Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos
Comentários dos leitores
Hercilio Tenorio (18) 17/01/2010 00h14
Hercilio Tenorio (18) 17/01/2010 00h14
A Embaixada da República do Haiti está recebendo doações em dinheiro através do BB Agência: 1606-3 Conta corrente: 91.000-7. Este tipo de ajuda é muito fácil de ser feita e tem uma penetração muito grande pois o dinheiro pode ser transformado em alimentos, remédios, construções de estradas, hospitais ou escolas. Doe o valor correspondente a um saco de cimento ou lata de leite ou até de um pão,mas doe qualquer valor. Da População do Haiti 67% vivia abaixo da linha da pobreza, imaginem agora após esta terrível tragédia, quem não estava abaixo da linha agora também ficou. Outros bancos também devem ter aberto contas para receber doações. 8 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2255) 17/01/2010 00h13
AGUINALDO VENANCIO (2255) 17/01/2010 00h13
CARO ROCHA GUIMARAES?
VIU A DIFERENÇA?
4 opiniões
avalie fechar
Arthur Coelho Neto (13) 16/01/2010 23h37
Arthur Coelho Neto (13) 16/01/2010 23h37
De novo virão as tão necessárias doações.E , novamente, não vejo qualquer movimento no sentido de organizá-las. Na história recente do mundo , metade das doações foram perdidas, seja por perda da validade, seja por desvio para mãos indevidas.Todas as catástrofes sofrem do mesmo mal.Govêrnos e povos doam e não existe um órgão que controle tudo isto, para evitar desperdícios. Quanta água será necessária?Quantos colchões? Quanto de tudo? Ninguém sabe, pois ninguém se dá ao trabalho de sentar e pensar.Simplesmente vão mandando e êles empilhando.Nos dias de hoje, com os meios de comunicação e os computadores, organizar isto é muito fácil.Nunca vi ninguém dizer:mandem isto , aquilo não precisa mais mandar por enquanto, aquilo outro está acabando , precisamos de mais mil e duzentos disto, dêste e dêste tamanho.Não, existe uma totalincompetência para organizar mínimamente. E assim, absurdamente, quem ajuda acaba colocando a metade do que doou no lixo.Um desperdício de boa vontade e recursos materiais. 8 opiniões
avalie fechar
Irineu Polacchini (1) 16/01/2010 23h19
Irineu Polacchini (1) 16/01/2010 23h19
Caros,
Talvez já tenha comentário a respeito sobre o que escrevo a seguir:
Imposição de toque de recolher a população do Haiti, idealização da Sra. Hillary Clinton.
Isto é gosação né.
5 opiniões
avalie fechar
Ze Vitrola (72) 16/01/2010 23h14
Ze Vitrola (72) 16/01/2010 23h14
Não sou contra a mão que o Brasil está tentando dar na tragédia do Haiti. Só que eu não vejo a mesma disposição do Governo nas nossas tragédias internas, seja com enchentes, seja com a total insegurança nas ruas, seja com a calamidade dos hospitais públicos. E este ano tem eleição, meu povo! Aqui todo ano a votação do orçamento, que sempre tem que ser feita no ano anterior é um parto, muitos interesses ocultos, quase nenhum interesse do povo. Sempre que é preciso uma verba de emergência, para a saúde por exemplo, alega-se que o orçamento não permite, tem que ser votado e só será para o ano seguinte. Neste episódio do haiti, o Lula, num estalo, descolou 15 milhões. Estranho! Presidente, não ache que eu sou idiota porque esta demonstração de espírito humanitário - com dinheiro do povo brasileiro, que está bastante necessitado - tem muitos outros interesses ocultos. 55 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 16/01/2010 23h03
eduardo de souza (635) 16/01/2010 23h03
Do nada estão aparecendo "terremotos", "Tsunamis" e outras catástrofes...
Que existe um assentamento natural é compreensível, o problema esta em até que ponto isto é natural...
Gato escaldado não toma chuva. É bom ficar de olho nos acontecimentos "naturais", pode haver surpresas bem desagradáveis...
Comentá-las nem sempre é "democrático". Ainda existe mordaça para algumas opiniões.
Com a entrada do exército N. Americano no Haiti, é bem provável que não aconteça mais "terremotos naturais".
116 opiniões
avalie fechar
Vinicius Doblack (1) 16/01/2010 22h58
Vinicius Doblack (1) 16/01/2010 22h58
Neste momento toda ajuda dos estados são muito mais do que bem vindas, não importa se socialista, comunista ou capitalista. Toda ajuda, seja de capital privado ou estatal será muito bem utilizada. Tenhamos consciência em ajudar estas pessoas da maneira que possível for. Quanto ao comentário lido a respeito da preocupação do Ministro Jobim em quem deverá tomar as ações, nada contra os Estados Unidos ajudarem, como mencionei acima, qualquer ajuda será bem vinda, no entanto , há de se respeitar o conhecimento brasileiro e liderança pois há anos desempenhamos com eficiência a missão de PAZ a qual o Brasil comanda em conjunto com os demais estados em solo Haitiano. A participação brasileira no sistema internacional e pós catástrofe no Haiti não serão mais as mesmas e o mundo precisa entender que não somos apenas terra de índios guranis. Por Vinícius Doblack, Aluno do 8. semestre do curso de Relações Internacionais pela FMU - SP. e Comprador Regional para América Latina pela empresa Nestlé S.A 22 opiniões
avalie fechar
Wilson Prado (152) 16/01/2010 22h51
Wilson Prado (152) 16/01/2010 22h51
cacilda galiotto, desculpe, você tem razão. A palavra fracasso não caiu bem, também não gostei. Gostaria sinceramente de substitui-la por "fez o possível".
Mas eu não estava me referindo aos trabalhos de resgate das vítimas do terremoto e sim das nossas ações ao longo dos anos.
Reconheço que estamos fazendo e sempre fizemos o possível e as vezes até o impossível, mas o Haití precisa de muito mais e somente agora, depois desta grande tragédia o mundo percebeu isso.
15 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h42
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h42
Ivanov Albanese (18) 16/01/2010 14h20 disse:
Nova Orleans, EUA 2005 - após o furacão Katrina, milhares de casos de crimes, violência e estupros coletivos no estádio da cidade. Estados Unidos.
No Haiti pós-terremoto, o caos é semelhante. Muito bem...onde então, está a base dessa diferença de comportamento humano pós-tragédia?
Por que tanta semelhança entre americanos de N.Orleans e haitianos?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Hummmmmm, a resposta a essa sua pergunta, Ivanov, é chave de cadeia.
Passo...
21 opiniões
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h35
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h35
Wilson Prado (149) 16/01/2010 15h15 disse :
Portanto, sugiro aos colegas que ainda insistem em criticar a jovem cantora, que revisem as suas opiniões a fim de interpretar com melhor senso, a nobre intenção contida no comentário da brasileira Sandy.
~~~~~~~~~~

Sandy disse uma sandice mas devemos relevar...


Delenda Cartago do dia:
Abaixo o voto obrigatório !
3 opiniões
avalie fechar
Andre Bastos (2) 16/01/2010 22h29
Andre Bastos (2) 16/01/2010 22h29
Bom realmente a situação é caótica, os países de 1º mundo especialmente devem ajudar com equipamentos de resgate e de terceiro mundo com necessidades básicas e mão de obra. O Haiti é a África no continente americano, uma vergonha o que fizeram com o país, isso claro antes do terremoto, pois lá as condições eram precárias bem antes disso. Sei que os países devem ter sua autonomia, mas algumas vezes as nações unidas ou Órgãos de nível mundial deveriam intervir em governos inescrupulósos como há no Haiti. Cacilda galiott, desculpe o comentário, não se ofenda, por favor, cada um tem sua fé, mas não foi Deus que criou a miséria e a ganância, lugares que possuem condições vivem sob terremotos e conseguem se sobressair, Califórnia(EUA), Kobe(Japão). Enquanto nós formos egoístas e extremamente patriotas esses "abismos" entre os países continuarão existindo. 1 opinião
avalie fechar
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h22
alexandre bakunin (364) 16/01/2010 22h22
mario pedrosa (208) 16/01/2010 16h56

Manda para lá os corruptos e demagogos deste país. Eles têm muito o que aprender com o sofrido povo haitiano.
~~~~~~
Não creio ser uma boa idéia, Mario. O caribe já tem muitos piratas.
Luiz Gallon psicografou saudações a você.

Delenda Cartago do dia:
Abaixo o voto obrigatório !
1 opinião
avalie fechar
Citnes Citnes (3) 16/01/2010 22h13
Citnes Citnes (3) 16/01/2010 22h13
Srs e Sras. ficam comentando dos EUA, mas a gratificação que temos é que o unico pais que realmente exerceu seu papel de "FORÇA DE PAZ DA ONU" foi o Brasil, lembrem nós não temos 10.000 soldados para colocar lá agora, nem navio hospital, porta avião, guarda costeira com enorme recursos e outros equipamentos de grande porte, somos pequenos ainda, mas estavamos e estamos lá, é demos conta do recado. Os EUA só sabem matar, nos paizes que eles tinham que promover a PAZ não conseguiram, são odiados. Nós promovemos a PAZ, vocês sabiam que qualquer jornalista para andar por lá somente com o exército brasileiro, sim senhores isso mesmo, porque temos moral e respeito dos Haitianos. Quando nós vimos na imprensa um soldado Brasileiro morto por lá a tiros? carro bomba contra a missão do Brasil? Convenhamos os EUA tem sim condições de desembarcar com força total, se o Brasil tivesse condições para isso em vez de enviar o Jobim, enviariamos nossa Marinha, Exército e Aeronautica, com recursos para ajudar, estariamos no controle do aeroporto da capital, sejamos humildes e deixaremos para quem hoje pode mais, eu acredito que se comentar que o Brasil deixará o Haiti para ficar por lá só os EUA os Haitianos e os próprios Americanos não vão deixar sabem porque? Eles confiam em nós não como Exército de ocupação e sim pessoas de bom coração que querem ajudar!
Estamos enviando toda ajuda que podemos com nossos velhos C130, é isso que dispomos no momento. Que DEUS abençoe a todos!
13 opiniões
avalie fechar
Paulo Rodrigues (2) 16/01/2010 22h02
Paulo Rodrigues (2) 16/01/2010 22h02
Wilson Prado: a função do Brasil e dos outros países até antes do terremoto era de Força de Paz, ou seja, acabar com a guerra civil e manter a ordem, coisa que o Brasil fez exemplarmente, reconhecido pelo povo haitiano. Pergunte para um haitiano se ele quer que as Forças Armadas brasileiras saiam de lá.... SUCESSO TOTAL DA MISSÂO DE PAZ LIDERADA PELO BRASIL - parabéns EXERCITO BRASILEIRO, FUZILEIROS NAVAIS E FAB.
Quantas estradas, quantas vilas, quantas populações ribeirinhas dependem da bravura destes homens que agora, mais do que nunca, devem ser reconhecidos como heróis, ao invés de ser facilmente criticados sob a mira de um mouse e um modem.
6 opiniões
avalie fechar
Paulo Rodrigues (2) 16/01/2010 21h31
Paulo Rodrigues (2) 16/01/2010 21h31
Marcelo Leite: claro que a capacidade de recursos dos Estados Unidos é maior, mas dizer que os brasileiros não tem experiência e organização, ai já é demais: a prova maior de desorganização foi a ingerência do aeroporto pelos americanos tendo haitianos morrendo e eles não deixando médicos e suprimentos pousarem, o que mostra que estão pouco preocupados com a América Latina, a não ser que possam obter lucro. Um exemplo de preparação dos brasileiros você pode encontrar no terremoto da Cidade do México, em que os bombeiros brasileiros foram verdadeiros heróis para os Mexicanos, homenageados por eles e lembrados até hoje. Os alemães homenagearam o soldado brasileiro na segunda guerra na campanha na Itália, os americanos começam a reconhecer Santos Dumont como inventor do avião, mas os brasileiros continuam colocando a si mesmos como seres inferiores, eu realmente não entendo. O Brasil ajudou e deve continuar ajudando o Haiti, e liderando os esforços da ONU, pelo bem do povo do haiti e também para, em última análise, reforçar seu posicionamento político por uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU. 5 opiniões
avalie fechar
antonio guerra (63) 16/01/2010 21h21
antonio guerra (63) 16/01/2010 21h21
Ao senhor marcos silva,
bem sabemos que Angelina Jolie e seu marido doaram muito dinheiro ao Haiti.
A diferença é que o dinheiro é DELES, não o nosso.
O presidente Lulla tenta, a todo custo, impor sua megalomania aos brasileiros.
Pergunto: quanto o Lulla mandou para a tragédia de Angra dos Reis?
Infelizmente, pessoas como o senhor não pensam que é O NOSSO DINHEIRO que financiam essa farra, como todas as outras que o governo federal vem nos impondo.
Agora, só falta o senhor aplaudir o apedeuta que assinou sem sequer tomar conhecimento do conteúdo um decreto que cercearia TODOS OS DIREITOS que muitos lutaram - pacificamente - pra conquistar para o Brasil. E outros - que dizem ter lutado, mas só implantaram o terror e o banditismo - agora mostram a que vieram.
Ora, por favor... a César o que é de César!!! Vamos deixar de politicagens e PENSAR!!!
11 opiniões
avalie fechar
odair queiroz (3) 16/01/2010 21h14
odair queiroz (3) 16/01/2010 21h14
Reconhecidamente, os americanos possuem maior experiência no tratamento de catástrofes. O momento não é de questionar, mas sim de agir, e mesmo quando se trata do espaço aéreo do Haiti, deve haver acima de tudo, uma coordenação do tráfego aéreo unica, para evitar tratamento de prioridades, levando a pousos que efetivamente venham a colaborar com as necessidades do local. Não concordo com a posição da reporter da Rede Globo, desfilando em carro com proteção da Onu, enquanto haitianos percorrem sem destino pela cidade à procura do nada, pois nada sobrou. Se é o caso de fazer uma superprodução, que pelo menos, não seja no nivel de reportagem que vai ao ar em horario nobre, para a decepção de todos. sem opinião
avalie fechar
javano reis (107) 16/01/2010 21h08
javano reis (107) 16/01/2010 21h08
HIENAS RAPINEIRAS
Estados Unidos se aproveitam da desgraça para ocupar - de novo! - o Haiti.
Eles fizeram isso no século passado - entre 1915 e 1941. Controlavam até a arrecadação de impostos!
Agora querem fazer a mesmíssima coisa, ocupando o Haiti - literalmente - por cima dos cadáveres que morreram no terremoto.
Veja:
"Da Agência Estado:
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou neste sábado, 16, ao Haiti, para discutir com o presidente haitiano, René Préval, a assistência financeira internacional e os planos para a reconstrução do país.
De acordo com ela, a ajuda poderia chegar de forma mais rápida se o Parlamento aprovar um decreto que dê mais poderes a Prèval, alguns dos quais poderiam ser delegados aos EUA, como por exemplo o poder de decretar toque de recolher. "Um decreto daria ao governo uma autoridade enorme, a qual, na prática, eles delegariam para nós", disse ao "The New York Times".
11 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (144) 16/01/2010 20h56
Paulo Saffioti (144) 16/01/2010 20h56
O Brasil é grande! Se pegarem a tabela de doações dos paises o Brasil só não doou mais que o EUA.
Que pena que o Obama entrou nessa. Se ele não entra iriamos sair em todos os jornais do mundo e não só no "Le Monde." Mais eu chego lá....E podem se preparar para pagar a conta.
5 opiniões
avalie fechar
josé martins (1) 16/01/2010 20h46
josé martins (1) 16/01/2010 20h46
na minha opinião o Brasil deveria concentra a tropas do nosso exercito nas nossas fronteiras e começar a cuidar um pouco mais do nosso país, lembram da amazonia, vale do jequitinhonha, etc, etc. força de paz, quem anda precisando de paz é povo brasileiro, vamos começar arrumando a nossa casa para depois querer arrumar a casa dos outros, e vamos parar de mandar a nossa gente morrer longe dos seus.
com relação aos ESTADOS UNIDOS obedecer o exercito brasileiro isto é uma piada de extremo mau gosto, eles passaram por cima da ONU para invadir o iraque não vão obedecer um país de terceiro mundo como o nosso
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página