Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Terremoto no Haiti

O mais forte terremoto em mais de 200 anos no Haiti causou o colapso de um hospital e sérios danos ao Palácio Nacional, à sede da força de paz das Nações Unidas e a outros edifícios. Funcionários diplomáticos americanos e testemunhas relataram corpos nas ruas e um funcionário de auxílio descreveu "desastre total e caos".


Leia mais sobre terremotos

Outras notícias internacionais

Especial

Livraria

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos
Comentários dos leitores
Rocha Guimaraes (7) 18/01/2010 16h26
Rocha Guimaraes (7) 18/01/2010 16h26
Onde esta o Porta Avioes Sao Paulo. Sera que consegue pelo menos sair da Baia de Guanabara ou os motores estao pifados??
Seria de grande valia e uma grande tacada se o Brasil conseguisse envia-lo para a Zona do Haiti com helicopteros e mantimentos.
Se nao e' possivel usa-lo para que ter isso???
Ou entao deixe os trabalho para os profissionais dos USA
4 opiniões
avalie fechar
Ricardo Câmara (52) 18/01/2010 15h20
Ricardo Câmara (52) 18/01/2010 15h20
O Haiti com a sua superfíce de 76.192 Km2 e uma população estimada em 9 milhões de habitantes, sempre foi palco de crise política. Dos seus 20 presidentes, 16 foram depostos ou assassinados durante os séculos XIX ao início do XX. Os EEUA impuseram suas tropas naquela ilha entre 1915 a 1934 no sentido de proteger seus interesses. Atualmente, a sua economia se baseia ainda no açúcar, que teve o seu apogeu no século XVIII, e dentre outros, tais como: banana, manga, milho,batata-doce,legumes e tubérculos, sendo que quase a metade da população é analfabeta e dependente de ajuda externas. Os acontecimentos entorno dessa última hecatombe que deixou o país sob escombros, entre mortos e feridos, não resta dúvidas que outras catástrofes acontecerão, tendo em vista a situação geográfica do Caribe, onde abrange a América Central, está situada sobre placas tectônicas causadoras desses abalos sísmicos.Não adianta toda a ajuda destinada pela "reconstrução do país" se o mesmo fica na iminência de se desmoronar, ceifando novas vítimas decorrente de um fenômeno natural. Os interesses escusos das grandes potências são as pretensões estratégicas, pois naquela região percebe-se a ponte de tráfego de drogas pelo produto da cocaína entre nações como a da Colômbia,Bolívia, Peru e os EUA, maior consumidor do pó branco. Um grande feito humanitário seria que cada nação rica adotasse os sobreviventes com dignidade, deixando o espaço físico (Haiti) para a natureza se recompor sem a presença do homem. 53 opiniões
avalie fechar
Agnaldo Souza (1) 18/01/2010 15h18
Agnaldo Souza (1) 18/01/2010 15h18
Engraçado - eu particularmente não sou usuário do SUS - mas sempre leio no noticiário - falta de leito aqui e ali. Moro em Campinas - e também tem esse tipo de problema. Um hospital da aeronáutica iria bem por aqui - inclusive um improvisado. 1 opinião
avalie fechar
Regina Martins (141) 18/01/2010 15h03
Regina Martins (141) 18/01/2010 15h03
Haverá, no próximo dia 25, uma conferência, um encontro, sei lá o q é, entre diversos países sobre o q fazer com o Haiti; será em um território neutro q é o Canadá (aliás um grande país, sou fã incondicional do Canadá). 13 opiniões
avalie fechar
Regina Martins (141) 18/01/2010 15h00
Regina Martins (141) 18/01/2010 15h00
Mandando 10.000 soldados hj, mais 10.000 amanhã, daqui a pouco toda a ilha estará tomada pelos marines...; ficarão uma década e não farão nada pelo povo.
Cd o Sarkozy?
Deve tá fazendo um "vodu" para acalmar o povo e mandar a "maldição" embora.
Maldição = colonização francesa.
30 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 18/01/2010 14h42
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 18/01/2010 14h42
Dra Zilda Arns está para o Brasil, assim como Madre Tereza estava para a India. 15 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (319) 18/01/2010 14h41
Chris Maria (319) 18/01/2010 14h41
Quando nos deparamos com imagens como as que Daniel Aguilar/Reuters retratou onde se lê "Haitianos caminham por ruas cobertas de escombros em Porto Príncipe; UE anuncia envio de US$ 500 mi em ajuda", piadas de mau gosto tornam-se absolutamente desprezíveis. 17 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 18/01/2010 14h30
Valentin Makovski (524) 18/01/2010 14h30
Sabe que apôs dias do catástrofe, eu ontem via algumas imagem das tantas que dia dia passam na TV, e uma delas me chamou muito a atenção....Tinha um grupo de pelo menos 50 haitianos, que estavam perto da reporte da Globo, pedindo que a AJUDA INTERNACIONAL, seja distribuida p/ o povo e não para o Governo, eles gritavam e pediam pelo amor de deus..Isso e muito marcante, pois eu semana passada postei, uma mensagem e agradeço a todos pelas avaliações, na qual eu comentava que o haiti, não tinha nenhuma estrutura de captar ajuda humanitária tanto com "COISAS VARIADAS" como "DINHEIRO", e ontem pude perceber que minha dúvida não estava errada, pois se o povo pede que o governo não receba ajuda e que esta mesma ajuda que fosse enviada, tinha quer distribuida p/ o povo.
Eu hoje estou vendo que a UE esta doanda U$ 500 Milhões, fora o que já foi doada antes, e fica ainda com 1 pulga atrás da orelha, será que o governo atual, totalmente despreparado consegue fazer um bo uso destas doações????
Posso assegurar a vcs estimados leitores, que NÃO.
Experiências não nós faltam p/ analizar, é só olhar p/ o continente africano e veremos o tanto de dinheiro que foi injetado e em nada resolvou a miséria daqueles países.
E não precisamos ir tão longe, só olhar para dentro do Brasil.
Eu só espero que a ONU, OEA e todos aqueles que estão com foco no Haiti, resolva de uma vez por todas os graves problemas daquele país, sem precisar enviar tropas multinacionais, SOMENTE.
117 opiniões
avalie fechar
Francisco Lemos (94) 18/01/2010 14h11
Francisco Lemos (94) 18/01/2010 14h11
Lula esta nervoso porque ele queria que algum de seus amigos, Sarney ou Arruda etc, fossem responsaveis por receber e distribuir toda a grana, hehehehehehe!!! 9 opiniões
avalie fechar
Cris Otaviano (1) 18/01/2010 13h59
Cris Otaviano (1) 18/01/2010 13h59
Discordo do que disse o o Sr. Carlos Gomes, um dos princípios que disciplina o Brasil em suas relações internacionais, inscrito na Carta Magna, é o da cooperação para progresso da humanidade. Temos, todos nós, seres humanos obrigação de ajudar nossos compatriotas habitantes deste planeta, pois todos estamos sujeitos a esse tipo de catastrofe. No caso do Brasil, essa obrigação está estampada na nossa Constituição e sem considerar, ainda, inúmeros tratados assinados pela comunidade internacional, que obriga sim a uma ajuda efetiva e não meramente simbólica! Uma vergonha sim, é países como China e Gran Bretanha doarem essa esmola. Não fazemos mais que nossa obrigação, enquanto seres humanos, ao ajudarmos os mais desafortunados que nós. O Presidente da República é chefe de estado, e como tal, deve representar o país em suas relações internaionais. Nessa condição, tem que utilizar e muito seu passaporte. Concordo que a doação do Estado brasileiro deveria ser mais vultuosa, mas outras países deveriam ter doado mais e não o fizeram. O Haiti vive uma situação de caos há muito tempo, espero que essa catastrofe sirva para conscientizar os países ricos de que tem sim obrigação de cooperar para o crescimento da humanidade. Cooperação efetiva, volto a dizer, e não meramente simbólica. 13 opiniões
avalie fechar
Wanderson Rodrigues (1) 18/01/2010 13h56
Wanderson Rodrigues (1) 18/01/2010 13h56
Caros colegas, Carlos e Camila-
Já q q vcs estão falando em valores, vamos colocar na ponta da caneta. a união euripeia q tem 27 paises estão doando 222 milhões de euros , colocando em não importa o poder e o valor a moeda deles, dividindo este falor por 27 da menos q 10 milhões.
Agora vamos ver outras questão, entes do terremoto, o Brasil ja gastou de 500 milhões sem ajuda de nimquem.
Então passa a ler mais o nosso pais tem feitas na quele lugar, e para de ficar dizendo besteiras sobre o presidente Lula.
O Brasil tem q ajudar no q pode, pois tem muito ai q nem se quer abriu a mão pra ajudar, e olha q são paises q tem muito mais poder q o Brasil.
Presidente Lula faça o seu trab, como devi ser, e como esta fazendo, e q sefalem o q quizerem falar, o seu careter como homem e o q o povo brasileiro quer ver, um homem q governe este pais honestamente, e prova pros presitendes q já passarão q poderiam ter feito muito, e nada fez.
13 opiniões
avalie fechar
sergio lima (85) 18/01/2010 13h51
sergio lima (85) 18/01/2010 13h51
É uma piada de mau gosto ver como se critica a ajuda brasileira em relação ao Haiti. Os soldados brasileiros fizeram o possível para manter a estabilidade no pais, antes do terrremoto e ainda tentam fazer, limitados óbvio pela capacidade das forças armadas brasileiras, q é certo, NÃO SE COMPARAM AOS DOS EUA, nem em poderio bélico, equipamento, treinamento e número. O q tem de mais tb o governo doar 15milhões para o Haiti? Fará falta aqui? To doendo no bolso de vc´s? Deveria ser doado a Angra? Angra precisa mais do q os 50milhões q foram disponibilizados para a reconstrução de casas de uma só cidade? E se o Brasil não tivesse doado nada e retirado os soldados? O q falariam? Q bastou um desastre pra mostrar q o Brasil não tem capacidade para gerir nada e q deveria ter vergonha de não ajudar em nada aquela pobre gente? Tanto dinheiro indo pra cuecas e meias e nada pro Haiti? Se faz, criticam, se não tb criticam. ALGUM DE VC´S CONTRIBUIRAM COM O PESSOAL DE ANGRA? OU QDO O ESTADO DO MARANHÃO E OUTROS DO NORDESTE FICARAM ALAGADOS, CONTRIBUIRAM? Ou só ajudaram Sta Catarina, pois são uma gente bonita, loira e de olhos azuis? O Haiti só tem gente pobre e escura mesmo né, q nem o Maranhão, q se danem. Espero q um dia vc´s precisem de ajuda como eles estão precisando, e q apareça alguém q lhe estendam a mão, para q vc´s se aprendam o q é solidariedade... 34 opiniões
avalie fechar
S D (10) 18/01/2010 13h37
S D (10) 18/01/2010 13h37
Enquanto no Brasil se fala demais, o resto do mundo desenvolvido age rapidamente, principalmente os EUA.
Os EUA, com extrema agilidade, resolveram o problema do aeroporto do Haiti, permitindo que os voos de entrada e saída sejam possíveis e de forma organizada. Eles enviaram um porta aviões que, possui 3 centros cirugicos e leitos, os helicopteros fazem o traslado, já esta a caminho um navio com 600 médicos, há 10 mil militares americanos trabalhando etc etc. É fantástico a organização, o profissionalismo e a determinação dos americanos.
Por isto que, alguns governantes de mentes de pequeno calibre, que não tem capacidade, invejosamente falam idiotices, tipo os EUA querem aproveitar para se insatalrem no Haiti etc etc. Se os americanos realmente querem isto, tenho certeza de que será melhor par ao povo haitiano do que tem sido desde a sua independencia. É infinitamente melhor estar no no eixo EUA-Inglaterra do que nos tortuosos caminhos entre Caracas-Cuba. Se o Brasil quer tanto um assento no Conselho de Segurança da ONU, verdadeiro pretexto de estar no Haiti, vai ter que fazer muito, mas muito mais do que enviar apenas R$ 15 milhões e alguns voos com alimentos e manter os soldados confinados na base (segundo reportagem da CNN e BBC, de alguns dias atras, não havia tropas na rua recolhendo os mortos ou patrulhando. Aonde estava o contigente do Brasil?). Ou temos a coragem e determinação ou é melhor ficar de fora do jogo de gente grande.
28 opiniões
avalie fechar
joao neto (1) 18/01/2010 13h02
joao neto (1) 18/01/2010 13h02
Triste ver como alguns brasileiros, ao contrário do resto do mundo, tratam nosso presidente e a politica externa com preconceitos imbecis. A UE tem que doar muito mais do que 500mi, principalmente a França que foi quem levou escravos de suas terras para aquela ilha. E também porque o protecionismo que deles esm relaçao a agricultura é uma ds principais causas de fome e de miséria em países que dependem da agricultura como o Haiti. A obrigação do Brasil, que tem um PIB muito menor que da UE, é a deum líder regional que tem, sim, o direito de cobrar ação dos países ricos. A contribuição que o Brasil dá não é só os 15 como os idiotas salientam. Alem do comando da Minustah, o nosso pais é o principal prestador de cooperação técnica àquele país e a tantos outros. Por meio desse cooperação, eles aprendem novas atividades econômicas, estabelecem suas instituição democráticas e passam, com o tempo, a resolver seus próprios problemas. Disso os tucanóides não sabem, claro, porque não sai na capa da Veja, fonte das tolices que somos obrigados a leu por aqui. Não importa o que vocês falam, o que importa ;e o que o povo do Haiti e do mundo percebe do Brasil hoje: um país comprometido com os valores do desenvolvimento, da paz, do direito internacional e do multilateralismo. Quanto aos EUA, estão ocupando o Haiti com soldados, a depseito das forças da ONU, quero ver quando é que eles vão sair de lá, afinal, eles nunca saem deonde poem os pés... 17 opiniões
avalie fechar
adão ribeiro (38) 18/01/2010 12h57
adão ribeiro (38) 18/01/2010 12h57
Gostaria de saber onde ficarão depositados esses milhões de dolares que estão enviando, quem tomará conta, quem definará como será gasto, será que o Sr Preval, ou o outro elemento que em Brasilia disse que a tragédia lá no pais dele está sendo boa pra quem está aqui fora.
Toneladas e mais toneladas de ajuda já chegaram, e continuam falando em saques e desorganização, isso com alimentos, imaginem os saques em cima das tais verdinhas.
È hora de esquecer que existe uma capital e começar imediatamente a ordenar um local para ser construida uma nova cidade, seria bom já definir, e já ir colocando cada um no seu quadradinho.
3 opiniões
avalie fechar
Claudio Esteves (1) 18/01/2010 12h45
Claudio Esteves (1) 18/01/2010 12h45
Enquanto alguns criticam o valor da ajuda financeira, o país mantém tropas entre outras ongs constantemente no país a anos, se doar pouco uns criticam, se doar muito outros criticam, se viajar para o exterior e vender o peixe para os empresários que geram empregos no país tá viajano muito e gastando muito, vamos botar o célebro para funcionar, critica mas com inteligência, já não aguento mais ver as críticas com as viagens do AEROLULA. Vai criticar o Panetoneduto ou o Castelinho das Arábias, ou a Governadora do PSDB que não quer lagar o osso diante de tanta denúncia como o DEM de Brasília, quanto o PMDB pelo Brasil afora, que nunca presta mais é o partido que manda no Congresso, quem quer governar precisa deles, até o FHC precisou da corrupção deles.
Façam o favor, deixa de criticar o governo com problemas dos outros, não fomos nós que deixamos o Haiti na miséria após anos de provincia, a França deveria ser o maior doador, foram eles que deixaram o país naquela situação, como os portugueses, holandeses, ingleses fizeram.
3 opiniões
avalie fechar
hugo chavez (310) 18/01/2010 12h31
hugo chavez (310) 18/01/2010 12h31
O Brasil vem tentando fazer sua parte há anos no Haiti. Particularmente sou totalmente contrário a qualquer tipo de "intervenção" estrangeira em outro país, exceto se for o desejo do povo local e NÃO DE GOVERNANTES SERVIÇAIS A CERTOS INTERESSES. Entretanto, se o Brasil lidera um mandato legítimo da Onu, é impressionate perceber a vontade que exibem certos "brasileiros", de detonar com nosso país. Por mais que se faça e se progrida neste país, alguns sofreram uma lavagem cerebral tão grande, que torcem para tudo dar errado e para que os eua dominem o Haiti e o próprio Brasil. Como explicar esta vontade doentia de ser superado, derrotado, humilhado, controlado, dominado de todas as formas. Seriam mesmo brasileiros ou apátridas, gente que não tem identidade Nacional ou seriam infiltrados, para restabelecer no Brasil, o Psdb, o partido do ENTREGUISMO, que sempre ignorou a maior parte da população do país e sempre trabalhou para submeter o Brasil ao eixo eua-inglaterra-sionistas. Uma coisa é ser contra a política do PT, outra coisa é torcer contra o próprio país. A mim pouco importa que partido governa, eu sou Brasil e critico o errado e elogio o certo. Que tipo de cidadão é este que quer o mal do próprio país? O que ele quer para o Brasil? Que sejamos a eterna colônia do eixo? Admirar os eua, eu posso compreender, apesar de discordar, pq considero este país, até por conhecê-lo muito bem e assistindo a globo ou lendo a veja, o exemplo de tudo aquilo que conduz o mundo ao colapso que assistimos, mas, torcer contra o Brasil e trabalhar contra, é desprezível em todos os aspectos. 16 opiniões
avalie fechar
hugo chavez (310) 18/01/2010 12h09
hugo chavez (310) 18/01/2010 12h09
Com o nítido viés invasor e belicista de sempre, os eua já chegaram no Haiti com sua arrogância peculiar, ignorando TODAS as outras Nações e a Onu, controlando o aeroporto e manipulando a escala de pousos e decolagens para "angariar dividendos". Sempre que existe guerra ou catástrofe, lá está metido os eua, pq já aprenderam que isto dá LUCRO e garante DOMINAÇÃO futura sobre as vítimas ou os derrotados, além de GRANA, na hora de reconstruir o lugar. Explorando-se a História recente, constata-se quem são os maiores assassinos e verdadeiros terroristas, os únicos a jogarem bombas atômicas e CONTRA POPULAÇÃO CIVIL JAPONESA. O pesquisador norueguês Prof. Johan Galtung, que recebeu o "prêmio Nobel" alternativo da paz em 1987, afirmou: "a estimativa do número de pessoas assassinadas pelos eua mundo afora, desde a 2ª Guerra Mundial, varia entre 12 e 16 milhões. Em todas as intervenções norte-americanas trata-se de incentivar o próprio sistema econômico. A tal 'Guerra contra o Terror' é somente um álibi."Após o fim da 2ª guerra, os eua conduziram cerca de 110 ações militares, intervenções e guerras (em mais de 200 conflitos desde 1945). A maioria rotulada como "medidas para assegurar ou restaurar a paz". São ações preparadas há muito tempo e lançadas com mentiras, manipulações, e intimidação militar. Os eua não é apenas o maior poluidor do mundo ou o maior consumidor de drogas que alimenta o tráfico internacional, o país é certamente o mais hipócrita, um "Estado canalha", como define o escritor Noam Chomsky. A Resistência Mundial contra o imperialismo estadounidense, o qual a "grande mídia" nos vende como "liberdade e democracia" ou o modo de vida que devemos adotar, está profundamente desgastado. À medida que nós sucumbimos diante do delírio consumista, da especulação financeira e expansão destrutiva contra outros países, a natureza e os seres humanos, nós fechamos a fonte de nossa própria identidade e direito de existir como Nações realmente livres. 38 opiniões
avalie fechar
Amadeu Akira Nakafori (20) 18/01/2010 12h09
Amadeu Akira Nakafori (20) 18/01/2010 12h09
Sim, dinheiro é mais facil de desviar do que materiais...
Tenho visto que em todas as campanhas de ajuda a alguem sempre leva para casa as melhores coisas que as doações recebem...
Então o que vai adiantar dar dinheiro para o Haiti se quem está tomando conta do dinheiro só vai entregar uma parte dele? Cadê a ONU para angariar esses recursos??
Não deixem nas mãos de qualquer um... Façam o correto, tipo a UNESCO que tem a conta certa para as doações...
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 18/01/2010 11h40
hugo chavez (310) 18/01/2010 11h40
Os eua se aproveitarem de todas as situações, inclusive tragédias, para enviar militares aos 4 cantos do globo e no Haiti, não podia ser diferente. Eles insitem em ser o "xerife" da Humanidade, aproveitam qualquer brecha para se imiscuir em outro país e fazer sua tradicional Propaganda enganosa, contando com a servidão da "grande mídia". Mas, outros fatos chamam a atenção. Existem comentaristas que torcem CONTRA o Brasil, até na hora de ajudar vítimas de calamidades.Eles querem ver o Brasil ficando para trás, em 2º ou 3º plano. Seu maior prazer é encontar um motivo para criticar o Governo ou elogiar os eua. É impressionante como existem algumas pessoas assim no nosso país. São mais do que apátridas, são pessoas que vivem aqui e estão CONTRA o próprio país que os acolhe. Não se sentem brasileiros, mesmo que tenham, porventura, nascido aqui. Seu "povo" é outro e seu "governo central" não está no território nacional. Uma observação atenta nos dá dicas de quem são os apátridas, mas, a história é antiga e a traição ao país onde vivem, não se limita ao Brasil, nem aos tempos atuais. Quanto mais o Brasil avançar e valorizar o TRABALHO, o ESFORÇO e o POVO, em detrimento da usura, da especulação e das tramóias nas "finanças" que privilegiam um pequeno "grupo", maior será sua revolta. Eles costumam ter alergia à pobre, por isso, devem achar um desperdício ajudar os haitianos e idolatram os eua, que dão 1 dólar com uma mão e tiram 10 com a outra. Esta mentalidade de traição à Pátria onde se vive e valorização do dinheiro acima de tudo, acaba gerando uma enorme repulsa e depois alguns não entendem as voltas que este mundo dá. 16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1046)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 24 25 26 27 28 29 30 31 32 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página