias aqui. Thank you Sheriff! 15 opiniões
avalie fechar
ribamar filho (1) 27/05/2009 13h45
ribamar filho (1) 27/05/2009 13h45
Os Estados Unidos representam o verdadeiro perigo para a humanidade,e, a entidade desmoralizada chamada UNO, não possui legitimidade para condenar ninguém se não condenou a invasão do Iraque sob o pretexto de que o mesmo possuia armas de destruição em massa que nunca foram encontradas e tampouco a invasão do Afeganistão com a desculpa de combater o terror. O terrorismo de Estado praticado com maestria histórica por esse país delinquente, os EUA, está na raiz dos problemas da atualidade. O iraque, a Coréia do Norte e o Iran tem sido demonizados pelo aparato midiático imperialista como"eixo do mal". O iraque já foi invadido, seu petróleo está sendo roubado, sua população tem sido vitimada inclusive com tortura e estupro por parte desses cachorros. Diante disso tudo, cabe a pergunta, "que devem fazer os outros dois países classificados como eixo do mal? Cruzarem os braços? Ou se preparem para não ter o mesmo triste destino do Iraque e do Afeganistão? A Coréia do Norte e O Iran só não foram invadidos porque podem lhes dar um tapa na cara mesmo sendo mais fracos. Então utiliza-se outra tática uma campanha mundial de demonização contra os Estados "párias". Ora se querem um mundo livre de armas nucleares dêem o exemplo. Desarmem-se primeiro. 9 opiniões
avalie fechar
Danilo B (13) 27/05/2009 13h30
Danilo B (13) 27/05/2009 13h30
Parlamento mundial? O mundo não está preparado para isso. Não do jeito que ele é desigual.
No momento segurar a Coreia do Norte já está muito bom.
1 opinião
avalie fechar
ISAIAS PEREIRA DIAS DIAS (27) 27/05/2009 13h23
ISAIAS PEREIRA DIAS DIAS (27) 27/05/2009 13h23
A parcialidade explícita na análise do assunto, deixa patente que a "guerra fria" continua e alimenta todos os conflitos em curso no mundo, capitaneados pelos EEUU, que mandam e desmandam em nome da democracia. Os outros regimes por não estarem alinhados com o Pentágono são perseguidos e tratados com discriminação. A República Democrática da Coréia do Norte(nome oficial), como exemplo, sempre é citada como "regime comunista", "ditadura comunista", etc... 8 opiniões
avalie fechar
Cicero Miguel (3) 27/05/2009 13h00
Cicero Miguel (3) 27/05/2009 13h00
Bem, só tenho uma coisa a dizer sobre estes especialista que acham que sabem tudo e que tem uma resposta defeinitiva para qualquer assunto. Infelizmente ninguem sabe tudo e nem conhece toda a mente humana. Lembro do caso de Eloá... os especialistas chegaram a conclusão de que ele só queria aparecer, e que não iria fazer nada. Diziam que eram só ameaças e nada mais. Infelizmente ficou provado que não importa que seja. Não subestime ninguem... não importa que seja. E a ONU e muitos especialistas politicos estão dizendo que o governo coreano nada quer alem de chamar a atenção. Infelizmente não é assim que as coisas funcionam, e sinceramente, acredito que deveremos esperar tudo e não descartar nenhuma possibilidade, incluindo uma "Guerra Nuclear" como foi dito pela Russia em uma reportagem da Folha. sem opinião
avalie fechar
Jorge Firmo (1) 27/05/2009 12h47
Jorge Firmo (1) 27/05/2009 12h47
A ONU tem que agir com firmeza e punir exemplarmente este governo maluco da coreia do norte, porém, deviria aproveitar e começar ja uma campanha para que os paises que ja possuem armas nucleares as abandonem de imediato, que nenhuma nação seja sobre qualquer alegação possa ter estas armas letais à humanidade 3 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (245) 27/05/2009 12h45
Rodrigo Marcato (245) 27/05/2009 12h45
Caro Icaro Santos Mello, boa tarde. Com relação ao seu comentário, a teoria Malthusiana não se concertizou basicamente por partir de premissas falsas. A principal falha desta teoria consistia em se acreditar que a produção agrícola crescia em progressão aritmética mas a população crescia em progressão geométrica. Isso basicamente quer dizer que não ocorreriam avanços tecnológicos na atividade agrícola, e isso obviamente aconteceu entre o começo do século XIX e o meio do século XX. Basta ver que a produção mundial de alimentos aumentou consideravelmente, mesmo com uma redução brutal da população rural. Abraço. 1 opinião
avalie fechar
sérgio dourado (359) 27/05/2009 12h30
sérgio dourado (359) 27/05/2009 12h30
Vejo com muita satisfação as várias opiniões que convergem para uma nova mudança de paradigma político entre os Estados Nacionais e os povos.Sou formado em Filosofia pela PUC-MG e procuro desenvolver trabalhos,pensamentos e ações que compreendam uma nova forma de organização na política internacional:principalmente no que tange à proibição das guerras,criando uma comunidade internacional real,onde o ataque a um é o ataque a todos,como pensou o filósofo Kant e seu "À Paz Perpétua entre as Nações".Sugiro que leiam esse tratado que filosoficamente em muito colaborou com a criação da Liga das Nações,hoje ONU. Concordo que são os dirigentes que promovem a guerra,ao menos burocraticamente,mas o povo também seguirá seu líder em diferentes casos.Como pode haver a negação da população quanto a participação de seu país em guerras,como ocorreu aos EUA no Vietnã (apesar de que nesse caso é porque eles estavam tomando uma coça dos vietcongues) ou no Iraque,que aí sim grande parte do público norte-americano e mundial,foram contra.Portanto,poderemos discutir o próprio papel daquilo que chamamos de país ou Estado Nacional,já que é por meio de limites e territórios é que se travam as guerras. Poderíamos constituir um verdadeiro parlamento mundial,onde nossos dirigentes seriam representantes legais dos interesses dos diferentes povos,mas não mais um indivíduo solitário em seu poder.Assim os Dir. Humanos serão mais respeitados,pois todos os homens serão responsáveis pelos seus pares,justamente. 96 opiniões
avalie fechar
Raom Pagliarini Felipe (11) 27/05/2009 12h00
Raom Pagliarini Felipe (11) 27/05/2009 12h00
Por que ocorre uma guerra? Porque ocorreria uma guerra entre aliados dos EUA e Coréia do Norte.
As guerras só ocorrem por um motivo=DINHEIRO.
Todas as guerra até hoje tiveram interesses financeiros.
SE o que os EUA forem gastar for maior do que eles forem ganhar não terá guerra.
Se o que os EUA forem gastar for menor do que eles forem ganhar. Ocorre guerra.
É posto tudo antes no papel.
As pessoas que forem morrer não importa. Não vai importar se vai morrer crianças, mulheres. O que importa é lucrar.
Essa é a lógica.
Sempre foi assim.
Não ocorrerá porque a Coréia do Norte tem um programa nuclear. Isso é a desculpa.?
E pelo jeito a guerra vai ser lucrativa para a Coréia do Norte.
2 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (494) 27/05/2009 11h52
Carlos José dos Santos (494) 27/05/2009 11h52
É necessário e urgente implantar a verdadeira democracia no mundo todo.
Somente com governos democrático, com a participação do povo é que ficaremos livres desses ditadores psicopatas, assassinos, gananciosos e desprovidos do mínimo de inteligencia.
As Guerras são coisas dos Governantes e não dos POVOS.
104 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (235) 27/05/2009 11h51
Chris Maria (235) 27/05/2009 11h51
Eu concordo com o colega Sr. Leon Diniz Diniz (192) 27/05/2009 10h43 quando ele diz que "O momento mostra que a ONU precisa de urgente reforma. Todas as nações reconhecidamente democraticas existentes hoje, tem que ter assento no seu conselho, mas se for para continuar sendo governanta dos Estados Unidos, então não há mais razão que justifique a sua existência". Acrescento a isso o fato de que o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU não deveria se restringir apenas aos cinco países - EUA, Rússia, China, Reino Unido e França, e sim, ser alcançado por meio de votação. Esta seria a única maneira de evitar protecionismos. 12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (270)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página