O personagem

AP
Yazid Zinedine ZIDANE


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 02 de julho de 2000

ACONTECEU NA SEMANA


Rodrigo Bueno
     

 

Eurocopa-2000 (quartas-de-final e semifinais)

- Holanda 6 x 1 Iugoslávia

Show. Uma das melhores atuações da seleção holandesa desde o ''carrossel'' dos anos 70. A Iugoslávia teve a primeira chance de gol do jogo. Depois só deu Holanda. Seis gols saíram barato para a Iugoslávia, uma das seleções mais poderosas do mundo.

- França 2 x 1 Espanha
A melhor partida da Espanha no torneio e talvez a pior da França. O resultado não foi justo, pois os espanhóis, mais pelo segundo tempo, mereciam o empate. Raúl ficará marcado pelo pênalti perdido no minuto final. A França, além de tudo, está com sorte.

- Itália 2 x 0 Romênia
Vitória tranquila dos italianos, pois os romenos, especialmente Hagi, mostraram nervosismo. No erro do adversário, o time de Dino Zoff liquidou a fatura ainda no primeiro tempo. Despedida triste para Hagi, que tirou Conte do torneio e foi expulso.

- Portugal 2 x 0 Turquia
Não fosse a expulsão rápida de um turco e a perda de um pênalti no primeiro tempo, Portugal teria dificuldade para vencer. Assim como no jogo da Itália, o vencedor foi conhecido no primeiro tempo. Na segunda etapa, Portugal perdeu a chance de golear.

- França 2 x 1 Portugal
Os portugueses foram tímidos demais, mesmo antes de abrirem o placar. Respeitaram em demasia os campeões do mundo, que tomaram conta da partida e podiam ter decidido o jogo antes da prorrogação. O pênalti, bastante discutido, aconteceu mesmo.

- Holanda 0 x 0 Itália (1x3)
Incrível ataque contra a defesa. Por 120 minutos o time holandês ficou em cima da Itália. Bravamente os italianos, que perderam Zambrotta expulso, se seguraram. A Holanda penou para furar uma dura retranca. Conseguiu dois pênaltis e jogou tudo fora. Eliminatórias da Copa-2002

- Brasil 1 x 1 Uruguai
Péssimo primeiro tempo da seleção. Segundo tempo razoável. Os uruguaios se aproveitaram da precária defesa brasileira e por pouco não conseguiram a primeira vitória desde 1950 no Maracanã. Luxemburgo tem muito trabalho a fazer agora.

- Colômbia 1 x 3 Argentina
Uma partida praticamente sem erros dos argentinos, que conseguiram se impor mesmo fora de casa e diante de um rival perigoso. Marcelo Bielsa parece ter encontrado a sua formação ideal. Já a Colômbia pode render bem mais com o time que tem.

- Equador 2 x 1 Peru
O resultado confirmou a boa condição do time de Hernán Gómez, que complicou para o Brasil no Morumbi. Jogando em velocidade, conseguiu bater um concorrente direto. Depois de um bom início, o time de Francisco Maturana vai mostrando suas fraquezas.

- Chile 3 x 1 Paraguai
Primeira vitória dos chilenos no torneio, mas com muito custo. O pênalti que definiu a partida é mais do que duvidoso. O Paraguai continua sendo uma presa fácil fora de casa. Os ''estrangeiros'' das duas seleções ainda não renderam tudo o que se espera.

- Venezuela 4 x 2 Bolívia
Vitória histórica para os venezuelanos, que não tinham conseguido pontos nas eliminatórias para 2002 e não tinham feito sequer um gol na disputa. Os bolivianos, agora ''lanterninhas'', deixaram claro que não estão no páreo, mesmo com a altitude.

E-mail:
rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:

25/06/2000 - Desunião européia
18/06/2000 - A volta dos gols
11/06/2000 - Quanto vale o show?
04/06/2000 - Camisa 10 da seleção
28/05/2000 - Licença para jogar
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
30/04/2000 - Presente e Passado
23/04/2000 - Superligas