Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos
Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 16/01/2010 20h36
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 16/01/2010 20h36
Nós brasileiros temos que levar ao Haiti industrias, comprar maciçamente seu artesanato, sua arte popular. Nós brasileiros somos os tutores daquele país, nomeados pela Onu. Temos que levar educação formal para eles.
Sei que nossa gente é muito carente ainda, mas os haitianos estão áinda a vários estágios de miserabilidade abaixo de nosso povo.
Com toda certeza tudo que fizermos ainda não deverá ser suficiente. Esse povo nunca teve emprego, não tem casa, comida, agua, cuidados, nadam é de doer o coração e corroer no âmago da alma vermos criançinhas em tanta dificuldade.
Mesmo antes do terremoto o mundo já tinha um débito com o Haiti, agora o planeta terra tem uma dívida impagável, sem prazo de vencimento para com esses pobres desolados.
A natureza foi inclemente e implacável com esses nossos irmãos. Temos nós, seres humanos o compromisso de amenizar e suavizar ao máximo possivel suas dores e dificuldades. Governos iníquos sucessivos se aproveitaram da bondade e ingenuidade desse pacato povo, tirando tudo deles, até mesmo suas vidas tão sofridas. Nós temos que fazer esse resgate, ele tem que durar até quando for necessario. Precisamos ver essa gente sorrindo cantando dançando como sua cultura sempre nos brindou.
A humanidade haverá de reconstruir o Haiti. Nem mesmo o equivalente a 35 bombas atómicas será o suficiente para aplacar nosso animo e nossa determinação.
11 opiniões
avalie fechar
luiz guilherme (91) 16/01/2010 20h24
luiz guilherme (91) 16/01/2010 20h24
Sabe o que significa Estados Unidos? Povo unido, e assim o povo americano, na hora da disputa politica, dos interesses individuais, cada um briga por o seu direito: mas na hora da guerra, na hora da verdade, unem-se todos. Foi assim que acabaram de fazer agora, Busch, Clinton e Obama em um comunicado conjunto, em socorro ao Haiti, em socorro da vida.
E ONU, voce sabe o que e? A ONU e a exten;ao dos interesses do povo americano e consequentemente do seu Exercito. Ou seja so fuciona de verdade na hora que os americanos tomam a frente. Portanto nao adianta estribuchar, essa e a verdade.
E o Brasil, alguem sabe o que e?
Dolar na cueca, cha de arruda, mensalao, mensalinho, amorim, vanutt, botox!!!! Merecemos? com toda certeza, isso vem de ber;o, nao existe vacina, infelizmente.
A prova esta ai neste episodio do Haiti, ate agora tanto as autoridades, como os simples mortais deste forum, so baseiam-se em querer levar vantagem em tudo, aparecer....para o seu partido politico, para o seu presidente, para o seu bolso(folha), etc...infelizmente.
10 opiniões
avalie fechar
Pedro Rangel (15) 16/01/2010 20h23
Pedro Rangel (15) 16/01/2010 20h23
Reconheço o esforço que o Brasil esta fazendo para atenuar a dificil situação dos Haitianos, estamos fazendo a nossa parte, os recursos publicos gastos com este apoio são oriundos do trabalho do povo
Brasileiro.
É importante resaltar a força que o Lula, o Jobim e o Itamarati estão fazendo para tirar proveito politico desta desgraça.
Aqui no Rio Grade do Sul a poucos dias tivemos uma trajedia, o governo federal foi procurado e negou apoio aos prefeitos, isto siguinifica que o "desgoverno" Petista tem dois pesos e duas medidas, realmente o nosso estado é perseguido pelo governo central.
9 opiniões
avalie fechar
Rocha Guimaraes (7) 16/01/2010 20h21
Rocha Guimaraes (7) 16/01/2010 20h21
Hillary Clinton desembarcou no Haiti dentro de um C 130 Hercules sem poltronas, sentada em caixas e caixas de medicamentos e alimentos. Jobim quis aterrisar no aeroporto em jato executivo da FAB. Deixa o trabalho para profissionais. VIVA os USA !!!!
Brasil tem muito que aprender , quem sabe daqui a uns 500 anos.
20 opiniões
avalie fechar
jose santos (98) 16/01/2010 20h02
jose santos (98) 16/01/2010 20h02
...o brasil comandar o que...comandar nada ..deve mesmo e cuidar de ajudar e deixa o comando nas mãos de quem entende,,quanto ao americanos, eles não devem mesmo receber ordens de ninguem,eles tem experiencias e com certeza farão um otimo trabalho naquilo que for preciso, quanto ao governo do brasil vai querer explorar até as desgraças alheias em beneficio de campanhas eleitorais,,querem ver pra crer..??????????????é so esperar.... 6 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (144) 16/01/2010 19h48
Paulo Saffioti (144) 16/01/2010 19h48
Eu apoio totalmento o comentário do sr Cezar Augusto Silva de Araujo (332) e acrescento alguns numeros: 1/3 da popula~ção brasileira é desnutrida e 290 crianças morrem por por doenças causadas pela fome segundo a unicef. Onde estavam escondidas as 30t de alimento que foram enviadas para o Haiti prontas para fazer uma propaganda internacional? O mundo esta ajudando liderados pelo EUA. (O Lula quis esse posto mais ta´querendo demais). Mas cada um com o que pode.. Com essa vontade de se destacar internacionalmente ele perde o pouco juizo que tem. Queria bancar o aquecimento global. E agora doa 15 milhões. O Canadá doou 3 milhões. Os maiores paises do mundo doaram muito menos que nós. Enquanto embarcamos aviões com ajuda todos os dias 2 Boeings cheios de crianças caem no Brasil matando todas. Como alguem disse abaixo fazer campanha para se promover internacionalmente as custas de desgraças é lamentavel E o pior que não ajuda nem lá e nem aqui. 4 opiniões
avalie fechar
licinia albuquerque (168) 16/01/2010 19h43
licinia albuquerque (168) 16/01/2010 19h43
Não importa quem vai resgatar a dignidade daquele povo. O que interessa é que eles precisam de ajuda. São seres humanos que tem fome. Deveria, há muito tempo, alguma nação ter tomado conta daquela gente e tirado de circulação pessoas como aquele infeliz do consul deles, que pareceu nem importar-se com a vida de seu povo. 30 opiniões
avalie fechar
rubens cavalcanti (2) 16/01/2010 19h26
rubens cavalcanti (2) 16/01/2010 19h26
Pelo Amor de DEUS. Até em um momento de tanta tristeza e quando necessário ações concretas de ajuda humanitária como faz os Estados Unidos, em uma demonstração de PAÍS, de fantástico amadurecimento Político(BILL CLINTON E BUSH juntos arrecadando dinheiro, adversários partidários, mas Homens com "H" maiúsculo), o Ministro das Ralações Exteriores do Brasil(Celso Amorim) e seu Chefe LULA não param de falar asneiras.
Se o FHC se manifestar para angariar fundos, a CUT e o MST tocam fogo nas doações, pois são ajudas neo-liberais , o que êles não sabem nem o que siginifica. Republiqueta de BANANA.
7 opiniões
avalie fechar
joao gomes (1) 16/01/2010 19h26
joao gomes (1) 16/01/2010 19h26
Li a reportagem e quase tados os comentarios,vi que a maioria dos comentarios e completamente o retrato do nosso povo, que se coloca explicitamente a quem quizer ver como somos democlaticos no que se refere a ignorancia, e uma ignorancia total e dos mais variados tipos. Vendo isso fico a imaginar o porque de todos os fatos ruins que assolam a nossa sociedade descritos aqui pelos nossos ilustres comentaristas. Agora com relaçao a essa maga catastrofe que atingiu aquele ja sofrido e explorado povo, so nos resta pedir a Deus que coloque no coraçao e na mente dos governantes sem distinçao deste ou daquele, que o momento e de muito sofrimento e dor, e toda solidariedade do mundo ainda nao sera suficiente para reparar acidente. E nos que aqui estamos em nossos lares, em nossas confortaveis cadeiras com os nossos bumbuns gordos paremos um pouco e tentemos colocar nos por um pequeno momento no lugar daqueles desafortunados irmaos. Que Deus os proteja. 3 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (232) 16/01/2010 19h10
marcos cesar fernandes (232) 16/01/2010 19h10
A grande maioria dos comentários são "exelentes", mas quando aparece uma "Sandysse" querendo imputar a desgraça haitiana a um suposto pacto com o diabo que aquele povo fez em 1804, ai já é o fim.
O diabo na verdade é um ser fictício que jamais existiu e que é usado pelos pastores evangélicos e padres como seus aliado na alienação e levantamento de fundos, enfim: o maior amigo dos religiosos.
Zilda Arns merece nosso respeito, apesar de pertencer a uma entidade nada filantrópoica, pois enquanto a Igreja Católica caçava bruxas, nos anos da Santa Inquisição, os países europeus escravizavam seres humanos cuja única diferença era a pigmentação da pele devido à adaptação ao meio-ambiente, fenômeno muito bem explicado por Charles Darwin, e que era tolerada, desde que contribuissem com impostos, pela Santa Sé que ficava fazendo estudos para saber se eles eram filhos de Adão e Eva (maior lorota bíblica).
Espero que quem venha substituir a Dra. Arns tenha também a iniciativa de combater o "pedofilismo" que alguns cléricos da Igreja Católica praticam, e que são muito mais do que os que aparecem nos noticiários.
Estou percebendo que há um certo descontentamento com a ajuda americana ao Haiti. Isso não faz o menor sentido. Os EUA hoje é governado por um homem da raça negra e isso mostra o quanto somos todos iguais e creio que o Haiti sairá desse acontecimento mais aberto para o único país que pode comprar os seus produtos, sejam agrícolas ou industriais, que é justamente os EUA.
6 opiniões
avalie fechar
cacilda galiotto (147) 16/01/2010 19h01
cacilda galiotto (147) 16/01/2010 19h01
Wilson Prado, vc disse que o Brasil fracassou, fracassou no que cara palida, seria pq não conseguiu segurar o terremoto, faça o favor de não desdenhar de seu país, pois, nosso povo fez e está fazendo sim o possível p/ amenizar o sofrimento daquele povo; ficar à frente do computador criticando é muito fácil, vai lá faça melhor! 265 opiniões
avalie fechar
Marcio Leite (65) 16/01/2010 18h58
Marcio Leite (65) 16/01/2010 18h58
Os haitianos estão morrendo e o Jobim preocupado com o comando das ações. Os americanos tem experiência e organização para esse trabalho e o melhor é reconhecer essa realidade e aproveitar o momento para aprender com eles. O Lula disse que ligou para o Obama pedindo ajuda e a ajuda veio. Graças a Deus ! 42 opiniões
avalie fechar
Carlos Duarte (1) 16/01/2010 18h55
Carlos Duarte (1) 16/01/2010 18h55
Esses americanos são mesmo muito arrogantes. Lá vai o Capitão América mais uma vez defender os fracos e oprimidos. Mas certamente, como sempre, quererá levar algo em troca. Tomara que o ministro Jobim não se acovarde frente a esses que pensam que são os donos do mundo. 3 opiniões
avalie fechar
renato cezario (2) 16/01/2010 18h45
renato cezario (2) 16/01/2010 18h45
Os EUA estão colocando ordem no caos que se instalou no Haiti. Lógico que erros vão ocorrer, mais é muito melhor que inércia tupiniquim. 2 opiniões
avalie fechar
Brenno Braga (24) 16/01/2010 18h33
Brenno Braga (24) 16/01/2010 18h33
Isso é sadismo, meu caro Sr. Mário Pedrosa! Sacanagem da grossa, maldade, covardia! Como pode desejar para o tão sofrido e pobre povo haitiano, algo tão terrível, pior que o terremoto que práticamente destruiu o país? Deus que lhe perdoe... 2 opiniões
avalie fechar
Antonio D´Angelo (72) 16/01/2010 18h31
Antonio D´Angelo (72) 16/01/2010 18h31
Senhor RUI RUIZ CAPUTI. A HIPOCRISÍA deve ser banida sempre. Reclamar que "nossos" políticos deveriam se inspirar em Dona ZILDA ARNS é dizer o que há de mais lógico. Lamentavelmente, nossos políticos somente se inspiram em tudo que é material, dinheiro, carros, fazendas, contas em paraísos fiscais, etc. Eu não conheço político que lute contra falcatruas, esquemas, corrupção, roubalheira......, etc. Entra governo e sai governo e tua continua como antes ou pior!!!!!!! Dona ZILDA ARNS é mais uma, entre muitos brasileiros, como CHICO XAVIER, MADRE TEREZA, FREI DAMIÃO, e o inesquecível AIRTON SENNA DA SILVA, que mostraram ao Brasil e ao mundo como se deve ser solidário e nenhum político levantou essa bandeira. Vivemos num país de oportunistas, de malandros de corruptos, e é por isso que o Brasil demora a alcançar seu posto de país de primeiro mundo. Politicamente, com o quadro político que está por vir...!!! não vejo luz no final do túnel. 22 opiniões
avalie fechar
Demétrio Laino Justo Filho (1) 16/01/2010 18h31
Demétrio Laino Justo Filho (1) 16/01/2010 18h31
Tenho a sensação que Deus escolheu o local e momento do chamamento da Drª. Zilda para que o mundo veja a importância de seu trabalho para a humanidade, instando as pessoas na necessidade de ser ampliado. 3 opiniões
avalie fechar
Raf Souza (176) 16/01/2010 18h28
Raf Souza (176) 16/01/2010 18h28
"Segundo informações do governo do Estado, o Parque Zilda Arns é o quarto maior parque linear do mundo e o décimo maior da cidade de São Paulo, com 7,5 km de extensão e 224 mil m2"
Tá aí a prova de que o governo do estado mente descaradamente. Se o parque é o 10º maior da cidade de SP, como pode ser o 4º maior do mundo?
Ou...
A Folha de S. Paulo deveria começar a contratar jornalistas de verdade e aprender o que significa padrões mínimos de qualidade. Que errinho mais tosco, hein?
6 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (2014) 16/01/2010 18h19
Alcides Emanuelli (2014) 16/01/2010 18h19
Interessante como acontece as doações a condição é a promoção pessoal da Instituição que esta fazendo a doação.
O interesse maior esta em aparecer muito mais do que realmente na questão de solidariedade, mas o que importa que ela acontece.
Não posso julgar porque pode ser uma questão da imprensa tendênciosa, mas a doação do Brasil já foi paga e muito bem paga com a promoção que estão fazendo para o mundo todo, qual será o objetivo de aparecer com a desgraça dos outros!
Muita besteira por parte de pessoas que estão no poder estão sendo colocados como a inveja contra os Americanos, uma vergonha esse tipo de comportamento das pessoas que estão no Poder os donos do poder mas o que será que eles pretendem com tudo isso.
Até o Enterro de do Zilda foi visto como espaço para muitos se promoverem.
Vamos deixar o oportunismo de lado e ver que o que vale mesmo são as doações a ajuda do mundo todo nessa tragédia de proporções incomum.
Deus ajude essa gente esse povo sofrido,que a vida toda sfreu com seus ditadores corruptos.
Agora ainda eles vivem a incerteza de politicas socias que tragam resultados para diminuir um pouco a miséria.
Vamos ver o que vai acontecer com essa Nação, esperamos melhor sorte e com a ajuda humanitária do Mundo tudo possa ser mais humano naquele País.
2 opiniões
avalie fechar
É facil o Sr jobim propor aumentar as atribuições do Brasil e aumentar o tempo além do cabivel ao Brasil porque quem vai pagar a conta é o povo brasileiro. O Brasil não tem nenhuma responsabilidade com o Haiti. Quem colonizou o Haiti e os explorou foram os franceses, então eles são o pai da criança.O povo brasileiro não tem nenhuma responsabilidade com os hitianos, inclusive nunca explorou aquele povo. O povo brasileiro já deu uma contribuição mais doque necessária. Os americanos, os franceses, ingleses e espanhois são os devedores do povo haitiano e responsaveis pela miseria dele. Os franceses são o maiores responsaveis pela miseria dos haitianos, inclusive ganharam muito dinheiro vendendo, na europa, o açucar, cacau e outros produtos explorados no Haiti sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página